Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    O conflito fundamental aprofunda-se onde o indivíduo é esmagado pela urbe contemporânea que dilui sua existência e experiências. Mais para a Berlim dos anos 1920, que se apresenta como pandemônio caótico e completamente hostil. A vertigem da extrema-direita antecipa a catástrofe institucional e social. Berlim Alexanderplatz fez 90 anos em 2019. Vale a pena a releitura do personagem Franz no clássico de Alfrede Dolbin imortalizado na telona por Fassbinder.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    Faz parte da enganação de praxe, desde 2018, dizer que a escalada da extrema direita 'desidratará'. Expressão dessa análise epidérmica foi a fórmula adotada pelo 'analista' para encobrir a ofensiva dos filhotes da ditadura sob o lema deus acima de tudo, brasil acima de todos. Não reconheceu a queda do lulo-petismo como irreversível . Nada à vista, portanto, do índex da razão orientar um país melhor com todos. A dispersão paroquial no campo progressista é o triunfo da extrema-direita.

    Responda
  3. Alberto A Neto

    Faz parte da enganação de praxe desde 2018 dizer que a a escalada da extrema direita 'desidratará'. Expressão dessa análise epidérmica foi a fórmula adotada pelo 'analista' para encobrir a ofensiva dos filhotes da ditadura em 2018 sob o lema deus acima de tudo, brasil acima de todos: não reconhecer a queda do lulo-petismo como irreversível . Nada à vista, portanto, do índex da razão orientar um país melhor com todos. A dispersão paroquial no campo progressista é o triunfo da extrema-direita.

    Responda
  4. Rogério de Mendonça Lima

    Não sai da faixa furada do LP 78 rpm, nem a verso, né Cerso? A doenç4 ideológica fica clara nas entrelinhas. Sempre,sempre, mais do mesmo. Quanto ao porre citado, não é maior que o porreMoralEfinanceiro, que o capo da quad-rilha Pet o ilustre Luisinho-Novededos, e seus imbecillóides postes amestr4dos deixaram de herança maldita.

    Responda
  5. Marcio Cruz

    Os textos deste senhor cada vez mais se parecem aos textos de um recém-formado de história ou sociologia. O tal doutorado em Oxford parece que não lhe ajudou muito. O que aqui está escrito é, sem muita variação, o mesmo que se lê em dezenas de outras colunas neste mesmo jornal ou no Estadão ou O GLOBO.

    Responda
  6. José Cardoso

    Também acho que o populismo não vai embora tão fácil. Um dos efeitos é por exemplo a retórica anti-globalização, uma das marcas do Trump. A transformação da China de parceiro em inimigo foi notável nos EUA nesses 4 anos, e deve prosseguir com um governo Biden. Por aqui, o governo Temer e o primeiro ano do Bolsonaro com a reforma da previdência foi só um soluço de racionalidade, que já ficou para trás pelo que tudo indica.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Soluço de racionalidade do golpista Temer, chefe do quadrilhão do MDB? Assim como o Bozo, sites tornou um neo liberal para obter o apoio da classe endinheirada, sem o qual não se sustentaria (m).

  7. Wil Prado

    Bernassi, meu caro, você fez o comentário da semana. A comparação do Capitão Cloroquina com o Capitão Ahab do clássico Moby-Dick é perfeita. Cultura é outra coisa!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahaha, caro Wil, cultura é aquilo que têm alguns outros (poucos) cabras aqui no nosso espaço. Eu tenho alguma leitura e uma feliz vocação pra blague, o que faz minha crítica ser muitas vezes divertida, mesmo que ácida. Mas tem meia dúzia de negos aqui de fazer inveja. Enquanto isso, vamos nos divertindo e aprendendo. Grande abraço!

  8. Wil Prado

    Mais um comentário sensato de um sensato sociólogo. Vamos todos torcer para que os americanos se livrem logo dessa praga. Depois a geste cuida das ervas daninhas daqui. Abaixo as milícias e viva a democracia!

    Responda
  9. Antonio Catigero Oliveira

    Ao escrever as obviedades que qualquer estudante do ensino médio ideologicamente neutro percebe claramente, vejo nos comentaristas especializados de zapzap, como um ditado tão singelo atordoa o Mundo atualmente: "A verdade dói"... Não é a toa que preferem estar em seus portos seguros digitais, apostando nas redes de fake news...

