Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vidal Gomes

    O encolhimento do PT é proporcional ao tempo em que resiste a assumir sua verdadeira identidade com a mudança do nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros. "Pode-se enganar todo o povo parte do tempo, parte do povo todo o tempo, mas não todo o povo todo o tempo". Abraham Lincoln. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      Se sua idiootia ou ma fé não fossem tao vigorosos vc seria capaz d ler noticia d pagina inteira nesta FSP em 2016 onde levantamento d TSE desde FHC d doações legais denuncia o método ds burguesias(indus trial, comer cial , financeira ,agronegócio etc) d corroomper as eleições distribuindo quase irmanamente recursos para todo o espectro politico mas ai vc perderia seu lema BB K e simplorio do PEB...

  2. Nelson Vidal Gomes

    Divirjo do enciclopédico colunista quanto a ter sido o PT nas últimas quatro décadas o melhor representante da Centro-Esquerda. Nada fez pelos trabalhadores, nem um segundo menos na Jornada de Trabalho, governou com os maiores juros do mundo e fez os mais pobres subsidiarem os ricos com escorchante tributação sobre o consumo. Só Isto já seria o bastante na Europa berço da Social-Democracia - pensando bem- para taxar-se como partido que no governo foi de extrema- direita. Namastê!

    Responda
  3. Ana Ferraz

    Hélio Schwartzmann, a imprensa brasileira bate no PT todos os dias (incluo o seu trabalho), fez uma cobertura mais do que parcial da lava-jato e a direita fez uma campanha suja neste segundo turno. Suas reflexões se parecem com uma luta livre em que após massacrar o adversário, o vencedor vira-se para o derrotado para dar conselhos. Poupe-nos do seu cinismo.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      A imprensa brasileira bate no PT todos os dias? Como assim? Onde? Em qual jornal? Neste já não o é, outros tantos que me vem à mente, também não. Antes, pelo contrário, a única chance de um semianalfabeto que nunca houvera ocupado um cargo executivo chegar à Presidência da República, seria com a ajuda da imprensa, bem como ser solto, após 4 condenações em 3 instâncias, por 10 juízes além de Moro. Que Deus nos ilumine todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  4. José Roberto Pereira

    Schwartsman já pode ser convidado para fazer perguntas no Roda-Viva, ao lado de Vera Magalhães e Thais Oyama.

    Responda
  5. NELSON PRADO ROCCHI

    O PT acabou. Sempre dependeu do carisma de Lula que nunca foi de esquerda. Lula é um vencedor na vida, um sobrevivente que sempre foi um sindicalista com ambições burguesas de enriquecimento e curtir os prazeres burgueses. Igreja e "intelectuais" tentaram usar seu carisma, chegar ao Poder e manipulá-lo.Lula manipulou todos. Ele é genial em manipular grupos humanos e sempre soube representar o Eu Ideal do mini finório brasileiro. Agora janta a Janja e ri.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Perfeito xará! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  6. José Antônio

    Viva o PT ( Partido DOS Trabalhadores )! Ao contrário da ditadura, de Sarney, Collor, FHC, 13 anos sem FMI. ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%. ``(´´Não toquem nas reservas internacionais.`` No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência).

    Responda
  7. Sebastião Barbosa

    Quando o assunto é PT, parece que os humores se atiçam um pouco mais, porém, o fato de um partido político ficar vulneravel a interesses particulares, e atuarem como empresas lucrativas para os seus "donos", é um problema estrutural de nosso sistema político, comum a todos os partidos. O PT até ensaiou uma experiência de democracia interna, mas foi capturado, como todos os outros.

    Responda
  8. moacyr da Silva

    Em número quantitativo de pessoas o PT ainda predomina!

    Responda
    1. Severo Duarte

      Verdade,se fizer igual ao Trumph e pedir recontagem,o tato ganhou em SP em deu pt em outras capitais,é só conferir...

  9. RAIMUNDO PENA FORTE DIAS DE SOUSA

    Colhendo o que plantou.

