Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    Falar de D.H. sem mencionar o clássico ''Sete Pilares da Sabedoria'' que inspirou um ícone cinematográfico dos 60 - ''Lawrence da Arábia'' -, não é pouco. Todavia, o rasante sobre D.H é digno de relevo e valoriza a síntese do estilo literário de um autor atormentado pelo seu tempo.

    Responda
    1. Alberto A Neto

      Errata: O autor de Sete Pilares da Sabedoria não é D.H. mas T.E. Lawrence.

  2. Angela Maria Bedran

    Que beleza de artigo!

    Responda
  3. newton penna

    Confesso que nunca li o Bernardo Carvalho. Mas ao se posicionar politicamente frente a um governo inqualificável como este, ao contrário de vários escritores brasileiros que ignoram solenemente a realidade social em que vivem, já merece o meu respeito.

    Responda
  4. José Antonio Ortega

    Excelente matéria. Parabéns Bernardo.

    Responda
  5. Henrique Marinho

    Até entendo a revolta do articulista, num belo ensaio. Mas ele se contradisse, ao colocar o governo como absoluto, em oposição ao que disse Lawrence, que todo absoluto é irrelevante. Ao invés de reclamar, o ensaísta deveria se perguntar, como na dissecação de um enredo proustiano, por que temos esse governo pífio (e efêmero). Talvez chegasse à mesma conclusão de De Maistre: cada povo tem o governo que merece. O problema não é o Bozo, caro colunista, somos nós.

    Responda
  6. ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES

    "pior canalha...." ? discurso de ódio amigo!

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Sim, de ódio. De ódio à canalhice.

  7. URARIANO MOTA DE SANTANA

    "Há um projeto em curso no país, para o qual a liberdade é a maior inimiga. E isso em nome de uma impostura sustentada por um modelo de autoridade que tem sua realização máxima na infiltração oportunista do Estado laico e democrático pelo mais tacanho e truculento ideal militar e religioso", Bravo!

    Responda