Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Galdino Formiga

    Informações eleitorais erradas e raciocínio equivocado do articulista.

    Responda
  2. M RIO GRANATO J NIOR

    Colunista precisa ter juízo pare de enaltecer coisas que não existem, fica chato isso, escreva sobre coisas de fato. essa eleição não vai mudar nada para 2.022, o presidente será reeleito

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    Este brilhante e enciclopédico colunista continua "pecando" em seu extremismo anti-Bolsonaro,que lhe têm obscurecido a lucidez que lhe é peculiar em outros temas.A toda evidência que Bolsonaro não é o único nem o maior perdedor das eleições municipais.Este foi o PT,cuja alternativa que lhe restou foi a de assumir a verdadeira identidade com a mudança de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Namastê!

    Responda
    1. francisco balieiro junior

      A verdade é que o PT perdeu 133 municípios(caiu de 257 para 124). Nenhuma capital. Em quatro não governa nenhum município. Em termos de população, o PT hoje governa 3,64% dos brasileiros. Pior que pós-Dilma. O PCdoB está pior: perdeu 51 municípios. Tem apenas 31 (0,42% dos brasileiros). O PDT perdeu 133 municipios, ficando com 201. O PSOL, queridinho da mídia, tem três (0,69% do eleitorado). Os outros pseudo-partidos de esquerda (PCO, PSTU,etc) são traço. E quem perde é o Bolsonaro. RSRSRS

  4. Carlos Victor Muzzi Filho

    Onde brilha o PSOL? Em Minas, não elegeu nenhum prefeito, assim como o Novo. A candidata do PSOL a Prefeita de Belo Horizonte, Áurea Carolina, bem votada para deputada federal, em 2016, ficou em 4º lugar... No Brasil inteiro, foram eleitos 5 prefeitos do PSOL... Nosso Hélio, o homem que deseja a morte de quem não lhe agrada, tem razões que a própria razão desconhece...

    Responda
  5. MARCOS DE CARVALHO

    Hélio, blogueiro entusiasta da esquerda... grande eleiçao pra esquerda entao ? Os partidos de esquerda perderam prefeitos e o psol ainda é nanico, nanico...ver resultados por partido, ótimo que vocês negam os fatos ( "vcs" devido a partidarismo torcedor mais do que evidente) . Dessa forma vão ficar cada vez mais no ostracismo nos seus foruns cheios de jornalistas... ps: continua ai a torcida pro Boulos e Manuela, escreve 2 textinhos por dia babando ovo que vai dar certo, hein ! E $ na conta.

    Responda
  6. Helano Timbó

    Não obstante o desastre desse desgoverno, eleições municipais - comumente - não influem na Presidencial.

    Responda
  7. José Cardoso

    Uma analogia boa é com o surf. O pessoal pegou a onda Bolsonaro de 2018 e tomou um tremendo calhau com a covid e efeitos econômicos. Natural que ficasse agora só pulando as ondas de radicalização.

    Responda
  8. Américo Cruz Neto Jurca

    O "Ranking dos Políticos" divulgou um quadro com os resultados das eleições, e, ao contrário do que você diz, a esquerda se deu muito mal. PT,PC do B e PSB perderam aproximadamente metade de suas prefeituras. Isso é "se recuperar"??

    Responda
  9. João Agostini

    O não uso do dinheiro público para a eleição não é uma virtude, mas ao contrário, é uma indicação de que os interesses particulares é que governam a candidatura. Quanto mais alto é o engajamento privado em um candidato, principalmente quanto mais concentrado for esse aporte, mais lobista e menos público ele se torna.

    Responda
  10. Alexandre Miquelino Levanteze

    Tiro um saldo positivo para a esquerda, a reforma passa por esse processo de perdas de protagonismo de uns e ascensão política de outros no caso PSOL com Boulos e Edmilson, além do PC do B com Manuela D'avilla, o PT ainda tenta beliscar Vitoria e Recife, ou seja está ocorrendo uma redestribuição de forças e votos mas mostra um movimento e um projeção de que a esquerda está se mexendo para recuperar cacife político dentro do Brasil, e cada vez mais fazer frente a direita retrógada e teocrática.

    Responda
    1. Alexandre Miquelino Levanteze

      Sempre Marcos, quem não sonha não vive!!

    2. Marcos Serra

      Sonhar faz bem.

