Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Leite Leite

    Pobreza não se combate distribuindo merrecas. Ainda mais em país que não tem dinheiro sobrando como nos países europeus. Pobreza se combate investido pesado no desenvolvimento para criar riquezas e empregos com bons salários. O país precisa investir na educação agrícola. Construir escolas técnicas agrícola em todo o país para formar agricultores para produzir alimento para o mercado interno. Investir na formação de agricultores é mais importante do que na formação de advogados.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Ah sim, se os recursos são escassos, devemos justamente distribui-los melhor! O Brasil tem muita concentração de renda, precisamos redistribuir... Sua visão parece a da República Velha: compromisso com o agrarismo! O Brasil preciso investir em tecnologia para não nser refém dos produtos primários! Você está 90 anos atrasado! Dá um Vargas aí!

  2. LUIZA ESMERALDA FAUSTINONE

    E bota desastre nisso que temos visto mais recentemente... Triste Brasil!

    Responda
  3. moacyr da Silva

    Mais uma excelente aula Profa. para a formação da cidadania!

    Responda
  4. Paulo Roberto Schlichting

    Os discordantes de sempre estão presentes. Rolandos Leros e outros enchedores de linguiças não se acanham sequer em insultar evidências, dados, publicações acadêmicas qualificadas. O que é que há? Bateu o desespero?

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Ahahahah! Vc acertou na mosca. Esses comentaristas são verdadeiros Rolando Leros! Esse tal de Cloves é o maior deles!

  5. Cloves Oliveira

    No alto da sua sabedoria, o Ruy Barbosa já dizia que a pior desigualdade é a tentativa de igualar coisas desiguais. Talvez o quesito mais importante para ingressar no Ipea seja a exigência de prova de que o candidato acredite na justiça cósmica. Justiça cósmica é a falsa ideia de que todas as pessoas têm o direito a um resultado justo e positivo. Isso não existe. Não é assim que funciona o Universo. Muitos de nos nascem com debilidades físicas e mentais, algo que a demagogia não pode corrigir.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Ah claro, se a população brasileira, majoritariamente preta e parda, vive com salário baixo de trabalho braçal, é por que merece? E as elites estão lá por capacidade e vontade divina? Que horror! Neoliberalismo horrendo!

    2. FABRIZIO WROLLI

      Imensa sabedoria que, quando foi ministro da Fazenda da chamada República da Espada (1889), quase afundou o Brasil e a República com a grave crise econômica provocada pelo aumento indiscriminado da emissão de papel-moeda. Procure no verbete Encilhamento.

    3. Richard Lins

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. Claudio Belodi

    É interessante, ou até gozado. Os capangas socialistas fizeram m... por mais de 10 anos, e a desgraça só apareceu no governo Temer, culpado por ter aberto as falcatruas.

    Responda
    1. Valmir Gôngora

      E até 2010, período em que se reduziu a miséria e a concentração de renda, qual era mesmo o governo?

  7. Manoel Raimundo Alves

    Se houve perdas e mais perdas aos mais vulneráveis, pós governos... então, "o governo Lula" foi um sucesso!Volta Lula!!!

    Responda
  8. Hercilio Silva

    Qualquer estudo que passe ao largo da conclusão que não indique a causa, ou seja, isso é um projeto, o projeto de pais para poucos trazido de volta pelo impeachmentne continuado no atual governo, nao serve pra muita coisa.

    Responda
  9. Andre Ferraz de Toledo

    Porque é tão difícil assumir o êxito do governo lula ?

    Responda
    1. moacyr da Silva

      No geral,Andre ,sã os liberais que acham que qualquer um pode vencer e sair da miséria sem as políticas públicas de boa educação e serviços de saúde, ganhando salário mínimo vergonhoso. No geral escravocratas e detestam pobres.Guedes até expressou tais sentimentos achando absurdo domésticas em avião

  10. Herculano JR 70

    Combate e palavra imperialista, q traduz ação de estado, as guerras em evidencia q por muito tempo foi ação exclusiva do estado, onde se consagraram outras do mesmo calibre como luta, batalha, etc q devem ser eliminadas do uso corrente em sociedades desenvolvidas. No lugar palavras produtivas como empenho, trabalho, esforço, solidariedade, etc

    Responda
  11. Herculano JR 70

    O estado, os poderes feitos governo, ñ é solução para nada, é na verdade o problema. Estado ñ faz Economia, usufrui dela e o pouco q produz é com baixíssima eficiência. O estado concentra e preda renda ñ é como capitalismo q faz inclusão social pelo emprego e produz renda distribuída em lucros e salários. Mas, o artigo so ve estado por uma participante dele. O pais se resolvera qdo o capital desbancar o estado reduzindo-o a mediocridade, seja presidente quem for.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O Estado tem sim o dever de diminuir e até acabar com as desigualdades sociais! Vide os países europeus! O mercado só enxerga, mal e porcamente, a si mesmo! Mais Estado redistribuindo renda sim!

  12. Joao Nash

    Não entendi... a coluna diz que a pobreza e a desigualdade começaram a aumentar com a recessão do governo Dilma. Depois diz que o aumento da pobreza e da desigualdade foi culpa do governo Temer, mas não explica o que o governo Temer teria feito que resultou em aumento da desigualdade e pobreza...

    Responda