Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Víctor Rogério Santos Rego e Silva

    Para mim, sem dúvida alguma, um dos seus melhores textos.

    Responda
  2. Maria Lopes

    Aplausos. O Eatadao publica hoje que uma jogadora espanhola, Paula Dapena, recusou a homenagem de 1 minuto de silêncio no dia do anúncio da morte. Está sendo ameaçado, e as companheiras de time junto. Afinal, o que os homens querem? Ter o direito de maltratar e desrespeitar as mulheres?

    Responda
  3. AGUINALDO ALMEIDA

    Honestamente, fiquei até um pouco constrangido ao ver comentaristas esportivos tão exigentes com a postura de atletas e dirigentes por aqui sendo tão condescendentes com Maradona, não obstante o que ele fez dentro do campo. É claro, ninguém vai a um velório para falar mal do morto, mas também não precisa exagerar nas virtudes.

    Responda
  4. Claudio Belodi

    Desde quando Maradona fora um Deus. Deus das drogas; concursado a deus por ditadores e terroristas consagrados, mortos por terroristas; apreciador de ditaduras; e no futebol foi mediano, em jogadas e em comportamento. Precisamos nomear deuses cidadãos honrados, de valor humanitário, e não simplesmente espectros humanos mal formados na natureza do lúdico. O mais humano dos deuses, "foi um deus" desumano.

    Responda
  5. Paloma Fonseca

    Bravo, Manuela! Continue com seus experimentos a embaralhar as percepções sobre os ídolos... E pensar que joguei bafo com as figurinhas de vários jogadores na minha pré-adolescência... Um amigo certa vez me disse, em ambos os sentidos: "você embaralha tudo!"

    Responda
  6. luis TELLES

    Verídico e providencial aparte. Se ao menos ele tivesse pedido desculpas por esses atos criminosos, o que não parece ser o caso, seria uma atenuante. Em todo caso, o correto seria usarmos o mesmo parâmetro em relação ao nosso "rei", ou seja, idolatrando-o somente pelo que fez dentro das 4 linhas, por fora disso a maioria é m.....

    Responda
  7. José Cardoso

    Tudo isso é verdade, mas na semana do luto deve-se seguir a regra: dos mortos só se falam coisas boas.

    Responda
  8. Marcello Silva

    Respeito demais a Manuela Cantuaria e seu trabalho. Dito isso só gostaria de abrir um parênteses, não vi em lugar algum uma homenagem ao Maradona pela quantidade de carreiras que ele cheirava ou pelas agressões às mulheres, mas sim pelo que fazia dentro das quatro linhas do campo de futebol. Nenhuma homenagem à vida pregressa ou pelo caráter duvidoso.

    Responda
  9. Antonio M

    Perfeito! Como jogador de futebol, com a bola nos pés, era um gênio... Como ser humano não pode ser exemplo para ninguém. Não dá para aceitar esse culto a um herói que é muito mais fruto da carência de um povo sofrido.

    Responda
  10. marco bittencourt

    Repudio qualquer tentativa de desconstrução dos ídolos. Picaretas aparecem exatamente nesse contexto. Benvinda ao grupo de

    Responda