Ambiente > Despachos de presidente do Ibama facilitaram circulação de madeira ilegal, dizem técnicos do órgão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MARCOS BENASSI

    Lendo esta matéria tardiamente, gostaria de enfatizar um aspecto: ao não permitir apreensão de maneira irregular após a transação comercial, o Ibama reduz em muito o interesse do comprador em ultrapassar os aspectos puramente formais da transação. Deste modo, pouco importará ao comprador a legalidade apenas aparente do processo. O vendedor que cumpre os requisitos documentais por via de propina ou qualquer outro meio irregular, venderá mais barato. Então o comprador não tem nada a ver com isso?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Isso equivale a não aprender um carro originalmente roubado, que teve sua documentação fraudada, e foi vendido no mercado pela metade do preço. Como isentar de responsabilidade o comprador que se achou espertíssimo e nem verificou se o chassi foi remarcado? É querer liberar a picaretagem, não há expressão edulcorada que substitua o português bem claro.

  2. RAFIK HUSSEIN SAAB FILHO

    Continuando, em nenhum momento se afroxou o combate a ilegalidade, apenas por dispensar um documento que na verdade ja existe e que era feito duas vezes, o DOF Exportação, hoje é emitido dentro do sistema oficial e este basta para assegurar a origem da madeira, antes, ele ia ate o porto e la se expedia outro. Querem ajudar ao combate a ilegalidade, comecem a exigir DOF e NF de tudo que compram e parem de pedir desconto e ir no mais barato. o resto e bla bla bla

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Prezado representante do sindicato de comércio de madeiras, o senhor(a) é bastante folgado no linguajar, o que dá uma noção da falta de rigor deste mercado. Onde já se viu uma discussão pública nesses termos? Isso é linguagem de ponto de táxi, não de um representante de toda uma indústria. Enfim, você nem lerá este meu comentário, mas fica claro o nível de sobriedade de todo um nicho do comércio nacional. Uma vergonha, tal como o nosso presidente quadrúpede...

  3. RAFIK HUSSEIN SAAB FILHO

    Quem esta falando que hoje nã precisa de documento nenhum, que o Governo liberou geral o desmatamento, não sabe mais uma vez do que esta falando. Uma coisa é o exemplo da autuação em empresas 3º de boa fe, outra coisa e dizer que para se exportar madeira precisa emitir um documento a mais do que os documentos que ja sao emitidos e que atestaria a mesma coisa. Totalmente desnecessario. O Brasil e signatario de acordos com os paises europeus e os EUA, la existem todas as regras para se exportar.

    Responda
  4. RAFIK HUSSEIN SAAB FILHO

    Comentarios de odio desnecessário que mostram total desconhecimento do assunto. O comerciante ao adquirir a madeira, o faz de acordo com o que diz a Lei, consultando o Sintegra da Serraria, seu CNPJ, o Cadastro Tecnico Federal e toda a transação e feita dentro do sistema do Ibama(on Line). O que estava acontecendo, e que depois de 4 anos, o Ibama autuava a empresa, 3º de boa fe, sem nenhuma prova de que ela havia compactuado com a suposta irregularidade. Hoje isso precisa ser provado. So isso.

    Responda
  5. Alexandre Miquelino Levanteze

    Era essa a boiada de regramento que o salles se referiu na reunião ministerial bombástica, facilitar a grilagem o desmatamento, a invasão de terras indígenas e consequente destruição dos seus povos, o garimpo e a agropecuária extensiva, foi missão dada e missão cumprida, espero que quando o bozo for denunciar os compradores se inclua junto com salles no título de traficante.

    Responda
  6. Euclides Sandoval

    Quase 40% da madeira extraída da Amazônia é usada no mercado interno para fazer andaimes para a construção civil. Andaimes!

