Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    E após as eleições vamos ter uma segunda Onda bem mais grave do que a primeira. Se politica faz tudo no Brasil, inegavelmente mata muito em tempo de pandemia. Essas eleições poderiam ter sido adiadas por iniciativa do Congresso Nacional, fato que já vivenciamos no início dos anos 80, sendo a eleição de 1982 para todos os cargos eletivos Federais, estaduais e Municipais. Mas a nossa democracia não pode esperar!

    Responda
  2. Rubens R C Scardua

    Enquanto brigam o povo morre. Será que o PR não percebeu que não está mais na câmara dos de”puta”dos e governa um país para todos os brasileiros? E melhor não pensar em reeleição ou jogar para os seus e pensar em nós pobres brasileiros joguetes de interesses escusos (vide filhos do PR - interesse escuso aos montes)...

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Ele nunca quis - nem nunca se propôs - A governar para todos.

  3. Jane Santos

    Esse desgoverno cansa com essas ladainhas diárias! Nada de útil sai daí. Cansei.....

    Responda
  4. niemeyer franco

    PR mil iciano, sua ficha caiu. Não engana mais. Seu propósito - defender a família - está exposto. Defender a esposa que recebe dinheiro de mili ciano - quem recebe dinheiro de mili ciano é o que mesmo? Defender os filhos envolvidos com mara cutaias e amigos milici anos. Geno cida fala strão, negaci onista.

    Responda
  5. EDSON CARLOS MOROTTI

    Resumindo, todo político que coloca a saúde do povo em segundo plano em detimento da politicagem, deveria estar longe dos postos de comando. Bolsonaro é o que existe de pior na política brasileira. Nada se compara a ele. Seu governo é baseado em politicagem, brigas ideológicas, pessoalidade, negacionismo, desrespeito às Leis e a Constituição Federal, desrespeito a democracia, distorção da realidade, da verdade dos fatos e da ciência. Uma vergonha absoluta!.

    Responda
  6. wilson kfouri

    O general Mourão é considerado sensato porque discorda das opiniões do Capitão Cloroquina. Discordar do miliciano psicopata genocida é uma condição necessária,mas não suficiente, de atestado de sanidade. Lembremos que o general declarou que as capitanias hereditárias foram exemplos de empreendedorismo e que um satélite demora um ano para passar no mesmo lugar no espaço.

    Responda
  7. José Manoel Martins

    O tal jair adota a necropolítica em detrimento dos cidadãos brasileiros, não tem respeito pela vida, egocêntrico e "traira" de carteirinha, desfila com seu negacionismo por motivos torpes País a fora, no intuito de encobrir a sua incompetência sua e de seu governo, é aplaudido por incautos em escala descendente."Lembra-te que és um mortal".

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Memento Mori!

  8. RICARDO ARANTES MARTINS

    errado felipe. como chefe de Estado poderia ter feito propaganda diuturnas na radio e televisão. poderia ter sido exemplo usando máscaras, pregando contra aglomerações públicas. Ao revés disso fez. nenhuma propaganda, pregava ser uma gripezinha, não era exemplo, não usou máscaras, participou de vários movimentos contra o congresso e supremo, apoiando aglomerações.

    Responda
  9. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Quem mandou votar nessa coisa aí? Era para melhorar o país? Sério?

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      eu jamais votaria 17. não da para compactuar com o retrocesso que o Jairismo representa, tão pouco com a extrema corrupção petista ao ter toda sua cúpula presa e muitos confessos. não compactuo com band. idos. como puro devoto da democracia foi muito triste ter de anular o voto.

    2. Daniel Liaz

      Poxa Ricardo. Ficamos felizes de vc ter se arrependido de ter feito arminha e votado 17. E entendemos sua vergonha pelo tamanho do erro. Mas essa sua insistência permanente em culpar o PT pelo que 57 milhões de pessoas adultas e supostamente responsáveis fizeram tá um pouco forçada demais

    3. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Bom vou dar minha opinião kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk

    4. RICARDO ARANTES MARTINS

      O Povo nunca erra quanto ao recado que da nas urnas. o recado foi identico ao da eleição de Collor de que "não aguenta mais impunidade e corrupção". Claro que o Coisismo nunca entregará o peixe que vendeu. Eles fazer parte desta estrutura podre. Votava com o governo lula até o fim do mensalão. sem a mesada passou para a oposição. O povo ficou sem opção entre o descaso e a extrema corrupção e arriscaram... a maioria não tem/tinha ideia do retrocesso que representam.

  10. Filipe André Valencio Alves dos Santos

    Eleito pela maioria da população brasileira tem correspondido plenamente as expectativas da população que votou nele e aumenta todo dia. Todas as palavras sempre foram verdadeiras e vimos o STF determinar a responsabilidade da saúde aos governadores e prefeitos . Com isso posto, governadores tem feito essa algazarra politica. Sempre com respostas prontas do Presidente líder eleito e diga-que tem palavra e ostenta um ano e 10 meses sem corrupção, sem marqueteiro . Parabéns Bolsonaro

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Responda mugindo: porque Queiroz depositou...?

