Samuel Pessoa > A esperança de Ciro fica a dever Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A resenha completa chega a ser risÃvel. O autor afirma que nunca houve no Brasil ação imperialista de potências estrangeiras. A ação da CIA no golpe de 64, documentada por eles mesmos, e a espionagem da Petrobrás pela NSA foram o quê?
Em tão pouco espaço, Samuel Pessoa consegue apresentar as fragilidades das ideias do polÃtico Ciro Gomes no seu livro. Se o diagnóstico está capenga, o plano também estará. Esta mensagem de Samuel nos convida a rever e ampliar nosso conhecimento das diferentes interpretações dos problemas brasileiros. Mas será que vale a pena fazer isso a partir de panfletos de campanha eleitoral?
Se há algo pior na polÃtica brasileira do que Guedes e Bolsonaro então a classe média fascista e a elite financeira corrupta escolherão "esse algo" para salvador da pátria em 2022. Nada a favor nem contra o Ciro, muito pelo contrário. Mas Ciro não fará a revolução de que o Brasil precisa.
Enquanto Lula, Brizola e outros, tomavam borrachada por diretas, o ciro exercia um carguinho pelo PDS, partido dos generais, para agradar o querido papai. ciro é um nada, apoiado pela esquerda conservadora nos costumes. Que nao existe...Sao os golpistas vaga b undos de governo eleito, com roupa nova
A palavra "esperanca " usada na polÃtica tem outro sentido para iludir, sonhar e acomodar, já Ação é Empenho,Realização e Concretização.
'reparem bem', tanto Ciro quanto Pessoa, se definem, como social-democratas, porém existem divergências, em como caminhar e conduzir, o Brasil, nesta direção!! Assim, seria interessante, que a Folha, desse a Ciro, o mesmo espaço, para a replica!
é a mesma coisa. não houve fraude na petrobras em que pesem desvio de dezenas de bilhões (20 bi já recuperados) em que pese a prisão de toda cúpula petista, não há representação de mi.licias, não há verbas de gabinete, rachadinhas, é tudo culpa da globo, da imprensa e de não sei mais quem. Chega! é muito blá blá blá. temos que achar alternativas ao Lulo/Coisismo. não é possÃvel chegarmos a 2022 com isto dai. Temos Ciro e muitos outros.
Bom mesmo sustentar desemprego de 10%-15% entregando crescimento medÃocre depois da pior depressão que o PaÃs já experimentou, bom é destruir a Constituição conquistada a duras penas a partir de suposições completamente equivocadas, como pretende o autor da resenha.
O simples fato de argumentar a favor da ditadura fascista e sanguinária de Vargas deveria tornar Ciro inelegÃvel.
Daniel. Está no texto da coluna: "Assim, a República Velha era o mal. Getúlio Vargas e o nacional desenvolvimentismo, o bem." Talvez o colunista não leu o livro.
Tu leu o livro? Em qual parte Ciro argumenta em favor da ditadura varguista? Ele faz uma análise econômica do perÃodo.
O Ciro não está sozinho nessa ilusão de que a transição em 1930 foi "um bem" em qualquer medida. Tanto Brasil como Argentina descarrilharam naquele ano com golpes de estado, e se perderam no caminho do desenvolvimento. É a crença ingênua na suposta ordem da ditadura, contra a aparente desordem liberal, que inclusive é partilhada por muitos seguidores do Bolsonaro.
O artigo reflete bem a proposta do Aécio Neves, mágoa e ressentimento, de quem o autor é profundo alinhado polÃtico.
Um leitor bem mais abaixo comentou que "o Brasil precisa de uma esquerda séria, propositiva, moderna, responsável e inteligente". Tenho dois reparos. 1) O Brasil precisa de polÃticos sérios, honestos, propositivos, responsáveis e inteligentes. Se for de esquerda, melhor; mas neste momento, isso não parece ser o principal. 2) Os polÃticos brasileiros deveriam seguir o exemplo de Bernie Sanders, que cedo abriu mão de sua candidatura e apoiou Biden de verdade.
Sr Lucas, a "esquerda séria, propositiva, moderna, responsável e inteligente" que sugeri requer polÃticos com tais atributos. Quanto aos exemplos que nossos polÃticos poderiam seguir concordo com a referência ao Mr. Sanders, mas creio existirem muitos exemplos à direita e/ou esquerda. Cito José Mujica e Julio MarÃa Sanguinetti que deram um exemplo de civilidade ao se despedirem juntos da vida pública respeitando mutuamente suas diferenças ideológicas. Por isso o Uruguai é o paÃs que é!
Não é questão de ficar procurando o candidato perfeito. É questão de ser realista e apoiar o melhor. Setores da esquerda brasileira, assim como nos EUA, ficam buscando uma inexistente ou irrealista "pureza" ideológica, em vez de se preocuparem com coisas como honestidade e união.
Não dá pra se omitir, como Ciro fez no segundo turno de 2018. Ou para dar um apoio chocho, só de fachada, como o de Marina a Aécio, no segundo turno de 2014.
