Hélio Schwartsman > Democracia na América Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. KLAUS R PEREIRA

    Os candidatos todos apoiados por Bozonaro são derrotados: tunga Netanyahu, panamá Macri, Mesa e Camacho golpistas, ronniemac Trump e agora assistiremos o naufragar dos cruzcredo no Rio e SP, só falta dar Boulos, já deu Manuela.

    Responda
  2. KLAUS R PEREIRA

    Os candidatos todos apoiados por Bozonaro são derrotados: tunga Netanyahu, panamá Macri, Mesa e Camacho golpistas, ronniemac Trump e agora assistiremos o naufragar dos cruzcredo no Rio e SP, só falta dar Boulos, já deu Manuela.

    Responda
  3. FABRIZIO WROLLI

    Segundo Trump e Bolsonaro há 75 milhões de comunistas nos EUA que votaram no Biden e 47 milhões de comunistas no Brasil que votaram no Haddad. Meu, 122 milhões de comunistas apenas nestes dois países. Quem diria, hein? Kkk

    Responda
  4. RICARDO ARANTES MARTINS

    A democracia tem como base o liberalismo (não necessariamente economico). liberdade total de opiniões - esta liberdade cessa apenas, com ideias que possam derrubar a liberdade total de expressão. em muitos países democratas de primeiro mundo pode haver cadeia se pregar contra a democracia (seja ditaduras de direita ou do proletariado).

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      tem previsão constitucional mas não tem lei penal para fazer cumpri-la. eles deveria ter sido presos sem dúvidas

    2. Paulo Zacarias

      O objetivo do inciso XLIV do artigo 5º, promulgado pela Constituição Federal de 1988, é proteger a própria Constituição Federal e o Estado Democrático de Direito, recriminando ações que ameacem a existência desta norma e seus princípios, como a democracia... Sendo assim, aquele domingo fatídico de abril de 2016 o atual presidente, filhos e um punhado de pai de família e santos do pau oco deveriam ter saído direto para um camburão, não?

  5. José Cardoso

    Mudar o sistema eleitoral é muito difícil porque quem tem o poder de fazê-lo subiu na vida nessas regras. Vide a dificuldade de qualquer mexida por aqui em nosso sistema partidário fragmentado e cartorial. A questão do voto distrital e do colégio eleitoral nos EUA é semelhante.

    Responda
  6. Wil Prado

    Democracia é, concordo, Hélio. Mas não é assim nenhuma Brastemp, certo? Uma democracia meia-boca, com cédulas de papel e urnas de papelão (para facilitar manipulações?), onde o voto popular (que devia ser a pedra angular) vale menos que o voto dos tais delegados. Quer saber a verdade? No fundo, no fundo, quem decide as eleições são os grandes grupos econômicos!

    Responda
  7. José M Leal

    "Os protocolos facilitam a vida, mas o mundo real tem mais a ver com os comportamentos e atitudes do que com sua codificação". Excelente diagnostico, Hélio. Você é melhor quando guarda o ódio e o Nazismo na gaveta e trata apenas de conceitos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Importantíssimo o seu diagnóstico sobre o H. S. Estarrecedora a sua conclusão. Como não víamos isso antes?, fico a me perguntar. Fiquei muito instruído. Continue diagnosticando o ódio e o nazismo em pessoas insuspeitas, Leal, fico-lhe muito grato. Obrigado.

  8. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    America dividida. Ou cortina rasgada pela primeira vez. Visão de nação como outros países, os Estados Unidos não possui. O nome já diz tudo. De um xerife de um condado: “La vem essa turma de Washington que pensa que são donos dos Estados Unidos”. Não obstante é a maior democracia do planeta Terra.

    Responda
  9. Alberto A Neto

    Nelson Rodrigues parece ter tocado no busílis da questão. Dizia o cronista da vida como ela é: ''No Brasil, a delícia do poder é o seu abuso''. Não só no Brasil, nas Américas!

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Frase magnífica e que expõe muito bem a "doença do poder" neste país de coronéis.

