Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcela h t pereira

    “É ajudando mais rapidamente, e de forma assertiva, os estudantes mais talentosos do ensino público, tornando também nossas elites menos brancas?Ou é tentando criar uma grande mobilização para melhoria da escola pública, que teria efeito mais amplo na população?”: um E outro , não um OU outro

    Responda
  2. Babeth Duarte

    A questão racial e da educação pública tem interseção em constituir sua maioria e só. A escola pública melhorar deve ser tratado com questões atinents à educação. A questão racial que é de toda a sociedade tem várias medidas afirmativas que podem melhorar a inclusão de pessoas negras, inclusive um envolvimento do setor privado na consessão de bolsas. Querer salvar nota de desempenho de escola pública amarrando estudantes negros esforçados é racismo, só isso.

    Responda
    1. Babeth Duarte

      *A questão da negritude e da escola pública tem interseção no fato da maioria dos estudantes serem negros. **questões atinentes

  3. Francisco Henrique Dias

    Eu sei muito bem como alunos dd alto desempenho puxam a nota de outros alunos... Não vai ter de quem colar na hora da prova. Se até nas tais das faculdades isso é generalizado, com cada aluno estudando um capítulo e organizando banca de cola na hora da prova, quanto mais nas provas em dupla, trio, em grupo ou ckm resposta dada pelo professor, na rede pública... E nos trabalhos em grupo feitos por um só aluno? Quem vai me dizer que não é assim? Quem vai?

    Responda
  4. CARMEN SILVIA NASCIMENTO

    O tema do texto é importante, mas está muito mal escrito. Perde-se o foco no raciocínio. Estamos falando de educação, não dá para ser desleixado com a redação.

    Responda
  5. Sérgio Luís da Silva

    Mesmo que estudantes de alto desempenho ajudem a “puxar” alunos de médio ou baixo desempenho, não é “função” nem “papel” deles fazer isso. É função *da escola* (sobretudo, mas não somente, dos professores) trabalhar as potencialidades e dificuldades dos alunos para que todos aprendam o máximo possível, dentro das capacidades de cada um. E se uma escola não consegue fazer isso, não é justo manter nela nenhum aluno, de alto ou baixo desempenho, que tenha a chance de ir pra uma escola melhor.

    Responda