Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ana Ferraz

    Uma lembrança Hélio Schwartsman, o PT está na chapa da Manuela em Porto Alegre.

    Responda
  2. Tânia Carneiro

    Perfeito.

    Responda
  3. Arthur Augusto Rotta

    Se o Hélio quiser fazer análises corretas deverá superar o seu paulistocentrismo. Em Recife a Marília se elegerá abraçada no Lula. O Brasil definitivamente não se resume ao bairro do articulista.

    Responda
  4. Troca De leo

    Fico impressionado com essa legião de "intelectuais" que regurgitam sempre o mesmo discurso com um viés redundante liberal. Enquanto vivermos a era (a qual eu achava um dia iria acabar) do discurso da servidão voluntaria, teremos sempre estereotipos e biotipos iguais ao nosso "nobre" colunista. Alexandre Garcia, Diogo Mainardi, o Baixinho da kaiser Nêumani, Leda Nagle e outras criaturas que o digam!

    Responda
  5. RICARDO ARANTES MARTINS

    Todos os povos que atingiram estágio de bem estar e inclusão social (europa ocidental) tem duas características 1)Democracias há décadas consolidadas 2) parlamentarismo. Há desenvolvimento da democracia ao povo. Voto distrital misto, fortalecemos o distrito e partidos. Um processo lento, mas funciona. políticas de Estado a curto, médio e longo prazo. Deixamos de depender de líderes, até porque, na democracia Há Alternância de Poder. Tira-se o Poder do Presidente. Chega de Salvador da Pátria.

    Responda
  6. Hercilio Silva

    Criar novas lideranças não é uma questão do PT. Lideranças surgem em processos populares legítimos, e legitimidade faltou nos protestos financiados por empresários onde o pobre passou longe. Líderes políticos não se fazem em escolas que os formem com dinheiro privado. Só surgirão novos líderes com novas mobilizações populares. Até lá os líderes existentes ficam, nao será pela vontade da imprensa ou de seus adversários que Lula será superado. Ainda é a maior liderança, veio da mobilização.

    Responda
  7. neli faria

    No Brasil , a Esquerda vive na década de 1960 e a Direita não saiu de lá. Por isso o Brasil vive nesse eterno atraso.

    Responda
  8. antonio lopes

    Continuam com a obsessão de tentarem acabar com o LULA e o PT, parece que já desistiram do PT não desistiram do LULA, querem que ele caia no esquecimento para ver se ele desaparece tentativa em vão! O LULA é um patrimônio dos Trabalhadores.

    Responda
  9. antonio lopes

    Continuam com a obsessão de tentarem acabar com o LULA e o PT, parece que já desistiram do PT não desistiram do LULA, querem que ele caia no esquecimento para ver se ele desaparece tentativa em vão!

    Responda
    1. Troca De leo

      Isso mesmo!

  10. João Leite Leite

    Acredito que Boulos é pior do que Lula.

    Responda
    1. wilson barbosa

      E quem lhe perguntou?

    2. antonio lopes

      O LULA foi ruim porque deu oportunidade aos pobres elevou o Brasil da 13° para a 6° economia do mundo, se Boulos for pior o meu voto é dele!

  11. Paulo Sales

    Tem que superar Lula e atualizar o discurso da militância que não vive sem as ideias comunistas, disfarçadas de socialismo. Tudo coisa vencida. Mas observe, esquecer velharias não é esquecer o social, nem o trabalhador e os desfavorecidos, mas parar de pregar ditadura do proletariado.

    Responda
    1. Troca De leo

      Com todo o respeito, a Terra não é plana talkey?

    2. Troca De leo

      Com todo o respeito, a Terra não é plana talkey?

    3. wilson barbosa

      Você é estranha. Ouve falar um termo e sequer sabe de onde e o que significa. Onde tirou essas idéias? O que é "Ditadura do Proletariado"? Acaso leu Marx, o Karl? Misericórdia! E pra você o PT é comunista? O que é ser comunista?

    4. antonio lopes

      Quem tem mais de dois neurônios sabe que em Países comunistas não existe Bilionários, o que nem de perto é o caso do Brasil! Ate quando vão continuar este delírio de achar que o Brasil é um País comunista!

