Joel Pinheiro da Fonseca > Estamos fadados a oscilar entre bolsonarismo e centrão? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Oi Joel, seu texto é bom, no entanto, a narrativa usada para comparar as propostas de Boulos e Covas é injusta, “disposição a sonhar utopias” parece mais uma opinião pessoal do que uma proposta de governo. Segundo, o termo fascista teve amplo conhecimento em 2018 com Bolsonaro e outros polÃticos o apoiando enquanto desde 1994 a Folha já pública reportagem sobre polÃticos de esquerda tendo que justificar não serem comunistas (uma herança adotada da ditadura p/ quem fosse contra o regime).
Joel, o garoto privilegiado que estudou no Santa Cruz e no Insper e nunca precisou trabalhar para pertencer a elite brasileira - fica óbvio o seu posicionamento - principalmente quando diz que já tem seu lado na disputa: quando fala que Covas e o PSDB trazem gestão eficiente, equilÃbrio fiscal e parceria com a Gestão privada enquanto Boulos e o PSOL mostram disposição para sonhar utopias! Está claro que quer manter seu status de burguês!
O atraso do pensamento polÃtico brasileiro, ainda agarrado nas simplificações arbitrárias esquerda/direita, transforma em pura utopia a criação e assimilação de sÃntese nova trafegando por fora dos elementos ideológicos 'tradicionais' sem o velho e gasto dèjá-vu, com libertade de movimentos de ideias, valores coletivos e padrões republicanos, criando novas dimensões na polÃtica, polÃticos e votantes. 'Mélange' ideológica, contracultura salvadora ao estilo tupiniquim. Sonhos. /Claudia F.
Não há nada de errado no embate esquerda/direita. São claramente duas visões de mundo diversas, o que não significa que não tenham pontos de convergência e valores em comum. Aquilo que tem se convencionado chamar de direita é na verdade apenas uma versão extremada, retrógrada e obscurantista, na qual inadvertidamente um povo politicamente analfabeto equivocadamente acreditando tratar-se de uma luta do bem contra o mal. Isso não é polÃtica!
Estamos fadados a oscilar entre o Centrão e o Centrão. É a sina da poÃtica brasileira, desde Sarney até o Bozo.
O colunista é um pândega. Para entender a polÃtica brasileira basta recuar a 2018, postulando uma oscilação que mal fez o movimento de ida. Claro, se recuar mais arrisca se deparar com um golpe que reuniu toda a direita, em especial a que se diz liberal! Que de resto, comprou a farsa de que poderia haver uma nova polÃtica com Bolsonaro... E ele ainda entrega seu voto em 2022: Huck, ao elogiar o Renova BR, uma jabuticaba polÃtica que age como partido quando interessa, e tira da reta quando não.
Nada mais que um refluxo orgânico da extrema direita para o centro. O tsunami bolsonarista de 2018 virou uma onda em 2019 e acaba em marolinha em 2020. Em 2022 voltarão todos aos bueiros de onde jamais deveriam ter saÃdo.
Joelzinho Neoliberalzinho vai novamente fazer campanha conta Manuela e Boulos, ou vai continuar fingindo até 2022 que não ajudou a eleger o miliciano genocida?
O Socialismo já deu certo no mundo todo, acontece que ele evoluiu e muita gente não enxerga isso. Se chama social democracia, polÃtica de bem estar social e multilateralismo. Os melhores sistemas de saúde e educação são universais e públicos no mundo desenvolvido. A China social mercadológica caminha para ser a maior potência do planeta.
China "social mercadologica", meu Deus! O entusiasmo ingenuo de certa esquerda com a futura hegemonia chinesa. A China é uma grande potência como qualquer outra e agirá segundo seus interesses, como qualquer outra.
Mas a China ainda é uma ditadura nenhum crescimento justifica. algumas ditadura crescem, nenhuma cresceu tão rápido quanto a nazista. Nada jusitifica uma ditadura. A intervenção contÃnua do Estado na Economia faz-se necessária. cada nação com suas questões pontuais. Não se justifica uma privatização de uma petrobras. por exemplo, O Brasil necessita de Energia. Quando voltarmos a crescer teremos que correr atrás com urgência. Se não houver iniciativa privada, estatais, simples assim.
A rainha da Inglaterra já viu 8 presidentes americanos morrerem, e 5 papas. Viu os Beatles nascerem e desaparecerem, viu o muro de Berlim ser construido e demolido, mas nunca viu um governo socialista, com planejamento central eempresas estatais, dar certo. Sem economia de mercado nada funciona, não será o Bolulos, e outros partidinhos de esquerda, que mudarão a história.