    Responda
  10. José Geraldo Coelho de Oliveira

    Pois é, quem criou o PT, o LULA, sentiu-se no direito de acabar com o PT. O PT só será novamente PT, quando essa velharia letárgica, entender que o tempo deles ja ERA, fora disso, será essa decepção por algumas décadas, até porque, não mais existem sindicatos fortes e com confiança do trabalhador, 80 % do trabalhador hoje não acredita no PARTIDO DOS TRABALHADORES. O munto do trabalhador hoje é outro,

    Responda
  11. Amarildo Caetano

    Com o encolhimento do PT que perdeu foi o povo, principalmente os mais desfavorecidos.Roubaram o direito de muitos se aposentarem ,morrerão e não conseguirão contribuir 40 longos anos .Surrupiaram direitos históricos dos trabalhadores.Que perdeu foi o povo. Ainda bem que tem O PSOL,para fazer oposição.Eu não ficaria surpreso se a extrema direita pedisse o fim da lei Áurea.

    Responda
  12. Alberto A Neto

    Nas Câmaras Municipais também não há alívio para os petistas. O encolhimento piorou. Das 5.185 cadeiras em Câmaras Municipais conquistadas em 2012, a legenda foi a 2.813 em 2016 e agora a 2.658.

    Responda
  13. Gennaro Di Trocchio

    O lobo perde o pelo não o instinto, vão dar só um tempo, com a militância nas universidades, imprensa, no meio artístico já já reescrevem a História que lhe convém,com que fizeram no século 20 com ditaduras de esquerda,com genocídio, tortura, perseguições esses partidos deveriam estar no rol do Nazismo.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Caro, vc descreve ditadura. Seja de direita ou esquerda, q são lados do mesmo poder, ditadura e assim, tirânica. Por isso e criou a democracia: para limitar o poder

    2. Gennaro Di Trocchio

      Estou me referindo a ideologia comunista,que no séc.20 ceifou mais de cem milhões de vidas na URSS,China,Cuba,Khemer,tudo em nome de uma utopia de igualdade

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Vejam só, vivendo e aprendendo. Então durante a ditadura militar no Brasil, os milicos mandavam e o pt torturava nos quartéis? Sorte tem o prezado de não frequentar universidades, imprensa e o meio artistico.

  14. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Encolhimento ou queda livre? Inflexibilidade política, pretensões de hegemonia eterna, conceitos fechados que negam distinções políticas, perda da confiança pública, falta de arguição própria de seus valores tidos como paradigmas mas que não passam de criações ideológicas. Aguardam estacionados ver a banda do Lula não passar e assim não conseguem dar o salto para o futuro. Cuidado que atrás vem gente nova... de outra esquerda. .../Claudia F.

    Responda
  15. Marcelo Santana Leal

    Uma ressalva: pt é partido de esquerda e não de centro-esquerda; centro-esquerda é o partido da social democracia brasileira

    Responda
    1. Jo Almeida

      Tenho minhas dúvidas se realmente é de esquerda. Pois nenhum governo de esquerda deixaria os juros taxa Selic a 16% . Acho que foi um governo que se dizia de esquerda porém governou com o Deus mercado. A saber Maktub

  16. Francis Bernado do Nascimento

    A última frase é realmente perfeita e resume tudo. Não dá pra votar num partido assim. Isso é bolsonarismo com sinal trocado.

    Responda
  17. celso bittencourt

    LullaLá, o Analógico, Não Aceita Upgrade então Deve Ser Deletado! Elementar Caro Watson!!

    Responda
  18. Lucas Cansado

    Achei ótima a última frase do texto. Tem gente aqui achando que não tem importância o fato de o PT elogiar regimes como o da Venezuela. Para mim, tem importância sim, e muita; demonstra rigidez "ideológica" digna de um PC stalinista. Também não dá pra ficar girando tudo em torno do Lula. Lula que, ao escolher Dilma como sua sucessora, pode talvez ser apontado como grande responsável pelo que ocorreu. Lula que nunca quis sombra a sua figura, e com isso foi afastando do PT figuras de valor. Chega.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      não sabe porque lula, com tantos quadros mais populares e históricos no PT escolheu Dilma, uma ilustre desconhecida? ela era a ministra das minas e energia na época que o petrolão se formava, e pra bom entendedor...

  19. MARCIO OLIVEIRA

    Perfeito Hélio. Tenho exatamente a mesma impressão.

    Responda
  20. Vera Maria da Costa Dias

    Exatamente. Precisa abandonar o personalismo e tomar um banho de boa modernidade. Não faz mais sentido andar por aí com tatuagens do Che, como o Maradona exibia. Chega das velhas referências. E ditadura é ditadura, seja de esquerda ou direita. Abaixo os ditadores de ambos os lados.