    5. Vera Queiroz

      Jura, Marilia, que você leu sobre ditadura do proletariado em qualquer partido de esquerda do país? Mesmo? Acho que está delirando, não existe essa bandeira por aqui, isso, sim, é coisa de liberal de má fé.

  12. Alberto A Neto

    O PT na hegemonia é a continuação da “via passiva” brasileira, a expansão da coalizão conservadora, a repetição do mesmo, desde o aliancismo desembestado até as políticas dos tíquetes sociais. O PT é hoje partido de centro no espectro político, junto com aqueles que escolheu em conúbio pragmático. O exemplo pretérito do futuro desastre anunciado reside na ausência de Freixo no RJ à frente do arco eleitoral à esquerda. Seria eleito, fácil! A Direita e Extrema-direita, porém, venceram!

    Responda
    1. João Leite Leite

      PT centro? PT, PSOL, PSTU, e mais alguns são extrema esquerda leninista.

  13. Rachel Matos

    É estranho esse jornalista orientar o futuro da esquerda. Com que base de conhecimentos e fundamentos, não sei. Parece piada pronta.

    Responda
  14. celso bittencourt

    LullaLá, o Analógico, Vai Sindicalizar os Robôs da 4ª Revolução Industrial?! Rararararaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaáááááá!

    Responda
  15. celso bittencourt

    Lula se Nega a Comentar Citações sobre Elle em livro de Barack Obama! ***LullaLá é Especialista em se Fingir de M.orto, apesar de Ser Muito Vivo! Rarararaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaááááá!!

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Falta do que fazer nessa pandemia, né? Nem trabalho remoto? Affe!

  16. Alberto A Neto

    O PT no governo é um prolongamento da longa “via passiva” brasileira, a expansão do capitalismo da exclusão, a repetição do mesmo, desde o aliancismo desembestado até as políticas dos tíquetes do leite. O PT é hoje partido de centro no espectro político brasileiro, junto com aquele que escolheu como irmão, o PSDB: se odeiam, mas são irmãos. E o pior é que (não) sabe disso. Lula e o PT são 'a esquerda que a direita gosta'. Ao ponto de rachar o PT em 2003. Não por acaso, houve a irrupção do PSOL!

    Responda
  17. Fernando Jose da Costa Brito

    A análise do articulista fica prejudicada por ser de direita. Não estaria ele querendo moldar a esquerda para que ela seja domada e submissa à direita ?

    Responda
  18. Hamilton Octavio de Souza

    O artigo faz boa ponderação. A frase "Os casos de São Paulo e Porto Alegre mostram que, se o PT quiser assegurar um lugar no futuro, precisará superar Lula" merece reflexão. Para superar Lula, o PT precisa reconhecer que os governos Lula e Dilma fizeram alianças com partidos e políticos fisiológicos de direita; que as empreiteiras assaltaram os cofres da Petrobras em benefício do PT, MDB e PP; que Lula recebeu propinas via "doações" para Instituto Lula e empresa LILS. Será que consegue?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Bum governo democrático tem que haver alianças independente de partidos, se não cadê a democracia?, e outra as propinas que vc diz que ele recebeu se tem provas as apresente, pq até agora não provaram e nem o duplex do Guarujá, é só ler o processo.

  19. joão chaves neto

    Quem tem esperança na arrogância e ignorância não resolve seus problemas nem o do povo. Gente que não tem capacidade de administrar uma barraca de praia mostrou que não tem condições de arregimentar quadros capazes e honestos . Teve de permitir e participar saque que sofremos Resultou nisso que fez e nisso que sucedeu e está aí. País em eterna crise com sucessivos presidentes sem preparo e formação para liderar um país do tamanho do nosso . Quantas gerações vão passar para melhorarmos ?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Então compare os números dos governos Lula e dos outros que verá, não é bem assim

  20. joão chaves neto

    Quem tem esperança na arrogância e ignorância não resolve seus problemas nem o do povo. Gente que não tem capacidade de administrar uma barraca de praia mostrou que não tem condições de arregimentar quadros capazes e honestos . Teve de permitir e participar saque que sofremos Resultou nisso que fez e nisso que sucedeu e está aí. País em eterna crise com sucessivos presidentes sem preparo e formação para liderar um país do tamanho do nosso . Quantas gerações vão passar para melhorarmos ?