    2. Mauricio Soares

      Felipe, vá em frente com teu “Ele mata mas não rouba”. Em frente há o abismo.

    3. DIVINO LEAO ALVES

      caro Filipe leu a minuta do STF sobre o assunto, ou acredita no que diz o delinquente que infelizmente é nosso presidente o STF só determinou que ele não podia impedir governadores e prefeitos de agir, mais em momento algum tirou a responsabilidade do delinquente de agir.

    4. Daniel Alvares

      Eita! Boizão brabo esse!

    5. José Manoel Martins

      Fica evidente que o atual mandatário, por covardia e incompetência quer transferir a responsabilidade pelas mortes da pandemia, evidenciando que governos de direita sabem blefar e destruir vivem do imediatismo irresponsável, não tem visão de futuro, não sabem governar, só servem para serem guiados

    6. RICARDO ARANTES MARTINS

      A mesma maioria que reelegeu lula elegeu o Coiso. Na reeleição de Lula ele disse quanto ao mensalão "o povo me absolveu". de fato. o povo deixou a corrupção rolar, dai veio o petrolão e a prisão de toda cúpula petista. 1 lider do governo no senado (delcidio) 1 líder do governo na camara (Paloci) 3 presidentes, 2 tesoureiros e 1 secretario do PT. O desgosto popular elegeu o ódio. porque o coisismo é o ódio. tudo que sai deles é ódio. Mas o recado popular foi dado, não aguentam mais a corrupção.

    7. Herbert Luiz Braga Ferreira

      Ainda há pouco , eu perguntei como 57 milhões de eleitotes puderam.eleger aquilo. Taí a resposta: gente totslmente alucinada. Se essa gente e seu líder não fizessem tanto mal ao Brasil e aos btasileiros, seriam antes merecedores de pena. Horror!

    8. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Carvalho! Mais terraplanista e lunatico fanático impossível!

  11. RICARDO ARANTES MARTINS

    Com razão ele não está nem ai para o Brasil. vive em seu próprio mundinho, com seus seguidores nas redes sociais e que se dane o povo. é realmente muito triste. O que o ódio não faz. O povo cansado da Extrema corrupção petista cai na inutilidade (28 anos como deputado e nada fez) e num retrocesso. precisamos achar alternativas ao Lulo/coisismo.

    Responda
  12. Richard Lourenção

    Bolsonaro, se examinado, será declado incapaz para atos da vida civil. Ele tem uma debilidade cognitiva, uma deficiência mental leve, é nitido isso. Deve ter sofrido, em algum momento de sua vida, um AVC ou coisa que o valha. Ele não é nornal, não fala coisas normais, é incapaz de sustentar por 2 minutos um raciocínio lógico, é desrespeitoso, insensível com a dor alheia, nunca falou algo inteligente. Sua capacidade de gestão é zero. O saldo dessa adm de 4 anos será devastadora para o Brasil.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Ele não foi expulso, foi mandado à reserva por insanidade mental. É possível que por envenenamento por mercúrio num grampo...

    2. Mauricio Soares

      Ele não foi expulso, foi mandado à reserva por insanidade mental.

    3. José Manoel Martins

      O tal jair foi expulso do exército por desonra, por ato subversivo , também aventurou em garimpar ouro no vale do Ribeira e se deu mal, e não tinha liderança em comandar tropas,

    4. Herbert Luiz Braga Ferreira

      Concordo em gênero, número e grau. Como 57 milhõrs de eleitores puderam eleger isto?!

    5. emerson papa

      Concordo com tudo, acrescento ainda que é grosseiro, faz piada que só ele ri, é tosco e não presta pra nada. Fico pensando como um ser desse ficou 30 anos como deputado.

  13. Marcelo Silva

    É inaceitável esse jogo político, isso é expediente de facínoras da pior espécie, sobre tudo em se tratando de vidas humanas. A sociedade não pode aceitar ficar no meio dessa trincheira. Aquele sociopata que está no planalto é completamente doente, o negacionismo, o desprezo pela vida humana, o ego doentio, ao ponto de dizer " o governo sou eu" "eu não vou pagar pela vacina" , quem disse que ele governa sozinho e que o dinheiro é dele? Que mente doentia, Não, o senhor não é o rei solar.

    Responda
  14. Cloves Oliveira

    Fofocas de palácio só interessa aos analistas políticos. O que a população precisa ficar atenta é que, sob o pretexto de combater a pandemia, não sejam criadas situações de excessão que coloquem em risco nossos direitos e a nossa liberdade. Segundo a OEA, mais de trinta países da região já aprovaram legislações do tipo "estados de catástrofe por calamidade pública", algumas de caráter duvidoso. A crise da pandemia não pode se transformar numa crise generalizada de direitos humanos.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Acho sempre muito divertida essa tergiversação bovina de que os atos do PR são para preservar nossas garantias e direitos fundamentais.

