Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EXTRANEW NEW

    Se o Carrefour é responsável pela atitude dos seguranças, então todo pai e mãe de racista deveria ser preso também por não ter educado corretamente.

    Responda
  2. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

    Um texto irretocável para aplaudir de pé! Grato, Vinicius, por colocar na forma de palavras a minha tremenda indignação.

    Responda
  3. LUIZ GON ALVES DOS SANTOS

    Isto é o resultado do capitalismo selvagem, onde os grandes investidores simplesmente exploram e escravizam o pobre do trabalhador na ponta da linha, aquele que executa e gera o lucro. Só o lucro interessa, não há direitos humanos, não há respeito a vidas, não há respeito ao ambiente, tampouco as questões sociais. E as desculpas destes capitalistas são sempre as mesmas: "não compactuamos com tais atitudes"

    Responda
  4. Lorena Tiroel

    Terceirização é a escravidão legalizada. Salários aviltantes, nenhum treinamento, nenhum vínculo com a empresa que contrata estes prestadores de serviço, nenhuma perspectiva de carreira, a cada novo contrato o salário é ainda mais reduzido, dificulta a organização deste "escravos legalizados", enfim só interessa o aumentem dos lucros selvagens.

    Responda
  5. Lorena Tiroel

    Interessante que a suposta ficha corrida da vítima não foi de interesse do Carrefour enquanto a vítima aumentava os lucros do hipermemrcado.

    Responda
  6. Adriano Leal Borges

    Ótimo texto.

    Responda
  7. KLAUS R PEREIRA

    Tudo contando com a conivência de um judiciário corrupto e vendido até a alma. Brumadinho e Mariana se são presos seus CEOs e principais acionistas o q aconteceria? Se pune a direção do Carrefour o q acontece? Mas eles sabem q não vai dar em nada. A auxiliar participante no assassinato em POA, onde está? Tava ali filmando e nada fez.

    Responda
    1. Lorena Tiroel

      Exatamente. Recentemente o judiciário (vendido até a lama) considerou legal a terceirização de atividades fins. Os donos dos meios de produção tomam cafezinho com juízes e pressionam pela legalização "escandalosa" da escravidão. Se o judiciário estivesse preocupado com alguma legalidade limitaria a terceirização e ampliaria a responsabilização das contratantes. O trabalhador terceirizado só perde (em termos de direitos trabalhistas) e quando dá B.O a contratante alega que não é com ela.

  8. carlos eduardo pintucci

    Gostaria de saber se essa "folha corrida" desse moço assassinado, e de seu pai, são verdadeiras.. Todos esses crimes que estão lá anotados desde 2001... Ameaças, porte de entorpecentes, agressão à ex mulher, etc...

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Se a "folha corrida" desse moço possuem crimes, cumpre ao judiciário julgar e punir na forma da lei. E mesmo que não fosse assim, duvido muito que ela tenha sido levada em consideração quando ele foi espancado e asfixiado.

    2. Renato Letizia Garcia

      Depois que o cara estava deitado no chão, imobilizado, não interessa a "folha corrida" dele. Quem tem que cuidar disto é a polícia e o judiciário, mas não a segurança e o corpo funcional do Carrefour. Simples assim.

    3. Rubens de Toledo Junior

      É esse pensamento que faz as pessoas se acharem no direito de sair por aí matando

  9. carlos eduardo pintucci

    Gostaria de saber se essa "folha corrida" desse moço assassinado, e de seu pai, são verdadeiras.. Todos esses crimes que estão lá anotados desde 2001... Ameaças, porte de entorpecentes, agressão à ex mulher, etc...

    Responda
  10. RILER BARBOSA SCARPATI

    Ótimo texto!!!

    Responda
  11. Celso Augusto Coccaro Filho

    O colunista está coberto de razão. A terceirização de serviços, como o de segurança, dificulta os meios de controle. Há uma interseção gerencial. Mas o jornal ao qual pertence defende esta política e a pratica com denodo.

    Responda
  12. Rubens de Toledo Junior

    Canais de notícias para investidores, blogs, jornais, canais do YouTube repetem em coro: Quanto mais a empresa esfola seus empregados mais saudável e comprometida com os fundamentos mercado ela é, e mais recomendável é a compra de suas ações. Por isso as ações do Carrefour subiram. Provavelmente o mercado viu que é uma empresa que faz a lição de casa corretamente.