    Responda
  21. João A Silva

    No meu tempo de faculdade, inìcio dos anos 80, a esquerda se dividia entre Brizola e o PT. Os petistas criticavam os brizolistas dizendo: "nós não fazemos conchavos, não aceitamos financiamentos dos detentores do capital, não aceitamos corruptos em nossos quadros, Brizola é populista, somos o que existe de novo na política". Parece que mudaram, perderam a fantástica oportunidade de realizar um trabalho sério e competente. Abriram as portas para a extrema direita e, o pior, não aprenderam nada.

    Responda
    1. Fernando Jose da Costa Brito

      Eu era Brizolista e isto realmente ocorria. Mas deve-se dar o desconto de o PT na época não tinha um cargo importante a nível executivo . Infelizmente se estes acordos não acontecerem não existe a tal governabilidade . Vide o impeachment da Dilma

    2. Gilmar Maghenzani

      João isso acontecia mesmo e concordo, mas é explicável o Pt ainda não governava nada é por isso

  22. FERNANDO CARLOS G MARTOS

    O mais engraçado é ver os jornalistas de esquerda buscando incansavelmente uma forma de minimizar os resultados negativos da esquerda e tentando mostrar que na verdade isso tudo é relativo!! Bem, assim como jornalista torce pela morte do presidente, uma multidão torce pela morte do PT, mas apenas do partido, nunca de seres humanos, por mais que não gostem deles.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc falar que o jornalista queria a morte do bozo, é pq vc não sabe nada inocente, nem entendeu

  23. Luiz Roberto Peres

    O absolutismo lulista levou o PT ao isolamento político por um lado. Pelo outro as forças de esquerda e progressistas não conseguiram entender a situação atual. Continuam divididas sempre. Analisar os resultados das eleições deste ano também leva a conclusão que o povão elegeu candidatos de direita e até reacionários em sua maioria, além é claro do alto índice de abstenção e votos nulos e brancos , chegando próximo a 40%.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Correta a menção ao absolutismo lulista, Luiz. Veja, é até natural uma divisão entre as forças de esquerda. Um movimento que ancoraria claramente o progressismo entre moderados e extremos seria uma força *puro-sangue* realmente social-democrata no país. Nada a ver com algo como o PSDB. Um partido social democrata não pode abrigar dórias, aécios e quejandos. Sigo com você a aflição de ver o crescimento do reacionarismo com a eleição de delgados, PMs, pastores...Coisa triste.

    2. RICARDO ARANTES MARTINS

      O absolutismo lulista deu-se apenas no aspecto interno do PT e mesmo assim há que ser relativizado eis que o PT é um partido democrático, o que é lindo e raro no Brasil. Junto com Dirceu, paloci e Berzoini cercearam várias setores do partido que tinham muito a contribuir. No âmbito nacional, em que pese seus erros, Lula sempre foi altamente democrático, valorizando estes princípios.

  24. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Não acredito nesses parâmetros de analise política para países colonizados por monarquias patrimonialistas obsoletas. Caudilhismo é cultura latina americano, a consequência. É nessa ótica que deve ser analisado. “Tudo que á sólido desmancha no ar”

    Responda
  25. Vera Maria da Costa Dias

    Eu diria mais. Diria que se qualquer tendência política, aí incluída a esquerda, quiser prosperar, terá que largar mão de personalismos. Lulismo e bolsonarismo, assim como no passado getulismo, lacerdismo, brizolismo ...levaram a maus lugares. Ficaram as coisas boas ou más que produziram, mas não houve grande contribuição à democracia real, que é o caminho que interessa para um mundo melhor. Abaixo o personalismo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pergunta vcs votaram no Bozo?

    2. RICARDO ARANTES MARTINS

      bem por ai Vera. até porque, na democracia sempre haverá alternância de poderes. Devemos votar nas ideias e não em líderes que vão e vem.

