Ambiente > Alemanha e França compraram madeira ilegal do Brasil, indicam ações da PF; Bolsonaro ameaça europeus Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
A liberação da exportação em fevereiro pelo Ibama está mal contada. Foi revogada? Quais os limites em quantidade e em qualidade? Ou foi um 'liberou geral' que ainda está em vigor? E o andamento do processo movido pelas Ong's? Por outro lado, Bolsonaro dizer que 'Estaremos revelando nos próximos dias paÃses que têm importado madeira extraÃda de forma ilegal da Amazônia', lembra o caso das urnas que teriam sido fraudadas e cujas provas nunca foram apresentadas embora passados já 8 meses .
Continuando, por falta de espaço. No episódio das urnas ele disse que o primeiro turno tinha sido fraudado e que 'apresentaria as prova que tinha em mãos, nos próximos dias', o que faz desacreditar que ele vá mesmo apresentar essa tal lista, desmoralizando ainda mais o paÃs.
Fatos são fatos. Brasil da verdade.
Só falta mostrar quem vendeu!
Tem que ser muito bovino para acreditar que a responsabilidade por eventual exportação de madeira extraÃda ilegalmente é do governo do paÃs do importador, e não da falta de fiscalização e punição por parte das autoridades do paÃs exportador!
Se Bozoléu vai fazer essa revelação com a mesma velocidade da revelação que prometeu sobre as "provas" da "fraude eleitoral" em 2018, talvez saia nos próximos cinquenta anos.
O jumento revelou q a PF dele conhece quem comprou e quem vendeu madeira ilegal e não prendeu, por que será?
O AntiMinistro encomendou como de costume uma canetada dispensando a emissão de autorizações de exportações de madeira. Em outra canetada os "compradores de boa fé" receberam salva conduta para comprar madeira ilegal sem ser multados. Os Estados da Amazônia legal emitem autorização de desmatamento e extração de madeira em terras públicas invadidas. Mas a culpa é dos paises que compram madeira ilegal.
os States e a França podem ser invadidos pelo mar - Atlântico , pois ambos tem litoral considerável ; mas ... e a terra da Mutti ? lá o litoral é pequeno , principalmente o ocidental , entre Holanda e Dinamarca .
Denuncia, mas não faz chantagem. Fazer chantagem não é papel de chefe de estado.
E onde anda o ministreco do meio ambiente?
Não é possivel que uma materia contenha tanta desinformação , a FSP esta retrocedendo , esta confundindo e sendo parcialÃssima ! Como pode paises comprarem madeira ilegal ? Quem compra são empresas , ou ate particulares ilegalmente !!! O problema não é "externo" , o problema é interno , cade os orgaos de fiscalização brasileiros que não rastreiam , multam , punem ? Folha de São Paulo .....por favor , VSPhoder !
Você viu a parte da notÃcia que informa que o Ibama liberou a exportação em fevereiro? Ao que se saiba, essa port(c)aria ainda está em vigor, de onde se deduz que a madeira foi exportada legalmente e Bolsonaro está fazendo marola no caldeirão do demo de novo. O problema é interno, nisso você tem razão. Está tudo aparelhado pelo Ministro da destruição do ambiente. Basta fazer um retrospecto. A Folha não tem culpa de nós termos um desgoverno.
Hein?
A fsp reproduzindo a retórica do pr com uma manchete duvidosa. É muito provável que essa madeira tinha documentação falsa. Um pouco de investigação faz bem , mas é mais fácil jogar pra galera
Impressionante a nossa polÃcia, após anos e anos de venda de madeira ilegal até para ETs é que concluem que a Alemanha e França compraram madeira ilegal, compraram ou compram? E só eles?
FSP, okei que vocês queiram chamar a atenção na chamada, mas induzir à s pessoas a confundirem o estado alemão e francês com empresários alemães e franceses é, no mÃnimo, desonesto. Lamentável.
Adriana, O Pedro Jorge está certo, mas ainda dá pra acrescentar: Quem confunde tudo é seu mito de areia. Ele não vai divulgar lista nenhuma. Se tem, porquê não apresentou logo de uma vez e calou a existência dessa liberação pelo Ibama? Já arrumou confusão com a China, com a própria UE e agora quer mais ainda. Só traz atraso. Na cabecinha dele, bastariam os EUA de Trump, a quem ele bajulava e só recebia pontapés de volta. Agora, com Biden, é provável que arrume encrenca com eles também.