    Responda
  13. Hugo Leite

    Excelente texto

    Responda
  14. Richard Lins

    O Carrefour anunciou que doará 1 dia de faturamento para "ações contra o racismo". Pelos cálculos dá uns R$200 milhão. A família do Beto já pode cobrar este valor como indenização... esta vai doer muito no bolso.

    Responda
  15. Humberto Giovine

    A terceirização é de "serviços não essenciais", mas a responsabilidade pelo que acontece dentro de suas instalações é sempre da empresa. Gostei da lembrança de Brumadinho, Vinícius, aliás, os responsáveis foram punidos???

    Responda
  16. Leonardo Dib

    Excelente texto, parabéns! Mudou minha opinião sobre o assunto. (entendia que o Carrefour não era responsável pelo ocorrido e sim a empresa de segurança, sem levar em conta a questão das terceirizações...)

    Responda
  17. Marcelo Rosa

    Depois eles emitem um relatório de sustentabilidade afirmando que se preocupam com a comunidade, que prezam um bom atendimento... as atitudes do Carrefour são a prova de que estes relatórios nao valem nada, são pura demagogia.

    Responda
  18. Sandra Regina de Almeida Torres

    É Vinícius, temos uma boa oportunidade para refletir sobre várias questões, entre elas, destaco duas: as consequências da terceirização precária e o motivo pelo qual a maioria das mulheres se sente mais confiante quando está com o cabelo tingido de loiro e alisado.

    Responda
  19. Marcílio Gonçalves Filho

    Certeiro artigo. E cá me pergunto: será que tais reclames gritantes e bem expostos serão vistos e percebidos de baixo para cima? Em outras palavras: o que farão nossos Senadores com respeito à legislação da terceirização que só privilegia o baixo salário, o trabalhador mal preparado e distancia a empresa de sua real responsabilidade? Também me dirigi aos deputados, em especial ao Presidente da Câmara que volta e meia se diz atento a tudo. Veremos, pois!

    Responda
  20. Leonardo Gama

    Que cacetada, Vinícius! Bravo.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Obrigado por ler a Folha e a coluna, Leonardo. Enfim, acho que muitos de nós estamos fartos.

  21. FERNANDO M FONSECA JUNIOR

    Parabéns Vinicius, você foi na jugular desse sistema orweliano, que usa palavras e conceitos com sinal trocado. Não podemos deixar de dizer que isso torna o quadro ainda mais grave e insustentável (como se fosse possível), uma vez que revela que há consciência clara nas Organizações sobre os temas em questão, tanto que utilizam tais conceitos para tentar ludibriar a sociedade. Lucro a qualquer custo.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      E quais foram as palavras de compaixão ,de defesa do racismo do presidente e seu vice???

  22. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Outro ponto triste dessa aviltante realidade é que a mídia falará disso o mínimo possivel, afinal de contas, se trata de um grande anunciante, e são eles é quem mandam.

    Responda
  23. Neide Luzia de Rezende

    É verdade, Vinícius, isso ocorreu em outros supermercados e shoppings, mas se bem me lembro, tem havido uma frequência alarmante de episódios semelhantes no Carrefour. Não deve ser apenas acaso.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Obrigado, Neide, por ler a Folha e a coluna. Sim, você tem razão. Mas precisamos lembrar que esses "esculachos" em lojas são quase diários. Alguns acabam nesse horror do Carrefour.

  24. José Felipe Ledur

    Autor honra o jornalismo independente. Um alento!

    Responda
  25. Jose Walter Da Mota Matos

    Perfeito o artigo, disse tudo e colocou o dedo na ferida. Mundo corporativo hipócrita...sustentabilidade de que???

    Responda
  26. Ayer Campos

    A terceirização é parte da estratégia intrínseca de privatização dos lucros e socialização dos prejuízos e danos. Entre os fatos narrados e as reações justiceiras há um oceano de mágoas. Intenções, nesse contexto, perdem relevância ante a suposição de que são atropeladas e abafadas pela torrente de rancores mal compreendidos. Argumentos próprios da razão jurídica não têm lugar nesse ambiente, no qual os 'mídia' aproveitam pra se transformar em vomitórios.

