Hélio Schwartsman > Um país de maricas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Até hoje, o presidente da Câmara tem arquivados todos os pedidos de impedimento. Ora ele defende o presidente com essess engavetamentos , ora o critica não só ele como seus ministros. No popular é o " morde e sopra ( ou assopra). Um jogo duplo em que o povo sai prejudicado e ele se equilibrando em cima do muro.
Fiz o seguinte comentário no Facebook do Globo essa semana. Parece que só quem deveria ver e reagir não o faz. "Com relação a Rodrigo Maia até que ele tem razão. É um marica. Se não fosse já tinha pautado para votação as dezenas de pedido de impeachment desse psicopata que tem nas mãos."
(continuação). Além disso, para os fins da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8429/1992) o Presidente da Câmara é considerado agente público (artigo 2 da Lei) e, por deixar de cumprir os prazos do artigo 24 da Lei 9784/99, sequer alegando o motivo de força maior para não responder, pratica ato de improbidade administrativa que atenta contra os princÃpios da administração pública, sujeitando-se, entre outras, à perda de direitos polÃticos ( art. 11,II e art. 12, III da Lei 8429/1992).
Em algum momento deve-se dar um basta à inércia do Presidente da Câmara, no que respeita a dar continuidade ou não aos pedidos de impeachment do Presidente da República. Tais pedidos são de indole, predominantemene, administrativa. A eles se aplicam as regras da Lei 9784/1999 e, especificamente, na falta de expressa previsão legal para manifestação da autoridade provocada, como é o caso, incide o artigo 24: cinco dias, prorrogáveis por mais, salvo força maior comprovada, findo os dez dias.
Esse projeto de gente precisa ser interditado ontem.
Maia tem sido o principal opositor de Bolsonaro apesar de pertencer ao DEM. Busquem tudo o que ele tem dito e feito desde o inÃcio desse desgoverno e vão me dar razão. Fiem-se em fatos. As fakes só interessam a Bolsonaro. Foi listado numa delação? Foi. Os fatos não confirmaram. Com relação ao impeachment, ninguém conhece melhor como votariam os deputados do que ele. Pq dar andamento a um processo, sabendo que não passaria? Isso seria um atestado de aprovação ao Doido, concedido pela Câmara..
Sim, é verdade. Serviria de impulso para o Presidente e ainda impediria o inÃcio do processo de impeachment no futuro, caso fosse (mais) necessário.
Me parece que os arqueólogos vão achar que por isso, a inação das instituições, levou ao fim delas. Pois se elas não ajustam os conflitos, absorvendo as demandas e enfrentando, neste caso, os arroubos autoritários, de que servem?
Os politiqueiros de plantão, congresso, STF ... nos fazem engolir isso, com covid, apagão, incêndio, desmatamento... Maia acobertou Temer não vai cumprir as leis agora! E o estado de São Paulo semidestruÃdo (a cidade inclusive) ainda vai eleger Covas.
Na questão de Temer e Romero Jucá é diferente Esmeralda. São polÃticos muito habilidosos. Lula presidente tem dois chegados Temer e Jucá. Jucá seu homem de confiança e foi se LÃder de governo no Senado. Após Lula apoia Temer para a presidencia do Congresso. Jucá Homem de Confiança e LÃder no Senado de Dilma Também (antes de delcidio que foi confesso e condenado) e Lula indica Temer para ser vice de Dilma. Na verdade Temer foi Presidente do Congresso com FHC também e jucá lider do governo 4 vezes
Concordo com o articulista, mas quero deixar consignado um esclarecimento. Quantos e quais brasileiros seriam tão “maricas” quanto o deputado Rodrigo Maia, se estivessem na sua posição? Até agora, negou-se a iniciar um (apenas um) dos mais de 50 pedidos de impeachment que dormem nas gavetas do seu gabinete. “Marica” é o deputado Maia e não os brasileiros que, para velar pela sua saúde e da dos outros, não invadem as ruas do Brasil para exigir a saÃda do presidente criminoso Bolsonaro.
corrigindo. Os Presidente da Camara na época do Mensalão foram joão paulo cunho, severino cavalcanti e Aldo rebelo
Isto vem de longe. Com FHC falavam do engavetador geral da República. Com Lula, mesmo com todas as provas (condenações) do mensalão Temer (Presidente do Congresso) não fez nada e por ai vai. é tudo muito triste.
