-
M Lana
Prezado Dr. Drauzio, Se somente os jovens de classe média alta estivessem descumprimento as regras de prevenção à disseminação do coronavírus o problema seria mais fácil de resolver já que os ricos são minoria no Brasil. Onde moro, esse comportamento não distingue sexo, idade, renda e nem sequer nível de formação acadêmica. A maioria absoluta da população não acredita que a doença seja séria e já fui insultada em diferentes locais, por insistir no uso da máscara e do distanciamento.
-
EDUARDO SANTANA
Parabéns, Dr. Drauzio! Subscrevo, na íntegra, o seu texto! É desalentador verificar a falta de empatia, de solidariedade humana, da nossa famigerada "elite".
-
Marisa Coan
Quanta falta faz um bom senso e inteligência, hein " doutor" ? Vou desenhar p/ vc o q escrevi abaixo, já q vc não consegue entender o q lê. Concordei c/ o articulista, mas faltou a ele, talvez por causa do politicamente in(correto), explanar sobre o outro lado. Então seres abj etos, c/o vc aparecem e ofendem as pessoas q, por pensarem diferente, ou c/o parece ser o seu caso, por falta de inteligência, destilam estu pidez aqui à vontade.
-
-
G C
Eu queria m e s m o era ter a autoestima desse pessoal (incluo os médicos) que acha que pode discutir medicina com Dr. Drauzio, kkk
-
ALEXANDRE DE LIMA CANTIZANI
Pandemias que afetam mais pobres e pretos desde a antiguidade? Aonde, Doutor, na África? Acha que todos os leitores sao idiotas e não percebem a sua intenção se " lacrar" ?
-
EDUARDO SANTANA
Típico comentário estúpido de gado bolsonarista. Haja alfafa!
-
-
João Batista de Junior
Então, em todos estabelecimentos o uso de máscara é exigido mas nos bar e lanchonete.... O fututo próximo dirá o resultado
-
GUILHERME MORAES DE TOLEDO
Daniel Alves respeito seu direito a divergir . Respeito muito com democrata que sou. Você não entendeu meu comentário. Análise as falas do Dr . Drauzio antes da pandemia e depois ! Meus respeitos!
-
leonard costa
O mais impressionante do texto é a sensatez. Ignorantes que estudaram nas melhores escolas... no senso comum, é frequente a ideia de que os simples, humildes, pobres e miseráveis são os ignorantes culpados pelas mazelas nacionais. A ignorância da dita elite é o nosso maior problema.
-
GUILHERME MORAES DE TOLEDO
Caro Drauzio o conheço há mais de cinquenta anos. Testinha admiração por você. Foi um excelente professor; um oncologista de respeito, porém de repente virou um super atar (Garotodo Fantástico). Eu tenho vergonha de vê- ló defender politicos absolutamente irresponsáveis. Fazer isolamento horizontal. Impedir pessoas que trabalham de dia para comer a noite.! De repente vá ser nesário Aí não tem mais o Fique em casa!! Hipocrisia tem limites doutor!!!
-
Adailton Alves Barbosa
O Sr. deveria ser o ministro da saúde.
-
Ana Ferraz
Drauzio Varella é sensato. Jamais se sentará à mesa com bolsonaro, o minúsculo.
-
-
Marcel Roberto Correa de Mattos
Concordo com quase tudo que ele comenta, porém não está correto mencionar que a decepção e o desprezo. Se dá apenas com os jovens da classe media e alta. Vemos todos os dias os centros populares lotados de pessoas aglomeradas e com pouco cuidado, os bares nos bairros de periferia com rotina anterior à pandemia, os bailes, festas, reuniões sociais, etc Então a decepção e o desprezo deve ser direcionado aos responsáveis corretos: políticos e seus seguidores cegos que nunca acreditaram no vírus.
-
RICARDO Moreira
Exatamente. É previso acabar com essa falacia de que alguem por ser pobre é irresponsavel por seus atos, ou que o pobre é mais virtuoso e cheio de amor no coracao.
-
Lucas Cansado
Acontece que as pessoas da classe média alta e alta - não só os jovens dessas classes! - estudaram e dispõem de acesso a informações corretas sobre a pandemia; isso não acontece com todos os com menos instrução. Mas os riquinhos, em vez de darem bom exemplo, ensinam, por sua conduta, o que é antissocial.
-
-
Chang Up Jung
A paranoia continua. Por A + B, o povo conseguiu decifrar o coronavírus que causam tanto medo aos médicos. O colunista deveria pesquisar as razões pelas quais 50% das mortes por causas respiratórias não têm diagnósticos precisos, caindo em vala mouco das causas indeterminadas ou demais. Se não tiver energia para pesquisar, fará bem aposentar-se. Defender o uso de máscaras que se tornam um repositório de bactérias, germes e vírus é negar a própria medicina estudada pelo colunista.
