Opinião > A esperança é o projeto de Ciro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jose Carlos

    O impessoa é um idelologista radical que ignora a história e o desenvolvimento econômico e social dos países. Tudo que importa é ganhar o debate, independentemente do resultado do neoliberalismo para o Brasil e brasileiros. Talvez esteja promovendo a candidatura do João dólar, visando uma cadeira de ministro. Impessoa ignora que economia é a ciência que que tem o objetivo de usar melhor os recursos limitados para o bem de toda população.

    Responda
  2. Andréia Chaieb

    Tal debate de ideias é essencial! Isso que vai tirar o Brasil do fundo do poço. Chega de falarmos de pessoas, vamos discutir ideias e projetos entes de falarmos das pessoas. Ciro vem fazendo isso! Chegou a hora de dar espaço para ideias de combate à desigualdade social gerada pelo neoliberalismo, viu Folha?

    Responda
  3. Bruno Costa Silva

    Para o Brasil amadurecer economicamente e reparar as feridas sociais que se abriram pós-Lula, só o projeto de Ciro é viável para o tão próximo 2022.

    Responda
  4. Anderson Silva

    Doutor Nelson Marconi é um homem profundamente conhecedor da teoria e também da forma como o mundo se estabelece na prática. Sua visão econômica guarda num nexo incorruptível com a realidade. OOO

    Responda
  5. José Cardoso

    Não sei se o Ciro acredita mesmo na mitologia trabalhista de seu partido acerca da influência benéfica do Getúlio em nossa história. Pode ser que só pague tributo ao seu público interno. Eu já acho que tanto Brasil como Argentina estariam muito melhor sem a ruptura institucional em 1930. As leis sociais viriam da mesma forma. Vários países, a começar pelos EUA, fizeram isso entre 30 e 40.

    Responda
  6. Leandro COUTO

    Ciro Gomes é a melhor opção para 2022!

    Responda
    1. Fernando Candido

      Roberto Gomes.. 'como feirante'? que raio de comentário é este? Primeiro, o que há de errado com ser feirante? a troco de que esta comparação? Com comentário tão sem nexo, só reforça que deve estar sem argumentos e falando o que vem a cabeça...

    2. Anderson Silva

      Com certeza, Ciro é a melhor opção. Peça para os que discordam indicar um nome pra você ver como soa engraçado. Ciro é disparado a melhor opção

    3. Roberto Gomes

      Como feirante, certamente.

  7. FABRIZIO WROLLI

    Ótimo artigo, Nelson. Não vejo, hoje em dia, ninguém mais preparado historica, social e economicamente para assumir a presidência do que Ciro Gomes. A visão a médio e longo prazo do País está clara nos textos de Gomes e bate, em grande parte, com as aspirações latentes ou evidentes da população. Quanto ao fato de a direita chamá-lo de intempestivo ou mercurial não me parece um problema considerando o caráter (ou a falta de) do atual presidente.

    Responda
    1. Anderson Silva

      Concordo plenamente. Economista tem que conhecer história econômica, mas a maioria não é conhecedora. Mas Nelson Marconi o é.

  8. Rachel Matos

    Nelson, concordo com você que Ciro Gomes é o politico com o melhor projeto de pais, hoje. Bem estruturado, racional, progressista, enfim, articula economia e politica, mercado e setor público, com primor e conhecimento. Samuel Pessoa é propagador de idéias fundamentalistas e já ultrapassadas no mundo todo. Não dá pra ler mais, é terraplanismo econômico.

    Responda
  9. João Leite Leite

    Não entendo esse negocio de distribuição de renda. É tirar dos trabalhadores para dar para quem não trabalha? É o que o país vem fazendo nos mais de 30 anos de governos civis. Nós, esquerda na década de 70, 80 lutávamos contra tudo o quanto é tipo de benefícios. chamávamos benefícios de cala a boca. A nossa luta era pelo salario mínimo para o trabalhador viver bem sem precisar de paternalismo. conseguimos aprovar na constituição de 88. Mas fomos traídos pelo PT e o Lula.

    Responda
    1. Fernando Candido

      É claro que a solução a longo prazo é taxacao se grandes for.tunas (como todas as grandes democracias capitalistas ocidentais vem caminhando para realizar), imposto de renda progressivo, educacao e saude de qualidades, com geracao de empregos e manutencao do bem estar social.. não devesse ficar apenas em programas de distribuicao de renda (como vem sendo feito), mas existem pessoas passando fome e necessidade AGORA.. que nao podem esperar décadas por toda essa mudança..

    2. Fernando Candido

      Porque o investidor da bolsa realmente trabalha muito.. o herdeiro tambem.. Tem gente no Brasil que ainda se beneficia da partilha das capitanias hereditarias.. tem empresas devendo bilhoes, sonegação, beneficios fiscais e subsidios enormes a empresas privadas que já tem lucro exorbitante.. e ai o problema são programas de redistribuicao de renda, que (ao contrario das fakes), tem pouco impacto no orcamento geral, mas por outro lado criam um ciclo virtuoso, com aquecimento de comercios locais e

    3. João Leite Leite

      Para quem tira proveito da pobreza do trabalhador e do país está perfeito na primeira frase mas. Para quem quer um Brasil grande, com os trabalhadores recebendo o justo salario legal que está na constituição, está perfeito em todos os sentidos. Para os patões para ser perfeito os trabalhadores tem que viver de es-mo-las. Mas é ignorância. Aí os patrões iriam vender seus produtos pra quem?