Portugal terceirizou a colonização do Brasil com as Capitanias Hereditárias. Marcou culturalmente o nascimento do CENTRÃO. Muito bem aproveitado pelos militares no “pudê”. Como se pronuncia na região. Bem como os senadores biônicos. Cultura é a ultima coisa que fica quando começamos a esquecer.
Além de nossa cultura ser esquecida, falta também educação. é pela educação que o povo se melhora e pode reivindicar o que deseja.
Enquanto tivermos um congresso vendido, a caterva bolsonarista permanecerá no poder. O povo brasileiro está onde se colocou e permite. O mandrião, agindo feito um rei, manda e desmanda, anda a cavalo, na porta do congresso, isola o Brasil do mundo, e todo mundo bate palma pro louco.
Eu costumava dizer que o Brasil era o paÃs do comprovante de residência. Tudo só funciona mediante a apresentação do comprovante. Enganei-me! Pois o Brasil é o paÃs das notas de repúdio. Poderes que emitem notas de repúdio e se omitem, enquanto o mandatário diz e faz o que quer, bem como seus familiares e amigos.
Inacreditável, mesmo, o apreço das instituições pelas tais cartas de repúdio, não raro "veementes". O que prova que acreditam que com indignação e caneta se resolve tudo.
Sem o povo nas ruas não cai. Collor e Dilma cairam com o povo nas ruas. 2 dos 4 presidentes eleitos na pós ditadura. Necessitamos com urgência mudar nosso sistema. O congresso é o representante do povo e é Soberano. parar de esperar um rei bom, um presidente salvador da pátria. na democracia sempre haverá alternância de poder. Parlmentarismo é a saÃda. teremos fortalecimento da democracia, voto distrital misto e projetos de Estado a curto, médio e longo prazo.
Se fizermos rebelião q seja contra impostos, contra instituições, ñ contra pessoas. Criaremos o Consentido, contribui se quiser. E no lugar de leis Sugestões, atende se achar certa. Liberdade! Ficar contestando Bnaro, o Stf, os legisladores e fazer o jogo doe sistema, e apoiar o q quer negar.
As rebeliões e as crÃticas voltam-se sempre contra condutas das pessoas, nunca contra abstrações jurÃdicas. Pessoas, estúpidas e toscas, grossas e ignorantes, é que causam problemas e desastres, não abstrações jurÃdicas. É contra elas, sempre, que temos de nos voltar, sim.
O presidente é uma piada: guerra contra Eua? E o jornalista acredita? Bnaro usar maricas e um erro afinal ta cheio de homens querendo ser mulher, virou elogio. Já pensaram um pais de maricas? Acaba! Ñ tem reprodução. Se quis provocar, errou. Todos os povos são covardes, trabalham, so agem diante de necessidades. Alias 60 mil mortes por homicÃdio talvez negue isso. E coragem sem ideal e mal dirigida. Dignidade do cargo? So rindo. Ora, o poder é indigno. Boa presidente, vale a intenção!
REALMENTE SOMOS TODOS MARICAS! Não fossemos, provavelmente já terÃamos ao menos passado um pouco de vergonha na cara. Porque tinta isso jamais acontecerá.
Hélio acerta. Se o centrão peitar um processo de impeachment o custo polÃtico para os medalhões da cor/ja não será desprezÃvel, a depender do apoio da massa. Coragem é atributo raro em polÃticos e invariavelmente os que a possuem serão sempre lembrados, Mário Covas um deles. O ministro Luis Roberto Barroso, que sabe ser polÃtico, acaba de declarar que pautará processos que pedem a cassação do despresidente e de seu vice. Isto é coragem!
Não adianta querer culpar Rodrigo Maia. É muito perigoso abrir um processo de impeachment neste momento e perder, dar uma vitória dessa a Bolsonaro pode custar muito caro ao paÃs. O correto é deixar passar as eleições e aà sim usar todos os meios de pressão. Sem o apoio em massa da população Maia e outros Parlamentares não podem fazer nada.
No dia que o povo for pra rua pedir o impeachment , quero ver quem vai virar maricas e colocar o rabinho entre as pernas para não perder a boquinha.....