    3. RICARDO ARANTES MARTINS

      O personalismo acaba com o parlamentarismo. parar de esperar o salvador da pátria. o bom rei ou presidente. Tirar o Poder Central cada vez mais. aperfeiçoar a democracia para partidos e distritos e partidos. Poderemos ter projetos de Estado a curto, médio e longo prazo. Irá haver, inexoravelmente um fortalecimento de partidos. aqueles que tiverem corruptos, aos poucos não terão o voto destinado ao partido. A democracia é lenta. temos um histórico de impunidade em razão de várias ditaduras.

  26. Galdino Formiga

    Resumindo, não tem futuro. Atualmente quem comanda a política é o poder econômico.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      O poder no estado detem 40% do PIb, portanto comanda tudo. Se o capital fosse mesmo poder, comovoce talvez pense, e ñ o ignorante ideologico que é, o estado seria 10% do Pib e estariamos crescendo o Pib a 10% ao mes. Lucrar seria social e imposto seria predação como de fato é.

  27. Saulo Camargo

    Má fama? UAU!Isso sim que é relativismo.

    Responda
  28. neli faria

    Os fanáticos vão te atirar tecladas... Viva Obama!

    Responda
    1. neli faria

      Fernando se estiver referindo a mim como extrema direita se enganou! Existe vida inteligente no Brasil fora da dicotomia: fanáticos pelo deus dos Ptollos e pelo capitão. Obama jamais foi da extrema direita. Um homem digno que ama seu país e tem uma história de vida fantástica.Um gênio, porque a milhares de quilômetros percebeu o que os fanáticos daqui não perceberam.

    2. Fernando Jose da Costa Brito

      Vivi para ver o Obama ídolo sa extrema-direita.

  29. Vito Algirdas Sukys

    A nossa esquerda precisa fazer novas pesquisas empíricas e propor nova teoria social. Ver como o partido comunista na China usa um capitalismo de estado e ao mesmo tempo uma economia de mercado em regiões determinadas. Os dirigentes do partido que comanda a China são engenheiros, economistas etc e estudam o que é melhor para os interesses do país. Aqui ficamos a usar teorias que não levam em conta as mudanças globais; seguimos dogmas desacreditados.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Hernandes que ditadura as esquerdas impõe?, no Brasil qdo houve ditadura?

    2. Hernandez Piras Batista

      O fascínio de parte da esquerda brasileira por pretensas revoluções e por ditaduras continua intacto. Daí sua complacência para com os métodos personalistas de Lula, como o "dedazo" que fez de Dilma a sua sucessora. Ou o PT volta às suas origens democraticas ou vai decair pouco a pouco.

    3. RICARDO ARANTES MARTINS

      E quem irá ocupar o Poder? Eu? Você?. Ditaduras andam sempre por linhas muito tênues e perigosas. Nossa democracia pode não ser ampla... pode faltar muito a progredir, mas é só com o tempo. pelo menos hoje temos o direito de poder falar aqui... de expressão. No mais, em toda história das ditaduras, mormente Comunistas, quando chegaram ao Poder, seus apoiadores foram executados...

    4. João A Silva

      Esta questão é importante. A China de Deng Xiaoping tirou 400 milhões de famílias da miséria com o inusitado sistema de política comunista fechada e economia de mercado. Mas o preço de acabar com a fome pode ser o de ter uma população oprimida, tutelada e sem liberdade de escolha?

    5. Vera Maria da Costa Dias

      Sua análise me assusta pelo que não está dito. Espero que não seja uma sugestão para que tomemos como referência uma ditadura terrível, capaz de condenar à morte jovens que ousaram levantar a voz e apenas isso.

