Opinião > A vacina contra a Covid-19 deve ser obrigatória? SIM Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. neli faria

    Todas as vacinas deveriam ser obrigatórias.Minha Carteira de vacinação está em dia! E uma conhecida, uns 50 anos,do facebook , em 2019 morreu de pneumonia! Se a vacina fosse obrigatória, ela estaria viva.Vivi num período em que nem vacina tinha. Então pegar essas doenças era questão de Sorte Divina.

    Responda
  2. Antonio Carlos Moreira

    O excelente artigo, que expressa a visão do Dr. Angelo e Dra. Gecimara, deveria ser leitura obrigatória não apenas entre a comunidade médica e acadêmica, mas também por universitários e profissionais dos mais diversos setores cuja produção se relacione com Saúde Coletiva. E os cumprimentos à Folha de S. Paulo, pela sempre corajosa cobertura jornalística do tema e a promoção deste debate.

    Responda
  3. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Curioso que a autora fala "da vacina" sem nem saber de qual vacina estamos falando. Qual é a vacina em questão? Como se chama? Quem produz? Qual é o nível de eficácia? Quais são os possíveis efeitos colaterais?

    Responda
    1. bagdassar minassian

      "...Pela primeira vez desde 1994, a cobertura vacinal para 15 doenças ficou muito aquém da meta de 95%: contra o sarampo, 70%; no combate à tuberculose, 63%; e apenas 54% dos adultos até 60 anos vacinaram-se contra a gripe —cujas epidemias anuais causam, segundo a OMS, entre 290 mil e 600 mil mortes." E vem aí outras vacinas que estão em fase final de comprovação.

    2. Antonio Carlos Moreira

      Pelo jeito, o leitor está preocupado em saber se o artigo se refere à vacina "chinesa" (como desdenha o presidente Bolsonaro) ou a de Oxford. O que o artigo analisa, claramente, é o perigo desse negacionismo em geral. Como noticiam hoje os jornais: a vacinação contra poliomielite foi prorrogada em vários estados devido à da baixa adesão; SP alcançou apenas a 39,6% contra a meta de 95%. É disso que está se falando.

  4. Walter Benedix

    Ser contra a vacinação é doentio, mas para que obrigar? Toma quem quiser, quem não quiser ainda deve ser proibido o tratamento futuro pelo SUS. Quer viver na individualidade capitalista que se responsabilize pelos seus atos. Um pouco de darwinismo social pode fazer bem ao país.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.