Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ORLANDO MARETTI

    Parabéns ao articulista por sua impecável análise. Não é a primeira vez que o STJ paulista dá mostras de seu obscurantismo. Devia inscrever em suas paredes: "Torquemada en los altares".

    Responda
  2. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    À sua época, Pontes de Miranda dizia que existia a justiça no Brasil e a justiça no Paraná, sendo esta última um exemplo de bairrismo e abuso do poder. Não mudou muito ainda hoje, é verdade, salvo que as justiças pelo Brasil afora estão a disputar quem vai dar a decisão mais estúpida, esdrúxula e inconstitucional. Essa do TJ-SP entrará nos anais da história do direito brasileiro. E o anal aí está conotando os vários sentidos que a expressão denota...

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      É uma decisão de tal grau de inconstitucionalidade e estupidez que revela a disseminação do ódio pelas mulheres e do medo do corpo feminino. Justiça de sacristia não é justiça.

  3. Vanderlei Nogueira

    Está usando a instituição para proveitos não ligados à instituição, tipo de falsidade ideológica

    Responda
  4. Antonio Carlos Pereira Britto

    Parabéns pela redação cuidadosa, correta e completa. É um Alerta para o insidioso Recalque que está a assombrar-nos. Desejo o sucesso: continue o bom trabalho.

    Responda
  5. Nilton Silva

    E olha que o país é laico. Imagina se não fosse?

    Responda
  6. J J D Santos

    Retrocesso. Quem quer ser cat olico ou prot estante hoje em dia? o pais parece tomar um rumo catastrophic. A Franca passou panos quentes na cabeca de ex tre mis tas e hoje eles de go lam quando qrerem. Estaria o Brasil a caminho das fo guei ras?

    Responda
  7. J J D Santos

    Retrocesso. Quem quer ser cat olico ou prot estante hoje em dia? o pais parece tomar um rumo catastrophic. A Franca passou panos quentes na cabeca de ex tre mis tas e hoje eles de go lam quando qrerem. Estaria o Brasil a caminho das fo guei ras?

    Responda
  8. OSVALDO SILVESTRE FILHO

    Estava tudo bem mas tinha q errar no último parágrafo? Sera que nao eh o modelo do STF de ser contaminando os demais tribunais?

    Responda
  9. José Cardoso

    É um abuso realmente. E cria jurisprudência. Se um grupo se declarar "evangélicos por nossa senhora" ou "judeus por jesus" haverá possibilidade de ações do mesmo tipo.

    Responda
  10. Ayer Campos

    Signo do grande sismo que está prestes a desmantelar a ordem e suas ficções em frangalhos.

    Responda
  11. osmar Carneiro

    Serão os tempos que tanto temia o Antonin Scalia? Aristocracia judicial?

    Responda
    1. sandra hortal

      Aristocracia ou falta de cultura? A magistratura não deveria ser laica?

  12. JO ALMEIDA

    Tempos estranhos! Tá tudo muito confuso. Quem é de direita apoia Biden quem é de esquerda apoia Trump. Veja o Gleen. Tempos estranhos. Não sei onde tudo isso vai parar. Maktub.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Carpe diem. Cria cuervos e te sacarán los ojos. QED. Shalom.

    2. JO ALMEIDA

      Guerra é guerra ! Não faz sentido atacar um candidato a poucos dias da eleição. Tb lembro que Snowden está na Rússia e a Rússia foi acusada de beneficiar a campanha de Trump. Então acredito que ele está sim apoiando Trump. Gostaria que não fosse isso mas é. Maktub. Namastê.

    3. Barbara Maidel

      Que os tempos são estranhos, não há dúvida. Mas a sua afirmação falsa de que Glenn Greenwald apoia Trump é exatamente um dos sinais da estranheza dos dias atuais, em que a maioria das pessoas não consegue compreender que nem tudo (aliás, quase nada) é 8 ou 80, preto ou branco, Bolsonaro ou Lula, Trump ou Biden. Há uma vasta gama entre esses extremos, e o fato de Glenn denunciar Biden não significa que ele apoie Trump. Sua conclusão é um completo absurdo.