Opinião > Novo Chile Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Edson Melo

    Os neoliberais não são populistas,jogam o povo na miséria sem concessões até quando podem.a questão social é caso para os carabineiros e o exército

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Quanta bobagem! A Constituição do Chile já foi mudada mais de 54 vezes depois da sua promulgação pelo Pinochet .A atual é assinada pelo socialista Ricardo Lagos. O Chile corre o risco de cometer o mesmo erro do Brasil, quando em 1988 foi enganado pelo partido mais imoral do país a mudar a Constituição. O que de fato aconteceu foi que grupos de interesse inseriram na Magna Carta uma série de direitos que não estavam em linha com as obrigações. Prova disso é que persistem as injustiças.

    Responda
  3. rubens goncalves

    igual ao petismo?

    Responda
  4. ANTONIO CESAR FERREIRA

    Mais uma vez a folha explícita sua postura a favor do neoliberalismo, mas nas entrelinhas, sem assumi-la. Como elogiar tanto o Chile e seu "desenvolvimento econômico" sem considerar que foi exatamente a ausência do papel social do Estado que gerou o descontentamento popular e a aprovação do plebiscito? Que tal se usasse o termo populismo para a política do Bolsonaro, Trump, Erdogan e o termo Estado de bem estar social para o que os chilenos querem?

    Responda
  5. Luís Costa

    O que a FSP chama de "populismo" já faz parte do jargão neo-liberal espalhado por órgãos da grande imprensa, todos eles ligados a grandes interesses empresariais e fincanceiros..."Populismo" significa tudo aquilo que é de interesse público e contraria interesses empresariais e de grandes grupos finanaceiros...como a FSP não pode declarar os interesses que defende, precisa usar essa palavra capciosa...

    Responda
  6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Nesse tempo o pib Br quase triplicou, sem o neo liberalismo de Guedes. Já com liberalismo e tudo o Chile distribuiu melhor q o BR. Ou seja nossas relações sócio econômicas são perversas, e com liberalismo de fancaria Br só piora. Mas o gado psdbista se identifica bem com o editor e o caderno mercado. E o gado do Bozo estatela os olhos admirados, não entendem nada, mas acham q deve ser bom.

    Responda
  7. PAULO AFONSO F DE CARVALHO

    Dilma perdeu esse momento histórico. Estamos pagando por isso.

    Responda
  8. Erison Mendonça

    O folha poderia explicar melhor o que ela e alguns articulistas reacionários chamam de "populista", porque aparentemente tudo o que melhora a vida do povo recebe esse adjetivo. Populista é uma palavra-coringa utilizada pra tentar encerrar qualquer debate político quando se sabe que não há como vencê-lo.

    Responda
  9. Igor Cornelsen

    Começou melhor, que a constituição brasileira, a nova chilena. Os constituintes serão eleitos , mas não serão os mesmos deputados e senadores cuja preocupação maior seria dar benefícios para as suas corporações. Que seja uma constituição enxuta, não detalhista, e sirva para determinar os princípios dos poderes do estado direitos e obrigações dos cidadãos. Que não seja como a nossa que está cheia de privilégios para o funcionalismo público, e que depois foram denominados "direitos adquiridos".

    Responda
  10. Rafael Coêlho

    Um tremendo momento histórico para o Chile, e a Folha sendo a Folha: a chata que só pensa num país como um conjunto de contas. De vez em quando, poesia não faz mal a ninguém, nem à História, nem ao jornalismo...

    Responda
  11. Herculano JR 70

    Constituição popular, mas ñ populista, algo surreal, e manipulação estatal. Nossa Cf de 88, a tal cidada teve o mesmo espírito em relação aos militares. E daí? Criou um monte de distorção. O Chile tão decantado, ñ me engana. Vai bem, mas ñ vai. Essas coisas do economes. E, em saude e escola deve ter os mesmos vícios apresentados de forma diferente. So ñ entendo como com participação relativa/e baixa do estado o pais ñ anda. O protagonismo do estado e gde, como aqui. Ñ vai!

    Responda
  12. Ayer Campos

    O último parágrafo mais parece uma tenebrosa ameaça, com ecos do velho regime ora sepultado,

    Responda
    1. rubens goncalves

      para um povo que viveu a maior ditadura da america latina com milhares de mortes e desaparecidos eles estao dando uma AULA de democracia. foram para as ruas e muitos morreram para que muitos possam ter uma nova constituição. o que nao ocorreu aqui. a de 88 deixou insepultos cadaveres da ditadura.

    2. andrea nogueira araujo

      Senti o mesmo. Confio na sabedoria coletiva: “ o novo documento será redigido por uma Assembleia Constituinte sem a participação dos atuais legisladores. Esta deverá ser sufragada em abril do ano que vem, com metade das vagas ocupadas por mulheres e metade por homens”.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.