  11. Tersio Gorrasi

    O que as urnas disseram na verdade é que o eleitor já cansou de polarizações radicais e prefere a moderação do centrão. Simples assim

    Responda
  12. RICARDO ARANTES MARTINS

    A bem da verdade toda esquerda perdeu prefeituras. o Psol só será vitorioso se vencer em SP. até mesmo o PSDB teve redução de prefeituras, mormente fora do Estado de SP. Aqueles partidos do Centrão, diga-se de direita, tiveram aumento. o que consola é que o Coisismo, a extrema direita não teve crescimento. O recado das urnas deixa o governo federal enfraquecido. Os Coisos não são o que imaginavam e refletirá no Congresso em sua parca base de sustentação.

    Responda
  13. Jackson de Moura Ferro Silva

    PSOL foi o grande vencedor nessas eleições Hélio ? Não me faz rir !

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Haja paciência para ver como entendem os bolsonimios de dois neurônios: juntar lé com cré !!!

    2. MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND

      Mais risível é a sua interpretação. Em momento algum ele diz que o PSOL foi sequer o vencedor. O que afirma é que ele brilhou por ter crescido da forma como cresceu. Já o seu amado presidente...

  14. RAUL GONCALVES DE NETO

    Bolsonaro naufragou e começo a achar que não passa de 2021. Vai acabar junto o coronavirus e o Brasil irá melhorar.

    Responda
  15. Jackson de Moura Ferro Silva

    O Hélio , para poder falar mal do Bolsonaro vai até contra os números da última eleição . PT perdeu 133 prefeituras , PC do B 51 , PDT 132 municípios . PSOL tem apenas 3 prefeituras .

    Responda
  16. josé Roberto de Menezes

    Munícipes não aprovam a administração PT. São Paulo quer mudanças.

    Responda
  17. Marcos Valério Rocha

    Tem de tomar cuidado em querer fazer análises macro de eleições municipais no país. É clássico que na eleição municipal as pessoas estão preocupadas com a situação local de sua casa, rua e cidade, o que não reflete necessariamente quando a eleição é Estadual e Presidencial.

    Responda
  18. Jackson de Moura Ferro Silva

    Hélio , o PT perdeu 133 prefeituras e foi o Bolsonaro que se deu mal ? Para né !!

    Responda
    1. MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND

      Para sua informação: em que pese o fato do PT ter perdido em número de prefeituras, ele obteve cem mil votos a mais do que em 2016.

  19. Marcos Serra

    Será que o colunista está falando da eleição de domingo passado ou de alguma outra? Dizer que o Bolsonaro foi o grande perdedor soa ridículo embora a maioria dos seus candidatos não tenha obtido bons resultados. A eleição para prefeitos e vereadores é a mais pulverizada no país. Dizer que a esquerda está recuperando-se só se estiver sob efeito de algum alucinógeno pois o que mais se viu foi a derrocada dela. Resultados isolados não minimizam o desastre na redução de prefeitos e vereadores.

    Responda
    1. Jackson de Moura Ferro Silva

      Concordo Marcos

    2. Jackson de Moura Ferro Silva

      Concordo Marcos

  20. Ayer Campos

    O inegável avanço eleitoral do centrão faz lembrar duas frases de George Bernard Shaw: «A democracia é o processo que garante que não sejamos governados melhor do que merecemos» e "A democracia substitui a nomeação por parte de uma minoria corrompida pela escolha feita por uma maioria incompetente». É o que nos é dado entender neste momento, salvo melhor juízo (e melhor humor)...

    Responda
  21. Herculano JR 70

    Já q ñ se pode acabar, ou diminuir, a política falemos dela. O texto diz o q autor pensa ter escutado as urnas falarem? Inicial/e, a única certeza, guiada por racionalismo, diz q Bnaro perdeu. A seguir as incertezas, *parece* q o niilismo passou, e ai veio o pior: os partidos tradicionais prevaleceram. Portanto, mais do mesmo q tem feito as misérias do Brasil. * Parece* q a esquerda voltou. E nega, eleiçoes dizem pouco sobre 2022 onde Bnaro, q diz ter perdido, mas ñ tanto, se candidatará.

    Responda
  22. ALTAMIR FIGUEIRA

    Isso NÃO foi o que as urnas disseram. Isso foi o que VOCÊ ouviu...

    Responda