Educação > Apenas 1 em cada 10 alunos de escolas privadas de São Paulo é negro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Escola privada = R$. Pobre não pode pagar, recorre a escolas públicas desmanteladas e sem foco, que sobrevivem graças a diletantes. Escola ruim, emprego ruim, filhos em escolas ruins. Acho que deverÃamos ajustar o foco da discussão. A questão é econômica.
E?
A falta de alunos negros em escola privada decorre da recusa da escola em ter aluno negro? Ou decorre da falta de capacidade financeira dos pais da criança? A Folha tem se esmerado em construir raciocÃnios frágeis e tortuosos para chegar aos resultados que ela almeja...
E a falta de capacidade de pais negros pagarem a escola decorre do que?
Há algum impedimento de alunos negros estudarem em escolas privadas? Há alguma proibição, alguém impede, algum partido polÃtico é contra, alguma instituição? Só há o ativismo irresponsável da FOLHA em criar o ódio racial. Jornal criminoso e maléfico ao paÃs.
A questão crucial não é se tem mais ou menos negros nas escolas particulares. A questão é que o Estado forneça escola pública de qualidade para todos. Esse tipo de abordagem não contribui em nada. A reportagem até mostra a importância do ensino público qualificado, mas a manchete é apelativa, demagógica e distorcida, como aliás é habito da Folha para ser sensacionalista e colocar tudo no saco do racismo, esvaziando, e futilizando tema tão importante.
Minha sobrinha é negra e frequenta escola particular. A mãe pode pagar, e não é uma escola cara. Aos 7 anos qd foi matriculada em escola pública, já sabia ler e escrever. Sofreu um.retrocesso pois as crianças de mesma idade que vieram do "CEU" não são estimuladas, pois não há programa de educação pra isso. Tem muita mistura nos comentários entre poder pagar uma escola particular e escola pública de qualidade.
Me permita discordar de uma estatÃstica como essa, pois mais parece aquela em que ovos brancos têm mais chance de chegar à mesa do que os amarelos. Será que as prioridades dos pais de crianças afro decendentes não preferem ou até necessitem gastar seu dinheiro em outras coisas que não para pagar as caras escolas particulares, assim como o gosto por ovos brancos suplanta o gosto por ovos amarelos?
É que o Presidente negro da Ford, nao quer gastar dinheiro com ensino do seu filho, diz o cidadao de bem, pobre de direita...No BR nao tem racismo nao
Você é o filho do presidente da Ford ou você é o presidente e não paga escola p.seu filho? Não entendi, é a segunda vez , se não me engano, que você escreve isso.
Até me surpreendeu, pois o filho de 6 anos de 1 conhecida ficou estarrecido com a cor de um "amiguinho" com quem se encontrou casualmente na pracinha próxima a sua casa.
E os branquinhos, entraram nessas escolas particulares por protecionismo ou por dedicação e suor de seus pais? Jornalismo subversivo esse...! As revoluções costumam acontecer para dar um fim a essas avacalhações.
Conheço negros que se esforçam muito para pagar escola de qualidade aos seus filhos. Enquanto você não entender que após a abolição da.escravatura no Brasil, muitas pessoas negras foram jogadas nas ruas sem uma politica pública que auxiliasse na manutenção de suas vidas, ficará difÃcil você entender que não é apenas uma questão de se esforçar. Já jogou um cachorro fora, na rua colega??
Negros brasileiros tem que aprender a votar, infelizmente polÃtico que fala em cotas raciais equer dar faculdade e curso técnico pra negros e pobres é escurraçado e preso injustamente pela maioria branca
Preso por querer proteger negros? Se for por isso a prisão é injusta. Agora se foi preso ,após responder regular processo penal, condenado em três instâncias por um crime odioso , perfeito. Enquanto tiver piratas que fazem butim no erário,o Brasil continuará no eterno subdesenvolvimento humano.
É normal que apenas 1 negro em cada 10 aluno frequente escolas privadas. A maioria dos negros são pedreiros, motoristas, garis, faxineiros etc. Mas a constituição brasileira garante que o salario mÃnimo tem que ser suficiente para uma familia de 4 pessoas viver bem se precisar de subsidio do governo. Se os meios de comunicação em vez de ficar malhando em diferença racial, desigualdade, violência e outras disparidades, cobrassem o cumprimento da constituição não haveria tanta diferença.
