Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Victor Henriques

    Pelo menos enterramos de vez o mito dos militares competentes e patriotas. São uns frouxos e aceitam qualquer humilhação em troco de algum qualquer a mais no contracheque.

    Responda
  2. ana maria marques

    Falando à moda do século XIX, essa crônica veio bem a calhar. Mas alguns militares, tão sedentos de poder, nem perceberam que deram com os bu rros n' água. Milhares de mortos, recursos represados pelo jogo politico, testes preciosos em vias de irem para o lixo. E os negacionistas afirmando que está tudo bem. Acorda Brasil.

    Responda
  3. MARCOS PAGANINI MATTIUZZO

    Este general infelizmente em nada honra a farda que veste. A humilhação dos militares segue a ritmo nunca visto antes nesse país. E tudo que o capitão sempre quis, desde os tempos que planejou as bombas nos quartéis.

    Responda
  4. niemeyer franco

    General Pazuello era um desconhecido até integrar o governo Bolsonaro, e hoje é entre outros, o mais comentado dos generais. Será lembrado pela incapacidade e frouxidão de como conduz seu ministério. Incapacidade em agir como ministro e frouxidão ao baixar a cabeça e aceitar que um tenente faça dele o que bem quer. Soerga seu nome general, saia "por cima", volte ao quartel e deixe de ser "sparring" do tenente narcisista. Vá ser feliz.

    Responda
  5. Dimas Floriani

    Só mais uma alegoria. Assim ninguém sai fritado. Bem ao contrário dos governos que antecederam o golpe de 2016. Aliás, o articulista é mestre em descrever e analisar golpes, mas só os do infausto passado que retorna agora como pulsão de morte.

    Responda
  6. Bento Brito Teixeira

    Éle não estã sendo frito. Esse "general" já virou um animalzinho domesticado. Observem a cara dêle quando diz: "um manda e o outro obedece". Que falta de vergonha e hombridade!

    Responda
  7. Isadora Pape da Silva

    Helio sempre passando pano pros milicos. Entraram nessa aventura maluca do tenente tornado capitão, são socios nessa empreitada. O comandante geral veio com aquela conversinha de que os militares não se envolvem em politica... ora se ele tem comando era só dar a ordem para que pelo menos os da ativa caissem fora do desgoverno, não fez nada. Ficam em cima do muro para que se der certo terão mais so que ja tiraram do povo brasileiro. são os reis da boquinha. Esse pazuela é só mais um.

    Responda
    1. Isadora Pape da Silva

      Entendi tudo Hernandes, vc é que não entendeu. Esse Marechal Bitencourt que passa mensagem la do outro lado foi o mesmo que massacrou mulheres crianças e rendidos em Canudos, não é nenhum exemplo a ser seguido, como de resto, quase todo o exercito brasileiro, com honrosas exceções. Passada de pano pro Bitencourt e pros demais que estão por aí assombrando a nossa vida , como se estivessem obrigados a isso.

    2. Hernandez Piras Batista

      Pelo visto, não entendeu a ironia do texto, nem o que ele recomendou ao falar em impedir a fritura. Fritura demora demais e o Brasil não tem tempo: saia agora mesmo!

  8. Mauricio Soares

    Perdoe-me o Gaspari, mas o Mal. Carlos Bittencourt — com o qual meu pai dividia o sobrenome — bem merece o olvido que o exército e todo o país lhe dão. Foi ele quem mandou degolar a todos os que se haviam rendido em Canudos. Inclusive mulheres e crianças. Morrer "em combate" com um cabo foi pouco para ele... Que permaneça esquecido.

    Responda
  9. neli faria

    Toda vez que passar na Machado Bitencourt, Vila Mariana, vou me lembrar de você e desta coluna. O Brasil nunca foi protagonista de uma guerra, agora comandado pelo Capitão e pelo general, está sendo fragorosamente derrotado pelo covid19. Mais de 172 mil brasileiros mortos. Solidarizo-me. Não consigo compreender como o bolsonaro chegou a oficial? Não teve provas? Ou a prova era dobrar paraquedas e saltar(dia 18/10 fez 40 anos de meu 1º salto. Gratidão ao saudoso Sargento P M Freitas!)?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Obrigada, Joaquim! Só que essa guerra foi uma aliança com a Argentina e Uruguai.Não foi sozinho. E, parece-me, foi uma defesa e não ataque. Em todo caso, gratíssima.