Parabéns, mais uma vez, pela clareza e principalmente pela coragem de dizer o que muitos gostariam de expressar publicamente. Muitos brasileiros se sentem desrespeitados, usurpados, feridos em sua noção mais cara de democracia, sem qualquer reação institucional dos outros “podres poderes”.
Pois é, e ainda dizem que o Maia é corajoso. Não vejo uma gota de coragem e integridade em sua postura de omissão. Palavras "corajosas", que vira e mexe ele emite sobre outros assuntos, não mudam o estado deplorável das coisas no Brasil. Na hora que ele deve AGIR para o bem do paÃs, ZERO.
Texto excelente...ao meu ver o único caminho é atacar Rodrigo Maia. O povo brasileiro deixa de centralizar-se em Bolsonaro, nos mimimis e focar em Maia juntamente com a turminha do dinheiro que se finge de morta e são cúmplices...Maia a essa altura já comete crime de responsabilidade por prevaricar em cumprir o seu dever de colocar o impeachment na mesa...pensemos sobre isso e mais ele por ser uma pessoa pública preocupado com sua imagem n aguentaria uma pressão negativa popular do povo.
pensei; vc falou bobagem ou tergiversou. MAM
Parabéns!! Concordo plenamente.
necessitamos de uma união nacional para derrotar o Coisismo. deixar questões pessoais de lado.
O meu pedido de impeachment está lá à varios meses na gaveta do Maia
Sidney, ñ ligue ao comentario ao seu. Quem da mais valor a forma q conteudo ñ deve ser levado em consideração. Muita gente q sabe o portugues correto, lingua morta, se acha dono da lingua mesmo q tenha nada a dizer.
à varios meses? Escrevendo assim ele não deve ter entendido... MAM
uma elite vergonhosa Maria. 3 dos 10 mais ricos. que andavam no jato presidencial de Lula foram presos na lava jato. há tempos estas Elites polÃticas e economicas assolam a nação.
desculpe! Errei de comentario.
Ric ñ ligue ao comentario. Qdo alguem da mais valor a forma q o conteudo, ñ vale a pena considerar
Assino junto , Ricardo mil vezes se precisar. Até quando um tresloucado no comando do paÃs?!!!
Concordo Hélio, um paÃs de maricas. O paÃs das pizzas, dos conchavos, das mesquinharias, das negociatas. Uma elite de dar vergonha. Com aspas na elite. Maia deveria mesmo iniciar e aà verÃamos quem é quem. De vez.
Peço a vocês que aguardem a conturbação que será iniciada pelo terrorismo de extrema direita após as eleições. Aà o bicho vai pegar. Estamos falando aqui de pessoas com comportamento manicomial.
Muito bom, Hélio, você está certo. Vamos deixar nossos rastros mostrando que houve resistência à barbárie.
Com um cabo e um soldado Biden fecha o Brasil.
Não se trata de covardia. No Brasil para um presidente cair, tem que contrariar os interesses daqueles que são os ´´donos`` deste paÃs há 500 anos: banqueiros, latifundiários, grandes comerciantes e industriais. Não nos iludamos, são estes que elegem e derrubam presidentes. Somos apenas marionetes.
Aqui na folha só tem esquerdista meu Deus, chora mais Hélio, 2022 você terá um infarto ao saber da reeleição do mito. Os que aqui reclamam do Bolsonaro, vão para Cuba. Parem de chorar. Só sabem reclamar. Bolsonaro 2022 e tenho dito.
Sorte que os EUA, até o momento, pouco fizeram de mais um brilhante comentário do presidente do Brasil. Tivessem levado a sério, nem terÃamos uns 2022... Aliás, Cuba é brigada com os EUA. Se o brilhante presidente insistir, nem precisaremos ir para Cuba: ela vira até nós!
Deve ser tão insano Eduardo, quanto o tresloucado doa presidência. Ou deve estar mamando nas tetas da rachadinha!
Acorda, faz dois anos que este sujeito esta no governo e não fez nada, e você vem com esta desculpa esfarrapada.
Quem não pra de chorar é o gado depois da derrota acachapante do velho laranja. E aÃ, tomou?
A maioria dos polÃticos brasileiros é omissa, descompromissada com o paÃs. A elite polÃtica aguarda as eleições de 2022 para tirar Bolsonaro, assim como aguardou 2006 para tirar Lula, quando a Folha denunciou o mensalão, pensando em poder apenas. A omissão naquele 2005 custou uma série de desmandos, que culminaram na aberração da eleição de 2018. A omissão agora custará o quê? Tenho medo de pensar.
