Hélio Schwartsman > 'Je suis Samuel Paty' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ótima coluna!
Maomé é a antÃtese do professor Paty, a*na**lfab**eto, cego e morava em uma caverna.
A França está vivendo sua primeira Intifada. Pimenta nos olhos dos outros é refresco! Lembro o princÃpio outrora tão recomendado pelos franceses para os israelenses: Sempre capturar os supostos criminosos vivos! Jamais fazer "execução extra-judicial"! Bonne chance!
"O professor Paty não tinha a intenção de provocar ninguém." Não tinha a intenção?! Mas provocou.
"O professor Paty não tinha a intenção de provocar ninguém. Ele estava apenas explicando o conceito de liberdade de expressão." Não podia ter encontrado outra imagem, que não ofendesse parte de seus alunos? Para mim, o que fez foi uma demonstração da arrogância da maioria em relação a uma minoria. É claro que o assassinato foi de uma barbaridade inaceitável. Mas para mim é também inaceitável que um agente do estado provoque uma minoria, sobretudo de alunos.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O alegado "pacto civilizatório" foi estabelecido entre quais partes? Parece que não é global e que certos povos não foram convidado a sentarem-se à mesa para assiná-lo ou não estão de acordo com ele. O que fazer: exterminar tais povos ou exigir que eles assinem o "pacto" ou que dancem conforme a música que alguns tocam? Parece que ao fazer tal pacto seria necessário olhar para outros vizinhos do planeta para não ultrapassar certas medidas... Que o digam os nossos Ãndios!
Je suis Simone Silva! Mas parece que o Hélio não é porque ela era religiosa...
Resumo da ópera: Apenas o nascimento do Super Homem, independentemente do crivo das religiões judaico cristãs e do islamismo que também é um Ctrl + Ctrl V do cristianismo onde o protagonista também é considerado um profeta juntamente com Maomé.
A legal order thought of as sovereign and universal, not as a means in the struggle between power complexes but as a means of preventing all struggle in general perhaps after the communistic cliché of Dühring, that every will must consider every other will its equal—would be a principle hostile to life, an agent of the dissolution and destruction of man, an attempt to assassinate the future of man, a sign of weariness, a secret path to nothingness.[31] On the Genealogy of Morals
Qual é o significado da Morte do Deus Judaico-Cristão que defende os escrevos, pobres e oprimidos? Deixemos Nietszche falar: To speak of just or unjust in itself is quite senseless; in itself, of course, no injury, assault, exploitation, destruction can be 'unjust,' since life operates essentially, that is in its basic functions, through injury, assault, exploitation, destruction and simply cannot be thought of at all without this character.
E Simone Silva também... Sabia que Nietszche é best seller entre os radicais islamicos porque ele defende a Moral Superior dos guerreiros, o culto à Morte Honrosa, o combate à religião de mulherzinhas dos judaico-cristãos, que coloca a compaixão pelos mais fracos acima da Vontade de Poder?
"Deus está morto. Assim falou Zaratrusta." Friedrich Nietzsche
O perÃodo final do teu texto é perfeitamente dispensável e, de certo modo, não desestimula a prática de tais atos, venha de onde vier, independente da sua motivação.
Quero ver quem vai ter coragem de segurar um cartaz com uma das charges na frente de uma das mais de 300 mesquitas ultra radicais da França.
Muçulmanos não se sentem obrigados a respeitar nada que não seja do Islã, começando pelo Estado laico, ideia incompreensÃvel para eles, porque não está no Corão. Liberdade de expressão não existe em nenhum dos 70 paÃses islâmicos, aliás nem sequer entendem o conceito.
Bonitinho demais falar isso: "Je suis Samuel Paty". Não foi você quem tem teve a cabeça separada do corpo por uma faca mal afiada - demora mais a degola, por isso os jihadistas preferem assim, melhor ainda se estiverem enferrujadas.
Estar discutindo esse assunto em 2020 é uma grande tristeza.
Esses fundamentalistas - de qualquer seita, ocidental, oriental, meridional, decúbito ventral... -são uma piada forte, de mal gosto e assassina. Tentam na manha e na marra, e conseguem, na maior liberdade de expressão te enfiar e com força uma ideia de um Deus e crenças. E se fazem uma piadinha, matam todo mundo. Se dizem humanos fieis.
A grande publicidade que eles conseguem com esses atentados deve gerar uma autocensura dos humoristas. Afinal, como dizia o capitão Nascimento, ninguém quer morrer. Quero ver algum grupo francês equivalente ao porta dos fundos fazer uma sátira na netflix envolvendo a mitologia islâmica.
