Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    Ernesto é prova viva de que o tal concurso de acesso à instituição do Itamaraty – assim como outras institui ções com as FFAAs – demandam urgente reciclagem , repaginação, pre requisitos, exame psicotécnico e até entrevista presencial

    Responda
  2. PEDRO PEREIRA FILHO

    Para esse governo, liberdade é estar voluntariamente algemado pelos EUA.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    O termo isolamento se tornou um palavrão no dia 7 de dezembro de 1941, o dia em que os Japoneses atacaram Pearl Harbor. Isso porque culpou-se o ataque à falta de firmeza do governo Americano contra as potências do Eixo. Após a independência e praticamente durante todo o século 19, os EUA se isolaram do mundo, e coincidentemente foi a período de maior crescimento e prosperidade. Foi um isolamento político, mas não comercial. Chegaram a conclusão de que é melhor aceitar o mundo como ele é.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      Cala a boca Magda !

  4. Dartagnan Santos

    O desgoverno Bozo é uma tra gédia absoluta sob todos os aspectos. Mas esse suíno se destaca. Abaixo dele, só o próprio Bozo, Damares e Weintraste, o fujão.

    Responda
  5. Carlos Fernando de Souza Braga

    Ernesto Araújo já defendeu o legado de Lula e elogiou Dilma. Os ventos mudaram, ele descobriu o marxismo cultural e hoje é ministro das relações exteriores de Bolsonaro. O truque está ficando manjado. Mas os ventos sempre mudam, né?

    Responda
  6. Anna Amélia Meule

    Nos meus 50 anos nunca vi um país, que se diz uma democracia, tão reacionário como o Brasil, sob o Jair. Isto aqui faz inveja à Arábia Saudita, Irã, Coréia do Norte, China.

    Responda
  7. neli faria

    Victor: mas, não deixa de ser uma prova difícil.

    Responda
  8. Valdeci Gomes

    Boghossian é atualmente um dos melhores analistas da política brasileira, mais uma excelente análise.

    Responda
  9. Carlos Fernando de Souza Braga

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. Edailson Monteiro Rodrigues

    Sobre o papi proteger nazistas nenhuma palavra né pu.lha.

    Responda
  11. RICARDO ARANTES MARTINS

    Quanto a isso não há dúvidas. Relações internacionais é ciência e não ideológica. costurada através de anos, ou décadas. A china é nossa maior parceira comercial. já desistiu de contratos com o Brasil em razão de ofensas "Gratuitas" do presidente, familiares e asseclas a nação e a seu povo. A Europa deixa de assinar um acordo em decorrencia da amazonia. nos EUA o Presidente e afins declaram apoio a Trump. E se Biden vence. Isto é falta de Patriotismo e inteligencia.

    Responda
  12. Neli de Faria

    O que me causa espécie é esse senhor ser do Itamaraty! Como passou nas difíceis provas?

    Responda
    1. neli faria

      Victor: mas, não deixa de ser uma prova difícil.

    2. Victor Henriques

      Não é preciso ser inteligente para passar em exames. Ser aprovado em exames é uma competência em si mesma, que nada tem a ver com o conteúdo dos mesmos. Ademais, como disse Nelson Rodrigues, o pior idiota é o que leu quarenta mil volumes.

  13. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Tenho uma curiosidade sobre o desempenho do Ministro, na sua formação acadêmica como embaixador: o conceito que seus professores tinha dele no Itamaraty, a sua performance escolar, suas promoções até o ápice da carreira consideraram mérito ou antiguidade? e que posição ocupam hoje os seus colegas de turma na diplomacia brasileira? Com esses elementos, talvez, se possa identificar a origem dessa fidelidade, na maioria das vezes não correspondida, à política norte-americana.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      É basicamente um oportunista. Não tinha esse pensamento 'radical' quando os ventos sopravam em outra direção. Não associo com falta de inteligência, mas com um déficit de boa-fé, que é o grande mal do nosso tempo.

  14. Paulo Roberto Schlichting

    A desenvoltura do ministro reacionário é irritante. A utopia regressista embalada por uma guerra cultural comandada por um Bonaparte de hospício deve ser combatida em todas as frentes.

    Responda