Opa! Quem falou que revelaria os " PaÃses " que compra em madeira ilegalmente foi o Bolsonaro. E a Folha está chamando a atenção justamente a esta fala que pode causar um problema diplomático. Este presidente infame utiliza, inclusive, uma matéria em que a PF pede cooperação a esses paÃses pra coibir essa receptação ilegal.
Nosssssa!
Adriana Maccacchero , foi no ponto , confundir Estados - paises - , com a iniciativa privada , realmente a FSP ..desinforma !
O Bolsonaro é o verdadeiro cúmplice dos desmatadores e madeireiros. Quando a situação aperta, os culpados sempre são os outros. Sujeito ignorante e incapaz, não tem uma atitude coerente.
"Alemanha e França compraram"? Esse tÃtulo não faz muito sentido, não? Foram os governos que compraram ou empresas nesses paÃses?
Que eu saiba foi o Bolsonaro quem falou isso.
Nao vem ao caso. Nao mude o foco! Pede pro bozo cuidar do que é nosso patriota! Talkey?
pelo que entendi, a FSP só repetiu o que o grande estadista da milicia falou, talquei.
Vergonhosa essa chamada! Induzindo a achar que foi o estado que comprou, e não empresas desses paÃses.
Exatamente isso que ia escrever, a folha está jogando dentro da retórica do Bolsonaro. As empresas que fizeram isso tem que expostas, agora falar em Estados nacionais comprando madeira ilegal, acho muito improvável.
Tem pateta que se refere ao presidente como se fosse da própria famÃlia e se acha digno de respeito.
Temos que chamá-lo de LÃder Supremo e não duvidar de nenhuma de suas ações, correto? E se passar pela nossa frente gritar "mito"...
Se essa afirmação do presidente for realmente real nós temos a seguinte análise. Madeira ilegal significa madeira roubada. De um lado os compradores classificados como receptadores; do outro os vendedores classificados como ladrões, criminosos, e no centro o governo que por inépcia, ou criminalmente, permitiu essas transações.
Quem será que fez esse.texto pra ele ler?? Ele não raciocina sobre o que lê?? É mais um tiro no pé?? Acho que ele tinha que pedir auxÃlio a esses paÃses e não acusa-los da.compra. E aqui, quem a PF prendeu por esses crimes??
Essa acusação não tem respaldo nem nos apoiadores do Bozo, muito menos em quem tem mais de 2 neurônios. Eu poderia dizer que Bozo poderia ser um pouco mais razoável, mesmo dentro da sua própria ignorância, mas acho que não aguentou o cheiro da brilhantina.
O Bozo é malandro agulha, só que agora em vez de ser no furo dele vai entrar no nosso. A Europa sempre foi protecionista contra nossos produtos agrÃcolas, e esse circo vai ser um prato cheio pra eles.
Dentro da sua analise, ele deve ter levado isso em consideração. Assim do tipo,..." esses m.. não compram nada da gente então que si...f....
O Blefe do jogador. Essa denúncia não fica de pé no debate internacional. Bolsonaro Não conseguiu o Controle de queimadas e agora terceiriza o problema la pro estrangeiro.
Brasil virou o bobo da corte do planeta.
O que se espera de Jair Bolsonaro é um trabalho conjunto com os dirigentes dos paÃses de destino da madeira ilegal para identificar os importadores e puni-los. Abrir guerra verborágica aos dirigentes dos paÃses de destino da madeira ilegal, para eximir-se da responsabilidade do desmatamento ilegal, por grileiros e madereiros, não é uma atitude de governo sério. Vai gerar dificuldades para as exportações brasileiras e mais descrédito do Brasil.
Veja o que arranjo dentro da sua colocação: E sabido que os madeireiros ( irregulares) tem uma quedinha pelo Bozo. Eles não devem estar entendo nada: " Como que Bozo vai ferrar com os nossos clientes"....?A gente que vindo de Bozo o inferno e o limite, mas ferrar com seus correligionários....Alguém pode me explicar?