    Responda
  10. Francisco J A S

    Pelo texto, Celso Rocha não é de Barro, mas de Areia, levada pelo vento mal cheiroso de sua ideoLogia que acha bom a desgraça que se.instalou na Venezuela, que se arraigou opressoramente em Cuba e na ChiNa, locais para onde o Rochinha caviar jamais se mudaria, mas que deseja, com sua crueldade, para os que não pensam igual a ele.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Vixi Francisco. Esse papinho bovino já tá mais velho que as paixões "heteros" do seu Mito.

  11. Francisco J A S

    Mas que análise Vesga, F a L s a, Torta, Cega pela Ideologia esquerdo- PaTa, Indigna de um veículo de mídia já tão antigo. Mas, porém, contudo, todavia, a Vida Real é Divergente do que mente o texto. Que o Deus Sempiterno Ilumine e Incentive os eleitores dos EUA a irem votar contra o aborto, contra as mentiras, contra a empulhacão, Reelegendo o Presidente Donald Trump.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Francisco. Com todo respeito, o meu comentário abaixo não tinha o viés deste seu comentário. Era genérico contra o populismo. Já que você menciona empulhação e mentira, parece-me que nestes dois quesitos Trump é insuperável. Abs.

    2. Stefano Domingues Stival

      Por que o Queiroz e a Queiroza depositaram 89 mil na conta da Michelle Bozo? Aguentar bozoísta querendo falar grosso a essa altura do campeonato, não dá, né? Apoiadores de um ladrãozinho reles de dinheiro público. Kkkkkkkkk

  12. Peter Janos Wechsler

    Artigo muito enviesado e unilateral. Populismo não é privilégio de nenhuma corrente política. E uma desgraça generalizada. Trumpismo, bolsonarismo, getulismo, peronismo, lulismo, chavismo, etc., são todos populistas com os mesmos defeitos. Tanto de direita como de esquerda. O colunista omite.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      José Padilha. Seu comentário cheira à censura querendo pautar o debate. Parece o famoso "controle social" da mídia. Desculpe, não cola.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O que está em questão agora é o populismo de extrema-direita reacionário, obscurantista, anticivilizatorio e terraplanista, uma ameaça muito maior do que qualquer outro, que felizmente parece se enfraquecer rapidamente. Um peido histórico embora empesteaste mente nojento!

    3. Peter Janos Wechsler

      Daniel. Para mim, populismo é sempre vulgar. Não há populismo bom ou ruim. É sempre ruim. Você parece achar que há versões benignas. Eu acho que um colunista político, qualquer que seja a sua posição, deveria mostrar as várias facetas do assunto que aborda. No caso, o populismo.

    4. Daniel Liaz

      Peter. Acho que vc está usando, infelizmente, a noção mais vulgarizada de populismo (isso fica claro qdo vc atribui o termo a Stalin). Vc tem razao qdo fala de que populismo existe em ambos os espectros. Mas isso é tão óbvio que não precisa ser dito sempre que se aborda do tema. Ademais, a escalada populista anti democrática iniciada na segunda década do XXI, que é o objeto da coluna , é uma escalada de extrema direita. Assim, seu comentário me parece perder todo o sentido

    5. Francisco J A S

      Típico caso de CaLunista....

    6. André Silva de Oliveira

      Peter Janos, você está certo. O colunista é ligado ao campo da esquerda e se mostra contra o populismo apenas quando aborda governos e/ou regimes de direita. O exemplo mais nefasto de regime iliberal, populista do planeta certamente é o venezuelano/bolvariano apoiado pelo PT e parte da esquerda brasileira, campo ao qual o colunista é vinculado.

    7. Peter Janos Wechsler

      Rodrigo. Quis apenas salientar que populismo é antidemocrático sob qualquer pretexto. Não é esgrima. São fatos. Stalin e Hitler, os dois maiores populistas, confirmam. Culto de personalidade. No Brasil não começou com Bolsonaro que é o mais tosco entre eles.

    8. Rodrigo Ricoy Dias

      Para bom entendedor, fica claro que se está falando desse destrutivo, anti democrático e pernicioso populismo de direita. Não que eu aprecie o termo, que pode ser esgrimido para desqualificar qualquer político de que não se goste, como fica patente nesse comentário

  13. MARCOS BENASSI

    Seu Celso, ou vai pro rehab ou vamos todos pro Ahab - o Capitão, amargo, colérico, consumido pela vingança e a morte, sacrificando a si e aos seus em sua sanha obstinada de destruição. Não por acaso, tem o posto de capitão, e seu inimigo é uma força da natureza, à qual atribui uma malignidade que só tem par em sua própria. Contudo, ainda assim, Ahab é melhor pessoa que TrAmp e Bozo: sua fúria é sincera, seus atos são retos, seu entorno é mais límpido. E seu Starbuck, mais honesto que o gringo.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Richard, o problema é a decisão de embarque, não as escolhas que se faz no meio do caminho...

