Ruy Castro > Demência de Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Bento Brito Teixeira

    Eu vivi aquele período de mêdo e ameaça latente. Agora, o que sinto, é uma perplexidade, mas com esperança de seja mais breve.

    Responda
  2. Joel c MARA

    Chamar de ditadura um regime político em que Presidente do Poder Executivo Federal de uma nação eleito por um Colégio Eleitoral, como ainda são eleitos os presidentes das federações e confederações dos empregados e dos empregadores e os conselhos federais dos profissionais liberais, como o dos Advogados, é um absurdo

    Responda
  3. Alcides alcantara

    Excelente texto, Ruy. Há comentários a sugerir que você escreva sobre biografias, cinema e só. Não, Ruy, você pode e deve escrever sobre o que bem entender, inclusive e sobretudo política.

    Responda
    1. Joel c MARA

      Chamar de ditadura um regime político em que Presidente do Poder Executivo Federal de uma nação eleito por um Colégio Eleitoral, como ainda são eleitos os presidentes das federações e confederações dos empregados e dos empregadores e os conselhos federais dos profissionais liberais, como o dos Advogados, é ato próprio de cínicos ridentes.

  4. M RIO GRANATO J NIOR

    Na Folha não existe liberdade de expressão, meu texto acabou de ser censurado, o engraçado é que vocês sempre combateram a censura, e a mantem isso no seu pasquim com respeito ao Pasquim de outrora

    Responda
  5. M RIO GRANATO J NIOR

    Caro Ruy, gostaria que você deixasse de comentar sobre política, eu sei qual a sua ideologia, quem tem ideologia nunca faz um comentário imparcial, ninguém votou em um demente, você afirmando isso está menosprezando a democracia. O presidente teve 57. milhões de votos, comente sobre biografias de jogadores de futebol isso você faz como ninguém

    Responda
    1. marcos antonio gomes

      M Rio Granato , 57 milhões votaram no Bozo, verdade, mas imaginaram que seriam governados por um estadista , mas na realidade o Bozo foi um deputado medíocre do baixo clero, que foi uma anomalia assim como o Trump nos Estados Unidos, o Trump já foi DEMITIDO, agora é a vez do Bozo ser DEMITIDO , agora se voce gosta do ruim o problema é seu e faça bom proveito , mas nos livre disso tudo de imprestável!!!!!

  6. isabel B Seara Machado

    Tudo o que queremos dizer e não sabemos como, você sintetiza numa pequena coluna de jornal e com escrita magistral.

    Responda
  7. ELISABETE iori machion

    Seriam milicos fakes, Ruy?!?!

    Responda
  8. Rogério de Mendonça Lima

    São dignos dedó , tanto o escrevinho como sua banda Matilha&Muares, a qual rege, e da qual recebe aplausos efusivos, quando descobertos num hilário e imbecillóide *praino fatar* para provocar um racha entre os militares, mais 69% do eleitorado, e o presidente Bolsonaro. ( 69%, quem diz é o datafoia. Ceislê pasquim? Uai!!!) Como somos uma democracia, o Brasil que trabalha continuará a pagar na conta do escrevinho e suas AmebasAmestradas, nos SarausEtílicosNoturnos, do Leblon e Vila Madalena.

    Responda
  9. Flávio Rodrigues Fonseca

    Não Ruy, o que fascina os militares não é a demência de Bolsonaro. Essa só servirá de desculpa para quando precisarem pular a cerca. O que fascina os militares é o mesmo desde a fundação da república e que nossa geração se recusou a entender. Mordomia, privilégios e vantagens em troca de absoluta inutilidade. Pelo menos é bom que os brasileirinhos aprendam desde já o que eles são realmente sem precisarem de 21 anos de trevas.

