Hélio Schwartsman > E quando a ordem é absurda? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Somente sob a presidência da 'República das MilÃcias' e do 'Império de Donald 'tramp' Trump', as autoridades potencializaram o número de mortes por suas atitudes delinquentes e providências irresponsáveis intempestivas. Até o momento, não foram responsabilizados, porque as instituições vinculadas à iniciativa processual penal encontram-se aparelhadas de cima para baixo, seja no âmbito orçamentário quanto no sanitário, de sorte que a pilha cadavérica ultrapassará 185.000 vÃtimas até o Natal.
O colunista e acólitos não compreendem a lei orçamentária nem as regras fazendárias. Ignoram a matéria, mas são audazes, como é a praxe entre leigos na clerezia fiscal. Confundem empenho, orçamento, pagamento. Aula grátis: o empenho é o estágio preliminar do processo de pagamento no setor público, quando se realiza a reserva da dotação orçamentária consoante o objetivo estabelecido. Implica a obrigatoriedade de pagamento ao Estado. É a garantia contratual de liquidação da despesa. É isso, rapaz.
respeitosamente, não se fala desse modo. a locução pertinente é "manifestamente ilegal". o militar não está obrigado a cumprir ordem manifestamente ilegal (o que é bem menos subjetivo). abs. pedro falabella tavares de lima, procurador de justiça (mp sp).
Era esse homem de um manda e o outro obedece..que o presidente queria para o Ministerio da Saude ..Mandetta caminhava com a Ciência...e pazzuelo caminha obdecendo ordem de um tenente.....incompetente....que cultiva a ignorância. O Lula ..lalau..da de 1000 nele..
''Mas só se forem inócuas o suficiente para não causar danos''. O que é isso?! O encarceramento domiciliar tem obnubilado o neocórtex cerebral de Hélio. Não se poderia concluir de modo tão estapafúrdio o sobrevoo superficial ao ''princÃpio da obediência devida''. Hélio já mostrou que não sabe fazer contas ao palpitar quanto ao teto de gasto. Agora ignora solenemente a previsão orçamentária dos empenhos com insumos já pagos. O crime, com ou sem absurdez, ocorreu. O prejuÃzo é alto; factual.
O colunista acólitos não compreendem a lei orçamentária nem as regras fazendárias. Ambos ignorantes na matéria, mas audazes, como é a praxe entre leigos na clerezia fiscal. Confundem empenho, orçamento, pagamento. Aula grátis: o empenho é o estágio preliminar do processo de pagamento no setor público, quando se realiza a reserva da dotação orçamentária consoante o objetivo estabelecido. Implica a obrigatoriedade de pagamento ao Estado. É a garantia contratual de liquidação da despesa. É isso.
E pelo jeito o Alberto aqui tb nada sabe de Finanças Públicas. “Previsão orçamentária dos empenhos com insumos já pagos” ? Dá pra explicar amigo, que previsão já paga é essa ? Se é previsão pode ser alterada. Se já foi pago e mais dinheiro é necessário pode ser feito um crédito adicional do tipo suplementar. O que não pode é usar sopinha de palavras para defender o indefensável, posando de expert, mas falando de coisas que não existem.
Enquanto se discute a bravata olavista se compra ou não compra a vacina, muita sujeira da famÃlia e companhia foi varrida pra debaixo do tapete.
É apenas mais uma ordem absurda partida de um presidente absurdo. O general Pazuello está reduzido a mero ajudantes de ordem da famÃlia Bolsonaro.
A pergunta que fica é: é para isso que pagamos horrores para esses militares?????
A vacinação contra Covid 19, após a comprovação de eficácia, será implantada em 2021, independente de sua origem. Os comentários e agressões inúteis dos leitores são só divertimento.
Operações dessa magnitude e complexidade (aplicar centenas de milhões de doses de uma vacina em meses) são feitas com planejamento, antecedência, diálogo. Mas Bolsonaro parece preferir o método tradicional brasileiro do 'na hora a gente vê'.
Mas afinal, o quê não é absurdo na cabeça de um mitômano?
Bolsonaro é conhecido mundialmente. Cada dia de seu Governo desastroso é um degrau mais fundo no foço da recuperação econômica. O pior é que muitos evangélicos acreditam na moralidade dele. Pena que Deus não vai mandar outro dilúvio para lavar a mente deles
No tempo da Dilma, Mourão na ativa não podia, mas falava. Agora, com receio dos Bolsonaro's boys, reformado e vice, pode mas não fala. Para não restar dúvida da humilhação a Pazuello, general da ativa, Bolsonaro foi visitá-lo na recuperação, com perplexas cenas de humilhação explicita. Ramos, até ontem general da ativa, foi promovido a abaixo de c de cachorro, pelo boyzinho farialimer Salles. Parece mesmo que o Pr, que passou de tenente a capitão em promoção xoxa, nunca perdoou o Exército.
