Opinião > Carta aberta com pólvora ao IlustríSSimo presidente Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Oswaldo Retz

    SS e pronomes de tratamentos cirúrgicos!

    Responda
  2. Plinio Temba

    Seria engraçado se não fosse trágico. O Jair Bolsonaro é uma dura realidade que teremos que aceitar por mais de dois anos. Com a palavra os eleitores desse embuste.

    Responda
  3. Ricardo Hial Aguilera

    Que alegria em ler um texto do Jô!

    Responda
  4. CYNTHIA MADALENA DE JESUS E SILVA

    Estava aqui lendo a Folha, quando, de repente, me deparo com um texto do Jô Soares...meu coração sorriu. Metáfora a parte, adoro o humor refinado dessa ilustríssima personalidade. É uma honra ler seus textos, Jô. Beijos da Cynthia!

    Responda
  5. ALEXANDRE ROCHA SAFFI

    VOLTA, JÔ! Ninguém assiste o programinha chapa-branca do Bial (versão noturna do Encontro com Fátima Bernardes)

    Responda
  6. carlos costa

    grande Jô, mantém a antiga verve e não satura o leitor com obviedades. Discordo apenas da menção às SS, o ilustríSSimo, por absoluta incapacidade, está mais para Ernst Rohm, aquele gordinho tresloucado que findou engolido pelo sistema que ajudou a implantar na Alemanha dos anos 30.

    Responda
  7. augusto jorge pantoja da silva

    Bolsonaro é um trágico acidente da história ! Um desqualificado que merece a execração pública !

    Responda
  8. augusto jorge pantoja da silva

    Bolsonaro é um trágico acidente da história ! Um desqualificado que merece a execração pública !

    Responda
    1. Gladson Gurgel

      Nunca existiu no Brasil um presidente como o atual. totalmente desmoralizado, desqualificado, sem a menor noção da responsabilidade do cargo. O Brasil não merece, nós não merecemos!!!

  9. FERNANDO MOREIRA

    Parabéns Jô! Triste mesmo é constatar, apesar de inúmeras evidências, que há apoiadores a um indivíduo tão esfericamente desclassificado (JaiMé)...

    Responda
  10. Emerson Trndade

    Jô, ainda bem que consegues ainda rir um pouco, porque eSSe palhaço ao quem te reportas está mais para IT A Coisa, que para Bozo atualmente.

    Responda
  11. jose fior neto FIOR

    JÔ, meu camaradinha, so´mesmo voce para nos tirar desta letargia. Não pare aí. Abrace a campanha iniciada hoje (quando o genocida está desesperado ao ver seus capangas virarem cinzas nestas eleições). A sua brilhante ideía do SS foi incrivel, pois e´exatamente iSSo que está acontecendo no Brasil . Vamos mandar esse nazistas pros q....

    Responda
  12. antonio freire

    Que triste ver o Sr. Jo Soares fazendo ridículo com esse artigo; triste ver que mais um intelectual se perde na defesa de posições políticas hegemônicas que dominam a imprensa nacional, ou seja o presidente Bolsonaro representa a raíz do mal; pobre Jo, seus pares na mídia perceberam que já havia perdido a véia criativa, com razão perdeu seu programa. O pensamento conservador do brasileiro, veio a tona e com ele o despertar dos tiranos da esquerda sob o belo disfarce de intelectuais “consagrados

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Ô Antônio Freire para de dar uma de vacilão e vai preparando seus filhos e netos pra guerra que vc tá apoiando então, acorda logo !!

    2. Gilmar Maghenzani

      Claro o Jô é comunista né?

  13. carlos eduardo pintucci

    Jô Soares, te admiro e respeito por sua inteligência, sua história e nunca iria contra seu pensamento político, porque cada um tem sua idéia de mundo ou de Brasil.. Os SS maiúsculos CREIO QUE SEJA uma rápida lembrança da SS Nazista.Concordo. Porém o Comunismo foi tão ou mais atroz e hoje os divulgadores ou simpatizantes desse regime tem aquela sempre aquela amnésia seletiva onde se esquecem dos fatos... Quem sabe aparece algum anão trilíngue com uma maleta, para poder resolver essa equação.

    Responda
  14. Samuel Gueiros Jr

    Redundante e repetitivo acabou reproduzindo os mesmos chavões de outras publicações. A menção à Odebrecht e a macarronada vermelha beira o ridiculo. A pólvora do artigo deu chabu...

    Responda
  15. Renato Prado Almeida

    Jô como sempre fantástico, o que me entristece é saber que o que nos faz rir também é o que nos faz chorar. 57 milhões de "seres humanos" votaram no atual presidente.

    Responda
  16. S RGIO DA SILVA

    Jô excelente sempre!! A concorrência em termos de piadas está forte, antes de 23 meses atrás tinhamos você, Chico Anisio, J Simão e outros bons criadores de piada, agora Brasília virou um circo criativo e pena destrutivo!. E tem comentarista aqui que fala em até invasão militar americana no país. Invasão já houve pós março/64, com até uma frota naval inteira ao largo do RJ. By the way: arrumar guerra com USA é iditioce pois só uma das várias frotas tem poder de fogo maior que nossas F.Armadas.!!

