Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcelo barbosa

    é a cara do Crivella, igualzinho, tudo irmãozinho, caminham de mãos dadas.

    Responda
  2. João Vitor Delantonia Pereira

    Não fico confortável nem de imaginar.

    Responda
  3. José Marques Mendes

    Não faça isso. Não rogue esta praga sobre nós.

    Responda
  4. Igor Cornelsen

    Bruno, sua hipótese é fantasiosa. O centrão estará com Bolsonaro enquanto o estado tiver recursos e cargos para os seus membros. Tão logo a situação fiscal sair de controle, e não deverá demorar muito, o centrão desaparece, e o rei fica nu. Com esta Constituição o poder do presidente é ilusório, 94% do orçamento já foram determinados pelos constituintes de 88.

    Responda
  5. Guilherme Torres Godoy

    Nossa, Deus nos livre disso, lembro da famosa frase: "Você daria uma metralhadora a um macaco"?.

    Responda
  6. Alberto A Neto

    Trata-se de uma hipótese tão estapafúrdia quanto indagar como seria o processo político-eleitoral sem Caixa 2; sobretudo após a entrevista de João Santana no Roda Viva. Nenhum dos jornalistas presentes ao Roda Viva respondeu à acusação feita pelo marqueteiro - sob prisão domiciliar em regime semi-aberto com tornozeleira eletrônica -, aos jornalistas que deixam seus meios de comunicação para trabalhar em campanhas políticas receberem no Caixa 2. Está aí uma pauta pertinente à sua coluna, Bruno.

    Responda
  7. Teresa Cardoso

    Boa pergunta, Bruno.

    Responda
  8. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Resposta: ditadura, ampla, geral e irrestrira!

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      ditadura é ditadura. temos vários exemplos, chaves, edorgan, china...

  9. sérgio dourado

    Seria mais do mesmo, já que o "cabeça" não quer reforma séria alguma: só perfumaria dita conservadora. Ora: do jeito que a coisa anda não há pauta de costume que dê conta da tragédia.

    Responda
  10. RICARDO ARANTES MARTINS

    Com maioria no Congresso? absolutamente impossível. imponderável. A característica básica do Jairismo é o personalismo. a individualidade. um presidente deve ter alguns princípios institucionais acima de sua individualidade. O Jair não tem nenhum. Não teria como, em nenhuma hipótese racional, dele conseguir maioria no congresso. nem se 100% fosse do PSL.

    Responda
  11. rubens goncalves

    vida monotona essa de jornalista. quando nao se tem nada pra fazer. vamos conjecturar. ele nao precisa do congresso. ou voce se esqueceu?

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      "ele não precisa do congresso". Deusdocéu! Vc não sabe nem de que lado tá a sua bu.n.da, né?

    2. Pedro Jorge de Jesus Soares

      E de quem ele precisa , Rubens? Pelo seu comentário já dá pra perceber que pouco ou nada vc entende sobre como funciona o Presidencialismo. Volte mais tarde.

    3. Flávio Guilherme

      Não precisa? Então pq ele mesmo citou que o país seria ingovernável por causa do Congresso? E por que, mesmo após prometer uma nova política, aliou-se ao tão criticado Centrão? Talvez o colunista poderia citar fatos notórios e declarações do governo e sua trupe para mostrar que as conjecturas ainda o são pelo fato do presidente precisar (e não ter) maioria ampla no parlamento.

  12. Jackson de Moura Ferro Silva

    Bruno , continuaria sendo um governo sem corrupções ou escândalos nas Estatais , ao contrário do governo do PT que era roubo todo dia ...

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      A corrupção continua voando no desgoverno Bolsonaro. Tanto que sua intensão é acabar com a lava jato. Além disso, de brinde, o presidente luta para institucionalizar as milícias. Que tipo de pessoa defende esse malandro?

