Opinião > Como movimento político, a direita não existe no Brasil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. edilson borges

    que amontoado de bozolices. começou pior, foi derrapando, caiu no poço, abriu o alçapão, entrou, cavou mais um tanto e não achou nada que prestasse. o esperado.

    Responda
  2. ednaldo gomes pereira

    Este centrão é a 'Direita política' metamorfósica sempre presente no poder e ditando as regras do jogo. Ela é muito bem articulada, ao contrário da "Esquerda' que, quando uma parcela assume o poder, os outros partidos de esquerda são os principais opositores porque não querem "perder" o protagonismo puritano que acham ter em relação aos demais.

    Responda
  3. Davi Pessoa Ferraz

    Parece que os que comentaram esta reportagem não conseguiram ler até o final. Perderam a parte mais hilária. Acho que eu fiquei rindo cinco minutos. Na verdade não consigo parar de rir enquanto escrevo este comentário. Replico aqui a piada do articulista no conselho final aos "direitistas". "Se quiser sobreviver, precisa entender que Bolsonaro não estará aqui para sempre."

    Responda
  4. Paulo Roberto Schlichting

    Que figurinha tola! A *nossa* direita é a direita de um país campeão das iniquidades! É a direita que movimentos de endinheirados como o do articulista foi capaz de eleger o maior ener/gú/me/no de todos os tempos na presidência. É a direita da ditadura, da censura, da campanha pelo armamento da população, e outras barbaridades! É a direita de sempre: tosca, retrógrada, autoritária e golpista.

    Responda
  5. Marcelo Silva Teixeira

    Minha nossa, o centrão nada mais é do que a direita, o povo precisa entender que praticamente todos os partidos no Brasil são de direita, Partidos de esquerda temos o PCO, e alguma salas a esquerda no PSOL e menos ainda no PT, até mesmo nestes partidos a direita tem forte presença...

    Responda
  6. Fernando Candido

    Traça um mundo paralelo no Bozoquistao, onde ao invés da onda de fake news e odio de 2018, houve uma suposta onda de esperança(?). Analise completamente descabida e ideologica.. fico abismado de uma texto desde ser publicado na fsp.. Tentando vender o peixe do estado minino (para os outros), que vende todos os seus ativos, mas esta sempre pronto para cobrir os rastros e destruicao de empresas incompetentes (vide mariana e brimadinho, apagao mo amapa, etc..)

    Responda
    1. Fernando Candido

      Alem disso, é notório o quanto o espectro politico brasileiro é puxado para a direita, as vzes com temas da direita liberal em paises europeus/eua sendo tratados como coisa de comunista aqui.. partidos de fato de centro-esq/esq no pais sao excecao..

  7. raymundo de oliveira reis neto

    Impressionante a.cara de pau desses articulistas de direita. Lamentável o modo superficial como apresentam suas "ideias". Liberalismo e competência são tratados como se fossem remédios ultramodernos contra tudo que está aí. Ora não sou comunista mas menos, por favor...

    Responda
    1. Fernando Candido

      assino embaixo

  8. raymundo de oliveira reis neto

    Impressionante a.cara de pau desses articulistas de direita. Lamentável o modo superficial como apresentam suas "ideias". Liberalismo e competência são tratados como se fossem remédios ultramodernos contra tudo que está aí. Ora não sou comunista mas menos, por favor...

    Responda
  9. raymundo de oliveira reis neto

    Impressionante a.cara de pau desses articulistas de direita. Lamentável o modo superficial como apresentam suas "ideias". Liberalismo e competência são tratados como se fossem remédios ultramodernos contra tudo que está aí. Ora não sou comunista mas menos, por favor...

