Ilona Szabó de Carvalho > Democracia sob ataque Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rogério de Mendonça Lima

    Até tú Brut....... digo Dona Ilona. Estavas com falta de tema, para a coluna? Os antigos tinham um ditado. "Quando não tiver assunto, fique calado". Vem a escrevinha com a rôta cantilena: "A democracia corre perigo". Respeito pela inteligência dos leitores é fundamental a QQ articulista. Que tal uma volta à imparcialidade?

    Responda
  2. Almir Ferreira

    Bateu o desespero após as eleições municipais naqueles que se elegeram as custas da lava jato e na onda anti PT,o presidente eleito ñ tinha ocupado cargo no executivo e não podia sofrer comparações,agora com o desemprego na casa dos 14 milhões,dólar alto,desastre ambiental,a retirada de direitos dos trabalhadores,inflação e etc...dificilmente esses conservadores irão reeleger.

    Responda
  3. marcos Toffoli

    Ó meu Deus! Quantas ameaças estão sofrendo os atores, artistas e demais instituições que vivem da arte! Que tragédia! Mas sim, existe uma ameaça real: a de ter que trabalhar sem as benesses proporcionadas pelos governos de esquerda, com dinheiro de quem paga imposto!

    Responda
    1. FLAVIO Costa

      Não consegue interpretar um texto simples?

    2. Flávio Taylor

      Marcos, quanta ignorância explícita em seu comentário, chega a dar vergonha alheia. A lei Rouanet é uma lei de incentivo fiscal, ela não sai do dinheiro dos impostos de ninguém. Deduz-se do imposto das empresas aquela quantia que a mesma deu parar a produção de espetáculos, cinema, etc. Por lei isso não chega a 1% do orçamento. É por causa de gente como você, manipulada por essa máquina de mentiras, que a coerência e a consciência da verdade estão cada vez mais em desuso . Tenha vergonha.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Atores cívicos não são apenas os artistas, ma.né, são todos os agentes sociais que atuam em favor da democracia e da transparência.

  4. Hernandez Piras Batista

    As nossas leis processuais ainda não estão adaptadas ao mundo moderno, o que favorece toda forma de crime organizado, inclusive dos inimigos da democracia. Quando encontrarmos remédios eficazes contra a multiplicação de ações e recursos?

    Responda
  5. Hercilio Silva

    TSE foi omisso em 2018. Vai pagar o preço em descrédito. Não puniu e isso é a senha.

    Responda
  6. Andréia Chaieb

    É preciso muito reforço nessa luta, pois há muitos extremistas no próprio judiciário. Além disso, o afago do Putin ao Bolsonaro indica que usará sua estrutura virtual de manipulação à favor da extrema direita Brasileira

    Responda
  7. Andréia Chaieb

    É preciso muito reforço nessa luta, pois há muitos extremistas no próprio judiciário. Além disso, o afago do Putin ao Bolsonaro indica que usará sua estrutura virtual de manipulação à favor da extrema direita Brasileira!

    Responda
  8. Sérgio Queiroz Garcia

    Um problema fácil de ser resolvido, pois todos conhecem e detectam facilmente quando estão se utilizando de ações ineptas. Cabe ao judiciário inverter a ordem da ação fazendo dos criminosos bolsonarosta, réus, precisamos somente cutucar o judiciário sonolento e corporativo com o mesmo tipo de procedimento.

    Responda
  9. Ana Ferraz

    Cotinuando...E o exemplo vem de cima, vide os processos abertos pelo Salles contra a liberdade de expressão de seus críticos usando a máquina do Estado. São a escória da política e a nossa democracia não está ameaçada, está sob ataque mesmo!

    Responda
  10. Ana Ferraz

    Desde muito tempo Ilona, a criminalização e a abertura de processos judiciais tem sido uma ferramenta usada pela direita para constranger lideranças e militantes progressistas e de esquerda. O que vemos agora é uma intensificação dessa tendência na medida em perderam o pudor. Não possuem a menor preocupação em ancorar os seus processos em fatos, tanto porque tais fatos não existem quanto porque o principal objetivo é o desgaste político, financeiro e emocional dos processados.

    Responda
  11. Gilmar Maghenzani

    A Democracia não vai cair, ele pensa que vai governar como ele e seus filhos querem mas a chapa está esquentando

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      É bom acreditar nisso, mas temos que nos lembrar que não são só bozo e seus filhotes que estão ameaçando a democracia. Agora mesmo, neste exato momento, está sendo preparado mais um embuste para as próximas eleições, apresentando justamente quem chocou o ovo da serpente na lava jato curitibana, o "Dr." Moro, neofascista notório, como "homem de centro", junto a esse playboy mentecapto Luciano Huck, a quem a Globo e a Folha não se cansam de incensar. Tristes tempos.

  12. Cloves Oliveira

    Uma utilização mais inteligente do espaço poderia ter sido sobre como foram os desempenhos das várias tendências políticas na eleição de domingo. No geral o que se notou foi o avanço de partidos de centro e de direita, a abstenção recorde por conta da pandemia, o recuo de partidos de esquerda em meio ao surgimento de jovens lideranças e, a capacidade limitada do JMB de transferir votos. O tal bolsonarismo que a FSP criou só existe na cabeça dos seus colunistas mais exaltados.

    Responda
    1. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      O que seria de bolsonaro sem o bolsonarismo? apenas um palhaço falando sozinho, ou seja, o que ele era antes de surgir o bolsonarismo. Foi a fermentação da estupidez coletiva que, adotando a retórica da violência da linguagem, a grosseria como regra, o olavismo como discurso, criou o bolsonarismo que alimenta bolsonaro, que agora respira sua própria glória. A sua fala é mais próxima da do Moro, que só enxerga o que se lhe convém.

    2. Gilmar Maghenzani

      E vc tbm é um bolsonarista

  13. Joaquim Rocha

    Esse presidente mil ici fasc ita vai fazer de tudo para destruir nossa democracia, em benefício próprio e de suas fac çõ es. Pode conseguir fazer alguns estragos mas a democracia brasileira não é tão frágil como ele.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.