Ambiente > Brasil iria de pária a bode expiatório do clima com vitória democrata Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. guilherme herzog neto

    O Americano em geral despreza a destruição do meio ambiente, e para eles o Brasil e um estado de pouco valor, no momento. Não pensem que o Trump tem um apreco especial pelo Brasil, não tem. O interesse dele e apenas para tirar vantagem do Brasil por qualquer meio. O comércio do Brasil com os EUA reduziu 35% este ano, tanto de importação como exportação e ele sobretaxou as exportações de Ferro, alumínio, combustível. Ele provavelmente ri do Brasil fora das mídias.

    Responda
  2. Atilio Ortolani

    O Bozo é malandro agulha, o único problema é que desde que ele virou presidente quem tá tomando lá atrás somos nós.

    Responda
  3. Wagner Santos

    Bode expiatório é alguém sem culpa, que é acusado de algo que não cometeu, para livrar os reais culpados. Não é o caso do Brasil, que tem muitas culpas na gestão ambiental nesse momento! A gestão ambiental brasileira é dolosa, no que se refere a crimes ambientais!

    Responda
  4. VITOR SOARES

    Se os democratas ganharem a eleição, basta se alinhar à política deles, se for benéfico para o Brasil. Simples assim. Política externa funciona dessa forma.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Só se o Biden tivesse poder para livrar o pai, os filhos e os milicianos chegados dos crimes que cometeram!

    2. Atilio Ortolani

      Seria simples se não tivéssemos essa an ta bravateira no poder.

    3. VITOR SOARES

      Ricardo, em política externa, em certos momentos é preciso apostar (note que disse apostar, e não se aliar porque se trata de uma aposta pra ver qual é o lado que trará maiores benefícios ao país) em um lado apenas. Na atual conjuntura, não dá pra ficar em cima do muro. Isto significa que não dá pra apostar/se aliar à China e aos EUA ao mesmo tempo. O governo brasileiro escolheu apostar nos EUA, no Trump. Este, pelo jeito, perderá a eleição. Será questão de o governo se readequar aos democratas.

    4. RICARDO ARANTES MARTINS

      Este não é o histórico de Jair, Vitor. Ele não está nem ai para o Brasil. apoiou a capital de israel em jerusalém e o Brasil sempre teve boas relações com o mundo muçulmano (1,5 bi de pessoas - desde a ditadura). Ataca a China e seu povo De Graça (nosso maior parceiro comercial). Descaso com amazonia (deixamos de fechar contratos com o mercado europeu e podemos perder outros). Descaso com Argentina. apoiou Trump... é pura falta de patriotismo e inteligencia.

  5. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Na América do Sul o Brasil é líder sobre todos os aspectos, desde a dimensão de seu território até a economia. No entanto, embora tenhamos toda a facilidade, inclusive do idioma( pode-se usar o PORTUNHOL em todos os países latinos americanos), o Brasil mantém uma subserviência aos USA. Seria bom que alguns parlamentares e até o ministro das Relações Exteriores vissem o Brasil em sua grandeza. Será que Donald Tramp trata a Austrália, o Canadá e o Japão como o faz com o Brasil? Fala Bolsonaro!

    Responda
  6. RICARDO ARANTES MARTINS

    Sem dúvidas. já somos párias para o resto do mundo, com exceção dos EUA. Mas perderemos nosso últimos bastião da intolerância e inutilidade do governo federal. realmente não entendo por que Jair faz isso. é tudo de graça. descaso com a amazonia de graça. ofende a china e ao povo chines de graça. defende a capital de israel em jerusalém de graça, apoia trump de graça. é muita falta de inteligencia e patriotismo. Descaso total com o povo Brasileiro.

    Responda
  7. VITOR SOARES

    Não, não pode isolar. Falácia.

    Responda
  8. Claudio Moreira Roberto

    Por favor isole o tal “ Mito “!! Nao nós brasileiros...

    Responda
  9. KLAUS R PEREIRA

    Basta suspender o financiamento às exportações. Espero ver incendiários, envenenadores, assassinos e ladrões de terras públicas sem ter como respirar, por enquanto a China compra tudo e os salva, mas e se resolverem apoiar medidas de de proteção ao meio ambiente?

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    É ingenuidade acreditar que o Biden vá cumprir promessas de campanha em relação ao ambiente, simplesmente porque ele não pertence uma esquerda radical disposta a frear o crescimento econômico em prol do ambiente. Aliás lá nem existe esquerda significativa, mas centro e direita. Após prometer frear o aumento do nível do mar nas campanhas, o Obama liberou em 2011 uma grande parte do estado de Wyoming para a mineração de carvão. Foi na gestão dele que o fracking do xisto atingiu seu pico.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Lá realmente pode ser que não cumpra, mas que cumprirá aqui, isso cumprirá! Brasil será testada com hostilidade especial no quesito ambiental!

  11. Otto Cabral Mendes Filho

    Espero que não só os EUA, mas também a União Europeia isolem o Brasil, da China eu não tenho essa esperança

    Responda
    1. djalma gomez

      Richard, a Ãfrica inteira produz 5% da soja mundial. Pode crescer, mas demora um pouco.

    2. Richard Lins

      A China já anunciou comprar soja da Tanzânia. Só a safra 2021, que ainda não foi plantada, está pré garantida por contrato. Depois...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.