Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RICARDO ARANTES MARTINS

    O instituto butantan mostrou que tem Know how na produção de vacinas no Brasil há décadas. será capaz de produzir estas 40 milhões de doses entre dezembro e fevereiro, se o governo federal deixa. serão 46 milhões de doses com as 6 milhões importadas. dará para vacinar 23 milhões de pessoas no Estado (que tem 44 milhões). O governo federal além de não atrapalhar tem que ajudar. o Brasil é um só. precisa investir na ciencia e atirar para todo lado. não se sabe de onde, quando e qual será a vacina

    Responda
  2. bagdassar minassian

    ... e a China investe pesado em pesquisas e ciência. Serve o recado aos dependentes de outros países para resolverem seus problemas.

    Responda
  3. guilherme herzog neto

    Além da vacina anti- corona o Brasil precisa de uma vacina contra a idiotice e infantilidade geral.

    Responda
  4. Cassio Vicinal

    Não compreender que a produção mundial usará ingredientes/insumos chineses é viver num universo paralelo. Toma genérico e não sabe de onde vem o princípio ativo? Mesmo muitos produtos de marca... Por favor, bom senso.

    Responda
  5. Domingas de Fátima Marques

    É realmente impressionante. Nem a Organização Mundial da Saúde arrisca ainda respaldar tais vacinas em termos de segurança e eficácia, e aqui no Brasil, bilhões de reais já estão sendo desembolsados em nível federal e estadual, envolvendo e enriquecendo laboratórios de diversos países, entre os quais a China, Inglaterra, a Rússia e os Estados Unidos. Quem é capaz de dizer qual entre essas vacinas poderá ser mais ou menos segura e eeficaz?!?

    Responda
    1. guilherme herzog neto

      EUA e Europa compraram 400 milhões de doses de duas fabricantes diferentes ainda em testagem.

  6. Nelson Junior

    Acabei de operar de um câncer e com certeza não vejo a hora de tomar essa vacina, sei que se contrair o Covid-19 estou morto, acredito que não é hora de politizar a vacina e sim de começar a pensar em uma vacinação em massa no Brasil.

    Responda
    1. Jahy Carvalho

      Concordo, a situação é de extrema urgência. Qualquer outra discussão, fica menor.

    2. guilherme herzog neto

      E isso aí Nelson, se cuida, e boa recuperação.

  7. Paulo César de Oliveira

    Só espero que a Anvisa não retarde a liberação da vacina enquanto 500 pessoas morrem a cada dia.

    Responda
    1. Euclides Sandoval

      Já atrasou! O pedido do Butantã foi em 22 de setembro, a autorização da Anvisa chegou apenas esta semana - e só após pressão da imprensa e da sociedade.