Concordo com o jornalista, mas a mida foi tão eficiente ao manipular a população para retirar Dilma do governo, e agora! Agora realmente tem razão de ser. Mas o problema do mentiroso é que ele mente tanto, que quando fala a verdade , como agora em relação ao bozo, ninguem acredita. O povão esta anestesiado pela armação para retirar o PT do governo, a tal ponto que bozo debocha na cara dura e o povão não reage ou não percebe. Sei la
Concordo com o jornalista, mas eles foram tão eficientes p/mobilizar a população para retirar Dilma do governo, e agora! Agora realmente tem razão de ser. Mas o problema do mentiroso é que ele mente tanto, que quando fala a verdade , como agora em relação ao bozo, ninguem acredita. O povão esta anestesiado pela armação para retirar o PT do governo, a tal ponto que bozo debocha na cara dura e o povão não reage ou não percebe. Sei la
Já disse aqui várias vezes que o congresso é pusilânime e covarde.
O congresso é a cara do paÃs.
Não é covardia. É medo. A covid espalhou uma paranóia e assim ninguem vai para as ruas. Em todos os processos de impeachment não foi do Congresso a iniciativa. O que houve sempre é que os deputados reagiram ao rugido das ruas, às manifestações e pressões populares que se disseminavam. As redes sociais não são suficientes para uma pressão que leve o Congresso a reagir. Com as ruas silenciosas aumenta a segurança dos parlamentares para tenebrosas transações que mantem Bolsonaro no poder.
Só corrigiria o comentário na questão da Covid: o povo vai às ruas somente quando é instado pela imprensa para fazê-lo. Como Collor foi quando a Globo comprou a briga. Igualmente com Dilma, quando a imprensa passava em primeira mão os horários e locais das manifestações, dando toda uma cobertura especial. A doença não é o motivo. O povo sofre calado e tem eventuais espasmos de indignação.
Otimo comentário.
Não, Hélio... neste sentido, quem é maricas é o Rodrigo Maia, que já foi atacado por ministros do presidente pessoalmente mais de uma vez, mas prefere continuar na pilha de impeachments. Eu mesmo já assinei dois ou três coletivos. Resistimos diariamente.... manifestaçoes ano passado, panelaços, campanha eleitoral municipal em curso e na militância por uma polÃtica... enquanto isso seu Maia troca bravata e fala grosso como Bolsonaro falou com Biden, dois pinschers pagando de pitbulls.
Rodrigo Maia é falso, mas é um parlamentar realista, sabe que com o Centrão na mão, Bolsonaro não deixa o impeachment passar, mesmo que saisse mais caro. Seria vergonhoso e até fortaleceria Bolsonaro, se Rodrigo Maia colocasse em pauta esses pedidos e assistisse o Congresso derrotar o impeachment. Os parlamentares honestos são minoria e só o discurso moralizador não convenceria ninguem. Maia sofreria dupla derrota no final de seu mandato, acelerando sua decadência polÃtica.
Desdee a eleição escrevi 300 crônicas não só contra bBolsonaro mas tasmbém contra a malta ensandecida que o levou ao poder e muitos continuam apoiando. Sou escreitor e pretendo peublicar para as gerações futuras saberem que havia quem se oposesse ao descalabro Bolsonarista
O Congresso Nacional já tirou dois presidentes do cargo em um curto espaço de tempo, e vimos um bando de ienas atacando a carniça ( centrão). Penso que na próxima eleição ele não se elegerá, igualmente ao seu guru Trump. O Brasil não merece ser ridicularizado com tanta veemência.