A constituição garante escolas públicas de qualidade para todos (não de graça. os trabalhadores pagam impostos suficiente para ter ensino público e saúde de qualidade) se em vez de ficar brigando por reservas de vagas lutassem pelo ensino público de qualidade para que todos concorressem de igual por igual o negro não precisaria tirar um branco melhor classificado. Iria somar forças. Não dividir.
Acho o mais preocupante é a segregação dos alunos brancos. Com o futuro garantido, e não em razão da qualidade escolar, eles vão ocupar postos de mando no PaÃs sem jamais terem vivido em igualdade com pessoas negras. DaÃ, comportam-se, no poder, como se o racismo não existisse
Grande parte do financiamento das escolas públicas é local, proveniente dos impostos de propriedade (o IPTU brasileiro), o resto vem dos estados e uma pequena parte (10%) do governo federal. Mas, diferente da legislação brasileira, que prevê a obrigatoriedade de matrÃcula dos quatro aos 17 anos, garantindo o acesso à Educação Infantil, a Educação pública nos Estados Unidos não cobre esta primeira etapa de ensino. Mesmo quando este serviço é público, os pais e responsáveis precisam pagar.
Nova Escola Escolas nos Estados Unidos
O que de fato deveria ser feito é tornar as escolas públicas tão boas quanto as privadas. Então. este tipo de discussão deixaria de ser importante, exceto pelo fato de que a renda continuaria a ser um problema. Que pelo menos deixasse de ser dentro da questão do ensino.
E esse único aluno pode filho de funcionário ou teve a ‘sorte’ de ter uma bolsa.
1Parece q as pessoas brancas, deveria dizer caucasiano?, ñ percebem q a campanha intensa contra racismo, um absurdo q instila rancor entre as pessoas, é de fato uma campanha contra branco. Afinal, quem seria o racista nesse discurso senão o branco? E ñ pense q são os outros! Os brancos verão o peso da sua opinião contra si mesmo qdo, por qq razão se desentenderem com preto (negro é raça, preto é cor). Prova q movimentos de pretos estranham a intensa presença de brancos nos manifestos de pretos.
2Os pretos, genérica/e falando, admito, ocupam posições piores, há muitos transgressores entre eles pq são pobres e sem cultura, algo q se transforma com o tempo. Ñ se transforma escravo em rei d um dia pra outro. E discurso raivoso, estimulando o racismo, so piora. Ademais, no Brasil onde ñ há mais pretos, foram absorvidos em miscigenação com brancos, com a economia parada, ñ há inclusão d pretos e nem d brancos pobres q são muitos, alias essa a razão de ñ haver racismo e da forte miscigenação.
Que notÃcia importante: descobriram que 9 entre 10 negros são pobres...
Ayer, gde tirada. Afinal, as escolas particulares ñ recusam pretos. Tem grana frequenta. Alias seria bom constatar q pretos em escola de maioria branca transita com tranquilidade, ñ e rejeitado, q seria um sinal de racismo.
Ok! Vamos criar então cota para negros, Ãndios, homos, emos, nazis... gente, não seria melhor fazer como paÃses desenvolvidos que têm escolas públicas de qualidade ao invés ficar tapando o sol com a peneira?
Normal, os negros somos apenas 7,6% da população.
imprensa alimentando racismo
Quantos colunistas permanentes da folha são negros?
Ricardo, me desculpe, eu positivei seu comentário por engano. Ele é péssimo.
Em complemento, se me permite, quantos diretores da alta administração da folha são negros? Indios? Se negativo podemos dizer que isso a folha é racista? Vai ter cota? Ahh na boa se formos nessa onda que tudo é racismo, estamos criando uma sociedade racista. Vamos melhorar nosso ensino, sem esse papo de genero etc etc e fazer todos desenvolverem o raciocÃnio que vcs verão tofos incluidos, seja na área que exige ensino superior, na área que exige ensino técnico, independente de vor e raça. Vamos
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Apenas 1 em cada 10 alunos de escolas privadas de São Paulo é negro Voltar
Comente este texto