Luiz Felipe Pondé > Trump é pós-moderno, enquanto Biden é o verdadeiro conservador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acho q esse colunista chegou ao limite de absurdos suportáveis, Folha é hora de trocar ou terei eu que deixar de ler este jornal?
Não sei; esses dias assisti um vÃdeo do filósofo Paulo Ghiraldelli (que possuo 2 doutorados, além de pos-doc), indicando que muitas dessas informações descritas pelo autor estão equivocadas. A análise é real, baseada em bibliografia ou é apenas opinião do autor? Se for real, a FSP tem que analisar isso ae...
Folha, meu deus do céu! Esse colunista está inventando uma leitura filosófica que não se sustenta, pegue esse texto, leve a qualquer professor colegial e peça para ele corrigir as incoerências desse texto. Até eu que saà da escola tem 20 anos, e percebo o tamanho da bobeira escrita acima
Só tenho a dizer: Parabéns! Que delÃcia ler algo que faz sentido.... a reflexão um pouco mais complexa tornou-se impossÃvel! E vc é corajoso ao citar Platão....
Tenho pena dos alunos deste pseudoprofessor. E o pior é q eles ainda pagam por isso.
Tenha a santa paciência, sr. Pondé! Donald Trump niilista?!?!!
Estudo filosofia há mais de 12 anos. Tenho mestrado e doutorado na área. E nunca li tanta bobagem na minha vida. É inadmissÃvel que o jornal mais importante do Brasil abra espaço para alguém que não só desconhece os temas que aborda como também distorce os conceitos filosóficos e ensina errado os mais jovens. Não dá nem pra usar o conceito hegeliano de "profundidade rasa", uma vez que ele não sabe usar os conceitos clássicos.
Eu nunca li tanta bobagem na minha vida. Fico me perguntando como a folha permite esse tipo de texto absurdo.
Narrativas no lugar de verdades? Outra coisa: já encheu essa história de "inteligentinhos". Quase não leio Pondé, mas qdo o faço, tenho vontade de parar já no primeiro "inteligentinho". Sendo ele próprio um deles...
parte2 Além disso quando a –segundo você- “classe” ainda estava na moda, já existiam as disparidades sociais. Tenho uma ligeira idéia daquilo que você gostaria de conservar.
Coisas como: “Só se fala de sexo e de raça —classe já saiu de moda—, e até a “gestão de pessoas” das empresas só pensa nisso”, foram ditas para logo em seguida nem ter a explicação do porquê. É óbvio que Biden é conservador no que diz respeito às instituições. No entanto esta frase que pincei do seu texto intriga. É como se já vivêssemos numa sociedade igualitária e justa para todos independente de sexo, cor, etc. Mas ainda insistem em “encher o saco do Pondé” com assuntos tão “banais. parte1
"Colocar narrativas no lugar de verdades" Pondé, pior que isso é fazer interpretações das narrativas (fake news) como algo de valor. Sofremos aqui e os Americanos lá com os que se utilizam disto para ganhar votos e estamos entregando o mundo para estes protagonistas. A filosofia poderia discutir as formas de interpretar as questões da democracia, da liberdade, do liberalismo e conservadorismo, no lugar de valorizar os Monstros das narrativas.
Os anti-Pondé voltaram de férias. É culpa da Maré? Em que lua estamos?
Esse é justamente o dualismo que ele critica. ;)
Kkkkkkkkk... Vc sabe que me divirto com reacionários, né?
Os pró-Pondé nunca tiram férias. Deve ser culpa da Reforma Trabalhista do Temer.
Trump pós-moderno? Eu diria proto-medieval.
Só bobagens - como sempre. E, como sempre , tentando se fazer de inteligentinho e "sacado". Preguiiiiiiça....
As obsessões de sempre, expressas por meio dos sofismas de sempre, na mesma linguagem adolescente de sempre. Colunistas interessantes, como a Profa. Laura Carvalho ficam pouquÃssimo tempo, ao passo que os ideólogos ficam até morrer.
Essa lógica binária foi trazida pelo Bozo, que se pode ser adequada em um quartel, mas não o é em uma sociedade democrática e plural.
Pondé tenta disfarçar mas é de extrema-direita admirador dos genocidas Trump,Netanyahu e Bolsonaro.