    Responda
  10. Rogério de Mendonça Lima

    Demência é algum pobrediabo acreditar no que o intelectuallóide de redação escreve, como provocação, que no fundo no fundo é só infantil. Tentar uma fratura dos militares e 69% do eleitorado com o presidente (pesquisas do datafoia, né! O escrevinho aí, às lê?) seria só hilárioSe não fosseRidículo.

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Cai na real amigo

    2. Eduardo Rocha

      É o gado fardado! Muuu Senhor.

    3. SERGIO saraceni

      Rogério Mendonça Lima, já tomou a sua cloroquina esta noite? É bom tomar, para não sonhar com o general Mourão, o general Pujol e outros. Eles já perceberam que o ex-tenente quer rachar o Exército e não estão gostando.

  11. Brízido Galeano

    Ruy vc se esqueceu que os generais que nos governaram eram aprendizes do feiticeiro Vargas com a sua revolução de 30. Costa e Silva, que era tenente revolucionário em 1930, em 1964 estava com a patente de general. Como o exemplo arrasta, o dito general chamou a queda do governa Jango como Revolução. E o feiticeiro Vargas virou Herói da Pátria da Democracia e da Liberdade em 2010 via Lula, apesar de ter fechado o Congresso em 1937 e suprimindo a Liberdade.

    Responda
  12. Adauto Lima

    Não concordo que vá incomodar os 6.000 fardados. Pelo contrário, estes estão entre os 30% que o apoiam. Humilha os generais porque acredita que isso agradará aos filiados do sindicato que, no seu delírio, preside.

    Responda
  13. Maisa de Melo

    Jair Bolsonaro tem um comportamento sociopático. Ele tem um coração frio. O outro para ele só serve para atingir seus propósitos. E quando isso não acontece, é jogado fora como um objeto descartável qualquer. As suas ideias são desumanizantes e desnaturantes. Ele só tem interesse real em poder e dinheiro.

    Responda
  14. Adriana Maccacchero

    Ontem assistindo o Mourão, explicando com submissão e subserviência "que o presidente tinha todo direito de ficar chateado" com a proposta óbvia para Amazônia, pensei: que obediência servil e constrangedora. Ele e Pazuello parecem dois menininhos com medo do pai violento.

    Responda
  15. Rui S Souza

    Exército vergonhoso e fraco. Sendo humilhado por um maricão.

    Responda
  16. RICARDO ARANTES MARTINS

    O que elegeu os Coisos foi o ódio. porque os Coisos são o ódio. A decepção popular ao ver toda a cúpula do partido que recém saiu do poder presa. Foram presas 3 líderes presidentes do PT, 2 tesoureiros e 1 secretário do PT, 1 líder do governo no senado (delcidio) 1 Líder do governo na camara (paloc). mas a ansia pelo poder era grande, jogaram haddad no segundo turno e deu o ódio. assumam seus erros que foram enormes. dezenas de bi. só na petrobras e por ai vai.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      quem votou no 17 também é culpado. mas se o PT não insistisse em seu projeto ambicioso de poder e não tivesse jogado haddad no segundo turno, o coiso não era eleito. ele só foi eleito pois para grande parte da população não havia opção. vide o altíssimo númer de abstenções.

    2. Eduardo Rocha

      Votaram no 17, diz que a culpa é do PT e pede que "assumam seus erros". Pode ser mais incoerente? Erro é de quem votou nesse capitaozinho cana.lha.

  17. FABRIZIO WROLLI

    As baratas, com raiva das formigas, preferiram votar no inseticida. E todo mundo morreu. Inclusive o grilo que se absteve do voto.

    Responda
    1. Valdinar Monteiro de Souza

      Excelente comentário. Gostei!

    2. Rogerio De Rezende Gonzalez

      Ótima analogia, Fabrizio! Cômica, se não fosse trágica.