    2. Richard Lins

      E no final, todos seguiram o capitão pois não havia mais para onde irem. Somente 1 sobreviveu.

  14. Tha Virgens

    Nelson e seu nacionalismo messiânico! Blá, blá, blá...

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Qual a diferença haveria se dissesses messianismo nacionalista? A se considerar, talvez...

    2. Nelson Vidal Gomes

      Quem não ama sua família, a seus amigos, ao seu vizinho, a sua cidade, a seu Estado, que configuram a sua nação, com pode pretender dizer que ama a humanidade? Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  15. Marcos Serra

    A esquerda e suas derivações não mudam nunca. Qualquer oposição que houver a seus valores, candidatos e ideologia retrógrada é rapidamente tachada como antidemocrática. Se observarem os artigos ou entrevistas publicados nesse pasquim nos últimos quinze dias observarão que, trocadas as manchetes, o conteúdo é sempre o mesmo: a democracia norte-americana está em risco e a do planeta também. Enquanto essa ação diversionista acontece, a ditadura chinesa espraia seus tentáculos sobre muitos países.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. Nelson Vidal Gomes

    Como assim? Nem a corrupção era a causa da crise econômica brasileira? Sim! Era uma delas senão a maior ! Que vêm de longe mas não na magnitude da protagonizada pelo governo que elegeu Bolsonaro ( R$ 6.000.000.000,00 no balanço de nossa maior empresa), cujo partido, até hoje, não se dignou a mudar de nome de PT para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Rodrigo deixa eu te dizer algo que não lhe foi dito no "Templo Petista"frequentado por você.A Teoria Geral do Estado,não registra a figura do "Golpe parlamentar".Ou é golpe ou é parlamentar.Logo,o que aconteceu a Dilma foi uma "demissão por justa causa" na ausência de outro mecanismo no nosso Sistema Presidencialista,jamais um golpe.Quanto a digressão sob a corrupção na petrobrás peço a getileza de refazê-la a fim de torná-la mais inteligível.Obrigado.Um grande abraço!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Eu não disse que a economia foi abalada por 6 bilhões de reais,que já faria muitos irmãos nossos terem onde fazer cocô.O que eu disse é que este valor está registrado no balanço da Petrobrás,servindo de amostra "laminada" da repercussão da corrupção na economia,o que é negado pelo articulista.Esse tipo de inferência não é exercitada no "culto" petista.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus.Namastê!

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ca.ce.te! Economia abalada por R$ 6 bi de preju de uma empresa? Isso é um peidinho comparado ao PIB e não destruiu nem a Odebrecht! A corrupção certamente sempre foi muito maior do que isso é muito antes do PT assumir qualquer governo, coisa curta historicamente e muito recente. Quinhentos anos de direita corrupta fizeram o estrago em que vivemos eternamente.

    4. Daniel Liaz

      Fico feliz que exista esse fórum. Assim o Nelson pode desabafar seus delírios e sua frustração por esse amor tão doentio e não correspondido pelo PT. Melhor isso do que surtar de vez e, como um típico gente de bem, sair matando gente por aí

    5. Rodrigo Ricoy Dias

      Como de costume, uma postagem desonesta e uma saudação cínica. Quem não enxerga os avanços por que passou o país no ciclo de governos que terminou com um golpe de estado em 2016 tende mesmo a pensar que se faz algo de bom em rifar a preço de banana uma empresa estratégica como a Petrobrás. Ou atribuir ainda a esses governos já distantes no tempo o desastre que hoje vivemos.

    6. MARCOS BENASSI

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. Nelson Vidal Gomes

      Marly nossa maior empresa não é o Bndes, é a Petrobrás, em cujo balanço foi registrado o prejuízo de 6 bilhões de reais decorrentes da corrupção no governo do PT. Isso a cartilha que é distribuída na porta de entrada do "Templo Petista", antes do início do "culto" não diz! é? Não diz que nossa maior empresa é a Petrobrás? Namastê!

    8. Nelson Vidal Gomes

      A injustiça sócioeconômica no Brasil foi agravada pelo PT, em cujo governo os trabalhadores não tiveram progresso; nem um centavo a mais no valor das horas extras, nem um segundo a menos na jornada de trabalho, sendo prejudicados com rendimento pífio do FGTS, restrição do Seguro Desemprego, escorchante tributação do consumo e maiores juros do mundo, que geraram 60 milhões de endividados. Essa é a Social-Democracia do PT, que,dentre outras coisas, ensinou seus seguidores a "não pensar". Namastê!