O socialismo deu tão certo que mudou até o capitalismo, ou ainda acha que Adam Smith é o guru? Basta reparar que I seu arauto extremado fundamentalista tupiniquim, Paulo AÃ-5 Guedes, soa completamente anacrônico com sua tentativa de chilenizar o Brasil quando o próprio Chile acaba de se livrar desse sistema tão caduco que nem os EUA não seguem a risca.
Tivesse se encontrado com Maximilien Robespierre, hoje em dia não estaria tão segura de sua coroa, nem de seu pescoço.
Tá véia essa madame, hein?
O socialismo não morrreu. está mais vivo do que nunca. A europa ocidental, inclusive o Reino Unido, colhem os frutos de um socialismo moderno e progressista. Atingiram inclusão e bem estar social. O Socialismo pregado na América latina daqueles que se arvoram como únicos representantes de esquerda é retrógado e ultrapassado. Creem no Estado controlando os mecanismos de produção, como numa ditadura comunista. Mas com democracia e tempo chegaremos lá.
Discordo do colunista ao afirmar que durante anos a esquerda chamou seus opositores de facistas. De 1988 para cá tivemos o exercÃcio de idéias opostas, mas, não o facismo tal como existe hoje na extrema direita que ocupa a presidência e seus seguidores. A esperança foi o número (ainda pequeno) de candidatas negras, trans e de diversas representações coletivas eleitas. Lembro que antes de 2014 o cenário era outro. Basta assistir o doc. “O Brasil Deu Certo. E Agora?”.
Caro Joel ! Estávamos no caminho de uma social democracia no começo do século mas ( no Brasil o MAS é tudo) os 15 de PT ( que poderia ser um legÃtimo social democrata com votos e modração nos gastos) acabou como se viu ! Daà o desencanto. O pobre viu ruir seus sonhos com a crise da Dilma! Sem falar no roubo puro e simples.
Roubo do qual participaram alegremente todos os que hoje despontam como os principais atores. O povo, com sua tradicional ignorância polÃtica, se deixou levar por uma onda pseudomoralizante mas que visava apenas repor as coisas nos seus devidos lugares, ou seja, o predomÃnio do eterno centrão.
Acho q não..Bozo só abraçou Centrão p não ser Impichado..Mas 22 acaba ...Espero q o Brasil não " acabe" antes...
Acredito que o recado das urnas está sendo claro. o povo evitou extremismos de ambos os lados. mas dai temos o centrão (leia-se direita) que saberá interpretar as urnas. Jair não tem mais o carisma que tinha a quando de sua eleição. Sua sustentação no Congresso, que é parca, irá ficar mais frágil ainda.
Meu Deus. Não co sigo acreditar que uma pessoa minimamente racional possa apontar o *renovabr* como alguns solução. Fora se tiver interesses outros nisso.
Acho que é apenas cortina de fumaça, ele simula que é lacaio do HuckMoroBR mas quem paga o contra-cheque do Joelzinho é o NOVO PFL (Partido da Faria Lima).
Concordo plenamente com vc Roberto. A desfaçatez está em todos os campos polÃticos mesmo
Meu Deus. Eu não consigo acreditar que ainda existam petistas radicais. Fora se tiver interesses outros nisso.
Tiro um saldo positivo para a esquerda, a reforma passa por esse processo de perdas de protagonismo de uns e ascensão polÃtica de outros no caso PSOL com Boulos e Edmilson, além do PC do B com Manuela D'avilla, o PT ainda tenta beliscar Vitoria e Recife, ou seja está ocorrendo uma redestribuição de forças e votos mas mostra um movimento e um projeção de que a esquerda está se mexendo para recuperar cacife polÃtico dentro do Brasil, e cada vez mais fazer frente a direita retrógada e teocrática.
Curso profissionalizante é a definição perfeita!!!!
Faltou falar que não ponho fé nesta renova br, polÃtica se aprende durante toda a vida desde a escola, representante de classe, grêmio estudantil, UNE, UBES e por aà vai não é fazendo curso profissionalizante, ainda mais com empresários bancando.
Isso é surpreendente por que? Acho que estamos a 500 anos entre a extrema direita e o centrão....
A gestão Covas é medÃocre, se grandes realizações de qualquer natureza. Seu único trunfo foi ter ido contra, por um tempo, a atitude irresponsável de abrir tudo na pandemia. Não sei por que a mÃdia blinda esse cara. Deve ser por ele ser um polÃtico do PSDB. Se for eleito, SP continuará na mesmice por mais 4 anos.
Quatro nao; dois se eh que me entende.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Estamos fadados a oscilar entre bolsonarismo e centrão? Voltar
Comente este texto