    Responda
  21. wilson kfouri

    O antipetismo exacerbado promoveu vitórias de figuras como Bolsonaro,Doria, Witzel et caterva que estão amargando uma rejeição enorme. Agora aparecem madalenas arrependidas,como o autor da matéria, que têm a cara de pau de promover uma frente de Centrão antibolsonarista. Esse protagonismo pertence à esquerda,liderada pelo PT que teve 47 milhões com Haddad como candidato.

    Responda
    1. GUILHERME RIBEIRO MUSSI

      Tinha......

    2. RICARDO ARANTES MARTINS

      lula ainda é a pessoa mais popular do Brasil. o petismo não. se ele for novamente personalista e jogar alguem do PT no segundo turno corre o sério risco de eleger os Coisos novamente. menos personalismo e pensar mais no Brasil. a Aura que o PT transmitia de serem os únicos dignos e sérios caiu há tempos.

  22. Viviane Guimarães Farias

    Tava até disfarçando bem, mas se entregou no final né Hélio: mas e Cuba e Venezuela kkkkkk

    Responda
  23. Hamilton Octavio de Souza

    Ciro Gomes costuma atirar duro para todos os lados, mas desta vez ele foi certeiro na análise política das eleições, nas críticas tanto ao bolsonarismo quanto ao lulismo e a "burocracia corrompida do PT". Sempre preocupado com a atuação e futuro da esquerda brasileira, escrevi vários artigos nos últimos dez anos sobre a autodestruição da esquerda contaminada pelo lulismo. Ciro trata exatamente de como superar essa situação na esquerda que tanto alimenta o conservadorismo e a direita brasileira.

    Responda
    1. Paulo jose correa

      O problema do Ciro, que o torna desconfiável, é esse "atira para todos os lados". Não dá para para levar a sério suas análises.

  24. Jean Carlos Costa Soares

    A preocupação de colunistas sobre o pensamento do PT diante de países como Cuba e Venezuela não irá resolver os graves problemas políticos e econômicos que hoje o Brasil enfrenta. A própria imprensa que idolatrou Moro e aceitou Bolsonaro é parte do problema na construção do país. Não é possível que grandes veículos de comunicação sejam partidários do caos que reina hoje em nosso pais por aceitar (ou ser omisso) do jogo sujo do golpe parlamentar de 2016 e da farsa do lavajatismo.

    Responda
  25. gilberto schoncer

    chorem tambem, Helios, chorem !!!

    Responda
  26. gilberto schoncer

    chorem , Gibas , chorem !

    Responda
  27. FABRIZIO WROLLI

    O fluxo bolsonarista de 2018 virou um ácido refluxo gástrico em 2020. Ninguém quer o Bolsonaro por perto para não prejudicar a carreira política e a ideologia bolsonariana (se é que tem uma) afundou no descrédito nacional, na chacota internacional, na falta de alianças, no progressivo avanço do Centrão sobre o governo, na crise econômica, na crise de saúde, na crise ecológica e na crônica falta de políticas públicas.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Concordo. Mas, e se o Centrão resolver bancar Bolsonaro em 2022?

  28. FABRIZIO WROLLI

    Preocupado deve estar o Bolsonaro que, com apenas 2 anos de mandato, já vê seu capital político se esvair, vê alta rejeição em todas as capitais e vê todos os seus apoiados naufragarem na inóspita praia da irrelevância.

    Responda
  29. FABRIZIO WROLLI

    O PT vem sofrendo, desde o Mensalão em 2005, um progressivo, metódico e constante ataque por parte das forças conservadoras e reacionárias. Mesmo assim ganhou outra vez a Presidência em 2006, 2010 e 2014 e teria ganho em 2018 não fosse a "ajudinha" da dupla Dallagnol-Moro ao rinoceronte que ocupa temporariamente a cristaleira do Planalto. Ainda assim, Fernando Haddad, lançado duas semanas antes do primeiro turno, teve 47 milhões de votos em 2018.

    Responda
    1. FABRIZIO WROLLI

      O Ricardo (abaixo) deve ter vindo ao mundo em 2005. Não conheceu o Brasil antes desta data e, sendo adolescente, não conhece o Brasil após 2016. Sugiro uma História Geral do Brasil. Pelo menos a partir da Proclamação da República.

