-
KLAUS R PEREIRA
Todos os candidatos apoiados por Bozonaro são derrotados: tunga Netanyahu, panamá Macri, Mesa e Camacho golpistas, ronniemac Trump e agora assistiremos o naufragar dos cruzcredo no Rio e SP, só falta dar Boulos, já deu Manuela.
-
Alberto A Neto
Basta lembrar Henry Kissinger para não estranhar o balaio de gatos representado pelo sufrágio 'confederativo'. Nada a dever às eleições a bico de pena da República Velha, bem historiada por Edgard Carone. Diz o secretário de Estado mais influente do século XX: 'a ilegalidade praticamos logo; a inconstitucionalidade demora um pouco mais'. A regra de ouro da 'Democracia na América' é o patronato dominante na economia e sua representatividade política no Parlamento. O resto são os votos.
-
Saulo Camargo
Lá não tem TSE,voto obrigatório,fundão e nem cotas .Tem que respeitar.
-
Jeferson Costa
Pela-saco.
-
Luiz Antonio
Trump saiu da Casa Branca para jogar golfe, alguém aí chama um chaveiro e manda trocar as fechaduras.
-
KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO
Quanto à Câmara Federal, Mário está certo. Quanto aos demais postos, não vejo necessidade de mudança. O mais complicado está nas regras para as candidaturas e campanhas. Muito injustas nossas regras para campanha.
-
Wil Prado
Deixa eu ver se entendi direito. Se Biden está ganhando as eleições e Trump pede a interrupção da contagem dos votos, só podemos concluir que o Sonegador quer impedir que se apure o tamanho da surra!
-
moacyr da Silva
E o clone de nosso país quer a volta da cédula de papel para vencer no tapetão. Mais uma loucura do Bozo.
-
-
Rodrigo à vora
Falou, falou e não disse o que todos escondem: a democracia estadunidense é indireta. Não é um modelo exportável ao resto do mundo. Seu supremo cargo majoritário não é decidido pelo cidadão. Uma farsa.
-
mario josé corrêa de paula
Vamos aproveitar e ver o nosso próprio rabo: Um voto para a câmara dos deputados no Brasil tem peso diferente, conforme o Estado. O voto paulista vale muito menos do que o amazonense, por exemplo. E a câmara é a Casa do Povo. No senado, nem se fale. Que tal começarmos a mudar por aqui.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
E pensar que durante séculos nos venderam essa coisa anacrônica como modelo de democracia. Até o nosso as vezes é menos pior! Quem os tira dessa sinuca de bico em que se meteram? As mudanças em estados tradicionalmente republicanos como a Geórgia indicam o caminho, sem guerra civil.
-
Charles Freitas Pessanha
Caro Demetrio, os sistemas eleitorais servem para transformar votos em cadeiras. Em varias sociedades essa transferência não obedece a regra um homem um voto, exatamente. No Reino Unido é possível um partido alcançar o maior número de cadeiras no Parlamento sem obter o maior número de sufrágios!
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Não a toa é o país que fundou os EUA. Cita outro que não seja da mesma tradição.
-
-
Sylvia Alves Corrêa
A formação histórica dos EUA explica a adoção de um sistema eleitoral complicado, anacrônico e, para nós, não tão democrático. No Brasil, o processo histórico também evidencia nossas escolhas e nossos aperfeiçoamentos. O que temos que questionar em ambas as democracias, pelo meio democrático, é a escolha de lideranças antidemocráticas e de personalidade doentia. Lá e cá não sabemos como evitar o seu sucesso e a radicalização de seus propósitos.
-
Bolívar Arsênio Silva
O colégio eleitoral vem de tempos mais rústicos, da ideia de semi-colônias prevenirem que aventureiros não galgassem a presidência ludibriando o populacho. O sistema tornou-se arcaico, e não impediu essa excrescência q é DTrump. Ele chegou lá tendo perdido no voto popular por mais de 3 milhões de votos. Inacreditável!
-
-
José Cardoso
Interessante essa perspectiva histórica do Demétrio. É preciso lembrar que quando algumas colônias (as que formam hoje o Canadá ficaram de fora) inglesas se rebelaram, já existiam na Europa modelos federativos como os países baixos, a Suíça e principalmente o sacro império germânico, todos aristocráticos. A ideia não surgiu do zero na cabeça dos colonos. A ideia dos direitos do homem era um tempero ideológico, mas o princípio fundador prático foi antes a federação que a democracia.
-
José Geraldo Morello
Prezado Demétrio, gostaria que você escrevesse um artigo com base em uma cabeça, um voto sobre a composição da câmara federal de deputados. Comparando, por exemplo, o peso do voto de um deputado de Roraima versus um de São Paulo em relação às respectivas populações.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Essa é uma das distorções de uma constituição elaborada por um congresso constituinte que tinha senadores biônicos eleitos pelos ditadoras militares e deputados eleitos no sistema distorcido pela ditadura para manter o controle do legislativo. A grande obra do Sarney foi desrespeitar o compromisso de eleger uma Assembleia Constituinte que eliminaria essas distorções antidemocráticas.
