Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Juliana A

    Melhor colunista da Folha.

    Responda
  2. Maria Lopes

    Quando Warren Buffet diz que paga menos impostos que sua secretária, e que ele deveria pagar mais; quando 80 bilionários assinam uma declaração no sentido de que devem pagar mais impostos...e Trump diminuiu os impostos dos mais ricos...há algo errado por lá com os republicanos não? Em que favoreceram os pobres? Talvez eles desta vez tenham percebido ou suficientes para eleger Biden.

    Responda
  3. RUBENS TAVARES AIDAR

    A direita defende o capital, a esquerda o social. A elite cultural americana que se situa de modo mais relevante na Costa Leste dos USA é mais voltada para a defesa dos problemas sociais, do racismo, do meio ambiente, da liberdade, só que é um País rico, e os integrantes deste enorme segmento social de verdadeiros influencers são ricos.

    Responda
  4. José Cardoso

    Um comentarista na CNN observou bem que os negros e latinos, que vivem predominantemente nas cidades médias e grandes também são trabalhadores. Aliás são os que mais ralam em média. A classe trabalhadora dos EUA não está concentrada no "rust belt" como certas análises querem fazer crer.

    Responda
  5. benjamim picado

    fico tão feliz quando cientista político descobre que deserdados podem votar em candidatos de direita. a ingenuidade é linda, não acham?

    Responda
  6. RICARDO Amoroso

    A noção de esquerda, direita e centro continua servindo de referencia para identicarmos os pilares essenciais de uma propositura mas não explicitam todos seus elementos. Faz sentido que se aproximem pelo pragmatismo das soluções para problemas evidentes. Mas ajudam a identificar os principios ideologicos e os caminhos alternativos que são postos na mesa. Estamos diante de mundo diferente daquele da Revolução Francesa, mas o rotulo continua util para identificar o produto dentro da embalagem

    Responda
  7. eli moura

    O neoliberalismo nao consegue responder as necessidades de politicas economicas onde há desigualdades, pelo contrario, as ampliam. Hillary não tinha propostas para Detroit e Philadelphia. Trump mentiu e seguiu no mesmo ritmo, a mensagem é quem seguir a rota do neoliberalismo não se sustenta politcamente.

    Responda
  8. eli moura

    O neoliberalismo nao consegue responder as necessidades de politicas economicas onde há desigualdades, pelo contrario, ampliam. Hillary não tinha propostas para Detroit e Philadelphia. Trump mentiu e seguiu no mesmo ritmo, a mensagem é quem seguir a rota do neoliberalismo não se sustenta.

    Responda
  9. Gustavo Carvalho

    Notável este colunista reconhecer que *só é possível haver um mínimo de paz social entre esses dois mundos quando a distância que os separa começar a ser reduzida*. Um tempo atrás ele tentou argumentar que, embora a pobreza extrema fosse um problema, a desigualdade não o era. Tratava-se de uma visão estreita que ignora os efeitos sócio-políticos da desigualdade.

    Responda
  10. FABRIZIO WROLLI

    Arregimentar o Lumpenproletariat é tarefa ingrata, Coutinho. Benito tentou, na Itália, em 1919-22. Conseguiu sob a bandeira nacionalista, irredentista e militarista. Deu no que deu.

    Responda
  11. FABRIZIO WROLLI

    Não é apenas uma questão econômica, Coutinho. Trump e Bolsonaro (entre outros) representam o atraso, o horror a minorias, a mudanças, à cultura, às artes, ao conhecimento científico, ao meio ambiente ameaçado, ao progresso humano e histórico.... Biden é o contrário de tudo isso. É o fim das divisões, das armas, do zapzap, das fakes, da falta de cultura, de comprometimento, de visão ampla do mundo. Afinal, os rednecks do Middle West são apenas o Lumpenproletariat de antiga memória. Lembra?

    Responda
  12. elzimar fernanda nunes ribeiro

    Houve um ponto que Trump identificou bem: a globalização intensificou a desigualdade, impactando inclusive nas classes populares da América, agora forçadas a concorrer com os salários mirrados do terceiro mundo. No entanto, sua solução era pura miragem destinada no máximo a adiar o inevitável: protecionismo, guerra comercial, unilateralismo. A globalização do capital segue a lógica própria do capital, evitá-la de dentro dele é dar murro em ponta de faca.

    Responda
    1. Elmer Rocha

      Que comentário lúcido! Meus sinceros parabéns!