    2. RICARDO ARANTES MARTINS

      perái. O PT estão sofrendo desde o mensalão e a culpa é das forças conservadoras? ao que consta o culpado pelo mensalão foi o próprio PT, liderado por Dirceu. Como o gado petista é negacionista. igualzinhos ao bolsominions. não conseguem (no fundo não querem) enxergar a enormidade dos absurdos que seus líderes/mitos fizeram.

  30. FABRIZIO WROLLI

    O PT vem sofrendo, desde o Mensalão em 2005, um progressivo, metódico e constante ataque por parte das forças conservadoras e reacionárias. Mesmo assim ganhou outra vez a Presidência em 2006, 2010 e 2014 e teria ganho em 2018 não fosse a "ajudinha" da dupla Dallagnol-Moro ao rinoceronte que ocupa temporariamente a cristaleira do Planalto. Ainda assim, Fernando Haddad, lançado duas semanas antes do primeiro turno, teve 47 milhões de votos em 2018.

    Responda
    1. MARCOS CESAR MORAES

      Mas a reeleição do Lula, eleição e reeleição da Dilma e a votação do Haddad demonstram que os ataques referidos não são causa de muita coisa. Aliás, o PT sempre tem resultado eleitoral nacional muito semelhante. A perda da eleição deve-se, ao que parece, aos problemas internos de sua administração.

  31. Andre Ferraz de Toledo

    Só Freud pra entender como alguém consegue associar o hélio ao PT KKK. Aliás hélio, vocês tanto bateram que conseguiram derrubar o PT, só que veio o efeito colateral chamado Bolsonaro. Mas derrubar não significa acabar, pois o caminho que o Brasil está seguindo pode reativar a memória do povo e comparar os anos de fartura com o PT com a crise que não tem fim no pós golpe

    Responda
  32. LUIZ CARLOS CAGLIARI

    Gostaria que o Sr Hélio S. comentasse: O que acontece em uma declarada democracia quando a razão está com a minoria.

    Responda
  33. Tersio Gorrasi

    Uma democracia em que os representantes são eleitos na base da tentativa e erro, só pode dar no que deu. Talvez um dia os brasileiros aprendam a votar, embora num país plenamente democrático e desenvolvido como os EUA ainda escolhem figuras como Trump

    Responda
  34. Jackson de Moura Ferro Silva

    Hélio , interessante que ninguém comenta que o Flávio dino levou uma fumada em São Luís .

    Responda
  35. José Oliveira

    E infelizmente os cumpanheiros nunca fizeram e nem jamais farão autocrítica. Deuses não fazem isso, não é?

    Responda
  36. João Perles

    Os dados socioeconômicos são claros: não somente por conta da Covid-19, a pobreza se generaliza. Essa degradação nas condições de vida do brasileiro ocorre graças ao governo atual de viés fascista, apoiado por estes partidos que "ascenderam" ao poder. Chegaremos em 2022 vivendo um cenário de terra arrasada. As reformas guedistas e temeristas, responsáveis pela precarização das condições de vida, falarão mais alto. O momento atual lembra o maldado "Fim da história", de Fukuyama.

    Responda
  37. RENATO FISCHER

    Fui fundador do PT e em quase toda sua historia, votei em seus candidatos. Mas o comando do partido quando esteve no governo, chafurdou no lamacal da corrupcao e isso deixou a militancia um pouco distanciada. Mesmo assim o partido ainda tem votos em funcao de fatos politico-administrativos importantes que produziu. Mas pra voltar a ser alguem de vanguarda, precisamos mesmo aposentar as figuras ligadas ao lodo, nos isolar de regimes esquizofrenicos no exterior e fomentar liderancas novas.

    Responda
  38. RICARDO ARANTES MARTINS

    O PT não precisa renovar os quadros. Necessita é afastar os muitos suspeitos, presos e condenados. Recentemente houve a prisão de parte da cúpula, foram 6 de seu diretório e dois líderes de governo. Isso não passou despercebido ao povo.

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      E quem deu grande contribuição ao atual momento do PT foi a grande mídia, tão acusada de ser partidária de comunismo, ao menos quando aborda os óbvios erros e problemas do governo atual.

  39. Claudio Belodi

    Uai, sô Hélio ... caiu na real?

    Responda
  40. Sylvia Alves Corrêa

    O colunista fez uma análise objetiva dos resultados eleitorais a partir de dados que mostram a correlação candidato/partido. O encolhimento do PT é fato. O PT continuará a definhar se continuar com o radicalismo que acirrou o movimento contrário, de igual radicalismo, da direita. Os expoentes de ambos os extremos estão definhando. Análises são análises. Se prestam para explicar o agora. Não têm o condão de prever o que virá. Se o que vier aplacar o atual radicalismo, já considero um ganho.