    Responda
  27. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    A morte deste senhor não foi um erro, foi um crime! Kruschev tentando eximir-se dos crimes de Stalin, dizia sobre os erros do Partido. Os stalinistas disseram em 1956, que as denúncias contra Stalin eram coisa do imperialismo ocidental, como agora acusa-se de esquerdista (já é proibido ser esquerdista? a quem denuncia o racismo. O poder, qualquer poder, seja em qualquer nível, não comete erros, mas crimes.

    Responda
  28. Caio Cunha

    Daisi, eu li a tua resposta. Não concordo. Não se trata de amenizar o crime. Se trata de contar a história inteira. Eu quero fazer o meu próprio julgamento e para isto preciso da história completa. Não admito que o jornal já me entregue tudo "julgado". Mas parece que v. prefere assim.

    Responda
    1. Sergio Saraiva

      A história inteira ninguém tem. O que você admite ou não é uma questão apenas sua, e não regra de conduta geral. Se quer informações para fazer seu próprio julgamento, leia a parte de reportagem do jornal. Esta é uma coluna de opinião. Você pode concordar ou não com ela.

  29. Joao Nash

    Caramba, foi o Sikera Jr que escreveu?

    Responda
  30. Carlos Silva

    A responsabilidade é do Carrefour. Não se terceiriza responsabilidade, apenas serviço!

    Responda
  31. Caio Cunha

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Daisi Chapani

      Se a vítima era ou não era flor que se cheire, não vem ao caso. Essa história que você quer que se conte faria apenas o serviço de passar pano nos assassinos e na empresa cúmplice. O rapaz que morreu é a vítima, não se deve tentar terceirizar isso também.

    2. Daisi Chapani

      Se a vítima era ou não era flor que se cheire, não vem ao caso. Essa história que você quer que se conte faria apenas o serviço de passar pano nos assassinos e na empresa cúmplice. O rapaz que morreu é a vítima, não se deve tentar terceirizar isso também.

  32. Caio Cunha

    Eu tenho lido um monte de coisas dizendo que o cidadão morto não era flor que se cheire. E há inclusive um vídeo circulando pelas redes, mostrando-o agredindo seguranças, antes de ele próprio ser agredido. Claro que extrema violência, com requintes de sadismo, não se justifica, nem se atenua em vista da vida pregressa da vítima. O direito existe é pra isso - impedir a justiça privada. Mas caberia à midia - inclusive a este hebdo, esclarecer bem a história. Se quiserem, conseguem.

    Responda
  33. Maria Lopes

    Aplaudo a coluna.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Obrigado, Maria Torres.

  34. Geraldo Junior

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Guilherme Guimaraes

      Pode não ter sido uma manifestação individual de racismo? Até pode. Mas é muito difícil, se não impossível, afastar a relação direta entre o racismo estrutural e todo o episódio. Ou seja, foi racismo.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A morte do rapaz não foi um erro foi um crime! Kruschev ao tentar limpar-se das ações do stalinismo, dizia que o Partido cometeu erros. O poder, seja em que nível seja, não comete erros, comete crimes!

    3. Carlos Silva

      Não podemos com certeza afirmar se foi ou não um ato de racismo NESTE caso, mas perceba a diferenca quando um homem negro e outro branco entram num shopping... Afirmar que o Brasil não tem racismo é para acéfalo e vice presidentes...

    4. Ronaldo W D Porto

      "Um sujeito violento" ...e por gente da tua laia que o mundo não vive em paz...vc's são minoria, mas a pervesidade é grande, um dia, um dia...

  35. ANTONIO FREITAS

    A política de Estado mínimo que a Folha tanto defende é um dos fatores que o combate ao racismo não avança no Brasil. Só através de políticas públicas e regulação estatal que esses problemas apontados pelo colunista vão diminuir.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Muito bem. Jornal contraditório e neurótico

  36. Riciere Vercezi

    Esta, na minha deve a principal manchete. Opiniões do Bolsonaro e do Mourão merecem apenas um registro. Afinal, alguém esperava postura diferente? Para que esperar que a História dê a essas figuras a posição da insignificância que certamente ocuparão? Passemos a ignorar desde já a existência deles. Vamos atrás dos responsáveis pontuais. Neste caso, as nossas grandes empresas e seus puxadinhos. Jair, Hamilton, Damares... Esses não servem pra nada

    Responda
  37. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Vinícius toca na ferida sem dó,parabens.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Obrigado pela mensagem gentil e por ler a Folha, Luiz.