Trump é umpsicopata, corrupto ,populista e genocida,seu lambe -botas Bolsonaro além de de psicopata,corrupto,populista e genocida é miliciano...
exatamente ,o sujeito escreve um monte de erros,sandices .E a folha isso? o Pondé fez video elogiando o OLAVO DE CARVALHO kkkk
Discordo do colunista e concordo com o Roberto César (comentário abaixo): na prática, o governo Trump, economicamente, retroage à Era dos Ladrons Barons, pré-Theodore Roosevelt, onde os Rockfeller, Morgan, Rotschild, etc tratavam a Casa Branca como sócia e extensão de seus escritórios. Socialmente, sonham com a o final dos anos 50, meados de 60, era pré-protestos anti-Vietnam e pró-Direitos Civis de Negros,mulheres e outras minorias, temas que nem ocupavam as agendas de candidatos.
Conservadores e liberais existem no Brasil? Os conservadores autênticos deram sim crédito aos que chamam de populistas. Sem um legitimo com chances, alimentaram os neofascistas. Sem o crédito dado por liberais, e até por progressistas indignados, ele não teriam chegado onde chegaram. Só os deserdados e radicais da extrema direita não tinham voto para os eleger.
"A extrema direita americana passou a utilizar essa caixa de ferramentas pós-moderna de forma desenvolta e com fins eleitorais. Sua intenção polÃtica é dar voz a um contingente de pessoas que se sentem irrelevantes e sem representatividade nas instituições" Errado. Sua intenção é conseguir os votos ao contingente que se sente irrelevante e, quando estiver no poder, legislar em causa própria, ou com o que quer que passe na cabeça no momento, como foi o caso errático do Trump
Carolina Figueiredo, não sei exatamente porque você discorda do que eu escrevi, porque eu não escrevi nada do Obamacare, e eu concordo com o que você disse sobre o tópico. Não sei se ficou claro que eu estava falando da atitude do Trump e não do que levou ele ao poder.
Discordo. O Obamacare é um desejo autêntico da população, assim como a reforma da polÃcia e as pautas ambientais. O Trump foi um exemplo de que nada importa,além do que esta na cabeça dele. Acredito que Biden foi mais uma fuga disso porque Trump nem os republicanos representava mais de tão egocêntrico.
Antes de ler os comentários, logo digo que achei muito lúcida a coluna de hoje. É óbvio que eu gostei muito. E que Bruno Covas se posiona contra o radicalismo. Boulos terá que provar que não é radical para ganhar este segundo turno.
Pior cego é o que não quer se enxergar.
Fabrizio, vc não assistiu a rasgação de cueca de seca do Boulos com o Tato no debate de quinta-feira passada? Se isso não é flertar com a extrema esquerda não sei o que é? A própria oposição do Boulos com Bolsonaro e Russomano é evidência do reconhecimento do adversário polÃtico correspondente. O estilo de ataque adotado pelo Boulos no primeiro turno é evidência de extrema esquerda. O movimento de ocupação do Boulos tem raiz da extrema esquerda.
Lula inocente, não é um mantra radical da extrema esquerda!?!?!?
Vou concordar Fabrizio. Depois que o Tato se posionou abaixo do Mamãe falei, eu automaticamente clasiifiquei ele como extrema esquerda. Foi um engano imperdoável, não é mesmo? Os petistas deveriam ter pensado um pouco antes de legitimar a polarização com Bolsonaro da extrema direita. Isso reflete o radicalismo petista, não?
O PT nunca foi de extrema esquerda. É uma partido de centro-esquerda clerical. Atualize-se. Extrema esquerda é Pco e Pstu, amiguinha.
Não sei se tem acompanhado os fatos, mas o radicalismo Bolsonarista foi apoiado em 2018. Este ano 2020 ,o fato, a realidade é que Trump saiu e 4 de 5 candidatos com apoio de declarado de Bolsonaro perderam e o PT também não foi muito aceito. Eu interpreto isso como rejeição do eleitor ao radicalismo porque o PT sendo oposição de 2018 para cá acabou sendo empurrado para a extrema esquerda.
Bolsonaro ganhou e é hiper-extremista.
"O talento de Biden, um centrista nato, está na sua capacidade de incorporar as agendas da esquerda no seu projeto polÃtico para derrotar a extrema direita. O Partido Democrata deve à sua ala esquerda as grandes manifestações realizadas contra Trump, a popularização de alternativas programáticas na agenda ambiental e, sobretudo, a mobilização de jovens eleitores durante a campanha. Sem a atuação de Stacey Abrams, o democrata nunca teria chegado perto de vencido na Georgia."
