Hélio Schwartsman > A festa da democracia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    O outro lado do meio copo permitiu, com todo o apoio financeiro da elite econômica e do apoio justiceiro-judiciário que mentiras fossem propagadas sem quaisquer limites e consequências. Ajudou muito a eleição do troglodita.

    Responda
  2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Acima do Rio Grande, Europeus que lutam pela liberdade de produzir. Aqui Portugal terceirizou a colonização do Brasil com as Capitanias Hereditárias Cultura é a ultima coisa que fica quando começamos a esquecer.

    Responda
  3. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Acabamos de assistir as eleições nos Estados Unidos. Uma bagunça organizada. É outra cultura. É bom saber. La vigora o Common Law (direito comum) possui influência no direito anglo-saxão, não codificado. Já o Brasil O sistema Civil Law se baseia na lei devidamente positivada e codificada. Segue cada um sua origem histórica.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Acima do Rio Grande, Europeus que lutam pela liberdade de produzir. Aqui Portugal terceirizou a colonização do Brasil com as Capitanias Hereditárias Cultura é a ultima coisa que fica quando começamos a esquecer.

  4. Tersio Gorrasi

    A CF está obsoleta quanto aos critérios para que um cidadão qualquer possa ser candidato. Para presidente, por exemplo, basta ser maior de 35 anos e brasileiro. Pode ser alguém de 95 anos, estuprador, traficante, pedófilo, etc, que está tudo bem, desde que cumpra aqueles requisitos. Boa parte dos eleitores não dispõe do conhecimento suficiente para eleger um candidato que satisfaça seus anseios. Vota com o fígado e não com o cérebro, infelizmente

    Responda
  5. José Cardoso

    O Pascal dizia que o ideal é que os melhores governem. Mas como sempre haverá disputas sobre quem é o melhor, foi estabelecida a regra (em sua época) de que o governante deve ser o filho mais velho da rainha. Hoje a regra é ser o mais votado, que como a regra anterior tem a vantagem de ser simples.

    Responda
  6. Sandoval junior oliveira

    depois do voto a democracia ficou ainda melhor e assim se vai praticando, vamos passar daqui ate 22 no maior teste pra continuidade da cidadania. e festa vai continuar, os que nao estiverem de acordo so poderao sair ou ser enquadrados aos ritmos.

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    O colunista se enquadra bem na classificação de fundamentalista eleitoral que acredita que a democracia não pode existir sem eleições. A democracia perambula pelo mundo há mais de 3,000 anos, enquanto o conceito de eleição possui pouco mais de 200. Como afirma o Guardian, as eleições são os combustíveis fósseis da política. Se no passado foram úteis, hoje causam problemas colossais. Sem admitir a debilidade do processo eleitoral, continuaremos a assistir o aparecimento de demagogos e populistas.

    Responda
  8. Matheus Teodoro Silva Filho

    Aqui não tem festa da Democracia. Isto é um arremedo. Não há festa quando políticos oportunistas mantém o voto obrigatório para enganar pessoas de boa fé e se reelegerem. Depois, esses políticos viram as costas para o povo. Voto não pode ser obrigatório. Se voltarmos à condição de não poder votar, não aprendemos, não evoluímos, não nos esforçamos. Lutar ou desistir também é uma escolha.

    Responda
  9. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    As pessoas preferem, por obviedade, uma sala de estar cômoda, confortável e com um sistema de self service com o mínimo de esforço. Esqueçam, democracia é luta por liberdade, igualdade e dignidade. Ela não impede, nem deve impedir, prima facie, que qualquer pessoa ou grupo dispute o poder, pois aí não é autonomia, mas heteronomia = conforto. A sociedade brasileira pôs o cavalão e seus jeguinhos no poder. Que lute para tirá-los. E isso começa hoje, não em 2022.

    Responda
  10. Karla Noronha

    Texto perfeito

    Responda
  11. Vito Algirdas Sukys

    Fui votar no horário reservado aos idosos das 7 às 10 hs e deparei- me com duas idosas conversando na rua. Uma disse a outra que a amiga foi votar sozinha às 7 hs e um ladrão roubou-lhe a carteira , a identidade e o título de eleitor. Parece que a segurança pública, em nosso país, nem a esquerda e nem a direita resolvem.