Então se o PR mandar ele cair no abismo ele vai se jogar? É isto mesmo?
Sou uma sonhadora, como o John Lennon, naquela música Imagine: se todos os seres se guiassem pela moralidade de suas açôes que maravilha viver........ Muitas músicas e autores falam disso, muitos escritores e poetas, mas ainda não são todos que agem assim.
As vacinas serão compradas e aplicadas a tempo, caso sejam comprovadamente eficazes. o colunista ainda duvida disso? Parece que anda com antolhos e só enxerga aquilo que seu ódio, parcialidade e capacidade cognitiva conseguem ver
Quanto ódio Tersio, calma!
Daniel, a postura diferente é só encenação barata. Esse pr fantoche falastrão logo cede a qualquer pressão, seja dos seus seguidores (que não é o meu caso, evidentemente) ou dos demais poderes. Será que as pessoas ainda não perceberam isso após quase dois anos de mandato?
E por que então de uma postura diferente em relação à vacina chinesa e de Oxford? A pergunta é retórica, antes que se antecipe em inventar algo ou repetir mugidos olavistas
Não se depender do ener gu m eno que você ajudou a colocar na presidência.
"daria a Pazuello, seja como ministro, seja como militar, o direito de desobedecê-la.". Isto não tem sentido. Se o cabo Dacciolo tivesse sido eleito presidente ele passaria a mandar em qualquer general, marechal, o que fosse. Qualquer ministro tem que agir como manda o presidente. O que ele poderia fazer é o que outros já fizeram: PEDIR DEMISSÃO.
Se fosse japonês, suicidava.
Com certeza será mais uma medida que terá um volta atrás do presidente, o caranguejo
A covardia (ou apego ao cargo, no fundo dá no mesmo) do general envergonha as nossas Forças Armadas. Ordens absurdas não devem ser cumpridas. Nesse ponto, Mandeta e Teich agiram com mais hombridade.
05 de junho de 1989. Um chinês desconhecido pára tanques na Praça da Paz Celestial. Considerado herói até hoje. Certo? Errado: o herói foi o soldado que conduzia o tanque, que se recusou a passar por cima do cidadão chinês. Assim é o verdadeiro militar: ele só segue ordens da própria consciência.
Parabéns, pela coluna.Aprendi na vida: o Funcionário Público não deve cumprir ordem ilegal. InadmissÃvel um general não saber isso.
Pazuello, o poltrão, imita assim os carrascos dos campos de extermÃnio, optando, bem provavelmente, por deixar que pessoas morram indevidamente e buscando se escudar no "apenas cumpria ordens". Isso é nossa "gente de bem".
Menos. É apenas uma questão administrativa. Mas eu acho que se aplica para o caso do Moro, que se demitiu após a tentativa de obstrução de justiça do presidente.
Menos. Moro demitiu-se porque o ego do Bozo e seu medo de um concorrente em 2022 levou a fritura do marreco. Este, por sua vez, também ególatra, achou que tinha envergadura polÃtica para alçar vôos próprios. Mas eis que ele não era mais marreco, era pinguim, e a carreira polÃtica passou de meteórica a meteorÃtica.
Ah cumprem ordens absurdas sim, a história tá cheia desses fatos, a ditadura o prova. Cumprir ordem a qualquer custo é pra situações de guerra, não contra seu próprio povo. As forças armadas da Venezuela descobriram dolorosamente que não se deve cumprir ordens absurdas, sua própria ordem mudou após oficiais darem ordens de assassinar cidadão no Caracazo em 89, nunca mais foi a mesma. Soldados viram que não existem pra matar seus parentes e seu povo.
Nada dura pra sempre, nem a ditadura chinesa vai durar.
Mas muitas vezes dá certo. O massacre da praça da paz celestial adubou o bem sucedido modelo chines, e provavelmente a carreira dos militares envolvidos.
O colunista demonstra desconhecer a questão hierárquica nas forças armadas. Tenente não dá ordens para soldados; isso é feito por Cabos ou Sargentos. John Stewart Mill certa vez disse que, o que parece absurdo para uma geração, poderá parecer sabedoria na próxima. O aborrecente Camus colocou luzes na questão do absurdo ao definir: É absurdo significa impossÃvel, mas também contraditório. É o produto da natureza irracional do mundo, e a necessidade do ser humano de entende-lo. Sempre existirá.
