-
Alberto A Neto
Recomendo um livro incontornável. A quem se delicia ou se interessa na compreensão da linguagem. Afinal, o homem fala porque pensa ou pensa porque fala? A linguagem é 'hardware' ou 'software'. Desde sempre tal indagação incomodou a clerezia e, depois, aos intelectuais. Noam Chomsky, até hoje, não foi capaz de responder tal indagação. Ninguém dá conta do recado desde Charles Darwin, que se debruçou sobre o assunto, exaustivamente, sem êxito. Tom Wolf esmiuçou a questão em 'O Reino da Fala'.
-
RICARDO ARANTES MARTINS
durante a ditadura, um grupo de professores em greve foram conversar com um ministro e começaram "... nós viemos aqui para..." O ministro interrompeu e disse "Se vocês já vieram, então podem ir embora"
-
FRANCISCA FREITAS DOS SANTOS
Cometi esse erro num texto que publiquei no Facebook. Sempre aprendendo. Obrigada.
-
João Ricardo Oliveira
Quando o entrevistado diz "eu conheço ela", o jornal deve manter a frase tal como foi dita, ou adaptá-la à norma culta ("eu a conheço")? A decisão é importante porque muda a forma como os leitores veem o entrevistado. Muitas vezes, a mídia impressa adapta a fala de entrevistados poderosos ou especialistas, dando a impressão de que eles semprem falam "correto", enquanto mantêm inalterada a fala de pessoas pobres sem educação formal, às vezes até com o famigerado "sic" ou aspas.
-
Marco Souza
Ótimo texto. Conheci São Gabriel da Cachoeira (AM) no anos 1990. Fiquei impressionado com a diversidade de línguas indígenas faladas naquela região. Uma Torre de Babel no Brasil. Não são dialetos.
-
MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND
Simplesmente... brilhante!!!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.