-
Carolina Figueiredo
O povo tem comichão nas mãos que só passa depois de escraver"Pondé".
-
gerson araujo
Pondé, a natureza é hábil em colocar seus filhos, nós, no divã e portanto desvelar o que somos. Nada melhor do que uma pandemia para isto.
-
CESAR FELIPE BOLZANI
Mais uma coluna do Pondé. Ueba! Mais um compilado de resmungos e cinismos.
-
augusto jorge pantoja da silva
Onde está a novidade,Pondé ? Vc insiste em buscar um espaço que não merece : intérprete do mundo fenomênico !
-
Danitsa Rodrigues
Ótimo texto! A pandemia alavanca o comércio de ferramentas de predição p/ niilistas fóbico-ansiosos, agita lives de religiosidade científica, excita os justiceiros dos direitos humanos e legitima o egoísmo como política de segurança individual.
-
Carlos A C Nascimento
Meu caro Pondé, dessa vez você se superou. Brilhante!, como sempre! Os órfãos do Lula vão estrebuchar! KKKKKKKKK
-
Marcelo Fernandes
O que Lula tem a ver com isso, abençoado?
-
-
Nilson Cesar Castanheira Guimaraes
Por vezes concordo com o Pondé, porém acho que a arrogância travestida de ironia arrogante, mas no fundo sendo arrogância legítima, além de um esnobismo blasé incontido, maculam sua escrita e desmerecem suas opiniões e seu inteligente raciocínio. Bom, às vezes o problema sou eu, né?
-
LENY FATIMA THEODORO
Não se iluda é só desonestidade
-
João A Silva
Acho que antes de escrever uma coluna, o Pondé deve pensar: "hoje vou chutar o pau de qual barraca?". Mas, mesmo frequentemente extrapolando e tendo as características bem apontadas no comentário, acho que é uma importante referência. Enquanto o Karnal (que gosto muito) dá uma volta enorme, enaltecendo as virtudes dos que possuem a fé, para se dizer ateu, o Pondé faz questão de desmontar o politicamente correto. Nelson Rodrigues deve ter tido uma grande influência no seu pensamento.
-
João A Silva
Acho que antes de escrever uma coluna, o Pondé deve pensar: "hoje vou chutar o pau de qual barraca?". Mas, mesmo frequentemente extrapolando e tendo as características bem apontadas no comentário, acho que é uma importante referência. Enquanto o Karnal (que gosto muito) dá uma volta enorme, enaltecendo as virtudes dos que possuem a fé, para se dizer ateu, o Pondé faz questão de desmontar o politicamente correto. Nelson Rodrigues deve ter tido uma grande influência no seu pensamento.
-
-
Emerson César de Campos
Não sei a razão pela qual não publicaram o que escrevi. Tento novamente. A coluna de hoje está bem escrita e mais precisa do que geralmente se apresenta, embora sem novidade alguma para além da inegável breguice que de fato são essas festas de fim de ano e suas emoções pré datadas. Às e aos Torquemadas de plantão nesse espaço, texto de hoje é um júbilo desde a inteligência singular do grande filósofo Luiz Felipe Ponde. Lembra muito a antiga brincadeira: faz (e pensa) tudo que o mestre manda.
-
Hercilio Silva
Porque alguns conservadores bronca da pandemia? Ninguém gosta dela, mas quem tem alguma razoabilidade, conservador ou não, entende que precisa ter cuidados até superar. A gripe espanhola durou 2 anos, o que difere agora é mais tecnologia, não morrerão 50 milhões. A Europa teve sucesso, abril geral. Aqui abriu sem acabar a primeira onda, nem cabe mesmo segunda onda, nao terminou a primeira, é só mais um aumento da curva. As festas e férias vão sim trazer um repique, pelo comportamento.
-
MARCELO DAWALIBI
Destaco do artigo o trecho a seguir:/Profissionais da ciência tem seus avatares para investir no seu marketing digital. Trabalhos fragmentados e previsões apressadas não respondem à velocidade da demanda da mídia por informação./ Correto. Infelizmente, uma grande fonte de desinformação nesta pandemia têm sido os vídeos de /especialistas do Einstein, do Sírio, da USP etc./, médicos açodados que usam seus títulos acadêmicos para expressar opiniões pessoais como se fossem a palavra da ciência.
-
Carolina Figueiredo
Pondé ofendeu o vira-lata,nesta coluna de hoje. Esperemos os latidos...
-
edu coral
A pandemia coroou os capazes e também o sadismo, q recrudesce. A lei do mais forte uniu semelhantes, criou panelinhas blindadas, estas surpresas com certeza com opiniões como está.
-
Rodrigo Ribeiro
O Pondé está virando uma espécie de Athaíde Patrese da política. Um pessimismo bem colocado a serviço da "realidade". Já deu!
-
Cloves Oliveira
Um dos efeitos da pandemia foi a inclusão no debate político de aspectos filosóficos. É certo tirar a liberdade das pessoas em nome do combate à pandemia, ou não? Ditar comportamentos? Fechar fronteiras? Proteger a saúde das pessoas ou da economia? Apesar do aumento da proeminência dos cientistas, o fato é que a ciência não é uma boa formuladora de políticas porque ela não pode determinar em quais valores deveríamos colocar mais peso. São decisões éticas e não científicas.
-
Reginaldo Manoel
Quanto mais eu leio o colunista mais eu me convenço da genialidade do filósofo Byung-Chul Han, filósofo contemporâneo que trata com seriedade e respeito temas atuais e perpétuos que revolvem o Ser.
-
José Roberto Franco Reis
Denúncia cínica e boboca do marketing supostamente festivo que envolve a Covid. Enquanto isso, profissionais da saúde estão exaustos, cientistas trabalham duro em busca da vacina ou medicamento, o país tem um negacionista perigoso governando, avança no número de mortes e casos e no risco de explosão dos hospitais e o sujeito faz troça com o receio de uma segunda onda (país que nunca saiu da primeira mas volta a crescer em casos) como se tratasse de festinha de suas comadres moderninhas?
-
JORCELIO RAMOS DA SILVA
É; parabéns com este texto rasga-se o véu da hipocrisia de achar a velhice a melhor idade e a de que nunca se é velho suficiente para se aposentar. Seres da vaidade e mercadorias supérfluas é o que nos tornamos.
-
Ayer Campos
Aviso ao sinalizadores de virtude que curtem este espaço para descer a lenha no Pondé: se não arrumarem argumentos sólidos e ponderados, correm o risco de 'vestir a carapuça' sob medida... e ajudar a compor a fotografia de hipocrisia e desaire.
-
luiz menezes azevedo filho
Sensacional!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.