  18. FABRIZIO WROLLI

    "Se eles são assim, como conseguimos passar 21 anos sob suas botas?" Como conseguimos? Reveja a história dos anos 60, quando a burguesia, o patronato, as madames da marcha pela Família, os jornais, as TVs, os Lacerdas viram no latifundiário de direita moderada doutor João Goulart o novo Lenin, o Bakunin, o anti-Cristo. Notou algo familiar aos anos 2013-2016, professor?

    Responda
  19. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Jair Bolsonaro faz o pior governo de toda a fase republicana desde 1889. E o pior de tudo é que tem As Forças Armadas como “saco de pancadas” onde exara todo o revanchismo de não ter feito um boa carreira militar, chegando forçosamente a Capitão e não ter sido expulso do exercício graças ao beneplácito do Superior Tribunal Militar que o absolveu de acusações graves pelo apertado placar de 5 X4. Vale dizer que é um tribunal especial e com Bolsonaro foi leniente e especialíssimo.

    Responda
  20. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Creio que muitos militares não alcançaram, em sua formação de caserna, as lições versificadas e cantadas nas músicas de Chico Buarque de Holanda, das quais destaco CÃLICE. Demais, nesses últimos 35 anos os militares não se apresentam à sociedade fardados, apesar da existência da bela FARDA DE PASSEIO nas três forças armadas. Somente se vestem no quartel em em suas festividades. O que fez os militares esconder essas belas fardas? Eles não respondem pelos desmandos dos ULSTRAS DO EXÉRCITO.

    Responda
  21. celso bittencourt

    Ruy Castro e a Arte da Cizânia! Ótimo!

    Responda
  22. Alberto A Neto

    A tropa não difere do Forte Apache. Caserna é força bruta. A questão é outra e Ruy passou longe dela; além de ter cometido gravíssimo ato falho: abre a brecha ao golpe dentro do golpe! Acena ao generalato supostamente racional-legal; uma baita contradição em termos. O Messias da Carnificina cooptou todos que têm dinheiro, poder e força! Além da mídia grande, que lhe lambe os sapatos mercê às concessões. Ruy ignora o estoque abundante de solípedes na Casa Grande e que a oposição é de fancaria!

    Responda
  23. Chang Up Jung

    A turma a que o colunista pertence tem consciência de que as ofensas a Bolsonaro atingem, indireta ou principalmente, as pessoas que o elegeram. O tempo dirá.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Espero que atinja, gado.

    2. SERGIO saraceni

      Ô Chang, que comentário bobo foi esse? É claro que as ofensas ao Bolsonaro têm de atingir os que votaram nele! Você queria que atingissem quem? Presta atenção no serviço, Chang!

    3. Lucas Cansado

      E a escolha irresponsável dos que elegeram Bolsonaro afeta diretamente todos nós.

  24. Paulo Roberto Schlichting

    Albert Pierrepoint foi o mais temido carrasco da Inglaterra. Deixou a macabra profissão em 1956, ano da graça em que este pobre aprendiz de escriba apareceu. Sua arte foi mostrada no excelente O Lavador de Almas, título em português para The Last Hangman, com o incrível Timothy Spall. Ruy é o nosso Lavador de Almas. O carrasco ideal.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Nice touch, Fabrizio, but i like jazz...

    2. FABRIZIO WROLLI

      There's gold in the mountains, gold in the valleys - Gold in the rivers and gold in the sea - Fortunes are waitin' for men to claim them - But only the hangman is waitin' for me

  25. niemeyer franco

    Militares hoje entendem mais de sapato - todo dia tem as bu ndas chutadas - do que de hombridade.