-
Peter Janos Wechsler
E isso aí. Uma pessoa um voto vale apenas para eleições para cargo executivo.
-
Peter Janos Wechsler
E isso aí. Uma pessoa um voto vale apenas para eleições para cargo executivo.
-
-
Hercilio Silva
Funciona a 200 anos, mas o problema real é que o partido republicano se deixou dominar por extremistas de direita, virou quase um saudosismo da guerra de secessão. Esses grupos sonham ganhar a guerra que perderam e erguer em leis religiões e preconceitos. Não é tributo mais a discussão. É o direito de impor religião, moral, racismo e modo de vida que eles reivindicam. Derrotá-los e fazer retroceder a toca é a única saída.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Essa longevidade e um dos peixes podres que nos vem sendo vendidos a séculos. Pode ter funcionado um dia mas faz tempo que já não é assim e além de tudo é difícil de mudar, mas mudará, como indicam estados tradicionalmente republicanos que agora votaram no Biden. Talvez nso seja necessária a guerra civil.
-
-
Diogo Teixeira
Dar o poder ao povo quase nunca foi unanimidade como sabemos. Afinal, como separar a tênue linha entre populismo de todos e autoritarismo de poucos? O que seria melhor: o risco da anomia coletiva ou a certeza da ordem autocrática? Ainda acho que o povo deve ser soberano quase como no comunismo, isso sem a violência a qual ficou vinculada, para o bem e para o mal. O caso dos EUA apenas nos mostra o quão longe estamos desse ideal de autossuficiência.
-
Bolívar Arsênio Silva
*Tirania da maioria* são termos em si contraditórios. Agora mesmo, nos EUA, isso não está ocorrendo, visto q ambos têm votação expressiva, não destoantes entre si. E são recordes históricos! Isso indica a sabedoria da votação popular. Já o Colégio Eleitoral há muito tempo mostra-se arcaico, deve ser eliminado ou tornado proporcional, forma está mais sintonizada com a vontade do povo.
-
Luis Felipe
Apenas para ser proativo: tirania da maioria é a força irresistível que as maiorias adquirem na democracia, que se não balizadas por limites éticos e por instituições independentes, colocam em risco a vida fisica de individuos, a propriedade privada e a liberdade das minorias. O conceito tem a ver TB com o adesismo automático de parcelas da população a teses políticas, pela preguiça em participar do processo político, o que empodera teses nao necessariamente majoritarias.
-
Luis Felipe
Vá estudar um pouco antes de falar bobagem, bolívar! O demétrio, quando fala em tirania da maioria está fazendo uma alusão ao conceito sociológico cunhado por Alexis de Tocqueville no clássico A Democracia na América. Nesse tempo das opiniões desembasadas vivemos isso: as pessoas falam qualquer coisa que pensam mesmo que não saibam sobre o que falam.
-
-
Diego Mentor
Mais hunildade. Colégio eleitoral dá voz e relevância às minorias. A população negra abrange 14% do povo estadunidense, mas em 9 estados eles alcançam a relevância de um terço do eleitorado, definindo a eleição nacional, vide Geórgia. Na federação os estados menores necessitam de voz, caso contrário os EUA seriam a república da Califórnia. No Brasil colégio eleitoral mão faria sentido pq somos uma falsa federação, estados que mais se assemelham a províncias, sem autonomia real
-
Antonio Carlos Mazzeo
Um bom e didático artigo. Vemos que sobrou alguma criticidade no articulista, ex adepto das ideias de Trotsky.
-
Luis Felipe
Quanta bobagem se escreve por aqui!
-
-
neli faria
E o Brasileiro criticar o processo eleitoral dos EUA: 244 anos de Democracia e jamais houve um golpe de estado.E aqui até os civis instigaram os preparadíssimos militares a darem golpe de estado.Vasta conhecer, minimamente, a História. Aqui apura mais rápido? tem TSE? Tem Tribunais Eleitorais? Sim! Mérito? Nem tanto! Ocorre que os eficientes políticos brasileiros apenas pensam em si e nunca no bem comum. Lá 435 Deputados Federais,aqui 513,lá 2 Senadores aqui 3,lá não tem fundo partidário...
-
neli faria
José Padilha: você conhece as figuras de linguagem ? Recorde-se das lições de português,nas figuras de linguagem, numa delas e encontrará a resposta.... Fetiche? O único fetiche que sei que tenho é pelas vitórias do Santos.O resto é coisa de somenos.Aliás, sou até pela extinção.Relembro que o Exército mais poderoso da Terra em 244 anos jamais deu golpe de estado.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Que fetiche é esse pela milicada? Preparadíssimas?!!??!! No desgoverno Bozo eles está dando uma excelente demonstração desse suposto preparo. Aliás, nem para a guerra eles estão. Não precisamos deles!
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
As distorções do nosso sistema não tornam boas as daquele que sempre nos foi vendido como exemplo de modelo democrático, o que não é. Aliás, como bem disse outro leitor, os EUA estão muito longe disso!