  38. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Reage povo brasileiro sabe o que vai acontecer nada,se a população não sair pras ruas não acontece nada, sabem porque quem protesta é taxado como baderneiros arruaceiros e por aí vai,o povo está hipnotizado, lamentável.

    Responda
  39. Alberto A Neto

    Até agora o MINISTÉRIO PÚBLICO omitiu-se nas responsabilidade do Carrefour. O Carrefour está devendo apresentar quais medidas de 'compliance' e 'enforcement' usava ANTES do homicídio triplamente qualificado. Normalmente, as empresas de segurança terceirizadas, mormente comandadas por ex-PM, apoiam forças paramilitares organizadas em milícias, cuja regra geral é atirar primeiro e perguntar depois. O presidente Jair conhece bem o 'modus operandi' miliciano. O empresariado que o elegeu, também.

    Responda
  40. Riciere Vercezi

    Excelente artigo! Na velocidade da urgência.

    Responda
  41. Cristina Dias

    Excelente. Este crime tem as digitais do Carrefour!

    Responda
  42. Vilarino Escobar da Costa

    Há um fio tênue entre empresas de segurança e milícias .

    Responda
  43. CARLOS ALBERTO M FRISCHENBRUDER

    Perfeito sua coluna Vinicios Torres Freire! Vou cancelar meu cartão de crédito no Carrefour! Não vou dar mais nenhum dinheiro para uma empresa que não tem um mínimo de respeito à vida humana nem dos animais! Basta, eles abusaram demais das pessoas não corrigindo esses problemas anteriormente! É um grupo empresarial bem rico, poderia ter contratado empresas de segurança mais qualificadas com treinamento humanitário aos seus funcionários! Que sirva de exemplo pra todas empresas que tem segurança t

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Todos os brasileiros deveriam boicotar estes tipos de empresa , mas infelizmente temos memória curta...

  44. Joao Maluf

    Fantástico artigo. Exato no ponto.

    Responda
  45. Maurilio Cesar Merli Silva

    Empresas de"segurança" tem sempre policiais e/ou milicos (anos) como responsáveis.. Essa gente não se interessa pela diminuição da criminalidade e violência, pois vivem do medo da sociedade acossada. Fiscalização,se existe,é realizada por seus pares (cúmplices). Com as autoridades de plantão, não tem saída, só a mobilização de uma sociedade apática poderia mudar alguma coisa. Difícil.

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Até pouco tem atrás, se é que ainda não permanecem , as empresas de transporte de valores eram tudo propriedade de oficiais militares !!

  46. Ronaldo W D Porto

    A Terra é plana, não houve escravidão no Brasil, a Ditadura foi Branda, a floresta está intacta, as milícias são importantes, o pantanal pegar fogo é normal, racismo é invenção, covid é gripezinha, vacina não é boa, ciência é de esquerda, a corrupção acabou, a imprensa é comunista, cidadãos de bem andam armados...E Deus cagou um Gnomo verde e amarelo na Goiabeira...tempos difíceis!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Faltaram o boi bombeiro, o nazismo de esquerda, o homem de bem, o engenheiro melhor que você e ... Não há espaço no comentário ou na memória para tantos absurdos.

    2. N Folha SP

      Está tudo na sua fala. Perfeito.

    3. Hélder Vaccari

      É a nova política!!!!! Parabéns pelo comentário.

    4. Vilarino Escobar da Costa

      Que precisão! Tempos sombrios !

  47. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Assino embaixo 

    Responda
  48. Gennaro Di Trocchio

    Polícia, comércio, segurança tem como peça chave o ser humano,e no Brasil sem educação,sem ética,vivendo na margem da sociedade não tem como dar certo, é pobre negro espancando negro pobre, é branco espancando negro.

    Responda
  49. FRANCISCO CARDOZO OLIVIERA

    Irretocável

    Responda
  50. Tadeu Roberto Corbi

    Um fornecedor morreu na loja e o C* escondeu seu corpo para não "incomodar" os clientes. Um deficiente foi agredido um negro foi agredido por estar "roubando" o próprio carro. Um cachorro foi morto a pontapés. E agora um homem foi assassinado! Sempre por "seguranças" do C*!!! Ao não coibir a violência de seus prepostos desde os primeiros fatos, a empresa não só os justifica como os incentiva. Até quando esta empresa vai nos tratar como a França tratava suas colônias?

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Achei adequada a abreviação para o nome da rede de hipermassacres.