    Responda
  17. Antonio Saraiva Muniz

    Vai que os EUA aceitem! Vai que o Brazil vença! Não teremos os benefícios da reconstrução, que tiveram Alemanha, Japão.... A tragédia final...O presidente abilolou de vez!!!!

    Responda
  18. Tersio Gorrasi

    A última coisa que o EUA fariam seria lançar armas nucleares numa nação que é o celeiro do mundo, riquissimo em reservas naturais e principalmente, a maior fonte de água potável do mundo. O máximo que ocorreria seria uma ocupação militar do território, o que talvez não fosse um mau negócio no andar da carruagem

    Responda
    1. Zizi Paul

      O que fazer com essa gente que tem um gosto especial em lamber botas?

    2. Zizi Paul

      O que fazer com essa gente que tem um gosto especial em lamber botas?

    3. Jose Silverio Lemos

      É isso mesmo, façamos humor, não façamos a guerra!

  19. hugo paiva de oliveira do amaral

    Maravilhoso, Jô! Como sempre... queria ainda ter o prazer de assistí-lo todos os dias ou mesmo ler seus textos sempre, cotidianamente. Seu humor é fundamental para sobrevivermos a tanta ignorância, tamanha estupidez de nossa tosca excelência. Como você idealizou nos anos 70: “faça humor, não faça guerra.” Obrigado pra sempre!

    Responda
  20. hugo paiva de oliveira do amaral

    Maravilhoso, Jô! Como sempre... queria ainda ter o prazer de assistí-lo todos os dias ou mesmo ler seus textos sempre, cotidianamente. Seu humor é fundamental para sobrevivermos a tanta ignorância, tamanha estupidez de nossa tosca excelência. Como você idealizou nos anos 70: “faça humor, não faça guerra.” Obrigado pra sempre!

    Responda
  21. Caio Cunha

    Jo, já foste melhor. Tanto no conteúdo quanto na forma.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ele consegue?

    2. Joaquim Rocha

      Explique-se.

  22. ADERSON PESSOA DE LUNA FILHO

    Jô,para alguns compreenderem,a ironia e inteligência do texto,da próxima vez,faz um desenho !

    Responda
  23. ADERSON PESSOA DE LUNA FILHO

    Jô,para alguns compreenderem,a ironia e inteligência do texto,da próxima vez,faz um desenho !

    Responda
  24. Giovani Misses

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  25. Josiane Pasa

    Quantas saudades de vc Jô !!! Parabéns por sua trajetória e por este artigo.

    Responda
  26. M RIO GRANATO J NIOR

    Quanto baba ovo,o cara está querendo aparecer, Jô nunca foi de esquerda, era sim da esquerda festiva, elitista ,nunca se preocupou com os menos favorecidos, me poupem

    Responda
    1. ROGERIO CARVALHO

      Uai, outro odiento! Relaxa, fofo, doi menas (melhor falar o dialeto...)! Vou te poupar, tá? Bjo, num no liga!

    2. delane José de souza

      Ops, falha nossa: 'humor'

    3. delane José de souza

      Não sei se es de esquerda ou de direita, isto é irrelevante. Mas dá pra perceber que não tens nenhum senso de umor nem capacidade de entender um artigo irônico. Lamento por ti e, principalmente, por aqueles que com ti convivem.

    4. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Não entendi. Para ser um homo sapiens que mereça algum respeito e para provar que se preocupa com o destino dos menos favorecidos, se teria de pertencer a certo tipo de esquerda, que, provavelmente, é o vosso? Um conservador ou alguém de uma esquerda que não seja a vossa seria necessariamente um festivo, um falso, um farsante. Quantas nonadas !

  27. Elisa Cristina Mendes Seixas

    Genial, Jô!! Elisa C M Seixas

    Responda
  28. Alex Sgobin

    Afiadíssimo Jô Soares! O "preSSidente", DEVE ler esse texto. Vou enviar para ele nas redes sociais em que o elemento ainda não me bloqueou :). Naturalmente ele não vai entender caso leia, por ser analfabeto funcional, mas vale a tentativa: alguém deve saber ler naquela lamaceira governamental.

    Responda
  29. JOSÃ TADEU LÃ CIO MACHADO

    E por acaso o bananinha tem capacidade para entender um artigo do J. Soares? a propósito alguém mais informado que eu sabe me responder porque nenhum dos filhos presidencial ingressou nos Colégios Militares.?

    Responda
    1. Alex Sgobin

      Já é deveras impressionante que o pai, com a paupérrima inteligência que tem, tenha passado na dificílima prova da AMAN...equívoco da natureza?

  30. Marcus Machado

    O Bozo só como Miojo (chinês) quando viaja ao exterior...

    Responda
  31. Vilmar Dimas Nicolau

    Acho que VoSSa Milicienssia está em pé de guerra é com a falta de depósitos da Queirozlândia.