    9. Nestor Bercovich

      Nelson, vc precisa de um psicólogo (para tirar sua obsessão com o PT, que não é mais governo desde 2015 e mesmo assim a crise econômica continua) e também de algum cursinho de economia, para entender que as crises econômicas no capitalismo pouco têm a ver com corrupção.

    10. Nelson Vidal Gomes

      Humildade não é algo inteligível por aqueles que, até hoje, seguem a cartilha que é distribuída na porta de entrada do "Templo Petista", antes do início do "culto", que manda em um de seus artigos acusar o adversário daquilo que faz e é, e em outro, dizer que Lula é um "perseguido político" que foi condenado só pelo "político" Moro e não por outros 09 juízes. Namastê!

    11. Ayer Campos

      Essa evocação da iluminação divina em meio a tão destrambelhadas opiniões lembra aquela estória do cara que, tendo perdido as chaves num local escuro, passou a procurá-las em outro mais claro, por conveniência.

    12. Anderson Nunes

      Papo de reacionário desnorteado de classe média, que não sabe que é pobre, que está prontinho pra fazer campanha de graça pra quem a banca financeira e a mídia indicar. Não tenho raiva nem ódio de você não meu compatriota, só pena e dó.

    13. MARLI Aparecida Malacarne

      Voce teve acesso a caixa preta do BNDES?

  17. Nelson Vidal Gomes

    Quem elegeu Bolsonaro foi um professor universitário que se candidatou à presidência com procuração de um semianalfabeto condenado pela justiça, que deixou 60 milhões de endividados,40 milhões de invisíveis e 100 milhões sem ter onde fazer cocô. Prova da destruição a que o país estava submetido. Já vimos que não será com Bolsonaro que o reconstruiremos nem tampouco com quem o destruiu. Cumpre-nos, pois, amar ao Brasil e a nosso povo mais do que a qualquer partido político ou governante. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Rodrigo respeito sua opinião,mas a meu ver Lula foi o pior Presidente! A uma,porque o governo Bolsonaro não terninou,a duas,porque est não tem a mesma capacidade de enganar que Lula,provam-no eu que não mais nele acredito e você que ainda defende Lula como um presidente que trouxe progresso social para o Brasil;os números do saneamento,dos endividados pelos maiores juros do mundo de seu governo e os invisíveis que ficaram sem assistência por falta de título de eleitor mostram o contrário.Abraço!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Rodrigo respeito sua opinião,mas a meu ver Lula foi o pior Presidente! A uma,porque o governo Bolsonaro não terninou,a duas,porque est não tem a mesma capacidade de enganar que Lula,provam-no eu que não mais nele acredito e você que ainda defende Lula como um presidente que trouxe progresso social para o Brasil;os números do saneamento,dos endividados pelos maiores juros do mundo de seu governo e os invisíveis que ficaram sem assistência por falta de título de eleitor mostram o contrário.Abraço!

    3. Rodrigo Ricoy Dias

      Comentário repetido. O senhor deve achar que essa estultice serve para comentar qualquer coluna. Ou gosta de perturbar os outros para desviar o foco do fato insofismável de ter ajudado a eleger o pior presidente da história, para quem se cansou de passar pano.

    4. BRUNO JOSE FORTES

      Respeito sua opinião, mas que grotesco.

    5. Nelson Vidal Gomes

      Ayer seu comentário é confirmatório do que digo, quanto a amar um partido que concede benesses e a um governante que engana o povo mais do que a este, que outra coisa não é senão o conjunto de nossos irmãos, dentre esses os carentes, aos quais Lula deu comida para obter votos mas não onde fazer cocô, legando-nos o país repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento básico. Namastê!

    6. Ayer Campos

      O amor abstrato, assim como o patriotismo, é o derradeiro refúgio. Quem preconiza amar um país 'e o nosso povo', na verdade, só pretende sacudir suas dúvidas sobre amar pessoas e ideais concretos.

    7. Waldo Assahi

      Quem elegeu bolsonaro foi quem votou nele. Em quem vc votou, Nelson, no professor universitário ou no miliciano adorador de torturadores?

    8. MARLI Aparecida Malacarne

      Não adiantou o Clóvis ter escrito o artigo, os imbecis continuarão não ledo coisa nenhuma, ouvindo vozes e achando que podem conhecer sem estudar e ler. Inventam números malucos e agora estão envergonhados por ter votado na energúmeno, e por isso buscam a todo custo encontrar culpados. Não, não foi um professor universitário que elegeu o Bozo. Não, o PT não é o culpado da existência de eleitores ignorantes que acreditam em mamadeira de pir., kit gay e terra plana.