    2. Joel Pedt Silvestre

      Excessão ou exceção .

  15. Sylvia Alves Corrêa

    Ao contrário do articulista, não creio que Bolsonaro tenha elaborado um plano para transferir para os adversários a responsabilidade pelos efeitos da pandemia. Duvido que sua capacidade intelectual lhe permita tal operação mental . Acho que ele age a partir de espasmos cerebrais que o levam a impulsos incontroláveis e irracionais, que resultam em situações que lhe agradam ou não. O mais recente exemplo é a fala de seu vice sobre a vacina. Mais um rompante do presidente com resultado negativo.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Em algumas ocasiões aqui, nos comentários da FSP, lembrei da Navalha de Hanlon (variante da navalha de Occam): "Nunca atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela burrice."

    2. Daniel Alvares

      Estimada Sylvia, apenas substituiria ~espasmos cerebrais~ por ~espasmos intestinais~ em seu ótimo comentário

  16. Elisabeth Beraldo Faria

    Olhos vistos que o vice tem amparo das forças armadas . O mico humilha publicamente o colega de farda Como é mesmo? " manda quem pode obedece quem tem juízo "? Vamos aguardar os proximos capítulos...

    Responda
  17. renata de souza carvalho

    Se Bolsonaro estivesse querendo comprar alguma vacina poderia ter feito a negociação antes, na verdade ele não quer gastar dinheiro com essa gripezinha

    Responda
  18. CLÃ UDIO DE BARROS PINHEIRO

    Mais matéria l.i.x.o

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      a matéria é bem melhor do que o objeto da análise do colunista. Que por acaso é também objeto da devoção cega do comentário

    2. Daniel Alvares

      Pois é Clã udio (esse erro de digitação parece ser mais que ao acaso): tudo que se refere a lixo, é lixo. Como uma matéria que descreve o comportamento do mico poderia cheirar a rosas?

    3. Maria jose dos santos

      Lixo e esse governo...que humilha nosso exército....Onde ja se viu humilhar um general de 4 estrelas.....um tenente que foi expulso do exército...um governo que ignora essa pandemia 160.00 0 mortos colega...

    4. RICARDO FERREIRA DA SILVA

      desculpa querido, mas a matéria desnuda o método do seu mito...

  19. Paula CMiranda

    Bolsonaro e Mourão disputam a mesma mediocridade e oportunismo.

    Responda
  20. Roberto Xavier de Castro

    Velha politicagem de rodapé. Não é possível confiar em nenhum dos citados na reportagem. Muita falta de moral é irresponsabilidade brincar assim com uma questão tão importante como a proteção à vida.

    Responda
  21. Paulo Aguiar

    Bolsonaro volta no tempo com ataque a direitos trabalhistas e aposentadorias, agora também à estabilidade do Servidor. Recuamos então ao Século 19, ônibus serão incendiados e pilhérias contras sanitaristas que desejarem que a vacina proteja a população. Em breve Bolsonaro vai tentar identificar bruxas para inaugurar um novo período de Inquisição

    Responda
  22. Paulo Aguiar

    Bolsonaro volta no tempo com ataque a direitos trabalhistas e aposentadorias, agora também à estabilidade do Servidor. Recuamos então ao Século 19, ônibus serão incendiados e pilhérias contras sanitaristas de desejarem que a vacina proteja a população. Em breve Bolsonaro vai tentar identificar bruxas para inaugurar um novo período de Inquisição

    Responda
  23. Bento Brito Teixeira

    Não é só a sorte. Vocês. Paulistanos têem não votar em boçalnaristas.

    Responda
  24. MARCOS BENASSI

    Bruno, meu caro, acho que a chance de ver algo diferente movendo a máquina pública está na eleição, em São Paulo, da força progressista do Boulos e da Erundina. É possível que uma nova perspectiva na administração municipal possa, em se mostrando mais funcional, influenciar outras esferas do poder. Com a matéria-prima que temos por aí, não há de ser muito diferente o futuro; torço intensamente para que São Paulo possa vivenciar algo diferente e menos rasteiro. Boa sorte pra nós!

    Responda
    1. Ayer Campos

      Benassi, não Bonassi. Desculpe.

    2. Ayer Campos

      Gostaria de dirigir ao sr. Bonassi (mais com esperança do que com fé) a vetusta saudação do poeta: 'Alvíssaras, meu capitão, meu capitão-general, já vejo terras de Espanha, areias de Portugal...' Afinal, omo sugere o tango Volver (Alfredo Le Pera), "aunque el olvido, que todo destruye, haya matado mi vieja ilusión, guardo escondida una esperanza humilde, que es toda la fortuna de mi corazón."