Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. KLAUS R PEREIRA

    Sinto q há algo além. A incorporação dos novos hábitos "lavação de mãos, máscara, higienização de tudo, distanciamento e isolamento" parece não ser um filtro suficiente para detero vírus.

    Responda
  2. bagdassar minassian

    ... sem esquecermos as pressões para o relaxamento, dos setores econômicos/mercados, relativo ao agravamento, também, de crise econômica, contribuem bem com sua parte.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    Esgotamento do ego deve se referir ao núcleo da personalidade de uma pessoa, e segundo a teoria Freudiana tem grande parte de seu funcionamento inconsciente. Roy Baumeister compara o autocontrole a um músculo; metáfora que faz parte de um modelo que tem pesquisas empíricas dando suporte: confirmação empírica. Acredito que deve haver também pesquisas empíricas desconfirmando esse modelo. E nesse caso o que devemos fazer? Como escolher entre esses modelos incompatíveis?

    Responda
  4. M RIO GRANATO J NIOR

    Opa!!! o agente funerário está esfregando as mãos

    Responda
  5. Luiz Roberto Peres

    A disciplina oriental é digna de respeito.Por aqui o esculacho está à vista de todos.Muitas pessoas sem máscaras , aglomerações ,praias lotadas, festas aos montes , etc. Afirmam que a pandemia já passou. Embora assintomáticos muitos passam o virus para outros durante meses seguidos.Porém vários infectologistas afirmam que daqui a 15 dias o número de casos e mortes pela covid vai aumentar significativamente no estado de São Paulo e Brasil.

    Responda
  6. Galdino Formiga

    Finalmente a causa do contágio é da população e das mortes é do vírus. Oito meses para chegar a essa conclusão.

    Responda
  7. Paloma Fonseca

    Enquanto isso, vou exercitando meus músculos na academia e o meu autocontrole no ordinário cotidiano. E aguardo ansiosamente a vacina para idosos e profissionais da saúde (se sobrar uma dose, eu tomo).

    Responda
  8. Tersio Gorrasi

    Não há como comparar o comportamento de culturas tão distintas como a oriental e a ocidental. São água e vinho

    Responda
  9. Herculano JR 70

    A maior causa d abandono ds prevenções é o descrédito. O numero d casos no total d população é irrisório, se não prestar atenção, ñ percebe as mortes. Compare-se com extremo, um incêndio, as pessoas fogem desesperadas diante do perigo, ao contrario do Covid q elas se oferecem. A contaminação é algo ate desejável, deve-se contar mortes por contaminação, q parecem ter caído. E investir em recursos médicos p cura q fortalecera a infra de saúde, ao invés de arruinar a economia q mata mais.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quanta estu.pi.dez! 166 mil mortes por enquanto e ninguém percebeu? Hospitais e UTIs lotadas e ninguém percebeu? Acha que diante desse quadro de mortes e internações a economia prosseguiria como se nada estivesse acontecendo? Quem prejudicou a economia não foi a quarentena foi o vírus, ma.né! Ninguém falou ainda em lockdown, que nunca fizemos, mas em distanciamento social, coisa completamente diferente. Consegue entender?

    2. Jove Bernardes

      "A maior causa d abandono ds prevenções é o descrédito." Há estudos para prová-lo? "O numero d casos no total d população é irrisório, se não prestar atenção, ñ percebe as mortes." Isso significa que ninguém de sua família morreu de Covid-19? E "...arruinar a economia q mata mais." Já há estudos para provar isso? O senhor tem uma visão muito própria dos fatos. Se o interlocutor se espantar com o disparate, é inocente, ou ingênuo, ou não vê nada diante do nariz.

    3. W Magrao

      Pesquisa sobre mortalidade da covid publicsda na revista Fapesp evidencia a menor taxa de mortalidade da atual em relacao a outras covids e outras epidemias.Quanto a isolamento, facil p funcionarios publicos de elite e demais, em casa com vencimentos completos , celebridades e burguesia.Quem tem funcionarios e fornecedores p pagar e quem ja quebrou sabe o que isso significa, o resto e mimimi.A economia mata muito mais.

    4. Leandro da Silva Lima

      É falacioso o argumento de que o isolamento social quebrará a economia brasileira. Na verdade, a crise econômica brasileira inicia-se entre 2015 e 2016 com a política monetária do Banco Central. A suspensão do pagamento da dívida pública e auditoria envolvendo setores da população. Essa medida liberaria cerca de R$ 1 trilhão, que têm sido destinados ao pagamento de juros e amortização da dívida, para ser aplicado no combate à pandemia. Basta estudar as publicações da Maria Lúcia Fattorelli.

    5. marilza abrahão

      74 anos.... Vivi para ler isso, com todas as letras, no Jornal que assino há mais de 30 anos! Que tempos, que costumes!