É que a mida foi tão eficiente ao manipular a população para retirar Dilma do governo, e agora! Agora realmente tem razão de ser. Mas o problema do mentiroso é que ele mente tanto, que quando fala a verdade , como agora em relação ao bozo, ninguem acredita. O povão esta anestesiado pela armação para retirar o PT do governo, a tal ponto que bozo debocha na cara dura e o povão não reage ou não percebe. Sei la
Não pensei que chegasse a dizer que quase concordei com o colunista. Mas, coerente com a atitude de quem se limita a torcer pela morte que deseja, ele aponta o dedo para Rodrigo Maia... Oras, Dilma sofreu por meses um bombardeio diário da mÃdia antes que Eduardo Cunha desse prosseguimento a um pedido de "impeachment". E só o fez quando o golpe já estava contratado, com STF, com tudo, na imorredoura expressão de Romero Jucá. Hoje, a FSP pede o uso das cores de Bolsonaro pela democracia, é ruim?
não houve golpe contra Collor ou Dilma porque o Crime de responsabilidade não tem pena, é polÃtico, o julgamento é polÃtico e o Congresso é soberano. no mais lembro de Romero Jucá e sua frase. lembro também que era o homem de confiança de Lula - foi lÃder do governo no Senado de Lula. foi LÃder do Governo no Senado de Dilma também (antes de delcÃdo que foi réu confesso e condenado).
Perfeito! O Congresso é maricas, pois nem CPI da famiglia há. MAM
Percebo um tédio, um marasmo, uma letargia profunda em quase todas as camadas da sociedade neste momento. até este ex crem entÃssimo b e ó c i o que que tinge de amarelo a cadeira da presidência da república disse esses dias que a presidência é um tédio. Acho que ele fica latindo assim o tempo todo apenas pra ter a sensação de que ainda está vivo...
Concordo com você, Hélio, só achei fantasioso seu último parágrafo. Sob presidentes como Bolsonaro e Trump, não precisamos nos preocupar com historiadores (ou humanos quaisquers, no geral) em 15 séculos.
Acho que hoje vc chutou a bola pra fora do alambrado, existem mais de 50 pedidos de impeachment debaixo da cadeira do cachaço presidente da câmara que atende por Rodrigo maia, o que mais se pode fazer se ele o centrão e agora o stf fizeram um acordão para segurar os processos e não mandar pra a frente? entramos no congresso com as armas em punho? o único caminho é o voto consciente e em defesa do povo agora dia 15/11, e esperar a virada do ano para ver se vai algum processo pra frente.
Oxalá estejas certo José.
Alexandre além do processo eleitoral de 15/11 em Janeiro teremos o recesso parlamentar e em seguida as eleições para presidente da Camara e Senado Federal, ou seja a probalidade de impedimento é pequena, mas a insatisfação com o governo cresce diariamente, e tende a agravar com a decadência de nossa economia após Janeiro, talvez o quadro possa alterar.
Retirar Bolsonaro não é a única coisa importante na polÃtica brasileira. A maioria da população precisa ver que ele é insano, mas também precisa reconhecer assemelhados, entender que militares no poder nunca mais, e ainda identificar uma forma de implantar uma agenda progressista. O impeachment pode, talvez, realizar a primeira parte. Mas com pouca eficácia nos demais pontos?
Zanfra, permita-me discordar. A violência é a arma deles. E sempre foi. Para isso formam milÃcias e incentivam o cidadão comum a comprar armas. Nesse momento, em volta de Instagram's ou estandes de tiro (sob a falsa capa de atividade esportiva) formam-se centenas de grupos armados. Vamos derrotá-las, sim, mas com a foça das ideias, com a arma da palavra. E, para isso, devemos lançar mão de todas as trincheiras. E a "Folha" não deixa de ser uma.
Os apontamentos breve e sem profundidade de Hélio Schwartzman estão repletos de equÃvocos: Primeiramente, se tem um que pode ser classificado como marica é o Presidente da Câmara Rodrigo Maia, que além de ser marida é um frouxo. Segundo, Bolsonaro em toda sua carreira parlamentar foi do "Centrão" - toma lá da cá - anos a fio no partido de Paulo Maluf, portanto, ele não traiu ninguém, e sim voltou a seu reduto. Faltou Shawartzman discriminar a destruição que Bolsonaro está promovendo no BR.
O Coisismo é isso. não sairá do Caos e do ódio, infelizmente não há qualquer estabilidade. Falta patriotismo nas relações internacionais e descaso nas relações nacionais. Mas é muito triste pois desde a redemocratização, 2 dos 4 presidentes eleitos foram impedidos. Collor e Dilma por muito menos diga-se de passagem. precisamos avançar na democracia. toda nação com bem estar social tem democracia consolidada e é parlamentarista. se as coisas vão mal, troca-se o gabinete tirar o poder presidencial
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Um país de maricas Voltar
Comente este texto