Opinião > Quem vai pagar a conta? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Flávio Rodrigues Fonseca

    Há sim injustiça tributária no Brasil e estou do lado fraco da corda e não tenho porque defender bilionários, mas as argumentações do senhor Feldmann são distorcidas. Nenhum desses bilionários foi à boca do caixa e viu R$ bilhões a mais na sua conta. É preciso esclarece que foram as ações de suas empresas se valorizaram o que ocorreriam até em maiores proporções sem a pandemia e quem fez isso foi o mercado que enriqueceu junto. (segue)

    Responda
  2. Flávio Rodrigues Fonseca

    Outra distorção é taxação de herança e patrimônio. Ora, o que se deixa de herança e o que se tem de patrimônio é ou deveria, ser fruto de uma economia que já foi taxada. Taxá-la de novo? Se o que os bilionários pagam p de I.R.P. F é pouco, ou que deveriam pagar aí é outra história. E aproveitando a deixa, não custa lembrar que exatamente o único imposto sobre patrimônio, o IPTU representa péssimo exemplo de retorno ao contribuinte.

    Responda
  3. João Leite Leite

    Não só os ricos mas, os políticos também precisam contribuir com uma parcela de sacrifícios. É muita mordomia dos políticos. 30 assessores que ninguém sabe o que eles fazem. Dá para economizar algumas centenas de bilhões em todos os níveis da politica. 15% de impostos onde. Nós pagamos mais de 60% de impostos. Só imposto de renda 27,5%. Qualquer compra que vamos fazer pagamos acima de 30% de tributos.

    Responda
  4. Márcia Meireles

    Os dados apresentados são contundentes, o Brasil precisa de uma reforma tributária justa, quem tem mais deve pagar mais.

    Responda
  5. Cloves Oliveira

    O artigo simplifica o tema ao acreditar que um aumento dos impostos poderia ser confinado apenas aos ricos sem que isso afetasse a economia como um todo. Qualquer aumento no imposto de renda da camada mais rica da população — seja o 1% mais rico ou os 5% mais ricos — irá acabar por elevar os impostos que toda a população paga indiretamente na forma de produtos e serviços mais caros. A economia de mercado é um sistema social que funciona como os vasos comunicantes.

    Responda
  6. MARCOS BENASSI

    Seu Fábio, você se refere às noção de justiça pra defender um imposto sobre os riquíssimos. Como o próprio nome indica, um ato de força do representante de todos, o Estado, a fim de corrigir uma distorção, um erro que culmina injusto. Tipo assim, o remédio para o câncer, digamos. Que tal sairmos da epiderme e começarmos a conversar sobre o modelo que diz ser justo acumular riquezas em tal proporção? Tipo assim, discutir o tabagismo, antes do tumor. [Cont.]

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      [Cont.]... tumor. Porque é muito precário tratar como justa a acumulação ilimitada e injusto o seu usufruto ilimitado. Por que é justo que eu, no afã de acumular, possa criar uma legião de miseráveis, com vidas restritas e confinadas e, ao fim e ao cabo, deva dividir minha riqueza? Isso cria, inclusive, resistência social: aqueles que são pobretões, mas almejam acumular, acabam se opondo a redistribuição "justa", sonhando com seu próprio enriquecimento. O liberalismo é tosco...

  7. Herculano JR 70

    1O mais injusto é pagar impostos p manter estado concentrador de renda, predador, incompetente, q distorce tudo em q se mete, q alimenta, p. ex. as aberrações das universidades publicas, de onde é egresso o autor, q fala em causa própria, impostos p pagar seus privilegiados salários. A reforma necessária é a q tire funções do estado e gastos respectivos. Os ricos produtivos, os ñ rentistas de títulos públicos, ñ são burocratas, mas produtores, ganham, mas ñ gastam, investem p produzir.

    Responda
  8. Herculano JR 70

    2Qto a divida, é imoralidade do estado gastar mais do q arrecada, criando um estelionato, pois ñ oferece garantias. Algo q ñ deveria ser permitido ao estado predador. Ñ tem ñ paga fornecedores, funcionários, juros, etc, assim se comporta como ente moral. Mas, se for emitir, algo indesejado, pois as crise de estado tem q aparecer e ñ ser apenas contábil, q seja em papel moeda ñ papel titulo publico q paga juros, q é dinheiro do mesmo jeito, e q alimenta os rico rentistas de títulos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.