    Responda
  26. Leonardo Gama

    A diferença marcada é porque a geração atual do oficialato foi forjada durante ou pelo legado da Ditadura Militar. A geração anterior, entre repugnantes falhas de caráter, tinha ao menos a virtude do amor-próprio. Esta, a herdeira, só possui amor ao próprio-bolso. É fato que a República tem longo histórico de intervenções indevidas de militares na vida civil e não se havia chegado a tal ponto, mas duas décadas lambuzando-se no poder enterraram qualquer Positivismo original das Forças.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      ''Ordem e Progresso'' viraram ''Ordenado e Proteção''

  27. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

    A conduta dos oficiais das 3 armas durante e no (des)governo Bozo parece indicar uma urgente modificação nas suas formações na Academias Militares. Que formação é esta que os mantém com a mentalidade ainda estacionada na Guerra Fria ? Urge que alterações nas disciplinas estudadas e em suas bibliografias sejam feitas ! Não é possível mais o país aguentar esta ingerência indecorosa dos militares na vida política do país !

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      ...indicar uma necessidade urgente de modificação...

    2. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Nos últimos 150 anos (pós Guerra do Paraguai), o que se vê é uma sucessão infindável de intervenções das FFAA na vida política do país ! E pais não suporta mais esta ingerência indevida e suas funestas consequências !

    3. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Nos últimos 150 anos (logo após o fim da guerra do Paraguai) as FFAA são agentes de desestabilização da vida política do país ! Já deu ! Chega ! Ninguém mais aguenta esta ingerência militar nos destinos do país ! Nada tem de Poder Moderador ! Muito pelo contrário ! São um poder desestabilizador!

  28. LUIZ ALBERTOS SOARES FREITAS

    Ótimo texto sobre o psicopata.., e a sociedade segue inerte, sem o poder da indignação..

    Responda
  29. wilson kfouri

    Ao leitor Ayer Campos que se contenta em dar palpites nos comentários de outros : com respeito à sua ignorância em saber dos problemas cognitivos do Bozo:"Segundo o coronel Pellegrino, Bolsonaro "tinha permanentemente a intenção de liderar os oficiais subalternos, no que foi sempre repelido, tanto em razão do tratamento agressivo dispensado a seus camaradas, como pela falta de lógica, racionalidade e equilíbrio na apresentação de seus argumentos".

    Responda
  30. Jove Bernardes

    Ponto de vista desconcertante.

    Responda
  31. Antenor Magno

    Só para lembrar que durante o último governo dos militares, presidido por João Batista Figueiredo, ninguém, mas ninguém ficou com saudade desses caras. E pior! Nem eles mesmos, fizeram o menor esforço para ficar. Foram cabisbaixos devido a vergonha de ter feito o que fizeram: inflação alta, desemprego, corrupção e uma sociedade provinciana e infantilizada. Um atraso total.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Veja similaridade com o governo Jair. Eles não estavam nem ai para o que diziam... . uma ver perguntaram ao Figueiredo o que ele faria se tivesse que viver um sálario mínimo e ele respondeu "... dava um tiro na cabeça". Resposta de um Presidente. De um ditador na verdade, a diferença é que o Jair não foi eleito ditador.

  32. SERGIO saraceni

    Grande crônica do Mestre Ruy! Lava a alma da gente!! Forças Armadas brasileiras, a nossa maior v.ergonha....Nunca desceram tão baixo na lama.

    Responda
  33. José Oliveira

    Correto, 2 de dezembro de 1851, século XIX. Alias, o lema daqueles bandoleiros era mais ou menos esse: "propriedade, família, religião, ordem...".. "Acima de tudo, a França exige tranquilidade...". E o pior: "O golpe de Estado fora sempre a ideia fixa da Bonaparte." E lá não tinha maricas, ali, os descendentes dos gauleses tinham brio nas fuças e um nanico chutou o traseiro daqueles que inventaram a liberdade, a igualdade e a fraternidade. E aqui foi inventado o conchavo e a rachadinha...

    Responda
  34. Gabriele Lomba do Nascimento

    Permita-me, com gentileza, fazer uma observação sobre os termos usados. Loucura e demência são diagnóstico sérios, não xingamentos. Bolsonaro é despreparado, sem noção, etc... São coisas que falamos sem saber. Eu falava também. Tenho me policiado. Um abraço!