Pondé, retorne à sua medicação de controle da esquizofrenia! Que texto desarticulado e "propagador da verdade"! Há espaço para a incerteza e a dúvida na sua doença ou só se articulam com clareza a acusação e a agressão? Dizer que o partido democrata amaricano é liberal nas costumes e conservador na polÃtica é uma platitude: essa é a definição pública do partido. Saindo disso, e das ofensas, tudo perde o chão e flana no ar, sem sentido ou propósito. Vá se tratar, pond3.
O niilismo polÃtico é a destruição das forças e das instituições. Não passa de fascismo, assim como niilismo pós-moderno não passa de neo-fascismo.
O respeito às instituições é um traço comum entre Conservadores (à direita), Liberais (ao centro) e Social-Democratas (centro-esquerda). Fora da Democracia institucional (pejorativamente chamada de democracia burguesa) o que há são os extremos que se tocam: fascismo, comunismo e populismo de direita e de esquerda, todos adeptos do governo das massas, que se impõem às instituições e às minorias. Isso pode ser tudo, menos Democracia.
Clodovil foi um homossexual conservador muito grosso e estúpido no tratamento com as outras pessoas. Na minha opinião.
Perfeito.
Quanta mirabolância para explicar o fascismo! E ainda culpabilizar a esquerda. Ou seja, mais uma "narrativa" ao gosto "liberal".
Muito interessante a abordagem do texto. Aliás, ontem tive uma excelente aula com o colunista no YouTube; Shakespeare, Maquiavel e Montaigne. Ótima fonte de ideias para os que estão dispostos ao exercÃcio da reflexão.
Muito bom Pondé ....Pondé é uma ilha de inteligência cercado por um mar de mediocridade "copia e cola" quase unânime dos colunistas da folha.
Quanta submissão para trapaças filosóficas.
As divergências entre esquerda e direita não se dão no plano intelectual, mas é um conflito de visões. Como diz o Steven Pinker, a visão constritiva da direita é trágica; a da esquerda é utópica. A esquerda acredita que a natureza humana é essencialmente boa; a direita acredita que o ser humano é inerentemente auto interessado e a sua natureza não pode ser mudada. A esquerda acredita em soluções ideais; a direita em trocas. A solução lógica é aprender a conviver com as diferenças.
Concordo, até porque o ser humano é tudo isso ao mesmo tempo. A complexidade humana não resume a rotular pessoas em diferentes de mim ou iguais a mim por correspondência de ideias.
É um embaraço para a Folha manter um colunista que não passa de platitudes e comentários imaturos, superficiais e pseudointelectuais, sem mostrar nenhuma capacidade analÃtica. Pelo articulista, Trump e Bolsonaro seriam o novo Foucault. Tá, então Goebells deve ser um pré-Derrida.
O Trump talvez, ele não falou do Bolsonaro.
Pois é... Eu também não entendo esse apreço da Folha por esses cabeça-de vento, vide a manutenção da Gabriela Priolli e esse articulista em seus quadros. Tanta gente inteligente, com conteúdo, merecendo um espaço para divulgar suas ideias e ajudar a desanuviar a mente das pessoas e esses dois derramando baboseiras em espaço tão caro.
Não creio que essa caixa de ferramentas seja tão pós-moderna assim, nem que seu uso pela extrema direita seja novidade. Mustafa Mond e o Grande Irmão, na ficção, e Goebbels, na realidade, já a usavam nos anos 30 e 40.
O binômio conservador versus progressista é um fetiche da guerra cultural, escreveu o colunista. A ele já serviu pra vender livro, a exemplo de Porque virei à direita. Essa obsessão na crÃtica pejorativa a inteligentinhos é cegueira frente a alteridade, à quem se recusa entender o que lhe é diferente. As imprecisões e os rodeios bateram o recorde na coluna de hoje. FSP, já deu né?
Os batedores de carteira são os primeiros a gritar - pega ladrão! . Não há absolutamente nada de novo na conduta do presente mandatário americano. Assim como, a meu ver,, a fúria iracunda que o articulista move contra os ditos inteligentinhos, apenas revela um pensamento sofisticado, na pior acepção do termo.
A coluna é tão ruim hoje que ler é um exercÃcio quase masoquista. Chamar um narcisista patológico da pior espécie de qq coisa que lhe de uma pátina, mÃnima que seja, de respeitabilidade intelectual, é um exército que não merece respeito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Trump é pós-moderno, enquanto Biden é o verdadeiro conservador Voltar
Comente este texto