Que decepção! Precisamos muito de olhares divergentes, por isso abri o texto com muita empolgação pra ler! Onde estão os argumentos do autor? Só foca na desqualificação do outro! Não entendo a Folha deixando algo tão superficial assim ocupar espaço no jornal. Não desenvolveu nem o seu elemento de conclusão: o problema da renda média!
Nossa. Pensei rigorosamente a mesma coisa
Evidente, meu caro Pessoa. Não há de se esperar argumentos lúcidos e coerentes vindos de polÃticos populistas como o Ciro, que aprendeu como poucos a arte do maniqueÃsmo demagogo do mestre Lula.
Apesar de todo o respeito e atenção ao que Samuel Pessoa escrece, apresentar a analise sobre a falta de profundidade do livro de Ciro, sem nenhuma profundidade crÃtica, é uma falta de propósito gigantesca. Fica parecendo um esforço de subsidiar aqueles que querem desqualificar o trabalho, porém não conseguem propor nada melhor. Vai ficando nÃtido que o livro, apesar da falta de profundidade analÃtica, atingiu seu objetivo: colocar no debate temas que não interessam ser debatidos com profundidad
Ciro não é historiador, é verdade. Dito isso, o artigo tem a profundidade de um pires. Tudo o que tem a dizer "existem vários indÃcios de que não foi isso". E pronto. Agora... a economia é sempre comandada por banqueiros, mas eles não têm nada a ver com isso não, né? Ah, tá.
Grande economista Maria da Conceição Tavares? Brincadeira de mau gosto. Registrem: futuro do Brasil é o presente e o passado, ou seja, não haverá futuro melhor do que temos.Qual o motivo? O povo não quer nada além de ser parasita. MacunaÃma corre nas veias do brasileiro. Propostas patéticas como a deste polÃtico(ele não está sozinho como podemos perceber) asseguram o nosso lamentável futuro.
". . . . O povo não quer nada além de ser parasita. MacunaÃma corre nas veias do brasileiro. . . " parte das nossas elites econômicas, polÃticas, intelectuais e judiciário agem assim. O povo não. O povão acorda cedo trabalha e sustenta muitos parasitas de verdade. Imagino que você inalou coisa estragada! Cuidado.
Ciro Gomes e falta de profundidade são incompatÃveis. A matéria está tendenciosa por demais! Quem pediu para o senhor escrever isso?
Curioso como o articulista nunca toca no assunto de imposto sobre grandes fortunas e sobre herança, mas está sempre pronto para demonizar o funcionalismo. Além disso, nunca respondeu explicitamente à s crÃticas do Knudsen sobre inverdades na discussão da reforma tributária.
Só para não fugir ao tema da coluna, o articulista faz sempre em sua coluna o mesmo do que acusa Ciro, usando maniqueÃsmo para desqualificar polÃticas que não condizem com sua orientação neo-liberal.
Pessoa espera encontrar em um livro, que é claramente um projeto polÃtico (e Ciro tem direito de defender isso), um artigo cientÃfico de análise histórico-econômica. Seu livro não é texto dirigido para economistas, mas um manifesto à sociedade. ManiqueÃsmo é da parte de Pessoa.
Sábias palavras. O sujeito achando que está lendo uma dissertação de mestrado em história e tudo o que tem a dizer é "não é verdade, afinal eu não gostei". Mero reprodutor de senso comum achando que está adicionando algo ao debate.
Parabéns ao articulista por ler o Livro do Ciro. É preciso apresentar as ideias e colocá-las em discussão. É isto que trará a solução para o Brasil. Eu saúdo e parabenizo o Ciro pela coragem de propor ideias que se contrapõe à agenda clássica de desinvestimento, privatista e que mira sempre o lombo dos mais pobres.
Como disse a grande economista Maria da Conceição Tavares, pessoas não comem PIB. Desenvolver economia não garante desenvolvimento humano. Tendencioso demais o autor desse texto.
Ciro apresenta em seu livro um projeto para o Brasil. Que polÃtico brasileiro faz isso atualmente? Respeito a elegância de Samuel Pessoa, mesmo discordando em alguns pontos sempre leio e ouço com atenção suas análises mas sabemos bem a que " senhor " você serve.
CrÃtica superficial e pouco (ou nada) fundamentada. O livro de Ciro Gomes não é perfeito, no entanto, trás números, e acredite, à matemática não menti. Ciro trás argumentos pautados na comparação com as grandes potências capitalistas, onde o imposto sobre herança, por exemplo, é quase cinco vezes o que cobramos por aqui. A crÃtica sobre o governo petista é mais rigorosa, ao contrário do que diz o colunista. Qual candidato presidenciável possui um projeto e está disposto a debatê-lo?