    2. JOAQUIM ADOLFO BARBOSA DANTAS

      Na verdade, o Brasil foi protagonista, sim, pelo menos, num conflito, nem iniciado nem prolongado por nossa culpa, a Guerra do Paraguai (1864-1870), na qual, se estima pereceram cerca de 50.000 brasileiros de uma população total pouco superior a 8.000.000 de habitantes (mais de 0,5% ; isso representaria mais um milhão de brasileiros), sem falar na mortandade de quase metade da população paraguaia (de cerca de 600.000 habitantes). O que em nada empana a magnitude da presente catástrofe.

  10. augusto jorge pantoja da silva

    Sr.Hildebrando Teixeira,diga-me,por favor,qual a contribuição do Dep. Jair Bolsonaro ao progresso do povo do Rio de janeiro em 30 anos como Dep.Federal,representando o referido Estado ?

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Patética a esperança golpista do Hildebrando.

    2. Milton Norio Hasimoto

      Pois eu lhe digo, nos quase 30 anos de deputado só proferiu impropérios pra chamar a atenção e voltar a ser eleito pelos que gostam de sua lacração de mal gosto. Agora eu pergunto o que o nefasto faz hoje que tem poder? Desmantela tudo e do pouco que ainda estava de pé neste país com sua ruinosa e prepotente ignorância. Como se previa um retrocesso econômico, social e político, um retrocesso civilizatório.

    3. Hildebrando Teixeira

      Não tinha poderes como o Sr deve bem saber; agora tem um pouco e logo terá mais.

  11. Hildebrando Teixeira

    Força Bolsonaro! Essa elite choraminguenta que gestou seu bem estar e nosso subdesenvolvimento agora quer garantir a marcha a ré. Lhes dê o golpe de misericórdia em 2022; aguardamos ansiosamente.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Certamente, o Hildebrando tem ainda esperança de que, após sua reeleição, Bolsonaro governe de fato, não é mesmo?

    2. Isadora Pape da Silva

      eu entendi que quando vc disse "seu bem estar" estava se referindo ao bem estar do tenente tornado capitão. Um bem estar feito de rachadinhas e uma aposentadoria precoce aos 32 anos, sem produzir absolutamente nada, o que é um tapa na cara dos brasileiros que lutam todos os dias pela sobrevivência.

  12. Hildebrando Teixeira

    Eita saudade da bolsa imprensa! Força um jornal que abre mão de credibilidade para se rebaixar a veículo de fuxicos e intrigas com objetivo de se livrar se quem fechou as torneiras de dinheiro público que alimentavam as sanguessugas de nossa velha e mesquinha elite de privilégios. Chooora tucano-pete zada!

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Se estão recorrendo aos delírios do Hildebrando novamente, a coisa está muito feia, não é mesmo?

  13. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Esse pessoal das forças armadas só pensam no holerite e nas boquinhas que conseguiram. Inúteis.

    Responda
  14. Luiz Almeida

    Pazuello é o retrato atual do exército brasileiro: sem honra, sem ação, morto em combate, só sabe abanar o rabo para um capitão expulso dos seus quadros. Lastimável.

    Responda
    1. Pablo Sergio Mereles Ruiz Diaz

      Muito bem colocado

  15. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Somente existe uma palavra, como brasileira, tristeza, mas aquela tristeza que dói, de tanta incompetência do JB é do ministro da saúde. Se esse Senhor fosse realmente patriota, jamais teria aceitado o cargo, pois sabia muito bem quem era seu comandante. A minha maior tristeza, é saber que a ALEMANHA irá vacinar TODOS, enquanto que aqui, nem isso está definido como será. E enquanto isso o CONGRESSO.nada faz.

    Responda
  16. Alexandro Julio de Oliveira Cerveny

    um mico amestrado.

    Responda
    1. Luiz Almeida

      Um mico amestrado ainda sabe fazer alguns truques, esse só sabe abanar o rabo para o capitão.