Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. NACIB HETTI

    Assim é o capitalismo. A China, mesno denominada comunista, exerce a pior espécie de capitalismo: de Estado.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      é o "comunismo de mercado". não passa de uma ditadura. mas para nós isso pouco importa. Temos que negociar com todas as nações, sejam ditaduras de esquerda, direita ou fundamentalistas. não temos nada a ver com isso. chama-se boas relações externas e patriotismo (cuidar de nossos interesses). falta de patriotismo é, de graça, criticar a China e seu povo (perdemos contratos). De graça, apoiar um candidato nos EUA. De graça, descaso com amazonia (perdemos contratos com mercado europeu).

  2. Edson Saito

    I Love you Trump

    Responda
  3. RICARDO ARANTES MARTINS

    Interessante. Ministros de Bolsonaro pensam! Acreditam que mesmo após um apoio aberto de Jair aTrump não haverá represálias Este cara não está nem ai para o Brasil. Como Presidente deveria ter alguns princípios acima de sua personalidade.De Graça Defendeu a capital de Israel em Jerusalém, sendo que sempre tivemos boas relações com o mundo muçulmano. De Graça ataca a China e ao povo Chinês e já perdemos contratos. Descaso com Amazonia e estamos nos afastando do mercado europeu. falta patriotismo.

    Responda
  4. CARLOS ALBERTO PINHEIRO FONTES

    Descobriram outro mundo.!!! Estão certíssimo, independente de quem ganhar, os Americanos "povão" continuarão a ter: Respeito, estradas maravilhosas, infra estrutura impecável, segurança, ótimas escolas, poder de compra excepcional etc. Já no brasil, !! essa meia dúzia de políticos só pensam em legislar em causa própria, empresários fazendo todo tipo de conluio para se dar cada vez melhor, os militares e judiciário também se dando bem com altos salários e no final o povo que se exploda.!

    Responda
  5. carlos cardillo

    Não há novidade nenhuma nisso. Cada um defende seus próprios interesses, a menos que seja muito ingênuo para acreditar que interesses estratégicos sejam trocados por pseudo amizades pessoais.

    Responda
  6. Wil Prado

    Só mesmo um bolsopata para imaginar que os EUA vão defender os interesses do Brasil a troco de hamburguês, bonés e outras camaradagens para tapear menino bobo. Melhor negociar com todo o mundo, com uma política internacional altiva.

    Responda
  7. Wil Prado

    Só agora descobriram isso? Depois de submeterem nosso país à essa vergonhosa vassalagem trumpciana!

    Responda
  8. Claudio Marcio Domingues da Silva

    Então por que o governo do miliciano bolsonaro puxa o saco do Trump? Se tanto faz, por que a bajulação do miliciano bolsonaro com o Trump?

    Responda
    1. SILVIO SANTOS

      Você mesmo respondeu. Não passa de puxa saco.

  9. Marco Souza

    Até que enfim, avaliações sensatas. Não ganhamos nada com os americanos. Só uma falsa ideologia de liberdade, que cai por terra quando se trata de economia: grana. Com os EUA só contrairemos mais dividas de médio e longo prazo e economia de troca que pende só para americanos. Melhor comercializar com o mundo.

    Responda
  10. Caio Figueiredo

    Moro nos EUA, americanos não sabem nada do resto do mundo. Biden vai mudaria muito pouco em termos de política externa. O único problema é que o tapado do nosso presidente fica se intrometendo e torcendo abertamente para um dos lados.

    Responda
  11. Paulo Wach

    Os americanos só pensam neles e o Bolsonaro só pensa nos americanos e, está se lixando para o que pensa os brasileiros.

    Responda