Marcelo Viana > Mundo desorientado da faixa de Möbius Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Essa faixa une o belo ao simples e ao complexo. Genial escolha.
Pela grandeza do IMPA, certamente foi uma escolha simbólica bem acertada!
Se considerar as duas faces de uma figura desenhada na tira...após uma volta completa troca de face e inverte o sentido...George Gamov em seu livro de divulgação notavel " Um,dois, três...infinito"...especula que numa viagem no espaço um astronauta que faça um laço de Mobius voltaria com o coração no lado direito....
Imaginava que o maior matemático de todos os tempos fosse Euler, tendo escrito mais de 800 artigos em vida, além da mais bonita constante e^{{i\pi }}+1=0. Gauss era considerado o "PrÃncipe", tendo descoberto a PA aos 8 anos de idade! Mas se o professor Viana falou está falado!
Já pensou uma pista de automobilismo imitando a faixa de Möbius? Ia ser de pirar o cabeção.
Muito claro o artigo. E vale lembrar que a fita de Moebius é o sÃmbolo que encerra Grande sertão: veredas. O sobrenome de Aracy, a esposa de Rosa, a quem ele dedica o romance, era Moebius de Carvalho. Mais que anjo, a donzela guerreira de Hamburgo.
Depois de uma volta completa a pessoa estaria do lado oposto, como um imagem no espelho. Daà a inversão de esquerda e direita. Nesse caso a intuição de que uma volta de 360 graus restaura a situação inicial não é válida. Só depois de 2 voltas, ou 720 graus.
não sabia que trocava o sentido ao longo de uma volta. bem legal.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Mundo desorientado da faixa de Möbius Voltar
Comente este texto