    2. CARLOS ALBERTO PERRETTI

      É o caso da nomeação para a Anvisa? Por causa de suspeita de corrupção o Jair correu e tirou o nome do cara da indicação. Sorte nossa que ainda temos poucos órgãos de imprensa que ainda denunciam isso.

    3. Lucas Cansado

      Nossa, pelo visto eu andei sonhando. Sonhei com r.achadinhas do senador Flávio, com laranjas do ministro do Turismo, com dinheiro na cueca do vice-líder do governo Bolsonaro no senado (amigão de 20 anos do presidente), com R$ 89 mil aparecendo misteriosamente na conta da primeira-dama, com apartamentos e mais apartamentos comprados com dinheiro vivo por familiares e ex-familiares do presidente da República. Mas pelo visto eu devia estar sonhando...

    4. Pedro Jorge de Jesus Soares

      Jakson, o PT está fora do governo já faz cinco anos e vc ainda em clima de campanha. Já não é hora de se perguntar o que Este governo está fazendo por este país? Já se perguntou o que ele está fazendo por vc? Até agora sabemos o que Bolsonaro está fazendo pela familia dele. Pense nisso antes de sair em defesa do indefensável.

    5. Jove Bernardes

      Governo do PT e roubo todo dia eu sei o que é, agora defina: "governo", "corrupção", "escândalo" e "estatais", por favor. Ou é pedir muito pra sua cabecinha?

    6. Mario Luiz Frungillo

      Cara, não basta não roubar. É preciso também não matar.

    7. André Borges de Carvalho

      Se não tem, supostamente, corrupção em estatais, então está tudo certo. Pode ter dinheiro nas nádegas, ministro do Turismo indiciado, secretário de Comunicação que recebe dinheiro de emissoras, etc. , e tudo sob o olhar complacente do PGR (Puxa-saco Geral da República). Piada do ano!!!

    8. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Moooonnnn! Papai Noel existe!

    9. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Moooonnnn!

    10. rubens goncalves

      conta outra. governo sem corrupção ou escandalo. se aliar ao centrao do mensalao e petrolao do lulao é o que? rifa? bingo? sorteios? aliança politica? o centrao quer money.

  13. Ayer Campos

    Quando a democracia representativa foi inventada, a sociedade de massas não estava no horizonte. Com a 'rebelião das massas' (Ortega), pouco a pouco vai sendo desmascarada a mitologia em que embrulharam a ficção da 'soberania popular'. Um dos formuladores da democracia liberal moderna, o Barão de Montesquieu, já não deu atenção ao voto popular, mas sim a outros procedimentos estruturantes do hoje chamado 'Estado de Direito'.

    Responda
  14. MARCOS BENASSI

    Caro Bruno, um argumento especulativo: parte substancial dos congressistas elegeram-se tendo como base um amálgama aceitável de ideias, adequado aos ouvidos de "qualquer" eleitor (70% do discurso). Os demais 30%, os vinculam a seu nicho específico, à defesa dos interesses específicos daqueles que neles votaram; esses 30% não estão necessariamente embasados nos 70%, não são decorrência de princípios, mas sim, declarações de intenção de ação. Desde que razoavelmente atendidas, estas ações [Cont.]

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      [Cont.]... ações satisfariam sua base eleitoral, justificando sua recondução e abrindo saboroso espaço para as negociações. Suspeito que os congressistas que têm uma continuidade entre o generalismo de princípios e suas propostas/ações são menos suscetíveis às negociatas (quaisquer). A chave poderia ser maximizar o número de congressistas "úteis", quer congruentemente apoiadores, quer passíveis de negociação. No longo prazo, "manipular" candidaturas, via cooptação de lideranças partidárias.

  15. Tha Virgens

    Reduzir direitos dos cidadãos! É tão somente isso que este governo asqueroso tenta, e lembrar q a popularidade deste pífio cresce jusitamente dentro da classe que mais sofre com a redução! Ahhh Brasil

    Responda