Oscar Vilhena Vieira > Democracia no fio da navalha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alberto A Neto

    Vilhena anda bem quando mergulha nas constitucionalidades. Aí nada de braçadas. Já quando faz ciência política, aí vai mal, igual ao editorialismo raso da Folha. A Democracia não 'está no fio da navalha'. 'É o próprio fio' da navalha. A Democracia são os senhores da dominância econômica, donos do dinheiro, as mil maiores empresas e seus representantes políticos no Parlamento. O Império do Norte é o mesmo. Desta vez não foi preciso assassinar o 'Tramp'. As urnas foram mais do que suficientes.

    Responda
  2. José Cardoso

    A grande frustração do Trump é saber que sem o imponderável que foi a pandemia, ele seria muito provavelmente reeleito. O voto nos EUA não só é facultativo como o dia da eleição não é feriado. Mas a pandemia tornou legal para qualquer um votar antecipadamente pelo correio. O custo de votar baixou, o que foi decisivo.

    Responda
  3. Hercilio Silva

    Não polarizar com autoritários não funciona, eles usam a polarização para se dar bem. Quem propõe políticas antipopulares não é populista, quem defende ditadura é autoritário, fascista, não é populista. Foi minimizando isso por serem neoliberais que chegamos a isso.

    Responda
  4. Benedicto Ismael Dutra

    Correto, a humanidade está no fio da navalha, com enormes desequilíbrios de difícil solução. EUA, não se sustentou como nação modelo, transferiu a produção para fora, tem novas gerações com pouco preparo, embora melhor que do Brasil. Com quase 8 bilhões de bocas e natureza esfolada, a miséria foi espalhando pelo mundo cuja prioridade é ganho financeiro e poder. Um fio de navalha cortante que se quer afastar com a uniformização do comportamento da massa para se que mantenha no limite.

    Responda
  5. Cloves Oliveira

    Centrar os problemas dos EUA no Trump é ceder à tentação de achar um bode expiatório em vez de atacar as verdadeiras causas. Espero que o povo Americano não cometa esse equívoco. O sistema político Americano foi organizado tendo como princípio o domínio do homem branco conservador. Ocorre que no final dessa década, as pessoas não brancas abaixo de 30 anos serão maioria no país e o GOP se tornará o partido de uma minoria. A política atual está em descompasso com os novos valores da população.

    Responda
  6. Vinícius de Oliveira

    Menos adjetivações partidárias doutor. O judicial review dos sistemas de votação é um processo normal de toda democracia. A pressão pela auditoria de votos questionáveis é um pleito legítimo e apoiado por milhões de eleitores. Foi exercida por Gore em 2000. Isso é chacks anda ballances. Mas tem que ter fim. Atestada a legitimidade em processo judicial que se findem as querelas. O Brasil resolveu este problema há quase cem anos delegando ao próprio órgão judicial a administração do processo.

    Responda
    1. MARCO VINICIUS CORCO CABRAL

      Legítimo seria se tivesse algum fundamento. Do jeito que está sendo feito por Trump por si só já mostra que ele não tem condição moral de ser presidente

  7. Matheus Passos Silva

    No geral concordo com os argumentos do articulista, mas acho temerário – pra não dizer arrogante e errôneo – dizer que, neste momento (7/11), Biden “já ganhou”. Ee está na frente, mas a eleição ainda não acabou.

    Responda
  8. moacyr da Silva

    Será que os brasileiros da manada terão inteligência suficiente para não reeleger o clone??!!!

    Responda
    1. Regiane Adam

      O Bozó pra virar cópia do oompa loompa precisa comer mto pão com leite condensado ainda...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.