  10. ANDRÃ LUIZ VIANNA

    No entanto, me parece um absurdo que 3 redes de TV tenham interrompido a transmissão da fala de Trump, alegando que eram falsas. Por que não deixar para o telespectador tal julgamento? Os órgãos de comunicação existem para comunicar, em uma democracia. André

    Responda
  11. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    A Democracia é o melhor sistema de governo, permite controle do exercício da tirania, não do poder. O poder exercido dentro dos limites impostos pelo modelo é o esperado. Bolsonaro e Trump negam aceitar esses limites. O primeiro comandou uma turba de ignorantes que pedia o fechamento do congresso e do STF. Queria o quê? Governar sem limites, sem controles que são exercidos por esses outros poderes . Trump agora investe contra o sistema eleitoral do país. Pretende o quê? Poder ditatorial!

    Responda
  12. RICARDO ARANTES MARTINS

    Na história da humanidade, todos os povos que atingiram patamar de bem estar social, sem fome, com acesso a boa educação, sáude, cultura... são democracias consolidadas há décadas (e parlamentaristas). tomemos o grande império inglês do Sec. XIX india, africa, oceania... mas o povo vivia mal. algumas ditaduras fizeram crescimento. nenhuma tão rápido como da hitler, mas não servem, não garantem bem estar a médio prazo. somente com a consolidação da democracia evoluíremos.

    Responda
  13. Aurelio Guerreiro

    Sistema eitoral americano é pouco republicano e pouco democrata.

    Responda
  14. Herculano JR 70

    Democracia é limite ao poder, ñ é governo. Leis sob a demo deveriam se chamar limites, foi gde erro manter o mesmo nome qdo a demo substituiu o absolutismo. E obvio, o mesmo conceito d poder q faz as mazelas d mundo. Ñ há virtude publica, o poder sempre foi imoral. Detesto o estado, no contesto gosto d Trump, e Bnaro, justo pq desafiam o stablisment, ridicularizam o poder, quebram sua aura divina e o conceito falso de Estadista. Vai ser chato, no mínimo, por um polido Biden, mais do mesmo.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Sua opinião s/ bnaro pq solidez stablishment td. Obvio. Ñ é gvno. Ridiculariza pd, divina aura estadista. Biden gv, q sabe? D. nos ajude!

    2. Hercilio Silva

      Entender porque políticos que defendem o pior do stablishment são vistos como anti sistema é muito difícil. Defendem regras de um tempo onde o nível de vida da maioria era horrível é ser anti sistema? A única parte do sistema que contestam é a democracia, o poder econômico aceitam com gosto e querem a sociedade sob domínio aberto e autoritário do mesmo.

    3. Rafael Gallina Delatorre

      Entendi, o melhor é o cada um por si e Deus por todos.

    4. RICARDO ARANTES MARTINS

      Legal Herculano. Uma primeira explicação de um Jairista que faz sentido. Não gosto em nada do que Trump e Trump/Jeca do Brasil representam. mas teu arguemento é muito bom. O Poder é realmente muito triste. corrompe. Este Estado Enorme que o Brasil tem corrompe compulsivamente. Creio que temos que fortalecer as instituições na frágil democracia brasileira. só a democracia leva ao bem estar social (história mundial) e trump ridiculariza as instituições... entendi o ponto de vista. bem punk.

  15. Ayer Campos

    A avaliação positiva das urnas eletrônicas vai ter que ser revista quando se impuser a recontagem. Ou esta está fora do horizonte do otimismo brazuca? Pensemos com cuidado nas 'obtemperações' de JB sobre o voto impresso...

    Responda
    1. Ayer Campos

      As questões levantadas por Jove devem ser dirigidas aos que eventualmente contestarem, com força eleitoral e moral, a lisura dos resultados. Não bastará acusá-los de 'encheção de saco'...

    2. Jove Bernardes

      Ayer, vencá. Pense cá comigo. Você já exigiu de sua operadora de telefone - fixou ou celular - a recontagem de todo tempo gasto nas ligações ou confia caladinho nos extratos que lhe mandam todos os meses? Exija a recontagem. Exija! É direito seu. Você, como consumidor, pode exigir todos os meses a demonstração e a recontagem de todo o tempo gasto, segundo a segundo. Por que não pede? Que encheção de saco! Falar mal das urnas é mais fácil, né, cidadão?

    3. moacyr da Silva

      Voto em papel é mais um dos retrocessos deste desgoverno. Intenção: burlar e vencer no tapetão como está tentando seu clone Trump

  16. José Ricardo Braga

    São funcionários do Estado, não de governos... ;)

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Curto e grosso, Zé Ricardo. Aqui na Brazucolândia, funcionários do governo acreditam ser o próprio Estado...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.