    6. RICARDO ARANTES MARTINS

      A China é uma ditadura. Nunca podemos nos espelhar em ditaduras. A maioria leva ao caos. algumas ao crescimento. nenhuma cresceu tão rápido economicamente e em tecnologia como a nazista e nem por isso iremos pegar como exemplo. Ver o que da certo. a Europa ocidental alcançou inclusão e bem estar social com 1)democracia consolidada e 2) parlamentarismo. Voto distrital misto. 1 para o distrito outro para partido. fortalecemos os partidos e temos projetos de Estado a longo prazo para várias questõe

  30. Angelo Batista Goulart

    O Futuro do Brasil, com a volta a democracia a sociedade pode eleger um sindicalista e nordestino para presidente , tempos idos aonde toda economia mundial favorecia a alta de commodities e aqui LULA soube fazer um pacto mínimo de classes ! todos ganharam .Isso é impossível agora a elite brasileira não quer nem conversa seguiu até de capitão presidente , eleições são as festas da frágil democracia !Referendo revogatório, Bancos estatizados, soberania nacional! essa é a ESQUERDA!

    Responda
    1. Vera Maria da Costa Dias

      Essa é a SUA esquerda.

  31. Cloves Oliveira

    Em todo o Ocidente a esquerda tem falhado em encontrar respostas para três problemas básicos: rupturas causadas pela globalização, declínio do trabalho tradicional e o crescimento do nacionalismo populista. Continua adotando as mesmas soluções para novos problemas, esperando resultados diferentes. Acostumada a resolver problemas no atacado, encontra dificuldades para lidar com um varejo atomizado ,disperso e praticamente imune aos pelos velhos argumentos de distribuição e igualdade.

    Responda
  32. RICARDO ARANTES MARTINS

    O PT não deve superar Lula, o maior nome do Brasil. O PT tem de superar a si mesmo. é um partido democrático o que é raro no Brasil. Devem expulsar todos aqueles envolvidos nestes altos escandalos. mostrar que reciclaram. que não vivem em negação. os fatos estão ai. a prisão sucessiva de toda a cúpula petista demonstra que tinha algo de muito errado.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Concordo em parte com vc Ricardo, o Pt tem de reciclar, mas o erro não está nas prisões como vc falou, o erro está em manter esses "políticos"

  33. José Ricardo Braga

    Superar o Lula sempre foi o sonho de seus adversários. Nunca conseguiram. Hélio agora pede ajuda à esquerda. Lança mão da 'conversinha' do "É o melhor para vocês." Melhor pra quem, cara pálida? ;)

    Responda
    1. Luís Felipe Braga

      FHC superou Lula duas vezes. Ou FHC não conta como adversário?

  34. José Cardoso

    Pergunta que não quer calar: o Lula vai ler o livro do Ciro?

    Responda
  35. Paulo Roberto Schlichting

    O PT precisa superar Lula e realizar uma reciclagem radical de seus quadros. As atuais lideranças que parasitam o lulismo levarão o partido à irrelevância ou à auto extinção a persistirem na sustentação do...mito!

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Realista a sua visão, Gilmar. Importa aqui a denúncia do mito e do culto ao mito pelos lulistas que lideram o partido. Importa também superar o PT como sinônimo da esquerda. Preso Lula, os lulistas parasitarão seu mártir.

    2. Gilmar Maghenzani

      Se ele se livrar da prisão depois do STF julga-lo, vc concorda que isso não vai acontecer, Olha heim.

  36. João Perles

    Desde 2017 o Brasil está mergulhado numa onda de "reformismos", mas todas que ocorreram de lá para cá tiraram direitos dos moradores da base da pirâmide. A mídia e a elite econômica têm vendido a ideia de um país dotado de bem-estar sueco, assim, é preciso tirar direitos para "gerar empregos", "salvar a previdência" e "livrar o serviço público" dos servidores "parasitas". Só a esquerda pode combater essas narrativas e o pobre precisa entender isso.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Disse tudo, a direita jamais vai governar para o povo

  37. SIDNEY DIAS

    E não esqueçamos que nosso judiciário tem lado, ou seja, é elite do atraso também com forte tendência a idéias de Plínio Salgado e nossos defensores da Carta Magna, infelizmente, estão mais preocupados em ouvir a parte da sociedade retrógrada que tem voz a defender o que foi feito em 1988. Quem viver, verá.