    Responda
    1. RAFIK HUSSEIN SAAB FILHO

      Euclides, com todo o respeito, voce nao sabe o que fala, a madeira utilizada para os fins que voce mencionou, não andaimes, mas escoras e gabaritos, sao madeiras de reflorestamento e chapas não se utiliza madeira nativa para esse fim, a madeira nativa e utilizada no final da obra ou na parte estrutural, telhados por exemplo. bora ler um pouco ?

  7. noel neves

    O 1º despacho do pau mandado do ministro "passa boiada" o tal de Bim (laden), do dia 14/11/2019. Já cala a boca do Já ir Fora Bolsonaro. Se o comprador da madeira ilegal "não tem responsabilidade sobre um DOF falso". Falso igual o Bolsonaro! Que tem a intenção de botar fogo na Amazônia! E explorar suas riquezas tal e qual os milicianos.

    Responda
    1. RAFIK HUSSEIN SAAB FILHO

      Outra coisa importante a ser dita, o madeireiro legal, vive da floresta e a protege, pois dali tira seus sustento, atraves de planos demanejo florestal sustentavel. Desmatamento é outra coisa. QUem coloca fogo na floresta é quem quer area para cultivo e pasto. Ja pensou em parar de comer carne e assim contribuir com a questao do avanco da fronteira agropecuaria ?

    2. RAFIK HUSSEIN SAAB FILHO

      O comprador tem sim responsabilidade, porem, precisa ser comprovado. As empresas do comercio de madeiras de SP e em outros estados, necessitam de licença para operar, sao fiscalizadas sempre, possuem seus patios madeireiros organizados e seus estoques estão dentro do sistema oficial do governo, muitas delas sao certificadas pelo proprio governo dentro de programas como o Cadmadeira. Voce nao pode colocar todos no mesmo caldeirão, a Ilegalidade existe em todos o setores da economia.

  8. Renato 19

    Uma vez em um vídeo no youtube um "garimpeiro" foi ao planalto pedir "ajuda" ao Bolsonaro, porque o IBAMA e os "índios" estavam "atrapalhando" o "trabalho" dele no garimpo ilegal. Esse caso é idêntico, na cabeça do nosso presidente não importa que a madeira seja ilegal, e que a madeireira ilegal que devasta a floresta não seja "trabalhadora" , uma vez que quem faça o trabalho sujo da devastação não seja gay, venezuelano, europeu ou chinês, na cabeça dele parece que tá tudo "bem".

    Responda
  9. Gabriel Saraiva

    É culpa do governo federal que tenha saído madeira ilegal, e não dos compradores externos, que provavelmente foram levados a crer que a madeira era legal.

    Responda
  10. REINALDO ZATONI

    A amazônia é a maior área do mundo na qual desconhecemos o que se passa por lá e olha que já gastaram milhões em equipamentos, há de tudo , de ONGs suspeitas , índios mal intencionados , madeireiras suspeitas , garimpeiros criminosos , agropecuarista ávidos para ocupar as áreas griladas , governadores coniventes e assim dia após dia se destrói hectares e hectares de floresta.

    Responda
    1. RAFIK HUSSEIN SAAB FILHO

      A Sra MAria em seu comentário faz menção a comentadores. Gostaria de saber o que e isso. A Amazônia é do BRasil e dos Brasileiros e naõ vamos permitir que pessoas de fora, com interesses escusos venham dar palpite e querer roubar nossas riquezas naturais. QUem sabe se esse pessoal que tangto comenta aqui fizesse algo de bom para o meio ambiente não estariamos melhor;

    2. maria gouvea

      há também comentadores bolsonaristas mal intencionados como este senhor reinaldo que criminalizam aqueles que defendem a floresta .. não cola, todos sabemos das inverdades envolvidas

