Tati Bernardi > É preciso estar pronto para Machado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Machado de Assis é maravilhoso!!! Recentemente um psiquiatra me chamou a atenção para esse conto , então o reli mês passado. Estávamos redigindo quesitos num processo de interdição e o psiquiatra comentou sobre o conto. Eu também já não me recordava mais. Para um ser sensato, diferente do Dr. Bacamarte, muito dói a hipótese de encerrar alguém numa "casa verde"... A propósito, por falar em contos de Machado, que tal " A Cartomante"?
Tati, concordo com seu texto de hj, o Alienista é genial, mesmo em poucas páginas, é extremamente divertido. E o que as escolas (públicas e privadas) fazem com nossa Literatura é um absurdo, pois desestimula o gosto pela leitura, e fazem com que pré-adolescentes tenham que lidar com obras profundas, que exigem um certo grau de maturidade e vivência de vida, sem o mÃnimo preparo por parte de escolas e professores. E viva o eterno Bruxo do Cosme Velho, um verdadeiro milagre e orgulho brasileiro!!!
em tempos de series... pq não fazem series baseadas nos contos do machado? O alienista, Suje-se gordo, pai contra mãe, o caso da vara...
Amo ler e assisto ao meu filho adolescente pegar um ranço cada vez maior pelas leituras que a escola lhe impõe, entre elas "O alienista". Precisamos mudar urgentemente o programa de literatura, sob o risco de perdermos mais e mais leitores.
Adoro suas indicações. Do Alienista, aos 15 anos, consegui gostar logo de cara, bem como do Dom Casmurro ( embora aquela época o achasse chato em suas descrições).
em tempos de leituras rasas e por consequência, opiniões frÃvolas, tem uma importância ainda maior essas suas reflexões. Valeu!
Machado de Assis, morto há mais de cem anos, ainda continua sendo o maior escritor deste PaÃs. Mulato, num paÃs escravocrata - este é o verdadeiro "milagre brasileiro". Desprezado pelos modernistas, Drummond redimiu-se do erro infantil escrevendo o belo poema sobre o "Bruxo do Cosme Velho".
Taty, não encontrei essa edição de contos da Companhia das Letras. Não seria da Nova Fronteira?
Tati, você falou por mim! Muitas leituras obrigatórias na adolescência me desciam goela abaixo. Aos trinta, quando resolvi revisitá-las, descobri um diamante que não possuia capacidade de enxergar aos 13, 14....
Favor corrigir o tÃtulo da obra, Folha. Abraço.
Tati, sempre tive gosto pela leitura e aos 20 anos já tinha lido uma infinidade de livros de Machado de Assis, mas a sua coluna me alertou, vou ler a sua obra novamente, pq aos 56 anos , o meu olhar sobre a vida me fará mergulhar muito mais intensamente nas nuances de Machado de Assis.um abraço.
Maravilha de coluna. Você é fantástica, Tati. obs. está escrito o Alientista (sic) na ficha técnica.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tati Bernardi > É preciso estar pronto para Machado Voltar
Comente este texto