    Responda
    1. MARCOS CESAR MORAES

      A matéria não é sobre o judiciário, mas não nos esqueçamos, judiciário não é alguns ministros, alguns desembargadores; judiciário é de milhares de juízes concursados do interior do País, que atendem a milhões de ações de pessoas pobres todos os dias, trabalhista, família, infância, pequenos e grandes crimes, enfim, toda vida social, que não do interesse da elite. Aliás, um único processo penal no Brasil passou a ser o único judiciário, o que é visão absolutamente curta dos problemas reais.

  38. Herculano JR 70

    Mais q discutir gente no poder vamos debater como acabar com essa aberração milenar, poder, criada em função das guerras e emancipar o capitalismo q produz renda e a distribui na forma d salários e lucros, faz inclusão social pelo trabalho e renda, interage a riqueza pela troca em liberdade no mercado entre agentes produtores e consumidores, lembrando q trabalho e consumo se confundem, e busca a eficiência gestora e produtiva máxima, q acaba com a pobreza, pois mais gente compra mais se lucra.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Esse capitalismo "emancipado, sem controle, não distribui renda. Concentra.

  39. SIDNEY DIAS

    A realidade é que a elite do atraso ,junto com os preconceitos do povão em geral, que foi domesticado, destila seu ódio pelo operário que dominou seus criadores e de alguma forma, melhorou a vida de milhões. Nesse momento ela quer, com ajuda da mídia, desconstruir tudo que envolva PT e LILS. Tudo com muito método, claro. Sem esquecer a geopolítica.

    Responda
  40. Ayer Campos

    Antes de 'superar' Lula, o eleitorado precisa dilucidar e se refazer do conteúdo do processo de suspeição de Moro, ora engavetado no STF. Caso contrário, será 'sair da vida para entrar na História'.

    Responda
  41. SIDNEY DIAS

    A mesma ladainha de sempre, primeiro citam o mensalão, como se fosse o início de toda a corrupção, não esqueçam que ele foi denunciado no gov.do PT, colaram naquele governo essa alcunha. Recentemente surgiu o petrolao, a coisa não funcionava assim antes. Tudo é questão semântica, para iludir a todos. Continua...

    Responda
  42. Herculano JR 70

    Repetindo a Marilza, o artigo trata de protagonistas, apenas, sem discutir ideias, no caso de esquerda , talvez pq o colunista gosta mais, mas vale para direita ou qq facção de poder. Pois eu acho, q pela 2a vez estaremos discutindo a existencia de poder e estado sem direita nem esquerda ja q esse modelo de estado grande e com poder esgota em todo mundo suas possibilidades. Eu, por exemplo prego a Acracia, estado minusculo, para organização do estado e mais capitalismo para sociedade civil

    Responda
  43. DERLAN TROMBETTA

    Defender o Lula é defender a esquerda e o Brasil. Ele tem seus defeitos (quem não tem) mas foi o melhor "produto" político em 200 anos de Brasil,. É só olhar o resultado de seus governos. A imprensa e o judiciário, bastiões da elite brasileira, acharam o caminho mais rápido de derrotar a esquerda, abatendo impiedosa e injustamente o que de melhor tínhamos de capital político. A direita será incapaz de oferecer coisa melhor que Temer e Bolsonaro, eles são essência da direi: corruptos e medíocres!

    Responda
    1. Marcos Riera

      Derlan, o Temer só subiu ao poder devido às alianças entre o PMDB e o próprio PT. Concordo que o governo Lula teve aspectos muito positivos, mas também fizeram coisas absurdas (não só no sentido da corrupção, mas também da destruição ambiental como no caso de Belo Monte, Copa do Mundo e Lei antiterrorismo etc.). Agora me parece que perderam o rumo e só vivem para dificultar o surgimento de outras lideranças de esquerda. Boulos é o primeiro nome que finalmente conseguiu se firmar.