    Responda
  41. Igor Cornelsen

    Se o PT continuar a tentar limpar o nome do Lula, e do pessoal que financiou as campanhas do passado com dinheiro de estatais, não vai dar. Também não vai colar defender os modelos de Cuba e da Venezuela, é subestimar demais a inteligência da população. Uma auto crítica pública poderia melhorar sua imagem.

    Responda
  42. Galdino Formiga

    Antes das eleições é permitido torcer. Com os resultados, fica difícil justificar os artigos e os comentários dos assinantes. A realidade é diferente.

    Responda
  43. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    .O colunista quer agradar os petistas da Folha, diante da tragédia eleitoral ,dizendo que tem uma boa notícia. Basta parar de idolatrar a Ditadura Militar Cubana , a venezuelana, trocar a direção e proibir alucinada interferência do lula , e outras perfumarias. Quem roubava escandalosamente nos 39 MInistérios , em todas as Estatais e em todos Fundos de Pensão, está colhendo o que plantou. Esta nódoa não sai mais.

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Grande parte de seu comentário foi o que o colunista escreveu. Chegamos a um ponto em que, até quando se reconhece a derrota do PT, o veículo é tachado de petista. Difícil escrever para gente que vê ataque petista em tudo que aparece.

  44. Gil Cabral

    É impressionante a ginastica que o colunista faz para se consolar e consolar os petistas,que de novo foram derrotados,apesar do ladrão do lula,deus do olimpo, da política está solto(infelizmente). "O ser político" ,"uma ideia" (de jerico diga-se de passagem),não é mas nada.o único titulo que lhe resta é de ladrão.

    Responda
  45. MARCOS CESAR MORAES

    A extrema-direita conservadora tem uma falha em seu pensamento: deseja trazer de volta um passado que não existia ou não é mais possível. Parte da esquerda tem a mais ou menos a mesma falha, um desejo de voltar a princípios marxistas ou a uma militância sindical partidária, ou seja, a algo desatualizado. É necessário repensar a forma de encarar os problemas sociais atuais. O passado é fonte de experiência de acertos e erros, mas querer revivê-los é apenas retórica para confortar saudosistas.

    Responda
  46. EDMUNDO NASCIMENTO

    o partido dos petropetralhas se tornou um partido de criminosos ao longo dos ultimos 40 anos e nenhum cidadao de bem neste pais quer ver os criminosos de volta ao poder ! simples assim ! o resto eh conversa do helio que ja deveria ter morrido tambem !

    Responda
    1. Paulo jose correa

      "Cidadãos de bem" que elegeram o idiota que está na cadeira da Presidência.

  47. Angelo Batista Goulart

    O PT sofreu os desgastes de seu período frente a presidência assim como o PSDB, pois continuamos como um pais subdesenvolvido e dependente do capitalismo imperialista e financeiro ! Todos estão assistindo ao desastre do Anti-Govêrno do ultra-liberal Capitão Bolsonaro e seu executivo financista Paulo Guedes ! Somente uma esquerda que não assuma o liberalismo como modelo econômico pode dar certo! Sem Soberania nacional nada têm futuro como nação!

    Responda
  48. Jackson de Moura Ferro Silva

    Por que o PT não participou das eleições 2020 ?

    Responda
  49. ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES

    PT repete Maluf! Lembram? Consegue cerca de 30% ,é certo, mas nunca chegará mais nos 51% pois é rejeitado pelos mais pobres que nunca perdoarão a traição. Aqui em Caxias do Sul conseguiu 33% no primeiro turno e perdeu no segundo por 60% a 40%.

    Responda
  50. Herculano JR 70

    O Pt foi o centro d esquerda, esta deixando d ser, mas ela cresce no mundo, o Psol quase elegeu prefeito de Sp. Alem ds aspectos citados, a esquerda moderna, ainda estatista, se aproxima d Social Democracia e se afasta d ditadura d proletário, por isso insistir em Cuba e Venezuela é insensatez. A esquerda cresce principa/e porque o capitalismo, ignorante ideológico, se omite. Pq ele é q faz inclusão social pelo trabalho, emprego e renda, cria renda distribuída em salários e lucros

    Responda