Bruno Boghossian > Trump, Bolsonaro e o manual do golpe de Estado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alberto A Neto

    Não se ignore que 2 filhotes da ditadura e apologistas da tortura subiram a rampa com apoio total do Forte Apache. Nem que o panorama à esquerda foi completamente fragmentado e está estigmatizado pela desmoralização do lulo-petismo a reboque do desastre Dilma II. 'Tramp' caiu com a pandemia; pesquisas mostram isso. O Tramp da Barra capitalizou a pandemia e subiu nas pesquisas. Sem a concertação partidária e eleitoral das oposições, o Tramp da Barra fatura 2022, fácil. Moro e Huck já viram isso.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    Não se ignore que 2 filhotes da ditadura e apologistas da tortura subiram a rampa com apoio total do Forte Apache. Nem que o panoram à esquerda foi completamente fragmentado e está estigmatizado pela desmoralização do lulo-petismo a reboque do desastre: Dilma II. 'Tramp' caiu com a pandemia, pesquisas mostram isso. O Tramp da Barra capitalizou a pandemia e subiu nas pesquisas. Sem a concertação partidária e eleitoral das oposições, o Tramp da Barra fatura 2022, fácil. Moro e Huck já viram isso.

    Responda
  3. Nelson Gesualdi Villapouca

    Deram folga pro revisor? Aqui é mais fácil colar um golpe institucional. Nos EUA é bem mais difícil.

    Responda
  4. Filipe André Valencio Alves dos Santos

    O passado de vergonha Vamos lembrar Primeiro ano do PT no governo foi o Mensalão toda cúpula do partido foi condenada e presa elo STF pasmem e o guru não sabia de nada. e anda solto por ai.

    Responda
    1. Dimas Floriani

      O que tem a ver Constelação Maior com o latir do cachorro? O assunto é outro meu caro. Preferível você fazer a defesa da derrota de Trump.

  5. Vilmar Dimas Nicolau

    O caminho do Brasil é decidido nos escritórios dos banqueiros. Lucro garantido, exploração predatória dos recursos naturais e destruição do patrimônio público está sempre no cardápio dos políticos, que se locupletam enquanto o povo vive à beira da miséria total. Lá fora tudo muda enquanto aqui tudo continua como sempre foi.

    Responda
    1. Filipe André Valencio Alves dos Santos

      Nos USA podem recontar os votos aqui não. simples assim Dizer que uma urna de Lona custa mais que uma eletrônica.., parece conta da Dilma, e o serviço Voluntario de Contar Votos? Acredito que deve ser mais barato que os sistemas eletrônicos e os técnicos... os contratos...

  6. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    O apoio dos militares parece estar diretamente ligado ao apetite que estes desenvolveram por cargos e boquinhas. Nesse caso, Bolsonaro nem precisará da mobilização dessa horda de fanáticos que o seguem, e que já pediram fechamento do congresso e do STF. O centrão é venal, se acomoda a qualquer situação que lhe confira meia dúzia de ministérios com bons orçamentos. O judiciário já se calou diante dos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral. Duvido que tenham coragem de se manifestar.

    Responda
  7. josé Roberto de Menezes

    Onde e quando. Narrativas podem não ser fatos.

    Responda
  8. Hercilio Silva

    Depender de juízes, militares e do stablishment aqui? Eles levaram a situação que chegamos, os radicais são minoria. Seu sucesso se deve a esses grupos citados operando politicamente. Não necessariamente em função dos radicais, mas foram esses que herdaram o poder após a instabilidade institucional criada.

    Responda
  9. KLAUS R PEREIRA

    Por ora o q temos: todos os candidatos apoiados por Bozonaro são derrotados: tunga Netanyahu, panamá Macri, Mesa e Camacho golpistas, ronniemac Trump e agora assistiremos o naufragar dos cruzcredo no Rio e SP, só falta dar Boulos, já deu Manuela.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Boulos não da porque é 50. 50 tons de PT. continua defendendo as mesmas mentiras ao povo. as mesma fakes petistas, de que não houve desvio de dezenas de bilhões só na petrobras, de que houve golpe, de que há perseguição em que pese a prisão de toda cúpula petista sucessivamente, provando que não era caso isolado, mas a praxe. foram presos 1 líder do governo no senado e camara (delcidio e paloci) 3 presidentes, 2 tesoureiros e 1 secretario do PT, dentre outros. quem defende quer fazer igual.

  10. niemeyer franco

    É de certa urgência que passemos a não "cochilar" com as atitudes de Bolsonaro. Aparelhamento da justiça - STF e PF - é o que está sendo feito e abarrotar o palácio de militares, é preocupante. Não à toa, das FFAA, sempre sai uma voz "generalesca", fazendo barulho - outrora Villas Bôas e outras, hoje outras mais. Não se vê em país desenvolvido algum - EUA, Alemanha, Noruega, etc, etc - militares aparecendo tanto. Aqui se acham protagonistas.

    Responda
  11. B M

    Faltou revisão nessa reportagem, porque o jornalista repete duas vezes o mesmo trecho: "O americano também precisaria de respaldo do establishment republicano para sustentar um governo com origem na derrubada de uma apuração. Líderes do partido se dividiram quando Trump fez acusações vazias de fraude: Mitt Romney e Chris Christie foram críticos ao presidente, Lindsey Graham defendeu a tese, e muitos ficaram em silêncio. [...] O americano ainda precisaria de respaldo do establishment republicano

    Responda
  12. RICARDO ARANTES MARTINS

    Sem dúvidas este é um manual de golpe de estado. A diferença é que se Trump tentar executar até as últimas consequencias e será preso e possivelmente morto como Traidor. Já aqui no Brasil, mesmo que o Jair não consiga, ficaria algum tempo preso...

    Responda
  13. MARCOS BENASSI

    A ausência de responsabilização dessas figuras sobre suas falas me parece um ponto institucional bastante discutível. Essa história de fazer afirmativas sem base factual, e fica por isso mesmo, é algo muito perigoso. Como pode nosso quadrúpede local afirmar que houve fraude em sua eleição, dizer que dispõe de provas e que irá apresentá-las, nunca fazê-lo, e não restar consequência alguma ao sujeito? Não haver critério menos subjetivo do que vontade política do entorno é algo realmente frágil.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Eita, Ayer, essa permanente tensão é de matar. E é mais do que isso: é uma aversão permanente, o horror às barbaridades feitas, raiva com o descaramento. Olha, é uma permanente reviravolta estomacal. Mais dois anos disso será duro, mas os psicofármacos estão aí pra isso mesmo, tornar deglutível o intragável...

    2. Ayer Campos

      Bem, meu caro, a demanda e expectativa por um mínimo de racionalidade nos homens públicos parece imprescindível à nossa inteligibilidade da realidade circundante - é horrível viver em incerteza (e potencial arbítrio) permanente. Mas alguns governantes vivem em estado de vingança permanente - e essa disposição anímica destrutiva não poupa o razoável, como conceito ou guia de ação. É contra isso que Biden clama por 'des-demonizar' a atmosfera política.

  14. Adriano Ferreira

    Esqueceu de citar a grande mídia, meu caro...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.