1Bem, ñ se pode generalizar, há extremistas em toda parte. Aliás, por isso é temerário, embora livre, desejar a morte de um presidente, pq ha malucos em toda parte. Mas, no caso França, o sujeito sai da sua nação, em tese porque la e ruim, portanto tem costumes ruins, mas quer impor seus costumes a outra q procurou, e q o recebeu, pq entendeu q é melhor q a dele. Nem se justifica revolta pelas invasões imperialistas colonialistas do passado pra quem aderiu a outra terra.
2Qto a liberdade, valor supremo, a de expressão é apenas um item da liberdade total q deve existir. Todos nascemos livres e so deixamos de ser ao abdicar liberdade a outro ser igual a nos constituindo Poder, algo q democracia tenta limitar, mas foi subvertido impondo q o Poder de uns representa o bem coletivo, uma gde e trágica mentira. Pela liberdade é q o estado ñ pode nos impor vacinas de Covid 19. Pela história o poder tem causado desordens, a maior a guerra, e a liberdade tenta reordenar.
Isso equivale não só a não fazer mas não desejar a morte do próximo, tal como não a desejamos para nós mesmos. Quem elegeu Bolsonaro foi um professor universitário que se candidatou à presidência com procuração de um semianalfabeto condenado pela justiça do paÃs. Isso prova quanto o paÃs estava destruÃdo. Já vimos que não será com Bolsonaro que o reconstruiremos nem tampouco com quem o destruiu. Cumpre-nos, pois, amar ao Brasil e a nosso povo mais do que a qualquer partido polÃtico. Namastê!
Marina sugiro-lhe estudar um pouco mais de Filosofia, ou, se já o fez, recordar-se quanto as caracterÃsticas e papel de cada homem na sociedade, de modo a promover a harmonia do todo para a ordem universal. O que um não faz outro o fará e desde que cada um faça o que deve teremos essa ordem. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
E quem é o Nelson Vidal Gomes e o que ele fez até agora para melhorar o Brasil?
Quem elegeu Bolsonaro foi um professor universitário que se candidatou à presidência com procuração de um semianalfabeto condenado pela justiça, que deixou 60 milhões de endividados,40 milhões de invisÃveis e 100 milhões sem ter onde fazer cocô. Prova da destruição a que o paÃs estava submetido. Já vimos que não será com Bolsonaro que o reconstruiremos nem tampouco com quem o destruiu. Cumpre-nos, pois, amar ao Brasil e a nosso povo mais do que a qualquer partido polÃtico ou governante. Namastê!
Disse que Lula é semianalfabeto e não analfabeto, assim me referir não no comentário mas em réplica por força de retórica. Preconceito é negar-lhe a realidade e seu governo catastrófico, que nada fez pelos trabalhadores e deixou como herança 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo,40 milhões de invisÃveis ( sem tÃtulos de eleitor) e 100 milhões de compatriotas sem ter onde faze cocô por falta de saneamento. Namastê!
Essa coisa de não lidar com a verdade é tÃpico do PT-que,até hoje,não se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros-, e de seus ainda seguidores,eu disse, que Lula é seminalfabeto,é o que ele é!Tanto quanto se revelou um completo despreparado para governar o Brasil,tendo feito a lambança que fez,cujas consequências agora é que estamos sentindo como ainda sentirão nossos filhos e quiçá nossos netos.Uma lástima.Namastê!
Dado que Lula sabe ler e escrever, sim, é ser preconceituoso chamá-o de analfabeto. Nelson, será que na sua visão todo nordestino pobre é analfabeto?
Nelson, sua visão das coisas é tão primária que nem vou tentar esclarecimento algum. A mim, basta recusar este abraço simplório e o namastê esvaziado. Vade retro, sô...
Penso que nada pode ser pior do que a intolerância e o preconceito com a verdade,tanto mais obscurece-la para tirar das injustiças sociais execrecráveis proveitos eleitorais,sem promover a justiça e transformar a realidade.Foi o que fizeram ao paÃs Lula e o PT,que,até hoje,não se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Dizer que Lula é um analfabeto condenado pela justiça brasileira não é ser preconceituoso,antes o é e tanto mais intolerante com a verdade,quem a pretexto de promover a justiça social manipula as injustiças, para delas tirar execráveis proveitos eleitorais sem alterar-lhes a realidade.Foi o que nos destruiu.Mostra-nos o PT que,até hoje,não.se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Namastê!
Comentário de quem ainda não entendeu o que é viver numa sociedade plural, sem preconceitos, verdadeiramente democrática! Soa falsa a saudação religiosa na boca de quem é intolerante e se julga superior aos demais membros da sociedade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > 'Je suis Samuel Paty' Voltar
Comente este texto