    2. MARCOS CESAR MORAES

      Com respeito, elite não é só a econômica, mas tb a política, que por vezes se transforma em econômica. A imprensa pode ter suas fontes de sustento na elite econômica, mas tb presta o seu serviço de crítica a qquer sistema, ninguém pode negar. O judiciário não é a elite econômica, ao contrário. A imensa maioria dos juízes é de concurseiros, classe média/baixa. Tanto imprensa e judiciário criticam/combatem desvios e defendem direitos dos desfavorecidos, logo, nada têm contra as pautas da esquerda

  44. Paloma Fonseca

    Fico me perguntando por que algumas outras legendas de esquerda ainda insistem em se colar ao Lula: deve ser pelos dividendos políticos. Mas que uma boa parcela do eleitorado, principalmente das grandes cidades (milhões de habitantes), tá cansado do Lula e do PT na gestão, ah, isso tá...

    Responda
  45. marilza abrahão

    O articulista apenas discutiu números e protagonistas para dizer do que representa a esquerda no país! E as ideias, princípios, visão de mundo? O que de fato diz a esquerda? Realmente não querem uma esquerda forte mas a fraca, derrotada, a aguerrida lhes causam espécie....

    Responda
    1. Herculano JR 70

      De pleno acordo, so protagonistas. Alias é o q faz a midia seja de direita ou esquerda, ñ discutem ideias so gente, q é o q vende. Veja vc q debates q nomeiam da comentários, sem ñ nomeia ñ há comentários. E o palco da encenação é o poder, a que ambos em proporções levemente diferentes se adequam. E qdo falamos democracia e justamente de tipo de poder q falamos.

  46. ROGER HOEFEL

    O orelha de livro é muito fraco.

    Responda
  47. ADONAY ANTHONY EVANS

    O problema imediato do PT, é o mesmo do Governo. O que Gleisi e Guedes falam, não se escreve. É a dupla gle-gue. A esperteza advinda das guerras de foice no escuro, das origens sindicais de Lula, levaram a que, liberto do sequestro do comissário geral Zé Dirceu, pela língua de Bob Jefferson, indicasse apenas palhaços como seus operadores. Dilma, Gleisi, Haddad. Inimigo de alianças onde o parceiro entre sem rendição total, o PT assiste à terceirização, pelos eleitores, de outros candidatos de Esq

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      O Psol nasce na época do mensalão, quando começou a ver as enormidades de corrupção e o atrelamento do partido com as Elites. Num convívio diuturno. há a questão também do controle do partido pela Ala Majoritária, de Berzoini, Dirceu, Paloci... .

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Sua observação faz sentido Marcos. Será o PSOL um partido de Esquerda Moderna? É possível que não. No entanto me parece honesto e anacronicamente simpático em seu modo vintage. O que afunda a Esquerda é sua incapacidade de compor grandes alianças mediante consensos mínimos. Espero que o PSOL não afunde com o peso de petistas abandonando o navio PT, com a água passando da ponte de comando e do mastro da bandeira. Mas o ocaso do PT pode dar à luz outras siglas de Esquerda, sem os vícios do defunto

    3. MARCOS BENASSI

      E o outro lado da moeda, Adonay, me parece ser "e qual é a do PSOL?" A sua observação sobre terceirização me lembrou disso, a gente nunca conhece as entranhas da empresa que contrata a mão de obra da linha de frente. A imagem que eu tenho do partido é antiga e recende um pouco a mofo, a roupa guardada por muito tempo. Terá o PSOL modernizado suas ideias socialistas "primitivas"?

  48. Simone Rodrigues

    Vocês estão loucos para ver o Lula ser deixado de lado. No entanto, como você mesmo disse, ele é o centro do PT, o político mais importante da esquerda brasileira. Vocês não conseguirão deletá-lo de sua relevância com esse discursinho barato de renovação, pois não querem renovação nenhuma. Querem apenas uma esquerda dócil e que não ofereça riscos.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Hoje, Lula só oferece riscos ao próprio PT.

    2. Eduardo Rocha

      Prezada Simone, considero Lula o melhor presidente que o país teve pós ditadura. Também Zico foi o melhor camisa 10 da Gávea. Mas não gostaria de ver Zico hoje no Flamengo. Acho que atrapalharia o time. Como Lula, hoje, atrapalha o PT. Tudo tem seu tempo. Desejo ao Lula uma feliz aposentadoria e que namore muito. Mas o PT precisa de renovação.