    Responda
  12. Chang Up Jung

    Mais de 18 e menos de 70 anos é a mesma coisa que a exigência constitucional de voto obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para maiores de 70? Se menos de 70 exclui 70, mais de 18 também não deve excluir 18? Português se complicando na matemática...

    Responda
  13. José Oliveira

    Obrigado a votar, dever de votar. E o pior nesses candidatos e candidatas que estão aí. Nunca fomos uma democracia. Tudo aqui é fictício.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND

      Ninguém neste país foi qualquer dia obrigado a votar! Aqui o que é obrigatório é o comparecimento à urna. Você pode ir lá e não votar em ninguém. Ou seja: o voto não é obrigatório como frequentemente a gente ouve!

  14. CARLOS BECKER

    Bolsonaros todos na cadeia.

    Responda
  15. Herculano JR 70

    Quando o estado for Acrata, diminuto , serviçal e sem poder, portanto com pouca importância o voto será também de pouca importância. Ñ é preciso muito limite ao q ja é limitado

    Responda
  16. Herculano JR 70

    Discordo! Voto é limite ao poder, representação é distorção d estado tirano q se mete em serviços e em tudo. Todo cidadão no poder quer ser tirano, Bnaro ñ é exceção, q impede são os outros poderes, chamados instituições. Mas o estado gde, com as instituições d poder gdes, inclui o executivo, são centros d privilégios e gastos q impedem o país avançar. Briga entre poderes é intriga ñ é sistema de pesos e contrapesos. É preciso um golpe ´no´ estado, chamado liberdade, ñ um golpe ´d´ estado.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Sua opinião quanto a um um golpe para resolver os problemas nacionais, vai de encontro a evolução dos povos na história mundial. somente as nações de democracia consolidada tem evolução e bem estar social. As ditaduras deixam o Estado corrupto, tal como o nosso. temos reino/império, GV e militares - por isso nossas instituições tem dificuldades em avançar. ademais, num golpe de Estado, quem seria seu messias para salvação? Eu, Voce, lula, bozo...?

  17. RICARDO ARANTES MARTINS

    Muito boa a matéria. Tenho para mim que está obrigação de votar é relativa, pois há uma multa insignificante para regularizar a situação. Mas sem dúvidas é muito bom votar. A evolução de uma sociedade se da pelo voto. Olhe no mundo os povos onde há liberdade, inclusão e bem estar social. Todos tem democracia consolidada há décadas. A liberdade de expressão garantida na Constituição deve ser aprimorada O limite dela deve ser quando um agente político ameace a democracia. Precisa criar mecanismos.

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      Sim, mas tem a Rosa do Deserto, a Rosa dos Ventos, a Rosa de Luxemburgo, a Rosa dos Jardins, a Rosa das Missões, a Rosa das Marés, a Rosa do Guimarães, a Rosa dos Ãrabes ......

    2. Herculano JR 70

      Caro, eu disse golpe no estado, nos negarmos coletiva/e poder. Poder emana da renda. Seria desvalorizar sua atuação como faço em escola, saude e segurança para começar e tomar-lhe receitas. A democracia foi um golpe no estado, e tem fracassado pq o estado cresceu muito. Eu tenho muita duvida da real situação dos países de social democracia. De qualquer forma, duvido q as condições em q foram criados se repita, guerra, p ex. O artigo de Ives Gandra fala algo

    3. Herculano JR 70

      Sinto dizer, mas o voto ñ significa liberdade. Se vc vota em alguem e lhe da poder de vida ou morte, o voto ñ significou liberdade mas consumou a opressão. Acontece em todos os paises hoje em dia. Liberdade de fato existe onde o voto, e o poder por tras dele, é insignificante. Democracia sobre o tripe, leis escritas em codigos, rotação de poder através do voto, q o judiciário subverteu, e divisão de poder, e limite ñ é governança.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.