    Responda
  32. Antonio Almeida

    Saudades, Jô! Pena que pros Bolsonalhas, se não for algo como chute no pescoço soa ininteligível.

    Responda
  33. LUTHERO MAYNARD

    Pena que o destinatário não possui habilidades cognitivas para ler esta carta. Mas, talvez uma alma caridosa leia para ele. O Bananinha deveria aproveitar a oportunidade dessa leitura.

    Responda
  34. Paloma Fonseca

    Qualquer semelhança entre Collor e o atual mandatário é mera coincidência, só falta este também ser impedido...

    Responda
  35. MARIA EMÃ LIA RODRIGUES

    Jô, será que você não vê que o homem da pólvora é parvo? O brasileiro, não o chinês.

    Responda
  36. domingos souza

    Simplesmente Singular(SS).

    Responda
  37. Wil Prado

    E ainda fechou com chave de ouro, parodiando o famoso político Pinheiro Machado: "Nem tão devagar que pareça afronta, nem tão depressa que pareça medo". Cultura é outra coisa.

    Responda
  38. Wil Prado

    Como se não bastasse a sutileza e ironia do Ruy Castro, agora você, Jô, vem ironizar o pobre (atenção: só de espírito) do amigo do Queiroz!

    Responda
  39. daniel Rodrigues Santos

    - Galvão -Diga lá Tino - Sentiram. Veja alguns comentários!!! Hahaha

    Responda
  40. Vera Pinheiro

    Mestre Jo Soares, quanta sabedoria, só o humor para combater o terror que é este desgoverno.

    Responda
  41. Vera Pinheiro

    Mestre Jo Soares, quanta sabedoria, só o humor para combater o terror que é este desgoverno.

    Responda
  42. Roberto Maximiano da Cunha

    Acredito que, na última frase do texto, as palavras chaves foram trocadas deixando-a sem lógica formal. Está assim: "nem tão devagar que pareça covardia nem tão depressa que pareça provocação". Refazendo-a, com sentido lógico, ficaria assim: "nem tão depressa que pareça covardia nem tão devagar que pareça provocação."

    Responda
    1. Eduardo Rott Malheiros

      Pode ter sido intencional, já que a frase é de Pinheiro Machado.

  43. Antônio Vasconcelos Nascimento vasconcelos

    Que beleza e inteligência do comentário do Jo Soares. Sempre lúcido e impertimente gosador!

    Responda
    1. Claudiney de Oliveira

      Que ou o que goza. 2. Que ou aquele que gosta ou tem tendência para troçar ou gozar com os outros (ex.: olhar gozador; na escola, ele era um gozador).

    2. Claudiney de Oliveira

      Significado de Gozador. adjetivo, substantivo masculino Que ou o que goza. Aquele que só procura os prazeres materiais. [Popular]

    3. francisco cezar correa duarte

      a parte "mais bonita' é um plágio de uma frase de José Antonio Pinheiro Machado.

  44. Carlos Oliveira

    Jô Soares nessa foto, com barba, está o mais perfeito sósia do Luiz Inácio. Passada a pandemia, se montar um monólogo com esse personagem, contando o que se passa no Brasil, dentro do espírito dessa carta, além de encher teatros, derruba o mais atlético e másculo exemplar da idiotice nacional. Só o humor vence barreiras destrutivas.

    Responda
  45. francisco cezar correa duarte

    José Gomes Pinheiro Machado – Wikipédia, a enciclopédia livre https://pt.wikipedia.org/wiki/José_Gomes_Pinheiro_Machado Foi nesta ocasião que Pinheiro Machado disse uma de suas mais célebres frases, ao ordenar ao cocheiro que o apanhara na porta do Palácio do Conde dos Arcos e que lhe perguntara como deveriam sair dali: "Nem tão devagar que pareça afronta, nem tão depressa que pareça medo!".

    Responda
  46. Ivar Saldanha

    Fraco. Poderia ter sido melhor.

    Responda
  47. Enir Antonio Carradore

    É público e notório que a saliva de nosso aRmado presidente é mais mortal que a pólvora.

    Responda
  48. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

    "VoSSa Pequenescência" também seria um adequado pronome de tratamento.

    Responda
  49. neli faria

    Amei e gargalhei! Imagino que essa frase que falou para o s EUA! , deve ter sido a única coisa que aprendeu na Aman ,aprendeu também a dobrar e saltar de paraquedas(em 18/10, fez 40 anos que saltei pela 1ª vez, grata, Sargento P M Freitas!)É maior infectologista das galáxias: receitou cloroquina e só maricas que não enfrenta o vírus. Comandado pelo capitão e general,o Brasil está sendo fragorosamente derrotado pelo covi19,mais de 172 mil brasileiros mortos. Solidarizo-me.

    Responda
  50. jorge maciel

    TINHA QUE SER O JÔ. EXCELENTE PEGADA. JÔ, UM ORGULHO NACIONAL. (PS: Dá um jeito de ler eSSelência: Belo conselho. E vamos ao humor, pois que eSS UM PRATO CHEIO PARA TAL e um confronto com os EUA e China não deixariam nunca de ser uma piada)

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.