  11. RAFIK HUSSEIN SAAB FILHO

    Essa matéria é totalmente irresponsável. Jornalismo é ouvir todas as partes envolvidas e publicar para que o leitor possa fazer seu juizo de valor. O Despacho dado pelo Presidente do Ibama, pacificou a questão de que precisa-se comprovar que a empresa compradora, que adquiriu a madeira de acordo com o que prevê a legislação sabia de uma fraude ocorrida na Serraria para que seja responsabilizada, protegendo assim, o 3º de boa - fé. Se ficar comprovado que a empresa é conivente ela sera punida.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Carlos. Releia o nome do perfiu aí. Isso por si só já desqualifica qquer opinião que esse Bot venha a emitir

    2. Carlos Ranoya

      A matéria contempla exatamente o que você está cobrando: ouviu opiniões divergentes (de um técnico não identificado e do Presidente do Ibama) e explica o que significam as novas portarias, seu motivos e consequências.

  12. NACIB HETTI

    Nos últimos 50 anos as autoridades corruptas liberaram guias para exportação de madeira ilegal. Só ler notícias de época. Contaram com a complacência dos governantes locais. No sul da Bahia e norte do E. Santo, também.

    Responda
  13. Fábio Nogueira

    O Bolsonaro, com toda a sua estupidez e ignorância, não percebeu que o tráfico de madeira foi impulsionado pela "boiada solta" pelo seu próprio governo...

    Responda
  14. Eduardo Henrique de Oliveira

    Seres brutos, ignorantes e selvagens não aceitam nenhum tipo de lei, de fiscalização, de controle. Madeireiros ilegais traficam, invadem terras, assassinam, corrompem, têm ligações estreitas com políticos poderosos. Essa exclusão de ilicitude dada aos madeireiros é o que o falso messias quer estender a policiais assassinos integrantes de milícias. Todos esses vêm das profundezas do inferno. São as milícias do satanás.

    Responda
  15. Heitor Carvalho

    Passando a boiada... Esse governo é uma vergonha não só para os brasileiros, mas p raça humana!

    Responda
    1. Valéria Murad

      Assim, a medida que vocês estão defendendo é a de não responsabilizar quem recebe a madeira ilegal, o que por si só já é um disparate (pensem no exemplo do receptador de celulares roubados). Mas não fica só nisso. Além disso, a madeira ainda circula sem documento de certificação. Significa sim que liberou geral, passando a boiada.

    2. Valéria Murad

      Sindicato. Havia um documento expedido pelo órgão ambiental que certificava a origem legal da madeira. Esse documento agora foi dispensado, valendo apenas a declaração do extrator da madeira. Pergunta-se: Houve afrouxamento das regras ou não? Segundo: aquele que compra diversos celulares usados, sem nota, é chamado de que? Se respondeu receptador, acertou. E receptação é crime. O que mais há para entender?

    3. RAFIK HUSSEIN SAAB FILHO

      Caro Heitor, antes de sair disparando, leia e entenda o que esta sendo discutido aqui. Se não sabe, melhor ficar calado.

  16. marcos fernando dauner

    o fim do mundo está próximo - Apocalipse cap. 22, verso 23 .

    Responda
  17. Sérgio Queiroz Garcia

    Na prática, é o caminho para legalizar a receptação, receptação culposa dirão. O sonho da milícia se realizando.

    Responda
    1. Eduardo Henrique de Oliveira

      Isso equivale exatamente à exclusão de ilicitude que o falso messias insiste para os policiais assassinos que integram as milícias. Como esses seres podem ser tão atraídos pelo crime, pela brutalidade e selvageria ? Sabemos que madeira ilegal é envolvida com tráfico de cocaína em toras, invasões de terras e assassinatos e ainda incentivam garimpo ilegal. Que imundície. Seres das profundezas do inferno. Milícias de satanás.

  18. Evando Ferreira Lopes

    Gente, prestem atenção! Esse desgoverno do Bozo tem como meta destruir a natureza, exaurir os recursos naturais matar os animais indefesos, alguém diz uma palavra em defesa?

    Responda
  19. João Larizzatti

    O desgoverno da destruição age contra a natureza.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.