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Quanto à demência, posso até concordar, mas 'louco' é um termo genérico que vai muito além do sentido médico (a propósito, não é um termo técnico e nem tem correspondente por ser muito amplo e mal definido). É um adjetivo com ricos significados filosóficos, literários e históricos, assim como 'melancólico', 'colérico', etc.

  35. ANTONIO MARQUES R FILHO

    Sei que não digo nada de novo mas, tendo vivido aquela época, prefiro esses "lambe botas" de hoje aos truculentos de antigamente.

    Responda
    1. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

      Tendo vivido também aquele período, digo que os dois são vergonhosos. Não quero nenhum deles!! Voltem pra caserna e de lá não saiam, pois não precisamos deles para nos subjugar ou administrar. Triste papel esse do Sinistro da Saúde.

  36. José Cardoso

    Como o Getúlio, os militares voltaram, agora nos braços do povo. Só que a única ligação com o povo é o Bolsonaro, e eles sabem disso.

    Responda
  37. Alexandre Miquelino Levanteze

    Mas o bom é que agora temo o poder do voto para tirar tanto bozo quanto outro escroques que se elegem Brasil afora, isso se em 2021 o congresso (maia) resolver tocar um dos 50 e poucos pedidos de impeachment contra esse genocida psicótico.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      "a democracia não serve para eleger os melhores, mas para que, de tempos em tempos possamos trocar os piores.'

  38. Jacqueline Soares

    Fácil a charada. Hoje os militares se venderam em troca de dinheiro e privilégios, ou seja, assemelham-se aos políticos do centrão. Credibilidade nenhuma.

    Responda
  39. Maria Lopes

    Ruy, brilhante.

    Responda
  40. RICARDO ARANTES MARTINS

    Pefeita a matéria Rui. Sempre que vem alguém me falar que Jair fala em golpe eu penso que SE houvesse golpe, seria para derrubá-lo. tenho traumas dos Generais... mas sei que em regra são, muito inteligentes e patrióticos. Jamais armariam um golpe para manter Jair. O Jair age com total falta de patriotismo em muitos aspectos. vejam continua defendendo Trump. Fala mal da china e faz chacota do seu povo, nossa maior parceira comercial (De Graça), e o mesmo se da, de outras formas com europa e vai..

    Responda
  41. FERNANDO HINTZ GRECA

    Perfeito Ruy. Bolsonaro é um ressentido e para melhor analisá-lo basta ler o livro Memórias do Subsolo de Dostoiévski. Causa surpresa que ainda não tenha sido afastado por perda das faculdades mentais. Difícil ainda e aceitar como Sérgio Moro e militares de alta patente tenham acreditado num psicopata. Seria está uma tentativa dos militares se redimirem do desastre da ditadura militar?

    Responda
  42. Gustavo C

    Militares aturam Bolsonaro porque com ele ganharam aumentos e benefícios; são, antes de mais nada, burocratas.

    Responda
    1. guilherme herzog neto

      Boa colocação Gustavo, militares são burocratas de fato, porem muito caros.

  43. Samuel Gueiros Jr

    O que o autor queria que os militares fizessem com Bolsonaro? Atropelarem a democracia e o tirarem do poder? Assim como os militares todo o país está atonito e paralisado com a estupidez do presidente. Alguns ja se pronunciaram de forma dura. Mas a vergonha não está nos militares mas nos parlamentares que relutam em cassa-lo. Mourão poderia pacificar o país e restabelecer a dignidade civil e militar mas o Congresso precisar tomar vergonha para iniciar a transição.

    Responda
  44. NACIB HETTI

    Quando acabar o governo do Bozo os militares que estão lá voltarão para os pijamas?