-
EDUARDO SANTANA
Típico comentário estúpido de gado bolsonarista. Haja alfafa!
-
Daniel Alvares
Chang Up, Man!
-
Paul Muadib
"Defender o uso de máscaras que se tornam um repositório de bactérias, germes e vírus é negar a própria medicina estudada pelo colunista." Então mostre essa pesquisa aos cientistas da área médica e ganhe um prêmio nobel...
-
anderson chioro
Qualquer informação para se proteger de uma doença em que não se tem certeza de como combate-la, será bem vinda. Não precisa concordar com o colunista, mas há de ter bom senso. Desprezar o uso de máscaras, no momento, é burrice imensurável. Se o Sr. sabe mais que o médico, por favor, nos ensine. E espero que o Sr. não se contamine...
-
Eduardo Augusto Tomanik
O que o Sr propõe, então? Liberar a contaminação?
-
-
Marisa Coan
Seu texto é um exemplo de seletividade que beira a irresponsabilidade. Em que pese as verdades escritas sobre os cuidados que se deve ter em relação à disseminação desta pra ga, a irresponsabilidade de jovens e demais pessoas que se agrupam para todo o lado, sendo os da " classe média alta" do doutor exemplos a não serem seguidos com absoluta certeza, ficou faltando o outro lado esquecido pelo doutor.
-
EDUARDO SANTANA
Típico comentário estúpido de gado bolsonarista. Haja alfafa!
-
Marisa Coan
Ocorre que lá nas periferias nas bordas e nas ruas das favelas os jovens fazem a mesma coisa todos os finais de semana, todos juntos e misturados bebendo, dançando, transando e levando vírus para dentro de suas casas onde habitam às vezes 10 pessoas num espaço diminuto. Onde está a coerência, doutor? Estes não precisam ser esclarecidos ?
-
-
Michel Rodrigues de Carvalho Perroti
Pois é, se o senhor não tivesse feito um vídeo dizendo que se tratava de uma "gripezinha" talvez não tivesse que sentir desprezo por jovens sem máscara.
-
EDUARDO SANTANA
Típico comentário estúpido de gado bolsonarista. Haja alfafa!
-
Daniel Alvares
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
edu coral
Já voltou muita gente aos escritórios, talvez a maioria tenha saído do confinamento para o trabalho, olha só o trânsito. A questão que chateia é q muitos acham q trabalho remoto está ligado a conforto e descanso, e sutilmente condenam esse comportamento, pois isso parece não ser suar de verdade, ou profissional. Grande parte do público paulistano incentiva aglomerações, o que nos faz questionar se os cuidados q se deve tomar são verdadeiros ou exagerados.
-
FLAVIO ZOLETTI
Doutor, concordo com o senhor. Uso da máscara e cuidado com a higiene pessoal resolvem 90% do problema. Só que para isso funcionar deveríamos ter no país uma coisa que precisamos desde antes da abolição dos escravos: saneamento básico.
-
Fernanda Marcon
Bela reflexão, Drauzio. É tão angustiante estar preocupado, fazendo a sua parte, enquanto estamos cercados de egoísmo, ignorância e desesperança. Tens toda razão na análise de classe sobre a pandemia, pois não é possível deixar essa perspectiva de lado quando os dados mostram quem está morrendo e onde. Obrigada pela lucidez e generosidade de sempre.
-
Tersio Gorrasi
Menos, caro doutor, menos. Entendo sua revolta e sua decepção, mas não generalize discriminando dessa forma os mais dos menos favorecidos, pois cada caso é um caso, as pessoas não agem da mesma forma só porque pertencem a um determinado segmento da sociedade. Afinal, vc não pertence à classe dos mais favorecidos? Ou estou equivocado?
-
EDUARDO SANTANA
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Tersio Gorrasi
Franco, não estou tirando a razão do colunista, só achei um exagero ele generalizar da forma como fez, usando até termos pejorativos como 'patrãozinho'. Não se esqueça que não são apenas os menos favorecidos que saem de casa para manter os serviços essenciais funcionando, ou acha que eles abrem sozinhos os comércios, chegam ali, atendem, sem ninguém supervisionando seu trabalho?
-
Franco Oliveira
Menos meu caro, resta óbvio que o doutor só pode falar e escrever o que vê, e o que ele viu e todos nós vi-mos também é uma enorme falta de noção de consciência e de consideração daqueles que tem o luxo de poder ficar em casa versus aqueles que são obrigados a sair de casa para manter o mundo parcialmente funcionando. Lamentável que gente como vocês use desse ardil retórico para defender que o doutor é o radical. Pelo amor de Deus!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.