    4. MARCELA BAUER

      O seu comentário estava perfeito na primeira frase. Deveria ter parado ali.

  10. João Leite Leite

    Não entendo esse negocio de distribuição de renda. É tirar dos trabalhadores para dar para quem não trabalha? É o que o país vem fazendo nos mais de 30 anos de governos civis. Nós, esquerda na década de 70, 80 lutávamos contra tudo o quanto é tipo de benefícios. chamávamos benefícios de cala a boca. A nossa luta era pelo salario mínimo para o trabalhador viver bem sem precisar de paternalismo. conseguimos aprovar na constituição de 88. Mas fomos traídos pelo PT e o Lula.

    Responda
  11. Paulo Roberto Schlichting

    O contraponto ao artigo de Pessôa é satisfatório. Nelson Barboza abaixo deu um alerta pertinente ao mercurial Ciro. O debate se inicia.

    Responda
  12. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    continuando...Por fim, Ciro disse, mais de uma vez, que todos sabiam do esquema de rachadinhas no gabinete do coiso, mas não informa se levou o caso ao Conselho de Ética. Não tenho conhecimento desse fato. Se o fez, parabéns! Se não o fez, prevaricou!

    Responda
  13. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Não se discute a capacidade intelectual do Ciro, sobretudo quando comparada à indigência cognitiva de Bolsonaro. Entretanto, acho que ele tem que se decidir, se quer ser presidente do país ou campeão de UFC. O Brasil não é a república de Sobral, e não irá ser governado tratorando, literalmente, a sociedade. Capacidade e paciência para negociação é essencial. O autor fala que Ciro reestruturou a dívida do Ceará, mas omite, deliberadamente, o período e o cenário em que isso se deu.

    Responda
    1. Nichollas L Gonçalves

      Nelson, você acha mesmo que o Ciro quer tratorar, literalmente como você diz, a sociedade? Alguma vez ele insinuou que Brasil é Sobral? Não, se você tem atenção vai perceber que o que ele diz é que as experiências educacionais de Sobral e outras cidades Cearenses nos mostram pistas de como melhorarmos nossa educação em nível nac. Fim. Importante: O texto acima vai além da educação e discorre sobre a visão Ciro sobre o precário desenv. br até aqui e o seu Projeto Nacional de Desenv. pro futuro.

  14. RICARDO JOSE PICCOLO

    O Ciro deve, na próxima eleição, escolher melhor o(a) vice. Aquela ruralista não dá. A Marina Silva, caso quisesse participar da chapa dele, seria uma boa pedida. Traria credibilidade na questão do meio ambiente.

    Responda
  15. RICARDO ARANTES MARTINS

    O povo pode errar no candidato, mas nunca erra quanto ao recado das urnas. em 2018 foi claro. o povo não aguenta mais a corrupção, grande câncer da nação. Os Coisos jamais entregarão o peixe que venderam, pois fazem parte do sistema, mas, repita-se o recado foi dado. Aliás o mesmo recado foi dado na eleição de Collor... . Creio que todo projeto nacional com seriedade tem de tratar a questão da impunidade (dela deriva a corrupção). Trazer leis, mecanismos e participação popular para mudar isto.

    Responda
  16. Cloves Oliveira

    O Brasil nunca será um país desenvolvido porque somos pacifistas. Explico, a maioria dos chamados países ricos e desenvolvidos atingiram a prosperidade porque não hesitaram em usar a violência, seja via colonialismo, invasões, pilhagens ou guerras de conquista. Portanto, os contos de fadas de que esse ou aquele candidato pode nos tirar da chamada zona neutra, não somos nem ricos nem paupérrimos, é conversa fiada para o Bos tauros dormir. Precisamos de realismo para lidar com a realidade.

    Responda
    1. José Cardoso

      Acho que não: Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Finlândia, Suíça, Suécia...

  17. Gil Cabral

    Fico com o Samuel Pessoa.

    Responda
  18. Paolo Valerio Caporuscio

    Deveria ter um contador de quantas vezes os políticos usam a palavra "esperanca" que tem outro significado: Acomodação.

    Responda
  19. Rodolpho Oliveira

    Se o PT der licença em 2022, Ciro passa por cima na próxima eleição pra presidente... eu tô junto!

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Infelizmente creio que Lula não abrirá mão de suas ambições pessoais. Seria o maior cabo eleitoral de todos, eis que é a pessoa mais popular do Brasil. Se insistir em jogar alguém do PT no segundo turno corremos o risco de o Coisismo continuar no poder.

  20. JORGE EDUARDO CASSANI

    Há muito, Ciro se mostra um político muito preparado, bem acima da média. O brasileiro médio, por sua vez, insiste na política populista e clientelista. O brasileiro médio investe em direção ao abismo

    Responda
  21. Jackson de Moura Ferro Silva

    Ciro é um político desequilibrado .

    Responda
    1. Fernando Candido

      Muito equilibrado seu comentário, realmente agregou muito ao debate publico nacional. Estou chamando todos os meus conhecidos para lerem seu comentario.. acho que vai mudar o pais, quiçá o mundo! Parabens!

  22. Jackson de Moura Ferro Silva

    Como está o processo em que o Ciro Gomes dá um soco no estômago de um jornalista?

    Responda
  23. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

    Com suas atitudes está mais para coronel da banda do que qualquer outra coisa, o negócio é o poder.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.