O Estado brasileiro está parado ante a Impunidade. dela deriva a corrução com todas misérias dai advindas. Entra governo, sai governo e não mudam este sistema. Está nas nossas origens reino/império, GV, militares. as ditaduras visam a impunidade. Temos que criar sistemas a fim de que possamos extirpá-las. É curial que, em qualquer projeto nacional tenhamos este mote. Collor e Coiso foram eleitos vendendo este peixe. nunca entregarão, bem sabemos. Mas escutem o povo, eles já deram o recado 2 veze
Por que será que o colunista não menciona que o nosso atraso em grande parte é devido a alta concentração de riquezas nas mãos de poucos e polÃticas que perpetuam esse cenário? Esconder isso não funciona mais.
este é um dos motivos. outro é que entra governo e sai governo ninguém fez propostas de mudar isso.
Mais um defensor desse modelo econômico que nos assola, que drena todos os recursos do paÃs para uma cleptocracia financeira que não produz um prego, a criticar Ciro! Por que não estou surpreso?
Não acredito que as análises desenvolvidas por Ciro Gomes sejam ¨maniqueÃstas¨, não se trata de demonizar esse ou aquele agente causador, se trata de desvelar pontos de ¨fala¨, e nesse sentido fica claro e evidente a sua perspectiva conservadora, ou seja, o autor do artigo me parece estar a serviço do mercado, e por isso tece essa crÃtica simplista.
Tenho a ligeira impressão que vc se escondeu atrás dessas crÃticas para não dizer onde quer chegar. Só que aqui não tem bobos.
CrÃtica capenga, queres nos fazer crê que esse modelo neoliberal de total desindustrialização é vantajoso para o Brasil? Olha o exemplo da crise do Covid onde ficamos dependendo da China de remédio a respirador. Capitalismo financeiro só gerou rentista parasita que nada produzem de valor para sociedade.
Não li a matéria de Ciro não sei. é possÃvel que haja maniqueÃsmo. O que sei é que Ciro é um homem probo. Tem direito a aposentadorias como de deputado, governador e outras e ficou apenas com uma (não como os ex presidentes que têm várias aposentadorias acumuladas). mas isso é só um exemplo. Ciro bate na veia dos problemas nacionais e não tem medo de expor as questões, sem o blá blá blá redundante das velhas esquerdas.
Ciro pode até não ser "a melhor" opção. Mas entre ele, hulk, moro e bolsonaro eu nem penso suas vezes. É o Ciro mesmo.
Ciro só sabe rosnar e ficar desmentindo o que falou há 15 minutos .
É apenas impressão ou (quase) sempre para o colunista a centro-esquerda é formada por "pessoa[s] aparentemente inteligente[s]"? Enquanto a direita... ManiqueÃsta, quem?
Concordo Samuel , Ciro é fraquÃssimo como polÃtico.
Esta "análise" do livro tem coragem de taxá-lo de superficial?? Hum...
CarÃssimo, seu entendimento dos fatos históricos são horrÃveis, como houve desenvolvimento de mercado financeiro na República Velha, se ela conviveu com a tal polÃtica de valorização do café (1906) que drenou recursos para uma artificiosa superprodução? Ferrovias? Basta dar uma olhada no mapa e ver a quem elas beneficiavam. No mais não se trata de briga do bem contra o mal, mas sim de entender os interesses mesquinhos que atrasam nosso desenvolvimento.
Falando em Ciro , como está o processo em que ele dá um soco no estômago de um jornalista? Não se falou mais nada...
Lá vem este gado espalhador de fake news....
Ciro é como uma bir.uta de aeroporto. Ele faz qualquer coisa para achar um holofote. O que ele diz pela manhã já não vale à tarde e à noite ele diz que nunca disse o que disse há 15 minutos. O Brasil precisa de uma esquerda séria, propositiva, moderna, responsável e inteligente, e não essa nau sem rumo que pensa com a cabeça dos séculos 18 & 19, que lê, que prega e que se orienta por aquilo que foi abandonado há séculos em outros paÃses. Tendeu?
*Argumentos * aimda mais fracos que a do autor da coluna. Além da rasura, ainda se concentra no ataque à pessoa. Parabéns. E ainda vem falar em esqierda séria?! Haha
Quem vc sugere?
Concordo José
A república velha foi muito boa economicamente para MG, RJ e SP. O resto do paÃs trabalhou para o sudeste.
Você fala do desenvolvimento do mercado, das finanças, etc. Desafio você a falar, nesse mesmo perÃodo do desenvolvimento humano! Você é capaz?
Muito difÃcil promover o desenvolvimento humano sem crescimento econômico.
Você fala do desenvolvimento do mercado, das finanças, etc. De.sa.fio você a falar, nesse mesmo perÃodo do desenvolvimento HUMANO! Você é capaz? Se não ... tchau!!!!
Desculpe, mas que profundidade tem suas análises? Você é um tecnocrata que vive sei lá aonde. Não sabe nada de pessoas (apesar do nome!), sabe nada de vida, de viver. Só números ... Só estatÃsticas ... É fÃsico, mas não aprendeu nada do mundo real! TR.IS.TE!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > A esperança de Ciro fica a dever Voltar
Comente este texto