    Responda
  10. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    O bom de você ter grana é poder comprar um espaço na FsP e, em dois parágrafos, demonstrar o porquê de ter feito faculdade particular. O uso reiterado de destruir e suas variações demonstra, à perfeição, que o articulista nunca fez cursinho pré-vestibular. Qto à tese central, de que não existe uma direita no Brasil, ele deve viver com a cabeça em outro país. O que mais temos são grupos de direita, inclusive na FsP e o seu apoio descerebrado a Moro e Huk... só não consegue ganhar eleição s/golpe.

    Responda
  11. Samantha Ferreira Lima

    A capacidade de formulação da direita é comprometida pelos erros políticos que comete. É bom lembrar, que diferente do que está escrito no artigo, Bolsonaro não é o único eleito por um partido nanico, isso já tinha acontecido com o Collor, outra aposta equivocada da direita. Importante que se faça autocrítica, e rechace de uma vez por todas sua identificação com regimes autoritários no Brasil.

    Responda
  12. Felipe José

    Se a direita a que o autor se refere for essa representada por Bolsonaro é melhor que ela não exista mesmo. O fato de essa direita desarticulada ter acreditado que Bolsonaro, com seu histórico conhecido, era a solução para os problemas do país diz muito sobre ela. Por fim, continuam com essa história de "velha" e "nova" política, que não existe. Existe boa e má política e com certeza o grupo vencedor em 2018 faz uma péssima política.

    Responda
  13. ANA CARLA ALBIERO

    Não admira o desassossego de uma direita que organiza uma entidade na sociedade civil para prospectar ideias e coloca a presidi-la alguém com uma abordagem simplória acerca do que é a política. O texto denuncia uma fragilidade retórica só comparada com a ausência de perspectiva histórica. Não conseguiu sequer lembrar do case Collor, primeiro presidente a sofrer impeachment no Brasil? Vá ler um pouco antes de se propor a difundir ideias.

    Responda
  14. marcelo silveira rossetin

    A carinha de calouro na foto antecipava que viria uma redação de Enem. Tão jovem, esqueceu que o Collor também foi eleito por um partido nanico e sem recursos. É por isso que a esquerda manda vocês estudarem história. O título do texto é correto. Mas o menino que diagnosticou o problema não é capaz de ver que matrimonio igualitário, legalização das drogas e descriminalização do aborto não são pautas "esquerdistas", são pautas liberais, plenamente compatíveis com a ideologia de direita.

    Responda
  15. Riccardo Lacchini

    Contribui a isso a confusão de troca de partidos por parte dos líderes momentâneos. Eu acho que os partidos novo e mbl vão assumir esse papel. O Psl já vinha com problemas e outros partidos que nem o republicanos não tem conteúdo, são feitos com o mesmo mingau do resto do centro

    Responda
  16. Cloves Oliveira

    A divisão entre esquerda e direita nunca significou um embate de ideias, mas de classes, regiões, etnias ou gênero e principalmente de interesses financeiros. Para os analistas da grande imprensa, os dois termos são apenas uma maneira de simplificar a explicação do processo político, e para o povo em geral, é Estado contra o capital que facilita a rotulação do adversário. Ocorre que capital e Estado são indivisíveis, e um não pode existir na presença do outro.

    Responda
  17. Christianne Botosso

    Gabriel Kanner, ao analisar a derrota da direita nas urnas (ou pelo menos daquele radicalismo que ele considera a direita), esquece de computar a imensa incompetência do governo Bolsonaro. Não falta articulação à extrema direita, falta -lhe capacidade de governar para todos e não somente para aqueles que compactuam com seus ideais esdrúxulos de família e conservadorismo. O eleitor se cansou dessa polarização inútil e agressiva.

    Responda
    1. Francisco Blazquez

      Exatamente, o problema está mesmo na eleição de um sujeito politicamente, intelectualmente, culturalmente e mentalmente incapaz e a incompetência de parte da direita em não reconhecer isto, como o próprio articulista também não faz. Essa figura que alguns elegeram como líder, enquanto for visto como tal, continuará sendo prejudicial para a união da direita, para a política em geral e para o país.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.