Vc tá aqui tb Minion?!
Grande m**** a hierarquia das forças armadas.
O comentador distorce e descontextualiza, simples assim.
Simples assim, foram as palavras do Pazuello. O bozzo manda e ele obedece a uma ordem absurda, simples assim. O colunista apenas joga luz em mais um ato de desgoverno no nosso paÃs. Simples assim.
Ô Cróvis! Por que o Queiroz depositou R$ 89.000,00 na conta da Micheque?
Pois é, mas é absurda a ordem que o capitão deu para o general?
O capitão está conseguindo fazer o que jamais conseguiria no exército, colocar um general de joelhos por 30 mil mensais. Se esse é o nÃvel do exército, estamos perdidos
General soldado raso aaateenção, virar á direita .
Nunca duvidei que fosse assim. O mito da superioridade moral dos militares sempre me pareceu menos crÃvel que a existência do Saci. O general está nu.
Estamos perdidos. Nós já vimos que o nÃvel é este. Várias e várias vezes.
No 'quid pro quo' das relações humanas entram ingredientes que a pureza normativa do colunista não contempla. O 'às favas os escrúpulos da consciência!' pode não ser lá muito airoso, mas os critérios de um general palaciano podem ser mais, digamos, complacentes, quando no perde-ganha entra um patriótico contracheque adicional.
Se cumprir uma ordem considerada absurda, trocará o certo pelo duvidoso. Talvez ele venha a ser responsabilizado por alguma coisa, algum dia, através de uma decisão judicial que vai demorar bastante para ser prolatada e, depois, para transitar em julgado. Se não cumprir, é certo que não será responsabilizado e que será despedido.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Opa, repeteco indevido, perdão. Bozifiquei, de leve...
O lúcido artigo nos reporta à diferença entre Direito e Moral: o primeiro é norma de conduta externa sancionada pelo Estado, a segunda o é de decisão interna só condenável pela consciência. Aquele é o mÃnimo ético, esta é seu máximo, daà porque aquele tão somente coÃbe e pune o que é mal, esta nos impulsiona a não fazer ou "não desejarmos para o próximo" o que não queremos para nós mesmos, ou fazer o bem. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus. Namastê!
Criar desavenças. Muito triste.
1Ignorantia Legis, o art. 21 d CPenal: 'O desconhecimento da lei é inescusável, ou seja, ñ se pode alegar desconhecer a lei p ñ cumpri-la. Uma piada devido ao emaranhado legal. Q, alias valida a capacidade postulatória q impõe advogado, justamente pq supõe q o cidadão ñ conhece ou ñ pode executar a lei. Contradição e pensar q a lei, um sistema opressor, concessor de privilégios representa a moral. Acho q esta mais para Hobbes: a vontade dos poderosos. A lei e, de fato, atentado a moral
1Ignorantia Legis, o art. 21 d CPenal: 'O desconhecimento da lei é inescusável, ou seja, ñ se pode alegar desconhecer a lei p ñ cumpri-la. Uma piada devido ao emaranhado legal. Q, alias valida a capacidade postulatória q impõe advogado, justamente pq supõe q o cidadão ñ conhece ou ñ pode executar a lei. Contradição e pensar q a lei, um sistema opressor, concessor de privilégios representa a moral.
2Bem, o caso ñ é de Ignorância Legis, nem mesmo de moral, já q cada dia se veicula nas mÃdias paralelas q o Covid e mesmo uma panfolia, é estelionato. Qto as mudanças presidenciais, se justifica pelo aumento do conhecimento sobre a doença, e se consagra q, nesse caso, vacina pode ser desnecessária, até mesmo perigosa pela pressa e interesses. Há um ditado q diz q manda quem pode e obedece quem tem juÃzo. O ministro tem q se alinhar a filosofia certÃssima do chefe, senão ñ seria mais ministro.
Jr. voce é parente próximo do nosso atual chanceler ?
HerculÂnus, de onde sai tanta m****?
Noooosssaaaaa!!!!!
Seu comentário explica muito. O presidente e se ministro de mentirinha usam "mÃdias paralelas" quando deveriam guiar-se por publicações cientÃficas. Certamente já têm provas da planicidade da Terra.
O general obediente poderia se jogar na ponte quando o chefe insano assim ordenar. Não entende que o cargo que ocupa é para atender à população, não a um desatinado que só atua com base nas questões pessoais e na ciumeira. Não tem estatura para sÃndico e só pode se equiparar a lÃderes ultranacionalistas e atrasados. E exige obediência. TÃpico de pessoas inseguras, arrogantes e ignorantes.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > E quando a ordem é absurda? Voltar
Comente este texto