    Responda
  45. Samuel Gueiros Jr

    O que o autor queria que os militares fizessem com Bolsonaro? Atropelarem a democracia e o tirarem do poder? Assim como os militares todo o país está atonito e paralisado com a estupidez do presidente. Alguns ja se pronunciaram de forma dura. Mas a vergonha não está nos militares mas nos parlamentares que relutam em cassa-lo. Mourão poderia pacificar o país e restabelecer a dignidade civil e militar mas o Congresso precisar tomar vergonha para iniciar a transição.

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Só uma dúvida ficou nas afirmações do comentário. Qual mesmo, será o rato desta chusmaroedora, que vertem impropérios a um presidente democráticamente eleito, que colocará o polaque no pescoço do gato VerdeOliva? Melhor chiarpelas páginas doPasquim né? Mais seguro, já que coragem pessoal está em falta no bazar Brasil. ChorõesLiberados.

  46. Jose Carlos

    Ainda preciso ver a exceção que confirma que os altos oficiais são intelectuais das complexas e intelectualmente desafiantes teorias sobre diferentes formas de marchar. Você sabe, ordem unida. Entraram nessa pelo desejo nostálgico de poder e, humilhando-se todos os dias, ficam nessa pelo dinheiro mesmo. Observe as figuras caricatas, incluindo mourão (de cerca) e essa figura no ministério da saúde. Quanto dinheiro paga tanta humilhação.

    Responda
  47. SERGIO saraceni

    Caro Jackson, você parece ser um bom sujeito. Honesto, bem intencionado, aposto que toma gemada toda noite antes de deitar. Deixa eu te explicar. Não desconfia que foi feito de bobo pelo Bolsonaro? Enquanto você ainda paga aluguel, a família dele construiu um invejável patrimônio imobiliário com as rachadinhas. Rachadinha é dinheiro público, você sabe, não? Principalmente o seu, que votou nele.

    Responda
  48. Marcelo Rod

    A culpa dele é menor que a de 57 milhoes de eleitores de um autodeclarado inutil. Varios deles mandando o BR sapecar os EUA com aquele jipao travestido de tanque...O mito é um inutil, representante digno de inuteis, do bando de nada nem honra tem...Eles merecem o mito

    Responda
  49. ADRIANA QUEIROZ

    Muito bom!

    Responda
  50. Jackson de Moura Ferro Silva

    Ruy , o Governo Federal vai muito bem , obrigado , sem escândalos ou corrupções nas Estatais , já na época do PT era roubo todo dia ...

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Sr. Jackson, dói+muito ao pessoal da banda Matilha&Muares, duas situações desesper4das. A primeira é a acachap4nte derrot4 de 2018, a segunda, por mais que ladremEzurrem impropérioscontra o presidente, mais apoio popular o homem tem. Pesquisa da Datafolha, dá a soma entre ótimo e regular, 69%. Isto tudo é demais para a mente de convertidos monopens4ntes. Liga não, tá firmeAreeleição. Xing4r pra não morrer de r4iva está liberado.

    2. MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND

      Por ter sérios problemas cognitivos, o Sr. Jackson limita-se a copiar e colar as duas ou três frases que conseguiu em sua vida redigir. Só que, antes, ele escrevia esta mesma frase sem utilizar o texto "estatais". De uns tempos pra cá ele a acrescentou. Sempre fico curioso para saber o que anda acontecendo fora delas. Mas ele nunca responde...

    3. Jove Bernardes

      Cara, você não tem noção do ridículo.

    4. Pedro Ferreira

      Existe um provérbio oriental que afirma:”quando um idiota aponta o sol com o dedo, ele não consegue enxergar o sol, pois só consegue enxergar o seu próprio dedo”. Vá se ferrar, Jackson ferro.

    5. Marcelo Rod

      Vai bem so na cabeça de id i o tas, fingindo ser cegos. Mas nao, sao so id i o tas. Vc é id i o ta?

    6. Ney Fernando

      O carluxo voltou! Seu choro é livre e chato.

    7. CLAUDIO RIBEIRO BARROS

      O governo federal vai bem? O Brasil vai muito mal.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.