Melhor comentário!
E o que esses governos serios fizeram todos estes anos para impedir a entrada desta madeira ilegal.
Ahahahahahaha, mitinho, o mestre da diplomacia.
O presidente é dado ao confronto é dado ao confronto com nações, vai ter o mesmo destino de Donald Trump.
Temos uma hipocrisia muito grande dos paises de primeiro mundo, pois sao os maiores cosumidores de madeira, pergunta que nao quer calar, de onde vem essa madeira... A europa destruiu suas reservas nativas quase na totalidade seja atraves do desenvolvimento industrial nso seculos XVIII,XIX e XX ou atraves da guerras, incluindo ai as duas mais devastadoras primeira e segunda guerras. Sua riqueza se fez atraves do imperialismo colnial e agora quer dar uma de salvadora do mundo e da natureza.
Aj sei e quem nao cuida do próprio quintal de casa? E quem estimula garimpo ilegal? Quem estimula desmatamento ilegal?
Esse argumento é equivalente a culpar os EUA pela produção de cocaÃna e isentar o Escobar.
Se a madeira saiu de portos brasileiros e entrou em portos estrangeiros, foi com documentação fria aqui do Brasil.
Bom argumento, Ewerton.
Meu caro, se existe o crime e por que existe quem o estimula ( receptador) ambos devem responder pelos crimes, agora ficar dando uma de bonzinho, preocupado com a natureza e nao fazer nada para proibir em seus paises a entrada desta madeira irregular caracteriza-se receptacao.
Alguém precisa explicar para o capitão que nem o governo da Alemanha, nem o da França, nem de qualquer paÃs da Europa Ocidental compra madeira brasileira. Todos são paÃses de economia capitalista, nos quais esse tipo de operação é realizado por empresas. Caso não seja outra bolsonarice, ou seja, a madeira era extraÃda ilegalmente e comprada por empresas desses paÃses, é óbvio que toda a rede de comércio deve ser publicamente denunciada e objeto de ações judiciais cabÃveis, lá e aqui.
Errata minha. O caminhoneiro Paulo Landim em seu Blog esta a transportar madeira Made in Brazil de dentro dos EUA para o estado de Indiana.
A folha lamentavelmente continua a gerar manchetes histriônicas e que ressoam a incontingência fecal que sai pela boca do Presidente. Realmente é a esse lugar que o jornal gostaria de ser lembrado no futuro? Manchetes menos estridentes dão menor número de acessos? Está ficando chato abrir a página da folha.
quem vendeu?
Em vez de reproduzir falas enganosas do presidente, com tal destaque, a Folha deveria informar direito os seus leitores. Essa matéria tem tudo pra se tornar A fakenews do ano, destacada na Folha.
Sei. Cala a boca do presida quem sabe melhora.
Eu não estou entendendo se: Se a madeira foi extraida ilegalmente e foi apeendida quem foi que extraiu? Se a madeira foi extraida ilegalmente e foi exportada quem vendeu, quem comprou e quem autorizou a exportação? Quem vai explicar?
Prezado e ingenuo Luiz, você acha que as quase cem mil ongs que atuam na Amazonia, tão preocupadas com malaria e carie nos dentes de nossos indigenas.
eu quero ver a cara dos nossos exportadores de commodities quando os europeus pararem de comprar nossos produtos , ( como retaliação) . ai , não adianta chorar !
Marcos, seu comentário é tipico do maricas a que JB se referiu. A Europa em breve estará vivendo uma situação econômica e humanitária, semelhante ao pós guerra. Vai queimar seus salões forrados de mogno e cerejeira, pra não morrerem de frio.
Bolsonaro tem razão quando disse que o Brasil virou um pais de maricas. Prova disso são os comentaristas da FSP.
E o nome dela e ademar
Moooo
Ahahahahahahaha, o mitinho nao faz nada e a culpa nunca é dele...
É exatamente isso, ele é o tÃpico funcionário incompetente que sempre corre pra encontrar um culpado que não seja ele.
o que vamos invadir primeiro : o States do Biden ou a Europa do macarrão e da Mutti ? E justo agora quando o inverno está chegando ? Será que eles sabem que por lá, agora começa a ficar frio ?
