Hélio Schwartsman > O que deu errado? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A verdade é que Trump fez um bom governo para os americanos, especialmente do ponto de vista da economia. Ele pegou um paÃs em grave crise econômica e em pouco tempo mudou os rumos da economia, o que somente foi abafado pela epidemia, que não foi criada por seu governo e para a qual o mundo de certa forma não estava preparado.
Vc pegou os dados sobre ter pegado um paÃs em grave crise econômica, certamente do WhatsApp ou do Twitter dó Trump.
Pegou um paÃs em grave crise econômica? De onde vc tirou isso ? Ele foi eleito através de fake News e arrogância.
Pegou um pais em "grave crise econômica"? Por favor, passar as fontes de dados crÃveis.
Trump, Biden ou Tiririca, tanto faz: Enquanto as raÃzes não forem cortadas...tudo está bem...e vai continuar bem...num jardim. (O Videota-Kosinsky) (Sr. Chauncey Gardiner – Muito além do Jardim) O Jardim meu caro, é o Reino de Ferro, nele os Galhos são os problemas e todos os "Presidentes" do Mundo são somente "Galhos".
Muito boa a sua lembrança do "Videota", meu amigo. Aquele filme é uma metáfora perfeita dos tempos em que vivemos.
O trono e raizes sao o estado e sua burocracia.
Democracia significa soberania da vontade do povo, mas o que fazer quando essa vontade é excessivamente polarizada onde a vontade de uma metade do povo não é a mesma da outra metade? É o que teremos nos EUA, com a vitória dos democratas e a ferrenha oposição dos republicanos. Esse é um governo que vai dar certo?
Democracia e limite ao poder baseada no tripe: leis escritas em codigos, divisao e rotacao de poder. Foi subvertido. A vontade do povo deveria ser limitar e ñ obedecer o poder q habita o estado. O estado ficou gde e gera a confusao vc bem lembra. Aqui aconteceu com Bnaro Pt q perdeu mas com gde qtidade de votos e agita. O contrario sera verdade
O que deu errado lá eu não sei, mas aqui teve uma enorme ajuda do parlamento e do judiciário para desgastar um governo (vide golpe de 2016) e, principalmente, a prisão do principal candidato. Tudo isso com notório apoio de alguns nobres colunistas.
Exatamente isso. Venderam essa ideia de desgoverno e corrupção sem precedentes. Os bovinos mugiram... Viabilizaram o golpe, cujo interesse real era estancar a sangria de corruptos congressistas. Os bovinos mugiram... Depois a prisão sem provas de um ex-presidente, forte candidato, orquestrada por um conluio jurÃdico/partidário com sede de poder. Bovinos mugiram... Hoje temos o que?Centrão mandando, corrupção encoberta, milÃcias fortalecidas, mortes desnecessárias, ignorância. E os bovinos?!
Não tÃnhamos um governo em 2016, e sim uma Fac ção Cri mino sa comandada por um Ban dido Bar budo que deveria estar no xilindró por muito tempo se não fosse a conivência de membros do STF.
O Hélio ao que parece tem memória curta.
O importante é que sempre vai continuar existindo pessoas no mundo, que assim como eu e a maioria da humanidade, entendem com plena convicção, que onde estiver trump, bolsonaro, moro, doria e similares, estaremos distantes e do outro lado gritando !!
Entao, talvez, um Acrata, como eu: estado pequeno, serviçal- so de serviços e sem poder
Desconfio que é algo primitivo em nós: queremos alguém que bote ordem na casa, um cara (um homem mesmo) durão que forneça proteção num mundo inseguro, alguém que mostre as armas para aquele que está me ameaçando, alguém poderoso que irá dissipar todos os meus medos. Que doce ilusão imaginar que isso possa vir de uma figura central que concentre todos os nossos anseios.
Paloma, vc fala do nossos pais, o unico poder legitimo e q e libertador, q nos protege. Mas, ai esta a emancipacao, perceber q o estado ñ e nosso pai mas nosso opressor, q diz q nos protege. Ser adulto e saber q a protecao esta por nos mesmo.
Também acho. E é bem possÃvel que na mente de muitos eleitores, a imagem dos motins raciais esse ano tenham chocado mais que o longo rosário de mortes da pandemia. A incompetência gerencial não inflama emocionalmente.
Muito bom, Paloma. Só falta discernir as fontes dos medos e inseguranças - mas isso talvez só daqui a um longo tempo.
Sou contra estado, mas no contexto sou Trump, q é contra a hipócrita tradição, o mesmo da metade dos Eua q vota nele, justo por razões contrarias a q fala o colunista. Razões populares ñ populismo q é sua desqualificação. P. ex. as minorias, devido a nossa compreensão, q arrasta legisladores e juizes, se tornaram ameaças raivosas com prisão, uma nega a biologia. Infeliz/e o povo, e ñ gosto de censurá-lo, ñ percebe q a panfolia arruinou a economia p tal vida, q Trump tentou impedir. Futuro dirá
Trump no geral fez um bom governo. Cortou impostos e manteve crescimento econômico robusto com inflação controlada e números recordes de baixo desemprego. Não fosse o imprevisto da pandemia, provavelmente teria sido reeleito.
Acho a explicação simples, ainda que escabrosa: enquanto a Ciência e a Tecnologia avançam numa direção, a estupidez, multiplicada por elas, como nas redes sociais, avança na direção contrária. Veja-se o exemplo da televisão, uma das maravilhas do século 20: facÃnoras a dominaram e investem no pior e mais vulgar da raça humana.
Driblou os caciques ganhando as primárias. A mÃdia deu muito espaço a ele por ser gerador de notÃcias.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O que deu errado? Voltar
Comente este texto