Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    o que o Brand quiz dizer (fazendo coraçaozinho com as maos e uma automatica na cintura ) usando o portu gues claro , sem volteios barrocos e palavras de fina estampa,foi : esse negocio de racismo é coisa de comu nista ! 'brothers' ponham-se no seu lugar da estrutura social cordial tupiniquim e tudo vai ficar bem pr'oces senao a porrada vai comer e nem aqui voces vao ter acesso de serem admitidos como gente ...

    Responda
  2. Diva Negri

    O racismo existe e sempre existiu no Brasil! Chega de hipocrisia!

    Responda
  3. JAQUES BRAND

    Assim como há na Medicina a moléstia criada pelo tratamento, corre-se nas ciências sociais o risco de construir um racismo pujante, robusto, próspero, com valor acadêmico e potencial de exploração política, lá onde a própria camaradagem dos "brothers in arms" já havia praticamente apagado os traços de discriminação. A inteligência do jovem autor negro daria talvez melhores frutos se adotasse um prisma digamos autóctone, desamparando as construções importadas que tanto o fascinam.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      usando o portugues claro , sem volteios barrocos e palavras de fina estampa : esse negocio de racismo é coisa de comunista ! 'brothers' ponham-se no seu lugar da estrutura social cordial tupiniquim e tudo vai ficar bem pr'oces senao a porrada vai comer e nem aqui voces vao ter acesso de serem admitidos como gente ...

    2. JAQUES BRAND

      Que as forças policiais reforçam os mecanismos de opressão da pobreza e que a pobreza no Brasil em medida enorme (conquanto não exaustiva) é negra, é de evidência solar. Apenas o alinhamento racial que o autor aspira ver (ou mesmo procura semear) dentro da polícia é uma ficção sem raízes no concreto. Existe muito amor e estima e admiração de branco por preto que não entra neste enquadramento raivoso. Teorias zangadas... só desmisturando.

  4. Beatriz Cavalcanti

    Como sempre, excelente abordagem! Sou sua fã e admiradora. Abraços.

    Responda
  5. PAULO ROBERTO DE CARVALHO

    O pessoal da PM é tão racista quanto qualquer outra parcela da sociedade. Todos nós temos um certo grau de preconceito, herança histórica da nossa constituição social, e hipócrita que não assuma!, vide os programas da Globo que quase sempre tem o traficante do morro representado por um indivíduo....de cor negra!

    Responda
  6. DEMETRIO DE MELO

    Excelente abordagem. Você sempre nos traz textos que auxiliam a reflexão para uma praxis que não compactue com o racismo. Só tenho a agradecer.

    Responda
  7. JANE TADEU SILVA

    Dizem as estatísticas policiais, que os PMs Negros quando prendem brancos com truculências são penalizados com expulsões sem nenhum critério de julgamento e afastamento da função conforme o fato praticado, enquanto branco que mais pratica atos violentos contra a nos Negros são afastados e poucos são mandados embora da corporação vide um caso recente do menino Guilherme em posto da Sabesp, concordo com esse seu texto.

    Responda
  8. Matheus Andrade Alves Lima

    Ótimo texto!

    Responda
  9. Andre Ferraz de Toledo

    Excelente

    Responda
  10. Robson Luis Barbosa

    Ótima abordagem do tema. Principalmente, quando expõe a contradição entre as práticas de abordagem racistas e os policiais negros da corporação.

    Responda