O 03 depois daquele treinamento no Bope que ele acertava os alvos a 2 metros de distância vai fazer a diferença. Tenho pena dos americanos e europeus.
Parabéns PF e Parabéns Bolsonaro mas aqui, os ratos conseguem botar a culpa no queijo.
Bolsonaro quer punir o usuário e deixar o traficante livre e sem pena, porque os traficantes de madeira são o grileiros e desmatadores acobertados e incentivados pelo presidente.
A operação mencionada na reportagem é de 2017. Naquela altura existia fiscalização e isso acontecia. O que não esta ocorrendo agora que o governo acabou com a fiscalização? Quantos bolsonaristas não estão falsificando guias de exportação de madeira bruta? Não dá para acreditar em nada que certa pessoa que ocupa o Palacio do Planalto diz.
Como a comemoração pela morte do voluntário da Cornavac, que depois foi comprovada ser por suicÃdio, fez uma vez esse ju me nto "pagar mico". Se empresas nos paÃses compram madeiras, que ele trabalhe com aqueles governos para quebrar o ciclo do desmatamento. Sem mercado, sem extração. Agora querer justificar o desmatamento imputando a culpa aos paÃses e não a pessoas, é a mesma coisa que os paÃses europeus acusassem o governo brasileiro de tráfico de drogas já elas que saem dos nossos portos.
Resta saber se os compradores sabiam da origem ilegal da madeira comprada. A toda evidencia, provavelmente não sabiam, até porque o processo de importação compreende várias etapas de ordem legal e certamente nossas autoridades não permitiriam o embarque de madeira ilegal, salvo caso não soubessem ou tivessem sido omissas no processo. Mas isto não importa ao nosso presidente que mina dia após dia nossas relações diplomáticas e via de consequência as comerciais com suas falas inconsequentes.
O acusador não pode simplesmente ameaçar, isto não é uma carta na manga, se tem provas tem que agir, aliás daqui para frente (e sempre) deve ser judicialmente intimado à prestar contas de suas declarações. Se estes paÃses estão comprando madeira ilegal e for comprovado, é lorota que estão preocupados com o desmatamento pois são os beneficiários diretos de um crime ambiental. Com a palavra a justiça brasileira e a internacional.
Antes do negócio há o desmatamento ilegal que é incentivado. Depois os containers saem do Brasil pelas vias legais, normalmente marÃtimas, onde pelo visto não há fiscalização alguma. E os compradores saberiam da origem espúria da madeira? E a importação é feita pelos PaÃses ou por empresas? Acusação torpe.
Concordo inteiramente.
Dia desses assisti o caminhoneiro Paulo Landim no seu blog a mostrar um carregamento de madeira MADE IN BRAZIL em seu caminhão nos Estados Unidos a carregá las a uma região portuária. O que esta madeira estava a fazer nos Estados Unidos???
Agora temos governo que trabalha para a população Brasileira e não para um partido. Com a verdade ao seu lado sempre se destaca pela determinação em defender os interesses do Brasil . Parabéns
Carluxo, não surta... Já já essa declaração do paipai vai fazê-lo pagar mico. Como sempre. Quer acabar com a traição tirando o Osmar Terra, quer dizer, o sofá da sala.
Isso não invalida a certeza de que o governo do elemento é criminoso "no tocante" a questão ambiental. Se toca, Jair!
E Belo Monte, com o nome parecendo piada pronta para a obra de maior impacto ambiental do Brasil Turminha Turminha que obra, vai la ver onde morrem os peixes e foram enterrados 20 bilhões.
Tem Pateta que se refere ao Presidente como se fosse membro da própria famÃlia e se acha digno de respeito. Prisão para os condenados em segunda instancia e fim da impunidade o resto é papo furado pra boi dormir.
Filipe ,voce em forte concorrente do max morel ao premio Zé mané do dia,continue assim a disputa é dificil, mas voce tem chances de se não vencer pelo menos empatar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Alemanha e França compraram madeira ilegal do Brasil, indicam ações da PF; Bolsonaro ameaça europeus Voltar
Comente este texto