Por quê? Economês em bom português > A independência do Banco Central Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Imagina só se o Bacen fosse independente em 99. Teria quebrado o paÃs com o dólar a 1 real de forma artificial. Só mudou com a demissão do presidente do Bacen.
Tudo que o "economista" Ciro Gomes não quer é a eliminação do poder de intervenção do executivo no Banco Central. Todos os paÃses desenvolvidos têm um BC independente.
Você está apenas confirmando que é um problema do judiciário. O princÃpio de um BC independente não é o responsável. No Brasil conseguimos avacalhar tudo. Muita gente de muitos partidos deveria estar presa. Acabei de verificar que o Hildebrand não foi punido por falta de provas. Perdeu o cargo. Mas, quem o denunciou foi condenado por causa de desrespeito ao "Bankgeheimnis". É um jogo sujo. Porém, as economias com os BC independentes são as mais prósperas. Isto é fato.
É verdade, o BC não tem nada a ver com isso. Já o juiz Moro, no caso Banestado, quando se chegou à cúpula tucana e a Francisco Lopes, encerrou o caso, absolveu todo mundo menos um: o doleiro Alberto Youssef que, por ter sido condenado, não poderia ter sido chamado para fazer delação premiada em outros casos como o do Petrolão. De 122 anos de cadeia, cumpriu 3. Mas isso, logicamente, nada tem a ver com a pauta. Queira desculpar.
Sim. BC não é uma garantia contra crimes financeiros. É um órgão que controla a polÃtica fiscal e monetária. E o BC brasileiro está longe de ser totalmente independente. Madow vive nos Estados Unidos. Está preso, mas o BC não impediu a sua pirâmide. A única diferença que ele vai ficar preso até morrer e Cacciola está livre. Aà é um problema do judiciário. Pizzolato fugiu com documentos falsos, foi extraditado e cumpriu o resto da sua peninha sem nenhum acréscimo da pena. Não é culpa do BC.
Com FHC tivemos, segundo ele, um BC finalmente independente com a trinca Franco-Lopes-Fraga. Mesmo assim, tivemos o escândalo do Banestado e o caso Marca-Fonte Cindam do gracioso Salvatore Cacciola.
Não citei a Itália, nem a Hungria. De qualquer modo eles dependem até certo ponto do BC europeu. Na SuÃça o presidente do BC, Hildebrand, deu uma dica à própria mulher sobre uma variação cambial que estava por vir. Caiu no dia seguinte. Não sei se houve punição criminal. Nos paÃses sérios a independência do BC é sagrada. Você poderá contra-argumentar que Brasil e Itália não são paÃses sérios.
Se for como na Itália estamos mal.
É assim na Alemanha, na SuÃça, na GB e na UE com total independência dos BC ?
Independente do poder executivo, mas dependente dos bancos, banqueiros e amigos dos banqueiros.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Por quê? Economês em bom português > A independência do Banco Central Voltar
Comente este texto