-
Alexandre Matone
Marcelo Viana, se dividirmos uma circunferência em quatro, com um corte transversal e um corte longitudinal, teremos dois quartos de circunferência semelhantes à parte côncava da curva de Gauss. Os dois quartos inferiores lembram a parte convexa da curva de Gauss, em lados opostos. Isso deve ter algo a ver com a resposta à sua pergunta. Aguardo.
-
Alexandre Matone
O assunto abordado nos dois posts abaixo é o "Mar de Bronze", um reservatório de água que havia no Templo do Rei Salomão. Sua borda era perfeitamente circular. Está escrito que o diâmetro da borda era 10 cúbitos e o perímetro era de "30 cúbitos". A matemática nos faz saber que o perímetro deveria ser de 31,416 cúbitos. O(s) autor(es) talvez quis que uma leitura simples levasse o leitor a imaginar que houve uma aproximação matemática, ou que ele(s) desconhecia o Pi. Será? Veremos!
-
Alexandre Matone
Arquimedes de Siracusa 288 a.e.c.- 212 a.ec., Siracusa, Itália. Através da construção de polígonos inscrito e circunscrito de 96 lados, encontrou que pi seria um valor entre 223/71 e 22/7, ou seja, estaria aproximadamente entre 3,1408 e 3,1429. Tal método é o chamado método clássico para cálculo de pi. Este número está oculto na Bíblia Judaica, como vemos abaixo.
-
Alexandre Matone
Em Reis 7:23 e Crônicas II 4:2, em hebraico, o mesmo texto é lido, com um detalhe: a palavra "perímetro"em Crônicas II tem uma letra a menos, a letra final "Hei", parecida com o "h" latino. Em hebraico, as letras têm números associados a elas. A soma dos números das letras em Reis é 111, (kuf, vav, hei); e em Crônicas II a soma é 106 (kuf, vav). Dividindo-se 111 por 106, temos 1,0472. Este é o fator de correção, que multiplicado por 3 dá 3,1416, o "Pi".
-
Alexandre Matone
O assunto abordado no post acima é o "Mar de Bronze", um reservatório de água que havia no Templo do Rei Salomão, cuja borda, perfeitamente circular, tinha 10 cúbitos de diâmetro e "30 cúbitos" de perímetro. Uma leitura simples leva o leitor a concluir que ou houve uma aproximação matemática ou o(s) autore(s) desconheciam a fórmula do perímetro, levando em conta o diâmetro da circunferência. Vemos que não deve ter sido bem assim...
-
-
Alexandre Matone
The Mathematical Gazette Volume 82, Issue 494 July 1998 , pp. 163-166 The Bible and Pi Michael A. B. Deakin (a1) and Hans Lausch (a1) DOI: https://doi.org/10.2307/3620398 Published online by Cambridge University Press: 01 August 2016.
-
José Duarte
Círculos são formados por pontos, a ligação de cada dois pontos formam retas. A constante Pi é para retas. (Eu, não matemático).
-
Paulo Abreu
Parabéns ao colunista pela sua coluna. É preciso divulgar a matemática assim como seria interessante uma coluna sobre xadrez em um país que só se pensa em futebol. Um país sem matemática não chega a lugar nenhum. Com matemática, chega à Lua, à Marte e vai aonde quiser. A propósito, os números e que pode ser 2,72 ou 2,71828... e pi que pode ser 3,14 ou 3,14159... podem ser tratados como constantes?
-
Eduardo Virgilio Nunes Coelho
Então, Sr. Diretor, não é dito que a vida é uma roda? Uma roda é um círculo. O número Pi foi uma solução mágica para a geometria do círculo. Sendo a constante matemática mais popular e de larga aplicação, é justo considerar que seja, também, associada a todo tipo de problema que exista ou venha a existir no cosmos.
-
João Henrique de A Franco
Esse problema é conhecido como "problema da secretária" (secretary problem), cuja solução pode ser consultada, em inglês, na Wikipédia (https://en.wikipedia.org/wiki/Secretary_problem). De acordo com o algoritmo proposto, a probabilidade de encontrar-se o envelope com a maior quantia é igual a 1/e (aproximadamente 0,368 ou 36,8%). Interessante, não?
-
Tiago Montagna
Poxa vida, achei que fosse encontrar a resposta na matéria! Ahaaha
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.