-
neli faria
Diego: nem me decepciona o que sempre soube!E fui chamada um dia de comunista?Cheguei do grupo escolar e vi o defunto pai, então vivo(45 anos!),ouvindo,triste,o rádio: o que houve?O Kennedy morreu!...bem feito! Ele:não fale isso senão "eis"(eles)vão te prender como comunista Lembro da morte de Bob:jornaleiros anunciando extra,extra:Morreu Bob Kennedy!,Rua Direita.Não estou fazendo análise sobre racismo,e nem do processo político!Só dando meu pitaco!O meu 2º voto foi para:Teodosina Ribeiro!
-
Diego Mentor
Desculpa te decepcionar, mas no primeiro século apenas homens brancos ricos podiam votar nos EUA. Os negros conquistaram o direito ao voto um dia desses... Em 1965... mas só conseguiram efetivar esse direito na década de 70 pq eram espancados na fila de votação...
-
neli faria
Lá não tem Senador Sem voto! Aqui tem! Lá mandato de 6 anos,aqui 8. Lá se um do Legislativo vai ser Subalterno do Executivo, tem que renunciar, aqui? Paga-se 2 salários , para o subalterno do Executivo e para o Suplente.Pela redução do Número de membros do Legislativo.Democracia não se faz colocando o Interesse público acima do bem comum. Lá 100% saneamento básico.Aqui? Todos sabem! Apagão no Amapá! Lá?Desenvolvido!E aqui? Eterno subdesenvolvimento!
-
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Memórias da Casa Branca. Certa vez John Kennedy recebeu para jantar aqui 30 cientistas americanos Prêmio Nobel. Disse:" Esta sala nunca teve tantos talentos reunidos, desde que Thomas Jefferson jantou aqui sozinho." Eu, Casa Branca, com JFK era então a Corte de Camelot. Com o arruaceiro, ignorante e anticiência que hoje a ocupa, amigo do Bolsonaro, sou a cloaca do Mundo.
-
Leonardo Trindade
Chega a ser engraçado ler isso em um jornal que é a favor do parlamentarismo e da eleição indireta à presidência.
-
Roger Z Moire
Não existe "um eleitor um voto" nem no Brasil. O legislativo, que numa democracia tem a maior fatia do poder, é eleito por voto proporcional. Do contrário, estados com população diminuta não teriam representação no Congresso.
-
Cloves Oliveira
A partir dos anos 80, a politica Americana tem passado por um lento, mas gradual processo de privatização, o qual aliado ao fenômeno da política de identidade, culminou com a alienação das pessoas sobre o que acontece em Washington. Por isso o DJT sobreviveu por quase quatro anos com a popularidade mais estável dos últimos nove presidentes. A política e o conservadorismo no país estão se tornando irrelevantes, na medida em que as pessoas se convencem que a política não irá resolver problemas.
-
Marcelo Ribeiro
Aconteceu o imprevisível, a pandemia causada pela Covid-19, que destruiu a economia e revelou que o bem estar social não pode estar somente calcado na economia e na livre iniciativa. Ao negar a importância da pandemia e ausência de políticas públicas de saúde o governo americano agravou o desempenho da economia. O anacronismo do sistema federativo americano elegeu um déspota que reforçou a crença errônea que o importante é a economia e a política é irrelevante, não é.
-
Maurizio Ferrante
E o que resolve problemas? A força? As uma e tantas armas que cada americano tem em casa?
-
-
Gennaro Di Trocchio
A escolha dos pré candidatos é bem democrática,nenhum poste é escolhido pela vontade de um dono de partido.
-
Luis Felipe
Um avanço para a democracia seria magicamente as pessoas acordarem com vergonha de falar, e escrever, bobagem e, também magicamente, desenvolverem curiosidade pelo conhecimento e pelo saber. 90% dos problemas da humanidade seria resolvidos nessa unica manhã.
-
-
JOAO FERNANDO DE COELHO
Guerra civil não vai haver... então, hipoteticamente, alguma modificação nos partidos? Refundarão o Republicano.
-
JOAO FERNANDO DE COELHO
É uma pergunta...
-
-
Ayer Campos
O questionamento do caráter democrático dos números nacionais da eleição é um estranho esforço fantasmático de enquadramento da ficção política da soberania popular em parâmetros de racionalidade que não pode alcançar. É mais 'democrático' aproximar os procedimentos da realidade local do que se debater com a fidelidade a uma totalidade imaginária.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
O argumento é discutível. Hoje, rachados exatamente no meio, vide eleições para o senado e as quase nulas diferenças para presidente em nível nacional, exatamente metade é republicana e metade democrata, com oscilações miúdas prá um lado ou prá outro. Nesse sentido, republicanos teriam as mesmas chances. Onde a coisa pega é na proporcionalidade. O mesmo acontece no Brasil, claro que não tanto, onde um eleitor do Acre tem muito mais peso que um eleitor de São Paulo.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.